quinta-feira, maio 23, 2013

5

Igreja Obesa e Sedentária: NÃO POOOOODE!



Por Hermes C. Fernandes



Dizem que somos o que comemos! Tudo o que ingerimos é processado por nosso organismo. Parte é absorvida, tornando-se matéria-prima de nossos ossos, órgãos, músculos, etc. A outra parte é eliminada pelo sistema excretor.

O segredo para uma saúde estável está numa dieta balanceada e um estilo de vida anti-sedentário.

Desde que me casei, tenho tido problema para manter meu peso e saúde em dia. Casei-me com 59 kg e dez anos depois já estava com 99 kg (esse é o preço de se casar com uma cozinheiras extraordinária!). Foi preciso um susto para que revisse meu estilo de vida.

Devido ao aparecimento de cálculos reais, tive que fazer uma ultra-sonografia que revelou que meu fígado estava coberto de gordura. Comecei a sentir dores no peito, falta de ar, o que me encorajou a procurar um cardiologista, que após examinar-me, fez um prognóstico nada animador. Estava com meus 33 anos quando soube que talvez não chegasse aos 40 se continuasse em minha marcha suicida. Saí daquele consultório decidido a viver. Submeti-me a dietas, comprei uma ergométrica, passei a caminhar diariamente e a fazer exercícios regulares. Resultado: perdi quase trinta quilos em pouquíssimo tempo. Senti-me revigorado (além de mais bonito! Pelo menos era o que minha esposa dizia).

Mas com o tempo, fui relaxando. Parei de me exercitar e me preocupar com o que eu comia. Voltei a freqüentar pizzarias, churrascarias, e tudo que antes evitava. Resultado: voltei a engordar. Recentemente, morando nos Estados Unidos, sofri um baque. Achei que morreria. Tive sensações horríveis, como se fosse dar um derrame ou coisa parecida. Dormência nos membros, boca seca ao extremo, tensão na nuca, eram alguns dos sintomas que indicavam que a saúde estava mal. Não querendo deixar minha linda esposa viúva, e meus filhos órfãos, decidi tomar vergonha na cara... Entrei pra uma academia, passei a caminhar todos os dias, e, sobretudo, entrei numa dieta rigorosa. Em uma semana perdi cerca de seis quilos. Minha pressão que estava em 15 por 10, voltou para o patamar de 12 por 7. Voltei a dormir bem. Aquelas sensações desapareceram. Voltei a me sentir um garoto de 40 anos.

Por que resolvi contar tudo isso aqui? Porque percebi que minha condição sedentária me fornece uma alegoria da condição espiritual da igreja nos últimos tempos.

Consideremos que a Igreja é o Corpo Místico de Cristo. E como tal, está sujeita a ficar fora de forma e com sua saúde espiritual comprometida, caso não se preocupe com aquilo que anda comendo, e com seu estilo sedentário de vida.

No princípio, a Igreja parecia um atleta. Talvez por isso Paulo não hesitasse em fazer comparações entre nossa carreira cristã e os jogos olímpicos celebrados em sua época. Estávamos no auge de nossa vitalidade. Mas com o tempo, fomos perdendo o fôlego inicial.

Deixamos de nos alimentar da Palavra, para buscar alimento na Filosofia grega. Canonizamos Platão, que se tornou para nós o décimo terceiro apóstolo. Começamos a enxergar o mundo sob o prisma platônico e gnóstico. Perdemos o interesse pelo mundo à nossa volta, e voltamos nossa atenção para as coisas invisíveis. Não que seja errado focarmos as coisas espirituais. O problema é quando nosso enfoque tende ao desequilíbrio. Passamos a achar que tudo o que é material é ruim, ao passo que tudo o que pertence à realidade espiritual é bom. O nome disso é gnosticismo, e foi a primeira grande heresia que a igreja primitiva teve que combater. Foi graças a esta visão que surgiram os monastérios, onde milhares de cristãos se enclausuravam, cultivando assim uma espiritualidade alienante, ou se preferir, uma espécie de sedentarismo espiritual. A igreja começou a ganhar peso...

Uma igreja antes ativa tornava-se perigosamente contemplativa. É claro que há lugar para uma espiritualidade contemplativa, assim como nosso corpo necessita de carboidratos para sobreviver. Porém, uma dieta que se resuma a carboidratos poderá ser fatal.

Lembro-me que da primeira vez que resolvi emagrecer, entrei numa dieta muito conhecida aqui nos Estados Unidos, recomendada por um médico chamado Robert Atkins. Confesso que a princípio até perdi alguns quilinhos e fiquei bem animado, pois esta dieta consiste em abrir mão de todo carboidrato e ingerir basicamente proteínas. Como sou um grande apreciador de carnes, senti-me no paraíso. Porém, aos poucos, meu corpo sentiu falta dos carboidratos, e minha taxa de ácido úrico aumentou drasticamente. Foi isso que me levou a procurar um endocrinologista. Quando lhe falei da dieta que estava fazendo, a médica começou a rir, e aconselhou-me a parar imediatamente, pois minha saúde estava comprometida. O que eu precisava era de uma dieta balanceada.

Lembro-me também quando eliminei o açúcar, e comecei a ter lapsos de memória. Às vezes enquanto pregava, perdia o fio da meada, e ficava sem saber como terminar o meu sermão. Comecei a esquecer até nome de pessoas chegadas. Tudo porque nosso cérebro se alimenta de açúcar. Cortá-lo de nossa dieta vai trazer algum benefício, mas vai provocar tantos outros malefícios.

Nossa sociedade está deixando de comer alimentos naturais, para ingerir comida processada, enlatada, cheia de produtos químicos (alguns são cancerígenos!), conservantes, corantes. Da mesma forma, a igreja de Jesus deixou a Palavra, fonte de todos os nutrientes de que necessita, e começou a alimentar-se de enlatados. Surgia a Teologia Sistemática, as Bíblias com comentários de rodapé, as caixinhas de promessa, etc. Não queremos ter o trabalho de escolher os ingredientes certos, levá-los ao forno do Espírito e depois mastigá-los cuidadosamente. Preferimos os congelados. É muito mais prático. Já vem prontinho. Outros prepararam para nós. É só levar ao microondas denominacional, e pronto! Ninguém quer ter o trabalho de pensar, meditar, extrair da Palavra cada nutriente necessário à manutenção da vida. Por isso, tornamo-nos uma igreja obesa. E o pior é que nossa obesidade é mórbida. Nossa coronária está obstruída. Nossa pressão sanguínea está altíssima. Estamos prontos para um piripaque, um enfarto do miocárdio.

Perdemos a mobilidade. Estamos como aquelas pessoas que de tão gordas, necessitam de um guincho para removê-las do lugar. Engana-se quem pensa que crescemos. Na verdade, inchamos, ou melhor, engordamos. Ganhamos peso político, mas perdemos nossa destreza espiritual.

Daí surgem os produtos milagrosos, que prometem queimar nossa gordura em tempo recorde. Chás, pílulas, shakes, e outros produtos cujos efeitos colaterais podem ser extremamente danosos. Conheço alguém que quase morreu por causa de um desses chás milagrosos. Outros sugerem uma cirurgia de redução do estômago, como se diminuindo o apetite, resolvesse de vez o problema. Tudo isso não passa de paliativo. O caminho ideal é o mais trabalhoso e requer dedicação total: reeducação alimentar e exercícios regulares. Não precisamos de uma nova revelação, ou mesmo de um novo modelo eclesiástico. O que precisamos é retornar à dieta original e deixar de ser sedentários.

Saiamos ao encontro do mundo a fim de transformá-lo. À medida que caminharmos, nosso cérebro será oxigenado, nossa gordura será queimada, e nossos músculos se revigorarão. Deixemos de lado os enlatados, e voltemo-nos para a Palavra. Troquemos o microondas denominacional pelo forno do Espírito Santo. Examinemos de tudo, mas só retenhamos o que for bom.

Permita-me confessar algo: Uma das melhores sensações que já tive foi vestir uma roupa que já não dava em mim, e perceber que agora ela está larga. Enquanto escrevo, visto uma calça jeans antes apertada, e que estou usando sem cinto, só pra senti-la caindo de minha cintura. É sensacional. Parece bobagem, mas não é. É um prazer maior do que o que sinto quando degusto uma picanha na brasa. Assim também, voltemos a nos vestir da justiça de Cristo, e aposentemos de vez nossa justiça própria, transformando-as em panos de chão.

Em vez de contentar-nos com uma esteira de academia, em que a gente anda, anda, mas não sai do lugar, que tal experimentarmos o ar puro, caminhando lá fora, bem cedo de manhã, ao som do canto dos pássaros? Aposente seu walk-talk! Ouça o som da vida!

O melhor lugar para entrar em forma não é a academia eclesiástica, nem o spa (conhecido entre nós como "retiro espiritual", ou "encontro"), mas o mundo, que espera ansiosamente pela manifestação dos filhos de Deus. Será que recobraremos nossa forma original, tornando-nos menos parecidos com Buda, e mais parecidos com Jesus?

Postado originalmente em 22 de março de 2010, durante meu exílio voluntário nos EUA.

5 comentários:

  1. Preocupado com uma das filhas, por achá-la magrinha, pergutei ao médico o que fazer, e segundo a avaliação dele o peso dela estava bom, e era bom que assim fosse enquanto nova, pois não criava células gordas, com as quais teria de lutar a vida toda... Ao ler seu artigo penso que no início de uma igreja, é bom evitar desde cedo o desenvolvimento de células gordas com os modismos do mundo cristão... assim ela crescerá saudável. Desculpe o longo comentário!

    ResponderExcluir
  2. Por falar em obesidade, a Sra. da foto, da globo, agora está "frequentando" a IMPD e já já deve começar a fazer umas campanhas pro ilustre apostrolo do tipo lencinho e redinha pooooodeeee.

    ResponderExcluir
  3. Olá amado!
    GRata pela visita ao INSIGHT, com certeza juntos somos mais forte na proclamação do Evangelho diante de tanta contradição em nosso cristianismo atual. Que o Senhor continue te abençoando e te inspirando para impactar esta geração. Fika na paz, e parabéns pelo blog, já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  4. josilvan5:26 PM

    Legal esse despertamento sobre vida sedentária, lembro-me de como eu era em 2005, onde cheguei a pesar quase 100 kg, e estava com as taxas de triglicerídeos bastante alto e resolvi dar um basta, me reeducando na alimentação e intensificando os exercícios físicos, no qual resultou em uma vida saudável com 80 kg, onde pude participar de duas meia maratonas internacionais(2008/2009), correndo cerca de 21 km em duas horas, de São Conrado ao aterro do Flamengo, neste mesmo período Deus com sua palavra poderosa estava me transformando em uma nova criatura, onde esperimentei o renovo da águia aos 39 anos. Graça e Paz.
    À JESUS CRISTO TODA HONRA E GLÓRIA

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:49 AM

    Uma ótima opção é aderir uma dieta vegetariana...
    Faço compras e quando leio os rótulos dos produtos eles sempre são 0% colesterol.
    O mundo está evoluindo pra melhor, podemos viver sem carne perfeitamente.
    Que Deus te ofereça muita disposição para que você possa utiliza la como forma de disciplina para ter uma vida mais saudável, conseqüentemente com saúde você poderá fazer a obra por muitos e muitos anos. =)

    ResponderExcluir