quinta-feira, abril 19, 2012

35

Mais um herege pra fogueira!




Por Hermes C. Fernandes


Quer mesmo saber? Sou herege! E digo isso com o peito cheio. Se quiser, pode me mandar pra fogueira agora mesmo. Estou pronto a morrer pela mensagem subversiva de que sou portador. Mesmo porque, não valeria a pena viver por algo pelo qual não me dispusesse a morrer.

Minha heresia?

Discordar do que tem sido feito em nome da ortodoxia.

Meu problema não é com a ortodoxia em si, mas com a práxis dos hipócritas que vivem o avesso do que afirmam crer. Esses me dão ânsia de vômito.

Por isso, resolvi chutar o balde e assumir de vez a postura de herege.*

Eles pregam a divindade de Jesus, porém tratam-no como se fosse um empregadinho. Chamam-no de Senhor, mas exigem que Se lhes submeta, atendendo às suas ordens, determinações e decretos.

Ensinam a divindade do Espírito Santo, mas ridicularizam-no com manifestações bizarras que não temem atribuir a Ele.

Pregam a salvação pela graça, e em seguida exigem que seus seguidores façam sacrifícios complementares para assegurar-lhes a condição de salvos ou garantir-lhes as bênçãos divinas.

Pregam que Jesus está às portas, mas levantam campanhas milionárias para construir catedrais suntuosas ou adquirir aviões, em vez de pregar a esperança de dias melhores e contribuir para amenizar as injustiças sociais.

Ensinam a generosidade só para colocá-la à serviço de sua própria avareza.

Cansei de fundamentalismo barato, intelectualmente preguiçoso, e ideologicamente comprometido com os poderes deste mundo. Cristãos que preferem ladear os poderosos, e desprezar os miseráveis e excluídos. Denunciam a pretensão socialista de que o Estado ocupe o lugar de Deus, mas fazem vista grossa ao Estado Neo-liberal que se presta ao papel de Diabo.

Prefiro a isenção profética! Não quero aliar-me a qualquer que seja a ideologia, pois todas são inequivocadamente imperfeitas. Prefiro ser porta-voz do Reino, a ser defensor de agendas ideológicas. Marx não me basta! Mas não será Olavo de Carvalho que me converterá num reacionário. Não me curvo ao Estado, mas também não me prostro ante o Capital. Ambos são potencialmente ídolos. Ambos exigem lealdade absoluta, coisa que só devo ao império de Cristo.

Livre comércio? Sim. Mas não ao custo da justiça. Justiça social? Sim. Mas não ao custo da liberdade.

Por favor, não me rotulem. Não sou penteca, mas também não morro de amores pelo tradicionalismo mofado que só serve ao orgulho denominacional idiota. Sou reinista! Só devo lealdade ao Rei dos reis!

Crer na contemporaneidade dos dons não me faz carismático nem pentecostal; crer na soberania divina não me faz calvinista; apreciar arte sacra não me faz idólatra, e negar-me a ajoelhar-me ante a uma imagem não me torna iconoclasta. Crer na intervenção divina em atendimento às nossas preces também não me faz um neo-penteca.

Se insistirem em me tachar, prefiro que me chamem de herege. Pelo menos serei identificado com os injustiçados, vítimas dos sistemas opressores que se arrogam detentores da verdade absoluta. Prefiro isso a ser identificado com os que oprimem, e em cujas mãos estão acesas as tochas da intolerância, prontas a atear fogo nos discordantes e rebeldes.

Se reeditarem a santa inquisição, a maioria dos líderes que explora seus rebanhos ficará de fora. E sabe por quê? Porque são todos ortodoxos e dogmáticos. Todos têm em comum a crença no concepção virginal de Cristo, em Sua ressurreição ao terceiro dia, em Sua ascensão**, na Criação em sete dias literais, etc. Nenhum deles pode ser acusado de heresia. Eles até poderiam escapar ilesos das chamas inquisitoriais, mas duvido que escapariam de outra chama!

Prefiro ser torrado nas fogueiras dos meus detratores a ter minha consciência chamuscada pela culpa, e minha alma alvejada pelas chamas do inferno.

Sou herege assumido, e quem não for... que acenda a primeira tocha!

*Heresia, do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção".
** Coisas nas quais também creio.


Postado originalmente em 31/03/2010

35 comentários:

  1. Hermes meu irmão herege...

    Santa revolta Batman!!!!!!!!!!

    Concordo em TUDO o que você falou, achava que eu tava viajando sozinho na maionese mas vejo que Deus tem falado e agido da mesma forma com vários irmãos!

    Sou pentecostal cansado do movimento pentecostal, preferindo me calar à fazer coro à multidão que repete os "xuri xuri xuri" .

    Continuo crendo nos dons, continuo orando, continuo congregando MAS, se quiserem saber, a maioria dos líderes evangélicos (como diria a Regina: Blllleeeeeerggggg!) me excomungariam e me considerariam um desviado, perdido, herege.

    Com sua licensa, gostaria de postar este seu maravilhoso texto em meu humilde blog...

    Um grande abraço e vamos juntos para a fogueira!

    JC

    ResponderExcluir
  2. errata: licensa foi péssimo, mas digitei correndo, sem revisar. Leia LICENÇA...

    ResponderExcluir
  3. Lóis7:28 PM

    É meu irmão Hermes,vc próprio te condenou como herege!
    Que revolta é esta aì?
    O que vc escreveu é pura agressão a pastores e o povo de Deus.
    Que palavras pesadas,indesejáveis e amargas.
    Se vc,está com problemas com as igrejas,e consigo mesmos,é
    o que está parecendo,ore a Deus e não descarrega esta sua imensa ira nas pessoas inocentes.
    Colossenses 3.8,9,12,13,14
    Mas,agora,despojai-vos também de tudo:da ira,da cólera,da malícia,da maledicência,das palavras torpes da vossa boca.
    Não mintais uns aos outros,pois que já vos despiste do velho homem com os seus feitos.
    Revisti-vos,pois,como eleitos de Deus,santos e amados,de entranhas de misericórdia,de benignidade,humildade,mansidão,loganimidade,suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros: Assim como Cristo vos perdoou,assim fazei vós também. Que Deus tenha misericórdia de ti,e te dei a Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara vc é marionete desses pastores maçons cara!!! vc num sabe de nada do q acontece por trás de todos esses movimentos "evangelicos satanicos"!!!

      Excluir
  4. Lóis, meu irmão, você pergunta que "revolta é essa". Pois vou lhe responder: É a mesma revolta com que Paulo entregou alguns a Satanás; a mesma revolta que levou Jesus a adentrar o templo com azorrague, derrubando mesas e expulsando os vendilhões. A mesma revolta com que Pedro, João e Judas combatem os apóstatas em suas epístolas. Obrigado por ter sido o primeiro a acender sua tocha para mim.

    ResponderExcluir
  5. "o meu pastor é meu sacerdote diante de Deus ele que cuida pra eu ser salva por isso devo dar mais de 30% que ganho pra ele fazer esse trabalho" frase de uma moça "evangélica".

    O Rei (Apóstolo, Bispo, missionário, pastor, obreiro) está nú,
    precisa de "hereges" assim que digam esta verdadem

    ResponderExcluir
  6. Brilhante! Compactuo com essa santa subversão, faço minhas as suas idéias. Acho que estamos vivendo um dilema... pior: está se tornando exaustivo. Estou redigindo um texto sobre rótulos, mas sob outro prisma, vou repostar o texto em meu Blog com seus devidos créditos. Abraço do amigo herege!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Graça e Paz!

    Achei seu texto excelente e tomei a liberdade de postá-lo em meu blog. Evidentemente não deixei de referência-lo.

    Abraços e fica na paz!

    ResponderExcluir
  8. Somos irmãos hereges hermes.
    será que merecemos a fogueira ou talvez afogamento?

    um forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desse post. Parabéns por expor sem nenhum medo sua opinião. Eu compartilho do seu pensamento e aproveito pra te recomendar a leitura de "A cabana". É um ótimo livro e tem como moral da história exatamente isso que foi falado nesse post.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ser igual a todos é fácil, difícil é ser diferente e fazer a diferença.

    Por quantas vezes eu também não fui chamada de Herege por não concordar com a doutrina de uma certa religião e por isso eu falava: - Se o meu Deus for igual ao seu então eu sou ateia. E diante de tantas críticas eu me intitulei "Lilith" pois eu era o próprio demônio em pessoa,rs, o que resultou no fim de um antigo noivado. rsrsrs Ler o seu post me fez lembrar daquela época... rsrs

    Como meu pai sempre me diz: - Deus não está aqui para servir as pessoas, somos nós que devemos servir a ele.

    E quanta gente não se esquece disso não é mesmo?

    Ainda bem que existe pessoas iguais a você.

    Parabéns pelo texto e pelo lindo trabalho subversivo.

    ResponderExcluir
  11. Amado Hermes,

    Não pense que você é o primeiro "herege": essa primazia pertence ao nosso Senhor e Rei. Afinal, também Ele não foi assim classificado pelos "reis" da "religião" de Sua época? :D

    De minha parte, por muita coisa por mim vivida e presenciada ao longo da minha caminhada com o Senhor, resolvi não mais "ir" à "igreja" e / ou fazer parte de "ministérios" e de "rol de membros". Outrossim, resolvi SER Igreja e me tornar instrumento nas mãos do Espírito Santo para tentar ser, a cada dia, um simples servo.

    Não pense também que você está sozinho nessa fogueira.... :D

    Grande abraço, e fique na Paz,

    Marcelo de Andrade.

    ResponderExcluir
  12. ótimo texto!
    somente quem é condescendente com as tais "práticas" pode não concordar com você...
    que o seu ministério continue sempre abençoado, levando a palavar pura e imutável.

    ResponderExcluir
  13. Irmão Hermes, esse desabafo estáva entalado na minha garganta e eu não sabia como tirar dalí. Voce disse tudo que fazia tempo eu tinha vontade de dizer e não sabia como. Fantastico! Por favor manda acender uma segunda fogueira, esta será para mim. Sou tão herege quanto voce.
    Por favor, deixe ajudar espalhar essa mensagem. Deixe eu publicar em meu humilde Blog.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Mano Hermes Fernandes fiquei me sentindo importante com sua visita ao meu Blog e o tendo como seguidor. Eita sou o cara rsrsrsrs. Puxa! Já algum tempo venho meditando sobre esse assunto( ser herege). Mas não estava conseguindo expressar em forma de escrita e lendo seu artigo me veio aquele estalo: É isso, é desse jeito que eu estou pensando e não consigo escrever. Confesso que não faria melhor. Que Deus o abençõe cada dia mais e mais.

    Em Cristo, pastor Iranildo Medeiros seguidor também de seu Blog.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2:05 PM

    Bispo Hermes, me desculpe, mas este rapaz que está na fogueira queimando parece muito com vc.
    O perfiu é o mesmo, a aparência, o rosto.
    Não é gozação não!
    Parece mesmo!
    Será que não é o seu retrato que está lá ? é muito parecido!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3:33 PM

    Gostei da nomenclatura de reinista. Somos 2 então.

    Já estou queimando na fogueira da inquisição ortodoxa há algum tempo. Tenho menos "amigos", que eram na verdade bons companheiros de trabalho semiescravo na igreja, porém tenho muito mais paz e hoje sou livre em Cristo!

    Curioso o comentário do irmão Lóis. Das duas uma: ou ele é bastante ingénuo quanto a intenção do texto ou está montado até o pescoço em alguma estrutura evangélica opressora e ditatorial, defendendo "pastores" que na realidade são inimigos da Cruz de Cristo.

    Sou muito desconfiado com os líderes que falam em nome do "povo de Deus", como Macedo, Valdomiro, Malafáia e etc. Que nosso irmão possa reler o texto com um outro olhar em Cristo.

    ResponderExcluir
  17. Nossa Bispo essE post é perigoso contém teor ALTAMENTE SUBVERSIVO
    SOMOS TODOS HEREGES JUNTO COM VOCÊ

    Lucas Porto (Blog Consciência e Fé)

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5:25 PM

    MEU CARO LÓIS!!!!! VC TB PERTURBANDO POR AQUI???? kkkkkkkkkkk!!! Hermes, este Lóis só sabe falar mal de TODOS os blogueiros que falam a verdade. Conheço os comentários dele de outro blog e são no mesmo teor. Não responda mais a ele! Sério mesmo! Ele quer ibope falando mal de todos os crentes que têm blogs e pensam parecido com vc. Até me assutei quando vi o nome dele por aqui! Já já ele começa a falar mal de mim tb, como fez no outro blog. É típico dele.

    ResponderExcluir
  19. Lóis6:56 PM

    Bispo Hermes, gostaria de me defender pois fui atacado por esta sra Caline ok? Isto não é novidade!
    Só porque não concordei com o texto do pastor Cáio Fábio, aquele que todos já sabem o seu passado negro com a polícia.
    Bispo Hermes, por favor publique por gentileza, pois sei que vc é gentil, e correto!
    Caline, é vc que pertubar, acender a fogueira. Fique no seu blog que é o melhor que vc faz, ou seja nada.
    Fique sabendo que este texto que está aí, e o meu comentário já foi publicado à vários meses atrás ok?
    Este post já foi publicado e o bispo achou que deveria publicá-lo novamente.
    E vc está pegando o bonde andando.
    Outra coisa, já faço comentários há tempos neste blog que para mim é o melhor e honesto.
    Falo o que penso, como todos falam.
    Muitas vezes o Bispo não publica meus comentários que ele acha que não é coerente, e eu concordo, ele teve ter sua razão e eu a respeito.
    Mais a maioria das vezes o bispo publica, porque ele é verdadeiro honesto diferente de outros por aí!
    Vc se lembra que seu irmão tirou banca de que o blog dele tinha mais de 500 membros, que era poucos que tinha isto não foi mesmo?
    Eu falei do Bispo Hermes, da bela qualidade do seu blog, e que é o mais visitado, mais de um milhão de pessoas; e fui tirado por vcs no seu blog.
    Agora pergunto eu! O que vc está fazendo aqui comentando heim? Cheguei primeiro.
    Admiro o Bispo Hermes porque, ele respeita as opiniões, mesmo que não lhe agrada, mesmo assim publica respeitando os direitos de cada um.
    Agora, larga do meu pé, e vai cassar o que fazer, fazer comida, lavar roupa é muito bom.
    Se pisar na bola falo mesmo! Sou subversivo, mas das coisas erradas, besteiras publicadas eu detono mesmo, igual no blog do seu irmão.
    Bispo Hermes, me desculpe o que falei, mas esta pessoa não larga do meu pé!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo7:41 PM

    Eu não falei?!

    ResponderExcluir
  21. Estou a disposição SENHOR para falar minhas "heresias" (rss) ser perseguido, apedrejado, queimado e seja la mais o que vier. Só não vou andar na mesma direção deste falso evangelho que tem nos sido apresentado, bem diferente do que aprendi desde criança. Parabéns Hermes. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Heeeee! Irmão/amigo, você é mentor disfarçado nas folhas mofadas de um evangelho mais límpido que o reflexo do sol em águas claras!
    A palavra subversiva do Cristo de Deus quando proferida por ti provoca as mais ferrenhas incrustações que vai desde as plébes até a côrte dos cléricos endemoninhados (isso sim!)
    Se você insiste, preferindo ser herege, eu te peço: me deixa ser como você, "tio"? hehehe!

    PS: Saudades de ler você, queridão!

    Gildo
    (um brasileiro que rala muito pra ser seguido pela Graça e Misericórdia divina)

    ResponderExcluir
  23. Ao prezado Lóis, sugiro a leitura e consideração do texto contido no link abaixo; quem sabe não é o caso?

    http://www.pulpitocristao.com/2011/04/analfabetismo-fucional-e-evangelho.html

    Graça e Paz,

    Marcelo de Andrade.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo11:50 AM

    Difícil é acreditar em hereges...

    ResponderExcluir
  25. sem duvida alguma um dos melhores textos escritos ultimamente na internet.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o poste, concordo com vc em parte. Em parte porque apesar de tanta palhaçada em nome de pentecostal, eu continuo sendo um protestante e pentecostal. Com orgulho!!
    Sempre serei pentecostal e pronto.
    No mais valeu!!! Chefe

    ResponderExcluir
  27. Carlos6:36 AM

    Hermes atá que em fim voce disse que é um herege publicamente.
    Vou além, voce é um pertubador do evangelho e se disfarça de ovelhae levando-as os trochas aí que apioam sem saber o grau da sua astúcia doutrina contrária nas escritas, para o matadouro.
    Aliás como vai seu amigo o Fernando Gabeira que voce apoiou que gosta de um basiado, maconha.
    Voce também foi a favor da liberação da maconha que o Fernando Gabeira fez a campanha que eu te vi voce hermes o bispo lá na passeata ok?
    Revele Hermes quem voce é, porque sei que és um agente duplo,jogaga dos dois lados.
    Este texto de herege é exclusivo seu não divide com outra pessoa.

    ResponderExcluir
  28. Olá Carlos,

    Obrigado pelas palavras incentivadoras! Nada me incentiva mais a prosseguir do que este tipo de reação. É sinal de que estou no caminho certo. Jesus não encontrou oposição por parte dos pecadores, mas por parte dos religiosos.
    Quanto à afirmação de que apoiei a candidatura de Fernando Gabeira, é falaciosa. Quem caminha comigo sabe da minha postura. Políticos não sobem ao púlpito da igreja que pastoreio.
    Sinto dizer-lhe que embora o texto seja de minha autoria, milhares de pessoas se vêem nele. Só na Reina já somos alguns milhares.
    Fique à vontade para atear fogo pra consumir mais um herege.

    ResponderExcluir
  29. Carlos5:09 PM

    Pois como eu disse Hermes, voce está querendo promover a sua igreja Reina à qualquer custo em cima de quem não te conhece, em que voce caiu de pará-queda, e que esta igreja era de seu pai.
    Mais uma de suas astúcia Hermes,voce disse que já são milhares de pessoas, com certeza aí vem os dízimos e ofertas não é mesmo? E voce morando aí na Flórida nos Estados Unidos da América, EUA numa boa as custas de quem?
    Não me venha dizer outra coisa não, porque eu sei, e voce mesmo disse um dia, que: eles querinham expusar os estrangeiros aí!
    Expulsar como assim, se és legalizado!
    Que medo voce estava Hermes!
    Como pode uma bispo títular de uma igreja que é líder da mesma no Rio de janeiro, não morar aqui no Brasil?
    Que líder é este Hermes? É muito estranho deixar a igreja que seu pai o deu para outros dirigir!
    Agora voce vir para o Brasil direto voce deve ter muito dinheiro não é mesmo?
    Já pensou como deve ser seus seguidores? pois já me falaram que voce é um herege e sua igreja é uma seita religiosa vive só de aparência e doutrinas sua.
    Aí tem!
    Revele-se hermes, pois o seu lado negro está falando mais forte!
    Herege! Voce Hermes Fernandes é um Herege!
    Vai ter eleições e o Fernando Gabeira está te esperando ok?
    Com toda certeza voce vai fazer a campanha para ele como fez na outra.
    Quem apoia o pessoa que é á favor da liberação da maconha como voce Hermes o fez, para mim não tem valor, principalmente vindo de um bispo religioso como voce!
    Que cristianismo falso!

    ResponderExcluir
  30. Concordo plenamente com você, Pastor Herme. Com tudo, tudo mesmo.

    Posso enviar seu texto por e-mails a meus amigos e conhecidos? Só farei isso com sua autorização.

    ResponderExcluir
  31. Concordo com tudo, Pastor Hermes. Com tudo mesmo. Assim como tantos outros, eu me vi no seu texto.

    Em palavras certas e objetivas, você redigiu um texto simples, porém extremamente expressivo, expondo com perfeição o pensamento de muitos cristãos.

    Gostaria de compartilhar seu texto via e-mail com outros amigos. Mas só o farei se você autorizar. E, caso voc ê concorde, adianto que o postarei como sendo de TUA autoria, lhe dando o devido crédito, com indicação do link de su blog, inclusive.

    Abraço em Cristo!

    ResponderExcluir
  32. Rodrigo,

    Considere-se autorizado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Carlos,

    Seu comentário está atrasado quase um ano. Voltei para o Brasil ano passado, meu caro. E enquanto vivi nos EUA, não vivi no luxo, nem estava tirando férias. Estava trabalhando para o meu Senhor, e mesmo distante, continuei servindo ao povo que Ele confiou aos meus cuidados.

    Não herdei a igreja do meu pai. Após sua morte há onze anos, fui convidado a retornar à igreja que ele presidia, de onde estive desligado por quase dois anos por sugestão dele. Ao retornar, fui eleito pelo colégio episcopal como bispo primaz da igreja.

    Antes de julgar, procure saber do trabalho realizado em nosso ministério.

    No mais, tudo na santa e gloriosa paz.

    ResponderExcluir