terça-feira, março 09, 2010

6

Extasiado diante do espetáculo da Criação

"Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas." Salmos 104:24

Hoje levantei bem cedo para levar meus filhos à escola. Geralmente, eles vão de ônibus escolar. Só quando atrasam, me chamam para que eu os leve. Porém hoje, eles estavam muito nervosos e ansiosos. Tudo por conta de uma prova chamada F-Cat, onde todos os alunos do High School, da nona e da décima série são submetidos a testes de até quatro horas. O futuro deles, inclusive o ingresso numa boa faculdade, depende do resultado deste exame. Durante a semana, a escola nos contactou pedindo que eles fossem dormir mais cedo na noite anterior, e que tomassem um reforçado breakfast (café da manhã ). Já havia passado da meia-noite, e Rhuan ainda não conseguira dormir, embora tenha ido pra cama antes das dez. Quando acordei por volta das 6h., Tânia, minha esposa, já estava na cozinha preparando o café tipicamente americano: ovos mexidos, bacon e french toast. Duro foi resistir ao cheiro do bacon sem quebrar minha dieta. rs Só não resisti ao french toast. Pedi que Tânia fizesse pra mim usando pão integral. Também tomei uma boa xícara de mocha (um tipo de café com leite). Depois de deixar as crianças na escola, decidi deixar o carro no estacionamento de uma loja de departamento e sair pra caminhar numa trilha ecológica próxima de casa. Foram 50 minutos de caminhada matinal.

Tenho caminhado praticamente todos os dias, desde que tive um baque em minha saúde. Às vezes bem cedo, às vezes no cair da tarde, e algumas vezes de noitinha. Mas a caminhada que tive ontem à noite e a de hoje pela manhã foram diferentes.

Costumo orar enquanto caminho. Ontem, porém, fui tomado por uma espécie de êxtase espiritual. Sorte a minha que a rua estava deserta, caso contrário alguém poderia me achar louco. Chorei compulsivamente enquanto adorava ao Senhor. Senti algo profundo, que dificilmente poderia explicar.

Hoje pela manhã aquela experiência se repetiu. Porém de maneira diferente. Senti a presença de Deus nitidamente através da criação. A Flórida tem uma fauna extraordinária. Só encontrei uma fauna tão rica no pantanal matogrossense. Enquanto caminhava naquela trilha ecológica, avistei várias espécies de animais, entre elas, pássaros de cores extravagantes (azul, vermelho, laranja), um falcão pousado que parecia ignorar minha presença, uma tartaruga, pelicanos, gansos que voavam em formação de V, e muitos esquilos. Fiquei extasiado e comecei a glorificar a Deus por todas as coisas que Ele criou. Veio à minha mente o salmo que cito no início deste artigo: "Quão variadas são as tuas obras!"

Agradeci a Deus pelo espetáculo da vida. Por me permitir assisti-lo de tão perto. Pedi que o avanço tecnológico não prive as próximas gerações de assisti-lo também.

Fiquei imaginando como Deus trouxe tudo isso à vida. Que variedade incrível! Que grande artista é o nosso Deus!

Ele poderia tê-las criado de uma só vez. Num abrir e fechar de olhos. Mas como todo artista, Deus aprecia o processo de criação. As coisas vão surgindo de acordo com a necessidade. Todos os seres são absolutamente imprescindíveis na ordem natural. Não são frutos da contingência, nem acidentes de percurso. Não surgiram a partir de uma evolução cega e desprovida de propósito. Em vez disso, emergiram na criação para suprir lacunas deixadas pelo próprio Deus. Veja o exemplo da criação da mulher. Deus poderia tê-la criado juntamente com o homem. Mas preferiu deixar que o homem se sentisse só, e assim aprendesse a valorizar esta maravilhosa e surpreendente obra de Deus que é a mulher. Esta narrativa bíblica está muito além da literalidade. Ela expressa o modus operandi de Deus em se tratando da criação. Tudo está interligado. A perpetuação da raça humana depende da preservação das demais espécieis. Se não fosse assim, em vez de uma arca, Deus teria ordenado que Noé construísse um bote suficiente para salvar sua família apenas.

Não sou literalista. Prefiro enxergar no texto aquela exatidão poética/profética que vai muito além do literalismo cru. Creio que Deus pode ter usado mecanismos descobertos pela ciência para trazer à existências todas as espécies. Não entro em crise por causa disso. Pra mim não importa se em seis dias literais ou em milhões de anos. Mesmo porque o tempo jamais foi problema para o Eterno. O que sei é que o Supremo Artesão usou a roda do tempo para esculpir Suas obras de arte. Cada uma surgiu no tempo certo para complementar o que faltava às outras. Tudo feito do barro, isto é, de um mesmo material, DNA. Cada criatura é, por assim dizer, um rearranjo na seqüência dos genes. Se homem é a imagem e semelhança de Deus, as demais criaturas são aquelas através das quais todos os Seus eternos atributos são manifestos (Rm.1:20). Ainda que com traços diferentes, Ele usou o mesmo pincel e a mesma tinta para pintar tanto o homem quanto o resto de Sua criação.

Não precisamos ver anjos e querubins para perceber a presença de Deus. Basta que O vejamos nas coisas ordinárias da vida, que na maioria das vezes passam despercebidas.

Que Deus abra nossos olhos para as cores da vida, e nossos ouvidos para ouvir o canto de cada criatura (Ap.5:13). E que possamos somar nossas vozes a este imenso coral que exalta Aquele que vive, reina e cria para sempre. O Criador não Se aposentou. Ele continua a criar...

6 comentários:

  1. hermes td bem??? tenho uma pergunta...eh uma duvida aqui.....nao tem nada a ver com esse post...mas nao encontrei outro lugar no seu blog pra fazer perguntas.....entao aqui vai....eu acompanho um site que tem mensagens de audio...creio eu gravadas na propria igreja....o site e...http://www.ibab.com.br/mensagens.html


    entao eu comecei a ouvir o estudo de genesis....la em baixo no final do site..acho que tem 14 partes...sendo que o primeiro...logo de cara ja me deixou com um ponto de interrogacao na testa... o pastor diz...( mais ou menos assim)"os anjos e demonios ocupam o mesmo lugar ou seja abaixo dos homens...se a sua biblia diz que os anjos estao acima dos homens...esta errada"
    para tudo.....choquei ja perguntei a algumas pessoas...mas creio que vc pode tirar essa duvida e desculpa hermes de tomar o seu tempo com esse tipo de coisa srsrs abracos denise( do extremo norte_NH_aqui ainda esta frio rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ah que buntinho.
    acho lindo qd o sr posta textos sobre amor a Deus, amor de Deus e sobre a beleza Dele, sobre Ele em geral.

    eu pensei isso da chuva ontem, não reclamei dela e consegui perceber q ela refletia a gloria de Deus
    = D

    ResponderExcluir
  4. olha que despercebida que eu sou..agora que vi seu email ali do lado pra contatos foi mal rsrs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:39 PM

    A magia da criação espelha-se nas luzes de um Arco-ires que eleva-se sobre as nuvens que destilam uma chuva ensolarada.

    ResponderExcluir
  6. A magia da criação espelha-se nas luzes de um Arco-ires que eleva-se sobre as nuvens que destilam uma chuva ensolarada.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir