terça-feira, março 30, 2010

3

Cientistas reproduzem BIG BANG em laboratório


Cientistas anunciaram ter conseguido nesta terça-feira (30) às 8h06 (hora de Brasília), pela primeira vez, a colisão de feixes de prótons no acelerador gigante de partículas LHC. “Muitas pessoas esperaram muito tempo por este momento, mas sua paciência e dedicação está começando a render dividendos", comemorou Rolf Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês, a instituição responsável pelo LHC).

O maior experimento científico do mundo consiste em colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado, recriando as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás.

O Grande Colisor de Hádrons (LHC), situado em um túnel subterrâneo circular de 27 quilômetros de extensão sob a fronteiro franco-suíça, começou a circular partículas em novembro passado, depois de ser fechado em setembro de 2008 por causa de superaquecimento.

A experiência teve sucesso depois de duas tentativas frustradas durante a madrugada. De acordo com os pesquisadores, ela abre portas para uma nova fase da física moderna, ajudando a responder muitas perguntas sobre a origem do universo e da matéria.

As colisões múltiplas a uma energia recorde (7 TeV, ou 7 trilhões de eletronvolts) criam "Big Bangs em miniatura", produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando.

Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz (cerca de 300 mil km por segundo), ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km.

Fonte: G1

3 comentários:

  1. Olá meu querido irmão Hermes; Graça e Paz.
    Parabéns, pelo blog muito lindo e abençoador. Com certeza vai ser uma benção em minha vida. Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.

    Sobre este seu post, muito boa a matéria. Gostaria apenas de resumir meu comentário "homem brincando de ser deus" Já vi este filme antes. Todos acabaram mau.

    Atenciosamente
    Josiel Dias
    Congregacional
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Aceita fazer parceria de link's?
    o seu já está no meu blog!
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Michele! É claro que podemos trocar banners.

    Aproveitei pra te seguir, ok?
    Espero te ver aqui também.

    ResponderExcluir