quinta-feira, dezembro 17, 2009

2

Cartaz com José e a Virgem na cama gera protestos

Um outdoor colocado do lado de fora de uma igreja anglicana da Nova Zelândia, mostrando a imagem da Virgem Maria na cama com José, está provocando protestos de cristãos no país.
O outdoor traz a legenda Poor Joseph. God was a hard act to follow ("Pobre José. Foi difícil vir depois de Deus", em tradução livre), sugerindo que a cena ocorreu após a Concepção do Menino Jesus.

Segundo o vigário da igreja St. Matthew-in-the-City, Glynn Cardy, a ideia do cartaz era questionar estereótipos e promover o debate entre os fieis sobre o nascimento de Jesus Cristo.

Mas a Igreja Católica condenou o outdoor, chamando-o de "inapropriado" e "desrespeitoso".

Apenas horas depois de ser exibido em público, o cartaz foi vandalizado com tinta marrom.

Sátira

O vigário Glynn Cardy disse que o objetivo do cartaz era satirizar a interpretação literal da concepção de Cristo.

"Estamos tentando fazer com que as pessoas pensem mais sobre o sentido do Natal", disse ele à agência de notícias New Zealand Press Association (NZPA).

Horas depois de ser colocado, cartaz foi vandalizado

(O Natal) tem a ver com um Deus espiritual masculino enviando seu sêmen para que uma criança nasça ou com o poder do amor em nosso meio?", questionou.

Cardy disse à NZPA que a igreja recebeu e-mails e telefonemas sobre o polêmico outdoor.

"Cerca de 50% disseram ter adorado, e cerca de 50% disseram que era terrivelmente ofensivo", disse ele, "mas foram cerca de 20 comentários sobre o cartaz. Isso é a Nova Zelândia."

‘Ofensivo’

A porta-voz da Diocese Católica de Auckland, Lyndsay Freer, disse que o poster era ofensivo para os cristãos.

"Nossa tradição cristã de 2 mil anos diz que Maria permanece virgem e Jesus é filho de Deus, não de José", disse ela ao jornal New Zealand Herald. "Um cartaz como esse é inapropriado e desrespeitoso."

O grupo de defesa dos valores familiares Family First disse que qualquer debate sobre o nascimento de Jesus de uma Virgem deve ser realizado dentro da igreja.

"Confrontar crianças e famílias com o conceito, com um outdoor na rua, é completamente irresponsável e desnecessário", disse o diretor do grupo Bob McCroskrie ao site de notícias stuff.co.nz.


Comentário de Hermes Fernandes: Não acredito que o objetivo era conscientizar as pessoas sobre o sentido real do Natal. O que ele queria mesmo (e conseguiu!) era chamar a atenção. Acho que satirizar algo tão sagrado, principalmente para os católicos, não é um caminho ideal para conscientizar quem quer que seja. Protestantes, embora não creiam na virgindade perpétua de Maria, crêem na concepção de Jesus como um milagre divino, e isso deve ser respeitado, principalmente por alguém que se apresenta como sacerdote cristão.

2 comentários:

  1. Carissimo e amado C. Fernandes. Creio sinceramente que Maria concebeu sem a interferencia masculina (nem mesmo de Jose) por ação exclusiva do Espirito Santo (que é Deus) e que sem dúvida alguma pode gerar vida até de pedras. Nos, como "protestantes" devemos protestar contra os desvios doutrinários seja de qual "grupo religioso" for. Se eles se intitulam cristãos deveriam pelo menos crer nas Escrituras sem invencionices ou doutrinas particulares confeccionadas ao longo da historia. Essa de Maria continuar virgem apos o nascimento de Jesus é dose pra leão ou melhor PAGÃO. Acredito nessa ultima hipotese de que a intenção (mesmo que esta não valha coisa alguma) era polemizar em cima da agonia de terrivel convivencia de José com Maria pelo resto da vida que lhe restava se esse "sacrificio de tolo" fosse imposto por Deus. O que seria um verdadeiro absurdo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Assim podemos comentar e refletir este tipo de crença, como alguem pode conceber um filho atravez da luz? Sem sexo? Que um Ser Perfeito nasceu do pecado? Como pode? Claro, são essas crenças fazem o mundo inteiro acreditar que não existe perfeição pois somente uma pessoa nascendo de uma virgem(que não houve ato carnal) é que pode ser perfeito. Mentira, qualquer um pode ser perfeito, desde que assim o faça.

    Ora, ser Virgem é um grau de pureza.

    "Sede perfeitos como teu Pai também vos é"

    ResponderExcluir