segunda-feira, novembro 23, 2009

4

Louvor: Mantendo acesa a chama!

Eis um tema muito badalado em nossos dias, principalmente entre evangélicos e católicos carismáticos. Apesar de se explorar o assunto quase à exaustão, pouco do que tem sido dito possui fundamento teológico sólido ou mesmo uma argumentação racional.

Acredita-se, por exemplo, que o louvor liberta. Porém, o que Jesus ensina é que a verdade que nos liberta. Não podemos atribuir ao louvor ou à adoração um poder místico, capaz de mover os braços de Deus. Seria como atribuir onipotência àqueles que O louvam e adoram.

Lembremo-nos que nosso culto a Deus deve ser racional, isto é, deve passar pelo crivo da razão. Não podemos cultuá-lO apenas com a emoção. Um culto racional é aquele em que se sabe o que está fazendo. Não se trata de uma histeria coletiva.

As pessoas gesticulam, usam palavras de ordem, jargões oriundos do evangeliquês, se emocionam embaladas pelas melodias, mas não compreendem a verdadeira razão do louvor e da adoração.

Em um artigo anterior, explicamos a razão pela qual devemos adorar a Deus. É pela adoração que nos tornamos cada vez mais parecidos com Aquele que é nosso principal referencial (Sl.115:8).

Toda adoração começa com contemplação. Ora, contemplação exige quietude. E quando nos aquietamos, e contemplamos, pela via da meditação, os atributos da Divindade, sentimo-nos impelidos a adorar. Pense em alguns dos atributos de Deus: justiça, santidade, amor, fidelidade... Olhamos para Ele e enxergamos a beleza de Seu caráter santo e imutável, ao mesmo tempo em que olhamos para nós e enxergamos nossa finitude, nossos pecados, nossa ambiguidade. O contraste constatado nos leva a uma completa rendição. Por isso, nos prostramos, ou levantamos as mãos, em sinal de completa rendição . Não há promessas a serem feitas. Não adianta dizer que um dia alcançaremos perfeição através de nossos próprios esforços. Não temos alternativa, senão nos render, e admitir nossa fraqueza e incompetência. É daí que brota a adoração.

Nós O adoramos por aquilo que Ele é, e que jamais seremos, caso dependamos de nós mesmos. Há, então, uma completa submissão à Sua graça. E a partir daí, somos transformados de glória em glória, tornando-nos cada vez mais parecidos com Jesus, nosso protótipo e ideal.

E quanto ao louvor? Haveria alguma diferença entre louvar e adorar?

Adoração deve ser exclusiva para Deus. Lembra do que Jesus disse a Satanás na tentação no deserto? "Somente ao Senhor adorarás...". Qualquer coisa que tome o lugar de Deus em nossa vida pode ser considerado ídolo.

Podemos amar as pessoas, mas jamais adorá-las. A linha pode parecer tênue, porém há uma maneira de distingüirmos o amor e a adoração. Basta perguntarmos se nossa relação com algo ou alguém se tornou numa relação de total dependência. Se concluirmos que não conseguimos viver sem aquilo, ou sem aquela pessoa, então o que era amor tornou-se veneração.

Recentemente ouvi uma canção que diz "Quero amar somente a Ti, Senhor". Deus jamais exigiu que amássemos somente a Ele. Pelo contrário, Ele deixou claro que deveríamos amar a Ele em primeiro lugar, mas também deveríamos amar aos nossos semelhantes, ainda que fossem nossos inimigos. Portanto, essa canção ficaria melhor se dissesse: "Quero amar primeiro a Ti..."

Adorar? Só a Deus! Amar? Primeiro a Deus, e depois aos demais. E louvar? Deveríamos louvar somente a Deus?

Leia o que diz o sábio Salomão: "Louve-te o estranho, e não a tua boca..." (Pv. 27:2). Fica claro aqui que podemos louvar a outras pessoas, além de Deus. O que não podemos é louvar a nós mesmos. Aliás, o próprio Deus também nos louva! Duvida disso? Leia: "Pois não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas sim aquele a quem o Senhor louva" (2 Co.10:18). Incrível, né?

Acerca da mulher virtuosa, Salomão escreve: "Levantam-se os seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada; o seu marido também, e a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas és superior" (Pv. 31:28-29).

Portanto, o que haveria de errado com os filhos que louvam sua mãe? Ou com o marido que louva sua esposa? Nada! Fique tranqüilo que Deus não fica inciumado.

Louvar nada mais é do que "falar bem", o mesmo que "bendizer".

Quando louvamos a alguém, estamos com isso estimulando àquela pessoa a prosseguir, realçando suas virtudes e qualidades.

Será que Deus necessitaria de elogios? Será que Ele precisaria ser estimulado pelos nossos louvores? Absolutamente, não. Então, por que devemos louvá-lO?

Davi nos revela um dos motivos:

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios" (Sl.103:2).

Quando bendizemos ao Senhor, nossa memória é refrescada, e nos recordamos de todo bem que Ele tem feito à nossa alma.

Infelizmente, as pessoas tendem a esquecer facilmente das coisas boas, e a lembrar somente das coisas ruins. Ninguém coloca fotos de episódios tristes da vida em um álbum de fotografia. Você já viu alguém contratar um fotógrafo pra registrar o sepultamento de um ente querido? Imagine, ao abrir o álbum de uma família, dar de cara com as fotos de um caixão... Há momentos que a gente prefere esquecer. Mas eles nos acompanham pelo resto da vida.

Já as coisas alegres precisam de um registro, seja fotográfico, ou escrito, para que jamais nos esqueçamos deles.

Louvar a Deus é resgatar em nossa memória os momentos felizes que Ele nos tem proporcionado. E não só isso. É relatar Seus grandes feitos ao longo da História.

Já ouvi pregadores dizerem que Deus não vive de glória do passado. Ledo engano. Para Deus não há passado. E não é Ele que precisa ficar relembrando Seus feitos. Somos nós que desesperadamente necessitamos disso. Por isso, O louvamos, trazendo à memória aquilo que nos traz esperança.

Até a Santa Ceia, ao ser instituída, tinha como propósito ser um lembrete da grande obra realizada na Cruz.

Há ainda uma segunda razão porque temos que louvar a Deus. O salmista Asafe explica:

"...o que ouvimos e sabemos, e os nossos pais nos contaram. Não o encobriremos aos seus filhos; mostraremos à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez (...) para que a geração vindoura a soubesse; até os filhos que ainda haveriam de nascer, e eles, por sua vez, a contassem a seus filhos. Então poriam em Deus a sua esperança, e não se esqueceriam das obras de Deus, mas guardariam os seus mandamentos" (Sl. 78:3-4,6-7).

Cada nova geração chega ao mundo em completa ignorância e analfabetismo acerca dos feitos de Deus. Compete àqueles que vieram antes, relatar Suas obras através dos louvores. Nada pode se perder. Devemos relatar o que Deus fez em nossa própria geração, como também o legado que nos pais nos deixaram. Esta é a maneira de mantermos a chama viva.

Gosto de contar a meus filhos a maneira como Deus usava, tanto seu bisavô, Albino Pereira de Carvalho, como seu avô, Cecílio Carvalho Fernandes. Gosto de ver a expressão em seus rostos, enquanto relato as obras feitas pelo Senhor em gerações que os antecederam.

Isso cria em seus corações uma expectativa de que o mesmo Deus que operou no passado, está sempre pronto a operar em seus dias, bem como no futuro remoto. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Portanto, louvemos ao Senhor. Não poupemos palavras para relatar Suas proezas, e acreditemos piamente que Ele tem obras ainda maiores a realizar em nossos dias.

Adoremos pelo que Ele é. Louvemos pelo que Ele fez, faz e fará.

***

P.S.: Esta semana se comemora aqui nos EUA, mais precisamente dia 26, quinta-feira, o Dia de Ações de Graça (Thanksgiving Day). Interessante que o Brasil importa tudo o que não presta daqui, mas uma idéia maravilhosa como esta é relegada. Algumas poucas igrejas brasileiras têm aproveitado esse dia para conclamar seus membros a agradecer a Deus por Suas obras. Fica aqui nossa sugestão.

4 comentários:

  1. Como sempre: Genial, Bispo!
    O que mais temos são confusões e ignorâcia teológicas e bíblica. O louvor é apenas uma delas.
    (já enviei novamente o convite para vc. Vc o recebeu? Qualquer coisa: austrijunior@gmail.com).
    Um grande abraço, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. Feliz em ver o Dia de Ação e Graças citado aqui. Minha tradição evangelica está diretamente ligada a sua instituição. Para a historia do mesmo:

    http://historiacongregacional.blogspot.com/2008/12/os-congregacionais-e-o-dia-de-ao-e.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Brilhante!!
    Incrivel
    excelente

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente fantástico, elucidativo e abençoador o texto. Que Deus continue dotando o querido irmão de sabedoria e discernimento da Sua Palavra.

    ResponderExcluir