sexta-feira, outubro 02, 2009

7

Rio será a Sede das Olimpíadas 2016

A cidade do Rio de Janeiro foi eleita nesta sexta-feira a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional. Esta é a primeira vez que uma cidade da América do Sul é escolhida para de sediar uma Olimpíada.

A decisão foi anunciada pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, após a votação dos delegados do organismo em Copenhague, Dinamarca, nesta sexta-feira.

O Rio era considerado uma das cidades favoritas para ser a sede dos Jogos.

Chicago, uma das cidades favoritas, foi descartada logo na primeira rodada de votações, mesmo com o fortíssimo lobby do presidente americano, Barack Obama, que antes de ser presidente morava em Chicago e era senador por Illinois. Ele e a primeira-dama americana, Michelle, se envolveram de modo muito pessoal na campanha. De nada adiantou.

A final ficou entre o Rio e Madrid, duas potências turísticas mundiais.

Durante a apresentação da candidatura do Rio nesta sexta-feira, o presidente Lula afirmou que o Rio 'une continentes' e 'tem paixão' por Olimpíadas.

"Essa candidatura não é só nossa. É também da América do Sul. Está na hora de a pira olímpica ser acesa num país tropical", afirmou Lula, que encerrou seu discurso ressaltando a "paixão do povo brasileiro" pelos esportes.

Foi este também o tema do filme do cineasta Fernando Meirelles apresentado em seguida, com muitas imagens de cariocas recebendo delegações estrangeiras vestindo roupas em cinco cores diferentes pelas ruas da cidade.

A imagem final, das delegações formando os cinco anéis olímpicos na praia de Copacabana, cercadas por milhares de cariocas, foi muito elogiada pelos jornalistas que assistiam à apresentação em Copenhague.

Para a surpresa de muitos, a Cidade Maravilhosa venceu a disputa, dando um olé de toureiro na cidade adversária. Espero que a partir de agora a Espanha passe a respeitar mais os brasileiros que lá chegarem, e não apenas o que vão para defender a camisa do Real Madrid ou do Barcelona.

Sem dúvida, o Rio só tem a ganhar com as Olimpíadas.

Já havíamos sediado uma Copa do Mundo antes, mas sediar as Olimpíadas é uma oportunidade inédita.

Fica a preocupação se até lá nossos governantes darão conta do recado, preparando a cidade.
Fizemos bonito nos jogos Pan-americanos, pelo menos em termos de segurança. Porém muitas obras ficaram pra reta final. Algumas não terminaram a tempo, e foram abandonadas, como a vila olímpica de Jacarepaguá (Mato Alto).

Também não podemos fazer vista grossa para a corrupção, que certamente beneficiará a muitos governantes e empresas, com licitações fajutas, com superfaturamento de obras, etc.

Mas não é por isso que vamos deixar de comemorar. Os holofotes mundiais se voltam para o Brasil. Temos que aproveitar isso para que nosso País se imponha como uma grande nação no cenário político global.

Torço para que esta Olimpíada não se torne numa Olimpiada, e que o Brasil não se torne alvo de chacota de ninguém.

Parabéns, Rio! Parabéns, Brasil!

7 comentários:

  1. Anônimo2:21 PM

    É uma bela bandeira para a autopromoção do nosso "querido" presidente, sem dúvida...

    Sem falar no dinheiro que será movimentado para sediar essas Olimpíadas... muita coisa para fazer com tanta grana... ter olimpíadas no Brasil é muito bonito, sem dúvida... mas temos que estar cientes que o Brasil está deixando a desejar em muitos outros setores da sociedade, e se concentrando no famoso "pão e circo".

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, que seja uma oportunidade para a igreja cristã no Brasil alcançar pessoas e acolher, como só os brasileiros sabem fazer, todos os turistas que vistarão a vossa bela cidade.

    João Pedro Robalo

    ResponderExcluir
  3. a paz do Senhor Jesus amado irmao!!
    obgd pela visitinha ao meu blog.
    gostei muito dos seus artigos parabéns!

    Deus o abençoe muito

    ResponderExcluir
  4. Só passei pra registrar : Amo ler-te !!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Hermes futuro cidadão olimpico, hehe!
    É aquela, eu sei de todas as conseguencias positivas e negativas que possam vir com o Rio até 2016, que pode ser ruim ou bom, a corrupção, as escolhas, os erros e possiveis acertos, e tudo mais

    mas hoje, já que o rio estava no páreo, torci bastante, e fiquei MUITO contente com a escolha, e vibrante com a vibração do pessoal lá no COI e aqui! para mim foi um dia histórico! como se tivéssemos ganhado a copa! me deixei levar pela animação( pelo menos por hoje, hehe)
    Abraços
    Armando( programei esse seu texto para sair amanhã no meu blog)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:16 AM

    Como diria Renato Russo: "Vamos comerar como idiotas, a cada Fevereiro e feriado, os nossos mortos e doentes por falta de hospitais"...Vamos esquecer o tráfico, o sangue que escoa como água nos bueiros do Rio, eia, arrumemos a carcaça da cidade maravilhosa, ajeitemos o visual, limpem e empurrem debaixo do tapete, afinal e tempo de festa! Vamos nos unir a comitiva brasileira em Copenhage que as custas dos impostos promoveu uma grande abalada regada a samba e alcool durante toda a noite. Turistas, prostitutas,samba e Iemanjá. E que Deus tenha misericórdia de nossa gente que sempre fica a margem a vida inteira.

    ResponderExcluir
  7. Olá amado, td bem?
    Pois é, levantou a moral do nosso Brasil, não é mesmo?Não poderiam ter escolhido uma cidade melhor, a cidade maravilhosa.Show!!!

    ResponderExcluir