terça-feira, setembro 29, 2009

9

Jesus vai a igreja...

Foi um encontro inusitado. Jesus estava passeando pelas ruas de Brasília, passou pela rodoviária do Plano, aquela multidão, ninguém o reconheceu. Viu um jovem a passos largos, bíblia embaixo do braço, se aproximou:

- Olá rapaz! Jesus aborda o jovem que apressa ainda mais o passo.

- Olá moço. Desculpe, estou com pressa. O jovem demonstrou desgosto pela interrupção do estranho.

- Tudo bem, eu que me desculpo pela interrupção. Jesus conhecia os seus pensamentos. Você está indo a algum lugar especial?

- Estou indo para a igreja!

- Indo à igreja?

- É! Frequento a Igreja Pentecostal dos Milagres de Jesus... Pô, eu estou com pressa, o culto já começou, dá para dar licença. O jovem quase começa a correr, tentando se esquivar daquela situação desagradável com o estranho. Alguém que aborda o outro na rua, não deve ter boas intenções.

- Igreja Pente... (imagine a cara de Jesus nesse momento). Posso ir com você?
- Ãããã... Vamos, não tem problema. Mas ai se alguém perguntar você fala que frequenta a minha célula.
- ...

Já na entrada do templo ambos são recebidos por um diácono que prontamente indica um local com cadeiras vazias.

- Quem é? Jesus pergunta apontando o diácono com a cabeça.

- É o Diácono Manoel.

- Ahhhh. Ele que cuida dos pobres e zela para que na igreja não tenha nenhum necessitado?

- Hein???? O Manoel? Ele é diácono, não a Madre Tereza. Fica quieto senão ele vem aqui. Pô, nunca veio em uma igreja não? Senta ai...

- Na verdade ir a igreja é um conceito novo para mim, sempre preferei fazer parte do Corpo. Mas e você, como anda sua vida? O que...

- Psssssiiiuuu. O jovem interrompe bruscamente a conversa. Fica quieto ai! O pastor tá pregando lá, tá vendo não?

- Mas, aqui não é a igreja? O local onde se reúnem os filhos de Deus? Onde a família do Pai celestial se junta em um só coração, compartilham suas vidas necessidades, se ajudam mutuamente?

- Cara, de que planeta você veio hein??? Aqui é igreja, tá viajando? A gente vem, escuta a palavra, dá a oferta e vai embora. O jovem acha graça daquele estranho, com idéia totalmente novas e desconhecidas.

- Mas e quando vocês conversam?

- No fim do culto ué! Caaara, vou acabar com problemas por causa dessa conversa. Sou aspirante e o Manoel tá me filmando lá da porta.

- Então quando acaba o culto é que a igreja se relaciona? O culto não é o momento no qual o meu ... o Corpo de Cristo manifesta a graça do Espirito? Um tem salmo, outro ensino, outro revelação... e todos falam para edificação mútua?

- Vééééiiii. De onde você tira essas idéias malucas? Para você falar algo tem que ter 12 discípulos, ai se candidata a aspirante. Quando for promovido a oficial pode falar na célula. Meu, pelo menos fala que é da minha célula viu?? Você já me queimou mesmo com essa falação toda. Se ficar de boa eu te levo para conhecer meu líder, aí você fala essas paradas com ele.

- Então, na célula vocês compartilham suas necessidades, dons e graça do Espírito?

- Não rapá, a célula é para ganhar mais pessoas para Jesus!!!!

- Ganhar... para Jesus? E depois, o que fazem com quem vocês dizem que ganharam?

- A gente põe eles para abrir novas células, lógico!

- Entendo, foi bom falar contigo. Jesus se levanta no meio da palavra e estende a mão ao jovem.

- Ué não vai assistir o culto?

- Não, obrigado, não sou muito de assistir... vou lá fora cultuar.

O jovem fica triste, pois Jesus saiu antes do apelo e ele viu que perdeu a oportunidade de levar mais um para sua célula. Após o término do culto, a caminho da rodoviária do Plano ele vê Jesus, sentado, cercado de pessoas de má indole, conversando alegremente. Não consegue se segurar:

- Owwww, você não disse que ia sair da igreja para cultuar??? O que está fazendo então cercado desses mundanos pecadores????

Não leve essa história herética a sério. Todos nós sabemos que para Jesus o que fazemos não é novidade!



Fonte: Filho Imperfeito [do Marcos Siqueira - Via
Tomei a Pílula Vermelha]


Comentário de Hermes Fernandes: E você, como acha que Jesus se sentiria participando de um culto em sua igreja, sentado ao seu lado? O que se faz lá O deixaria constrangido?

9 comentários:

  1. Boa pergunta!

    Espero que eu possa reconhecer Jesus no momento em que Ele me abordar.

    (Claro que falo em relação à história contada)

    Vou guardar essa para publicar no PC@maral.

    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Caro Hermes, estou passando por aqui e constatando, com alegria, que o Espírito continua nos guiando à verdade.
    Foi um consolo e encorajamento ler alguns de teus textos e perceber que ainda há muitos que não prostituíram o evangelho de Cristo.
    Um grande abraço e que o Senhor te preserve!

    ResponderExcluir
  3. O que sei é que aqui encontro Jesus,paz, em suas palavras.

    Tem selinho caminhando comigo lá te esperando.

    Uma boa tarde pra vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  4. juliyshimazu6:54 PM

    Hermes admiro seu trabalho, como seria maravilhoso se a igreja tivesse este conhecimento? infelismente se Jesus aparecesse na igreja hoje jamais seria recebido com roupas sujas ou descalço, mas creio que até a minha mente foi aberta, pois as vezes somos tão falhos ao pensar que somos melhores do que as pessoas que dormem nas ruas, ou que são de uma renda inferior a nossa...parabens pelo texto que Deus continue te usando grandemente.

    ResponderExcluir
  5. Não é uma historias herética, mas necessariamente: apócrifa, a fala do rapaz parece real, mas a de Jesus não. Parece mais um crente “espiritual” mesmo. A intenção é boa, mas reproduzir Jesus e sua fala é meio complicado, “a ovelha conhece a voz do seu pastor” não senti isso ao ler o evangelho de Tome, e por isso Lew Wallace autor de Bem Hur não coloca nenhuma frase na boca de Jesus. Não digo da forma literária da escrita dos evangelhos, mas da vida incompreensível e cativante que emana da Palavra falada do Verbo de Deus, ou seja, este Jesus ai ainda ta muito fraquinho rsss.

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente fenomenal, ótimo achado este texto.

    Penso que hoje o nos reunimos em igreja exatamente para servir o nosso comodismo, infelismente.

    Mas também penso que mesmo assim ainda existam igrejas que realmente militam pelo evangelho que diz "Hei existe vida, existe justiça e te convido".

    Confio na igreja dentro da igreja, assim como confio na igreja fora da igreja.

    Sei também que Cristo se envergonharia dessa ganhação de alma a qualquer custo. Ainda mais quando a graça não sai de graça.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Isso representa que damos mais importancia aos números do que às pessoas, mais a doutrina do que a misericórdia. A relação é a mesma que os Ais de Mateus 23.

    Excelente texto

    ResponderExcluir
  8. Quanto ao texto, realmente, o personagem de Jesus é razoável, mas o do jovem do g12 foi bem arranjado. Quando à pergunta final, em minha congregação, Jesus, se presente, fica todas as vezes de cabelo arrepiado e boca aberta (e quem sabe, tapando os ouvidos) de tanta abobrinha e heresia destilados nestes ultimos tempos. Só pra se ter uma idéia, em uma AD. CONAMAD, um pastor anunciar que em um dia da semana tem um "culto de quebra de maldições". Preciso falar mais?Coisa de doido.

    ResponderExcluir
  9. Caro Hermes,bem vindo ao meu Jardim!Deus no gibi e as lições de Nárnia me chamaram a atenção,vou continuar acompanhando seus posts,mas desculpe a ignorância:o q. é "Escatologia"?Abraço!

    ResponderExcluir