sábado, novembro 15, 2014

22

6 dicas para artistas e celebridades recém convertidas a Cristo






Por Hermes C. Fernandes


Muitos artistas populares têm demonstrado interesse pelo Evangelho. Gostaria de usar este espaço para deixar-lhes alguns conselhos que considero muito importantes para quem almeja caminhar com Cristo em meio aos holofotes e a fama.

1 – Cuidado com os aproveitadores da fé. Muitos desejarão pegar carona em sua fama para divulgar suas igrejas e trabalhos. Não há nada de errado em ser famoso. Porém, prefira a discrição na igreja. Lembre-se que lá a “Estrela” é Cristo. Peça ao líder que não chame a atenção para a sua presença nos cultos. Recuse-se a fazer do seu testemunho um chamariz. Há uma indústria religiosa que oferece testemunhos à granel, reduzindo as pessoas à condição de “ex”alguma coisa. Exemplo: ex-bruxo, ex-ator da Globo, ex-cantor famoso, ex-homossexual, ex-viciado nisso ou naquilo, etc. Daqui a pouco haverá algum empresário gospel se oferecendo para lhe agenciar. Corra disso, pois envenenará a sua alma. Recuse-se a ser garoto propaganda de qualquer que seja a igreja ou ministério. O melhor testemunho é o seu comportamento nos círculos que você frequenta. Seus amigos verão a diferença. Não os abandone por haver se convertido à Fé.

2 – Muitos artistas aproveitam a má fase de suas carreiras para aderirem ao Evangelho, pois sabem que há um enorme filão que pode alavancar sua carreira. O que Deus requer de nós não é adesão, mas conversão. Converter-se não significa que você terá que abandonar sua carreira, ou transformá-la numa carreira gospel. Por favor, não faça isso! As Escrituras dizem que cada um deve se manter na vocação em que foi chamado por Deus. Não desista de sua carreira, a menos que Deus lhe chame para abraçar o ministério. E caso isso lhe ocorra, prepare-se antes de começar a desenvolvê-lo. Procure um bom seminário, se possível um de boa reputação, que tenha tradição. Infelizmente, há um monte deles sem qualquer profundidade, ou dado a modismos doutrinários. Há até alguns que se prestam a vender diplomas.

3 – Pesquise! Leia bastante. Seja seletivo na escolha dos livros, dos sites, e dos amigos que encontrar na igreja. Procure caminhar com pessoas sérias, idôneas, que não vão se aproveitar de você para se promover, ou para lhe extorquir. A igreja está cheia de gente muito boa, mas sempre há joio entre o trigo, como nos admoestou Jesus.

4 – Mantenha o foco em Jesus e você jamais se decepcionará. Ame-O de todo o seu coração, e Ele lhe conduzirá pelas sendas da justiça, e lhe cobrirá de amor e cuidado.

5 – Lembre-se que a vocação artística é algo divino. Em Êxodo 35:30-33 lemos que Deus escolheu Bezalel, “e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento, em toda arte, para criar obras artísticas”. Portanto, não despreze o dom que Deus lhe deu. Use-o para entreter, divertir, inspirar e promover transformação no Mundo.

6 - Como cristão você terá que estar disposto a renunciar a qualquer proposta que não se coadune com a sua fé. Sua consciência deve estar acima de qualquer ganho financeiro. Por isso, seja seletivo quanto aos trabalhos que fizer. Escolha aqueles que trarão não apenas aplausos, mas também a aprovação divina. Não sacrifique sua comunhão com Deus no altar do sucesso. Melhor do que ter os pés gravados na calçada da fama, é tê-los seguindo as pegadas do Mestre.

22 comentários:

  1. Mto legal esse post..., e mto importante se pensar dessa maneira, principalmente em relação à dicotomia que envolve nossas carreiras e vocações hoje em dia: o secular e o sagrado!!
    Trabalho na Vila do Louvor, uma base de Jocum que tem como foco o artista e temos visto nos últimos anos mtas pessoas que passaram aperto nessas questões que vc abordou, principalmente pelo pensamento "secular" e "sagrado".
    Vocação é vocação, oras, e deve ser tratado como todas as outras coisas, tendo sempre como trilho aquele que leva à glória do Pai, seja como for!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu novo amigo de caminha na graça abundante, que esta sua mensagem alcance aqueles que um dia viveram a experiência da frustração com o evangelho barato, sem cruz e sem discipulado.
    Um abraço fraternal.

    Pr. Elias Lopes

    ResponderExcluir
  3. Muito bom teu blog, faço questão de seguí-lo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Paz Hermes..

    texto excelente..
    vc citou uma coisa q eu ñ tinha parado para pensar:Para essas denominações onde tdo eh permitido,q vc compra a "bênça", os artistas ditos "crentes",são meros garotos(as)propagandas da denominação...

    Agradeço pela sua visita no meu blog,por ter se tornado seguidor do meu blog e pelo seu comentário.

    Eu Qro mto seguir seu blog,mas a ferramenta de seguidores ñ ker abrir aki..mas assim q eu usar o outro navegador(pq ele fechou e ñ ker abrir,nem com óleo ungido..husuahs),eu me tornarei seguidor..

    Mas jah colokei o banner do seu blog,cmo parceiro..

    Graça e Paz,

    Wanderson Lima

    www.ministeriodosjovens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz, Hermes!

    Gostei muito do blog. Parabéns por sua proposta e conteúdo.

    Excelentes conselhos aos POPS!

    Que o Pai continue a inspirar o teu coração de artista e a fortalecer tua voz de profeta.

    Abraço fraterno,
    Elias Aguiar

    ResponderExcluir
  6. Hermes,

    Fora de serie seu blog esse post que é super pertinente ou seja continue firme e abundante nesse trabalho de concientização das pessoas sobre o que vem a ser uma fé realmente evangelica...

    forte abraço e já estou te seguindo

    ResponderExcluir
  7. Hermes,

    Fora de serie seu blog esse post que é super pertinente ou seja continue firme e abundante nesse trabalho de concientização das pessoas sobre o que vem a ser uma fé realmente evangelica...

    forte abraço e já estou te seguindo

    ResponderExcluir
  8. Hermes.
    Primeiramente quero agradecer pela sua visita ao meu blog e pelo carinhoso comentário.
    Também tornei-me seguidora de seu blog.
    Seu texto nos leva a muitas reflexões e nos envolve de modo a sentir cada vez mais, o desejo de servir a Deus de modo sincero.
    Abraço fraterno,
    Heliane

    ResponderExcluir
  9. Hermes
    Graça e Paz!!!
    Estou acompanhando seu blog e tb me tornei uma seguidora.
    Obrigada por visitar meu blog tb.
    Deus o abençoe grandemente.
    Abraço
    Suely Rezende

    ResponderExcluir
  10. Graça e Paz Hermes,

    Excelentes conselhos.

    Parabéns pelas exímias postagens que encontramos aqui.

    Sua visita em nosso humilde espaço seria uma honra.

    Fraternalmente,
    JUnior

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1:14 PM

    Muito bom! Digno de ser aplaudido de pé.
    Que Deus continue te usando através deste blog.

    ResponderExcluir
  12. olá... mto obg pelo comentário deixado, é um prazr segui-lo.
    que deus te abençoe ricamente meu irmão.
    PAX DEI!!

    ResponderExcluir
  13. olá... mto obg pelo comentário deixado, é um prazr segui-lo.
    que deus te abençoe ricamente meu irmão.
    PAX DEI!!

    ResponderExcluir
  14. Paz Hermes

    Lindo texto,simples e direto.

    Vi seu comentario no meu blog,saiba que e uma honra ter voce por la, ja o conheco de algumas comunidades,sempre adimirei seus texto,mas nao conhecia o blog ainda. Agora que descobri o caminho,vou passar aqui sempre.

    Marcos Vasconcelos

    ResponderExcluir
  15. Tendo-o lido alhures, passei para conhecer o blog. É uma ótima paragem.
    Amplexo.

    ResponderExcluir
  16. Não sei se concordo ou discordo desse texto,fiquei em dúvida ,então a Carla Perez está certa quando diz que ela e seu marido levam alegria as pessoas no carnaval e que isso é apenas um trabalho?

    ResponderExcluir
  17. Cidinha,

    Leia novamente o último conselho de meu artigo:

    "Como cristão você terá que estar disposto a renunciar a qualquer proposta que não se coadune com a sua fé. Sua consciência deve estar acima de qualquer ganho financeiro. Por isso, seja seletivo quanto aos trabalhos que fizer. Escolha aqueles que trarão não apenas aplausos, mas também a aprovação divina. Não sacrifique sua comunhão com Deus no altar do sucesso. Melhor do que ter os pés gravados na calçada da fama, é tê-los seguindo as pegadas do Mestre."

    Eis a resposta à sua indagação!

    ResponderExcluir
  18. Gosto dos seus textos simplesmente porque são coerentes.

    Este em especial teve precisão cirurgica e melhor me parece que sem intenção de "matar o paciente" e sim realmente salvá-lo.

    Parabéns amigo. Peço licença para compartilhar este post no www.desconstrucaocontinua.blogspot.com

    Grata.

    ;)

    ResponderExcluir
  19. Anônimo11:39 AM

    O que fazer com o Ego quando a sã doutrina cristã pede para despirmos dos nossos desejos de reconhecimento secular e nos espelharmos na humildade professada por Jesus que afirma não ser deste Mundo o seu Reino e a sua Glória?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo7:34 PM

    Anonimo desejar reconhecimento pelo seu trabalho não é pecado! Se você for um carpinteiro por exemplo, vai desejar que a pessoa que comprou sua mesa admire e reconheça seu trabalho e que espalhe pra outras pessoas sobre a sua fama de bom carpinteiro, isso é normal. O erro está em se achar um ser humano melhor do que os outros (o orgulho). Mas em relação a sua pergunta, o que fazer com o Ego siga o conselho do mestre: "dia após dia negue-se a si mesmo tome a sua cruz e siga-me"

    Parabéns pelo texto Hermes

    Layssa

    ResponderExcluir
  21. Mas esses conselhos, a maioria deles se aplicam para membros também e não para artistas.
    Vejamos um irmão em crescimento profissional, ou um empresário, ou um que começa em um ministério e tem dons para liderança e começa a se destacar.

    Ser seletivo eu já sou contra porque mesmo sendo seletivo você vai errar, Jesus selecionou Pedro e foi negado por ele, selecionou três para orar no momento de angústia e os três dormiram na hora que mais precisou.
    Não posso selecionar amigos como a garantia que não vou me decepcionar, selecionar amigos não é algo programável e nem lógico, não vai lhe assegurar sucesso nos relacionamentos e nos seus projetos.
    Aliás amigo verdadeiro fala a verdade, ou se cala na verdade, dependendo de como ele conhece as suas reações, melhor é se calar do que brigar, mesmo porque, ter amigos para falar o que quero ouvir, já não é amigo, é.......outra coisa né? Mas se o amigo calar-se na verdade e ainda for acusado de mascarado, então ele tinha razão.

    A bíblia nos ensina que maldito é o homem que confia no homem..isso todo mundo já sabe, mas a bíblia fala que devemos amar o próximo como a si mesmo...porque está tão dificil colocar em prática essas coisas? Porque confiar é algo benéfico, e amar gera esforço. As pessoas não querem dar, querem receber. O foco é prosperidade, é receber, é meus projetos, meus sonhos, mesmo que eu seja rebelde e não obedeça aos mandamentos de DEUS. O mandamento não é confiar nos outros é amar os outros!!

    Outra coisa que discordo, ter foco em Jesus não quer dizer que não vou me decepcionar com pessoas, claro que vou! Jesus disse que era para perdoar 70 x 7... se ele deu a solução então espere o problema e seja focado na solução! Se faltar graça, lembre-se da oração que Ele ensinou, perdoa as minhas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores! Ah, tem uma condição de novo aqui? Tenho que me esforçar de novo aqui? Tem! E se ainda continuar faltando graça, olhe para cruz e veja que ele perdou a humanidade, então perdoar quem nos decepciona não é nada comparado ao perdão dEle.

    Vão me dizer...eu não sou Jesus!

    E eu respondo, você é discipulo dele e não do seu pastor, a tua aliança é com ele e não com o seu pastor, porque o seu pastor é passível (e como) de te decepcionar, e o que vc vai fazer quando isso acontecer? Mesmo porque hoje essa questão de pastoreio está bem delicada, confunde o sujeito com pai-de-santo, o cara ora por vc e tá tudo certinho, ou ele te manda um recadinho no Facebook ou por email e vc tá sendo bem pastoreado. Não se iludem, pastor dá a vida pelas suas ovelhas e vai atrás dela. Alimenta, cuida de você com amor do mesmo jeitinho que o empregado que cuidou da videira na parábola de Jesus, ele cuida para você dar frutos, e não para ele dar frutos.

    Sobre o estrelismo que você colocou também saliento a respeito de muitos que fazem do pulpito um lugar de auto-promoção, um marketing pessoal, isso quando não se muda o governo da igreja para um marketing de rede aonde vai favorecer a auto-imagem, os projetos de quem quer ficar na evidência. Outros querem se promover por brigas, por uma disfarçada auto-estima baixa, porque o desprezaram então agora vão usar quem for preciso, a maneira que for preciso, no nome de DEUS para ter que provar que é capaz, e é claro, vai usar a seleção de amigos para chegar aonde se planejou.

    Por isso que digo que essa sua mensagem, Pr Hermes serve para vários cristãos, lideres, ovelhas, obreiros , diaconos, pastores, apostolos, bispos, evangelistas, empresários, etc... tá na igreja...tem plano de carreira na sua igreja? Preste atenção! Cuidado se vc vai cair na vontade alheia, seja ela engordar no banco ou seguir o que vc deseja.

    O bom seria se todos buscassem ser irmão, e que o repartir não fosse só o pãozinho e o suco na santa ceia, desaprendemos repartir, ter comunhão e ser bênção, porqueW Ora...porque cada um com seus problemas e cada um com a sua bênção...

    Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Melhor do que ter os pés gravados na calçada da fama, é tê-los seguindo as pegadas do Mestre.

    Lindo!!!!

    ResponderExcluir