domingo, julho 19, 2009

1

Reinistas fazem sua maior Convenção

Hoje foi o terceiro dia da VIII Convenção Internacional da REINA - Igreja do Futuro.

Foram dias incríveis e inesquecíveis. A começar pelo jantar servido na sexta-feira, com os líderes, milantes, e suas respectivas famílias. A casa estava completamente lotada, com as mesas criteriosamente decoradas. Foi o maior evento desta natureza realizado pela povo reinista. O tema da mensagem que pregamos foi "Estrado do Futuro", em que realçamos o compromisso desta geração com a memórias das gerações anteriores, e com o sucesso das gerações que a sucederão.

No sábado, pela manhã tivemos a plenária das mulheres, com a preleção da nossa episcopisa Mirian de Carvalho Fernandes, e à tarde o encontro jovem, com várias apresentações de dança, coreografia, bandas, e até uma demonstração de artes marciais (Kung Fu). A preleção ficou por conta do Pr. Cecílio Jr.

À noite tivemos a cerimônia de abertura oficial da Convenção, que ficou a cargo do VII Distrito, presidido pelo Bispo José Mauro Luciano. Além do desfile das bandeiras, tivemos também uma belíssima apresentação coreográfica do grupo de dança da REINA - Santa Margarida. Aproveito para agradecer à emocionamente homenagem que nos foi prestada. Foi difícil conter as lágrimas.

O III Distrito, sediado em Vargem Grande, sob a batuta do Pr. Martins, apresentou-se com a projeção de um filme, mostrando o trabalho social que a REINA tem realizado numa comunidade carente de Pedra de Guaratiba. Parabenizo os pastores deste distrito pela iniciativa brilhante de adotar aquele povo. Entre eles, destaco o Pr. Valmir e sua esposa Pra. Vanda, o Pr. Mariano e sua esposa Pra. Graça, o Pr. Rodrigo Jardim e sua esposa Pra. Mirilayne, o Pr. Roberto e sua esposa Ednéia, e a Pra. Fátima Bastos, esposa do Pr. Martins. Também agradeço pela homenagem.

O II Distrito, agora sediado em D. Caxias, sob a batuta do Pr. Everaldo Silva, apresentou uma peça, contrastando o que é a vida cristã sob a ótica da graça e do reino, e sob a ótica do legalismo. Rendeu boas risadas, e muita reflexão.

O VI Distrito, dirigido pelos bispos Celso e José Geraldo, apresentou dois grupos infantis, fruto do trabalho social da REINA, que levou a multidão às lágrimas.

A preleção ficou por conta do Rev. Marcos Amaral, psicólogo, pastor da Presbiteriana de Jacarepaguá. Apoiado no Salmo 128, falou-nos sobre a necessidade de prezarmos nossa relação com Deus, o trabalho e a família, para que tenhamos um horizonte ilimitado.

Confesso que ao chegar à igreja hoje cedo, fiquei surpreso ao deparar-me com a casa superlotada. Imaginei que, pelo fato de termos terminado ontem por volta das 22h. o povo certamente chegaria atrasado. Me enganei, graças a Deus. O culto já começou com a casa cheia, mesmo antes das caravanas chegarem.

Tivemos várias apresentações surpreendentes. Entre elas, a do VIII Distrito, sob a superintendência do Pr. Rangel, e o apoio dos pastores daquela região. O desfile organizado pelo Pr. Joaquim, começou com a entrada de representantes de várias corporações, entre elas, o exército, a marinha, a aeronáutica, os bombeiros e a PM, seguidos de representates de várias profissões, entre eles, jogadores de futebol, vestidos a caráter, fazendo embaixadinha, e crianças com becas de formatura. Tivemos também um bela apresentação de Street Dance.

A caravana de Minas Gerais também nos brindou com a apresentação do seu grupo de dança. Obrigado Missionária Maria Opala, Pr. Sidney, e o bispo Mauro, pelo trabalho desenvolvido em Cataguases. No último batismo, 35 pessoas foram incorporadas à igreja. Obrigado também pela cesta repleta de queijos, pé-de-moleques, linguiças, doces, e outras guloseimas. Querem mesmo me engordar, hein?

O IV Distrito, sediado em P. Fluminense, sob a liderança do Pr. Alexandre de Paula apresentou uma canção composta especialmente para a convenção. Foi emocionante ouvir a declaração feita pelo Pr. Alexandre após a apresentação.

Todas as apresentações foram lindíssimas. Mas, sem dúvida, uma roubou a cena, e fez estremecer a igreja. O II Distrito, liderado pelo Pr. Cecílio Jr., com o apoio de todos os pastores da zona norte, em especial, do Pr. Carlos Eduardo, surpreendeu-nos com três apresentações. Na primeira, alguns adolescentes entraram com o rosto pintado, metade preto, metade branco. Fez também duas fileiras de pessoas, sendo que cada uma representava o oposto da outra. De um lado, um flamenguista, do outro um vascaíno. De um lado, um pastor vestido a caráter, do outro lado uma seguidora de religião afro-brasileira (vestida de bahiana). E outros personagens, como rico e pobres, branco e negro, capitalista e socialista, etc.

De repente, começou a tocar a música Back or White, de Michael Jackson. Os adolescentes dançaram de acordo com a coreografia original. Ao término, o Pr. Carlos Eduardo falou sobre as fronteiras que existem com o objetivo de separar as pessoas. Entre elas, a fronteira religiosa, social, racial, política, etc. Depois de ler seu discurso, o Pr. Carlos cantou IMAGINE, de John Lennon. E diante do olhar curioso de uma multidão, aqueles casais que representavam opostos, começaram a dançar. Foi, no mínimo curioso (e pra mim, emocionante), assistir ao pastor tomando a umbandista pra dançar. Só não gostei muito de ver a flamenguista dançando com o vascaíno. rs

Quando terminaram a dança, o coral Sofia, da REINA do Engenho Novo, adentrou a igreja, vestido de lindas becas (idealizadas pela Pra. Tânia). Via-se na expressão das pessoas a expectativa sobre o que viria. As componentes do coral, a maioria mulheres idosas, oriundas de comunidades humildades, provocaram fortes emoções na platéia, quando entoaram WE ARE THE WORLD. Eu sabia que elas podiam! Não apenas cantaram em inglês, mas com divisão de vozes, digna de um coral profissional. Até eu me intrometi, e dei uma de Bruce Springsteen. Parabéns, Viviane (regente)! Você conseguiu! Parabéns, Pr. Cecílio, pela coragem de mostrar o que ninguém mostrou. Parabéns, Pra. Tânia, pela iniciativa do coral. Você foi a primeira a acreditar.

A mensagem do Pr. Luciano Manga, da Vineyard, abordou o reino de Deus como enfoque do ministério de Jesus, mesmo após Sua ressurreição. Valeu demais!

Ainda tivemos a ordenação de quatro novos diáconos, e a separação de um novo pastor de Cataguases, MG, além da celebração da Santa Ceia do Senhor.

Sem contar as apresentações impecáveis do Hizayon. Uau!

Obrigado a todos que tornaram este sonho realidade. Obrigado Bispo Elias Fernandes, vice-presidente da REINA, que trabalhou arduamente durante nossa ausência nos EUA. Obrigado pastores Everaldo e Marcely, Martins e Fátima, Flavia, Cláudia, Bispo José Luiz e Missionária Edna, e toda a militância reinista. Sem o apoio de vocês, não seria possível.

Amanhã tem mais! Às 15h. com a preleção do Pr. Julio Zamparetti, da REINA - Santa Catarina, e às 18:30h com a nossa preleção.

O endereço é Rua Piratini, 75, Centro, Duque de Caxias, RJ, em frente à quadra da Escola de Samba Grande Rio.

Encontro você lá.

Um comentário:

  1. Anônimo12:18 AM

    Nós de Cataguases..Agradecemos...
    Ass:Miriam filha do Pastor Sidney..Paz e Graça...

    ResponderExcluir