quinta-feira, julho 30, 2009

1

Avião: eu tenho, você não tem...

Se antes o sonho de todo pastor era construir uma catedral, agora é adquirir seu próprio avião. Repentinamente, a classe pastoral foi tomada por um complexo de Ícarus.

Ora, se fulano pode, por que eu não?

E assim, cresce a cada dia o número de pastores que desfilam pra baixo e pra cima em suas aeronaves particulares.

O que antes só era visto do lado de cá da linha do Equador (EUA), agora está cada vez mais comum nas terras tupiniquins.

Ter um avião passou a ser sinônimo de estar sob a bênção e a aprovação divinas.

Quanta tolice!

O que pensa o mundo acerca de nossas megalomanias?

Um desses líderes* que acaba de adquirir um jato, afirmou em uma mensagem recente:

"Somos [sic] entre os quinhentos homens mais bem-sucedidos do Brasil que possuem um jato. A visão desatou novos líderes e milionários. Pastores e líderes que possuem casa, patrimônio, empresas e templos (como Igreja) acima de milhões, o que fez ministérios e líderes milionários. Sabe por quê? Deixamos de ser tímidos, saímos dos decretos de morte e entramos no decreto de vida. Por isso, estamos ousando conquistar no sobrenatural."

Que credibilidade teremos para pregar o Evangelho da Graça e do Reino de Deus, se nos prostramos ante a Mamom?

Estou corado de vergonha.

Nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, almejou tanto luxo. Poderiam ao menos ser discretos. Mas em vez disso, sentem a necessidade de ostentar.

Qual será o próximo sonho de consumo dos mega-pastores? Um transatlântico?

E o que mais me incomoda é saber que a maioria deles prega pra gente muito humilde, que mal consegue adquirir um carro usado. É o dinheiro dessa gente humilde que sustenta a megalomania dos seus líderes.

Enquanto isso, as convenções e seminários em hotéis continuam servindo como feira de vaidade, onde cada qual quer ter mais vantagem pra contar aos seus colegas.

Vale aqui a exortação de Cristo à igreja em Laodicéia:

"Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" (Apocalipse 3:17).

Lembremos que o sonho de Ícarus tornou-se no seu maior pesadelo. Um dia as asas derretem...

O mito de Ícarus encontra paralelo no Oráculo de Deus acerca do Rei da Babilônia:

"Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono (...) Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo. Mas serás levado à cova, ao mais profundo do abismo" (Is.14:13a,14-15).

Que Deus levante em nossos dias uma geração de líderes segundo o Seu coração, que não se corrompam com as ofertas do Mundo, mas que sejam verdadeiros agentes transformadores do Reino.


* O líder citado é Renê Terra Nova, de acordo com o site Voz Profética

Um comentário:

  1. lindemberg Junior9:16 PM

    Ola Sr. Hermes;

    É os seus comentarios são solidos dentro de uma visão "monocromatica", é facio compreender que sua interpretação é carregada de conceitos fortes de base verdadira. Por muitos anos, foi roubado do povo de Deus o direito de Sonhar. Quando somos tolidos dos sonhos somos manobrados e nossa criatividade mingua, sonhar alto, alem das posibilidades, éperrmitir que Deus nos de algo "inlimitado", pois o nosso Deus disse que os sonhos dele são maiores que os nosso, qual é o "tamanho dos seus sonhos? ".

    O Ap. Rene terra nova, é um homem "Loco", pois é assim que Deus falou que o mundo deveria nos ver !!! O Ap. Rene Terra nova, tem momentos que nem parece que é deste mundo, ops, tambem descobri que tambem nao sou !! Sr. Hermes, tenho escrito este texto com muita simplicidade, pois conhe,o o Ap. Rene, sou empresario, eu e minha esposa somos lideres de Casais em nossa pequena cidade de Pancas no Espirito Santo, debaixo da Altoridade do nosso Pastor, tem muitas coisas que nao concordo com o meu pastor, mas não sou hipocrita ao ponto de criar uma revolta ou revolução , pois um povo sem corencia gera um Reino Dividido, sou claro em abrir meu coração e falar para ele tudo qu esinto, mas mesmo assim cumpro pois Reconheço um Principio, o da Obediencia, e toda quebra de principio gera Maldição. Tenho o Ap. Rene Terra nova como um homem especial, creio que ele come, bebe, dorme, sente dor e tambem erra, pois ele é Homem como vc e eu. Eu sou uma das pessoas que mesmo questionando a compra deste avião, contribui generosamente, volto a dizer "tambem questionei", sei dos custos de se ter uma aeronave. Apenas gostaria que o senhor, acreditasse que realmente esta aeronave não veio para alimentar a vaidade de um homem, e sim para cumprir um projeto de Deus. Voce é um lider, tenha responsabilidade com as palavras que vc proclama, creio que sua intençao seja de edificar, mas tome cuidado para não ser como "amulher tola".

    Shalom;

    Lindemberg C. Junior
    jr@granitoslindemberg.com.br

    ResponderExcluir