terça-feira, março 31, 2009

1

Origem das Mentiras de Primeiro de Abril

glitters


Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Embora tudo não passe de uma grande brincadeira, convém salientar que o Deus revelado nas Escrituras abomina a mentira.

Em Efésios 4:25, Paulo exorta: “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.”

Em Provérbios 12:22 lemos: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.”

Deus trata com tamanha seriedade esta questão, que Ele diz em Salmos 101:7 “O que usa de engano não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.”

E pra quem alega que tudo não passa de brincadeira, aí vai um texto esclarecedor:

"Como o louco que lança de si faíscas, flechas e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira" (Pv.26:18-19).

Portanto, seja em primeiro de Abril, ou em qualquer outro dia do ano, falemos a verdade, nada mais que a verdade.

Um comentário:

  1. Estava procurando uma charge para o dia da mentira e cheguei no seu blog, vou usar sua imagem em uma postagem no próximo dia 01 de abril, com os devidos créditos.
    Caso não concorde me avise a tempo para eu retirar.
    http://kontactr.com/user/catarino

    ResponderExcluir