quarta-feira, fevereiro 10, 2016

28

Rastros da Graça no Carnaval - O que a igreja poderia aprender com os desfiles das escolas de samba?




Por Hermes C. Fernandes

Seria lícito tomar o desfile do Carnaval como analogia de nossa caminhada cristã? Certamente, a maioria dirá que não. Afinal de contas, o Carnaval é a festa pagã por excelência, onde, além de toda promiscuidade, entidades pagãs são homenageadas. Eu poderia gastar muitas linhas tecendo críticas justas a esta festa em que tantas famílias são desfeitas, e inúmeras vidas destruídas. Porém hoje, quero pegar a contramão.

Por que será que os cristãos sempre enfatizam os aspectos ruins de qualquer manifestação cultural? Se vivêssemos nos tempos primitivos da igreja cristã, como reagiríamos ao fato de Paulo tomar as Olimpíadas como analogia da trajetória cristã neste mundo? Ora, os jogos olímpicos celebravam os deuses do Olimpo. Portanto, era uma festa idólatra. Os atletas competiam nus. Sem contar as orgias e os sacrifícios que se seguiam às competições. Sinceramente, não saberia dizer qual seria pior, as Olimpíadas ou o Carnaval. Porém Paulo soube enxergar alguma beleza por trás daquela manifestação cultural. A disposição dos atletas, além do seu preparo e empenho, foram destacados pelo apóstolo como virtudes a serem cultivadas pelos seguidores de Cristo.

E quanto ao Carnaval? Haveria nele alguma beleza, alguma virtude que pudesse ser destacada do meio de tanta licenciosidade? Acredito que sim. Embora jamais tenha participado, talvez por ter nascido em berço evangélico tradicional, posso enxergar alguma ordem no meio do caos carnavalesco.

Destaco, em primeiro lugar, a criatividade dos foliões, principalmente dos carnavalescos na composição das fantasias, dos carros alegóricos, e do samba-enredo. É notória sua busca pela perfeição. Diz-se que o desfile do ano seguinte começa a ser preparado quando termina o Carnaval. É, de fato, um trabalho árduo que demanda muito empenho. Se houvesse por parte de muitos cristãos uma parcela da dedicação encontrada nos barracões de Escolas de Samba, faríamos um trabalho muito mais elaborado para Deus. Buscaríamos a excelência, em vez de nos contentar com tanta mediocridade. Tomemos por exemplo as composições musicais. Basta ouvir algumas estrofes para perceber o trabalho de pesquisa que envolve a composição de um samba-enredo. Sem contar as rimas ricas, as melodias marcantes, e a ousadia criativa das baterias. Enquanto isso, composições que visam louvar a Deus estão cada vez mais pobres, tanto do ponto de vista melódico, quanto do ponto de vista lírico. Não aguento mais temas repetitivos, tais como chuva, fogo, anjos e etc.

O desfile começa com a concentração. É ali que é dado o grito de guerra da Escola, seguido pelo aquecimento dos tamborins. A concentração equivale à congregação. Nosso lugar de culto (comumente chamado de “templo” ou “igreja”) é onde nos concentramos e aquecemos nosso espírito. Porém, a obra acontece lá fora, “na avenida” do mundo.

Gosto quando Paulo fala que somos conduzidos por Cristo em Seu desfile triunfal. O apóstolo compara a marcha cristã pelo mundo às paradas triunfais promovidas pelo império romano. Era um espetáculo cruento, no qual os presos eram expostos publicamente, acorrentados e arrastados pelas ruas da cidade. Era assim que Roma exibia sua supremacia, e impunha seu poder. Paulo toma emprestada a figura deste majestoso e horroroso evento para afirmar que Cristo está nos exibindo ao Mundo como aqueles que foram conquistados por Seu amor.

Muitos cristãos acreditam ingenuamente que a guerra se dá na concentração. Por isso, a igreja atual é tão ensimesmada, isto é, voltada para dentro de si. Ela passou a ver-se como um fim em si mesmo.

A avenida nos espera!

Encabeçando o desfile vai a comissão de frente, seguida pelo carro abre-alas. Compete aos componentes dessa comissão a primeira impressão. A comissão de frente da igreja de Cristo é formada pelos que nos precederam, que abriram caminho para as novas gerações. Não podemos permitir que caiam no esquecimento. Também são os missionários, que deixam sua pátria para abrir caminho em outros rincões. Grande é sua responsabilidade, e alto é o preço que se dispõem a pagar para que o Evangelho de Cristo chegue à populações ainda não alcançadas. Paulo fazia parte da comissão de frente da igreja primitiva. Escrevendo aos Coríntios, ele diz que sua missão era“anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós, e não em campo de outrem” (2 Co.10:16). Em bom português, o apóstolo dos gentios preferia pescar em alto mar, e não no aquário dos outros.

A Escola de Samba é dividida em alas, cada uma com fantasias e carro alegórico próprios. Porém, o samba-enredo é o mesmo. O que é cantado lá na frente, é sincronicamente cantado na última ala da Escola. A voz do puxador do samba, bem como a batida harmoniosa da bateria, ecoando por toda a avenida, garantem esta sincronia. Não pode haver espaços vazios entre as alas. Há harmonia até nas cores das fantasias. Ninguém entra na avenida vestido como quiser. Imagine se as variadas denominações que compõem o Corpo Místico de Cristo se relacionassem da mesma maneira, respeitando cada uma o espaço da outra, porém dentro de uma evolução harmoniosa.

No meio do desfile encontramos o casal formado pelo mestre-sala e pela porta-bandeira. Eles exibem orgulhosamente o pavilhão da Escola. Seus gestos e passos são cuidadosamente combinados, para que a bandeira receba as honras devidas. É triste verificar o quanto a bandeira do Evangelho tem sido chacoalhada, pois os que a deveriam ostentar, são os primeiros a desonrá-la com seu mal testemunho. Enquanto que os cristãos primitivos se dispunham a pagar com a própria vida para que seu testemunho de fé fosse validado e o nome de Cristo fosse honrado.

Ao término do desfile chega o momento da dispersão. É hora de partir, levando a certeza de que todos deram o melhor de si. Alguns saem machucados, com os pés sangrando, com as forças exauridas. Mas todos saem alegres, esperançosos de que sua escola seja a campeã. Aprenderam a sublimar a dor enquanto desfilam. Ignoram o cansaço. Vencem os limites do seu corpo. Tudo pela alegria de ver sua escola se sagrando campeã. Mas no fim, chega a hora de tirar a fantasia, descer dos carros alegóricos, cuidar das feridas nos pés. Mesmo assim, ninguém reclama. Todos exibem no rosto um sorriso de contentamento. 

Semelhantemente, todos estamos a caminho do fim do desfile. O momento da dispersão está chegando, quando deixaremos este corpo, nossa fantasia, e seremos saudados pela Eternidade. Que diremos nesta hora? Não haverá novos desfiles. Terá chegado o fim de nossa trajetória? Não! Será apenas o começo de uma nova fase existencial. Deixaremos nossas fantasias, para nos revestirmos de novas vestes celestiais. Falaremos como Paulo em sua carta de despedida a Timóteo:
“...o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Tm.4:6b-8).
Aproveitemos os instantes em que estamos na avenida desta vida, celebremos a verdadeira alegria, infelizmente ainda desconhecida por muitos foliões, e que não terminará em cinzas.

________________

P.S. Antes que me perguntem se pude perceber rastros da graça nos desfiles das escolas de samba que homenageavam entidades cultuadas nas religiões de matizes africanos, quero dizer que sim. Tudo depende da leitura que se faz. Ainda que não compartilhe de alguns dos valores e doutrinas apregoados em tais religiões, devo buscar compreender o que elas representaram na luta do negro pela manutenção de sua identidade cultural depois de ser arrastado de seu país para servir como escravo. Vejo no sincretismo entre tais cultos e a religião católica e o misticismo cigano, a tentativa desesperada de conciliação em nome da sobrevivência. Não estou aqui defendendo suas crenças, e sim o direito de existirem, ainda que desafiem nossos escrúpulos religiosos. Os demônios que porventura se escondam por trás de sua mitologia e práticas, por muito tempo têm se escondido por trás de nossas liturgias e discursos preconceituosos travestidos de piedade. Qualquer abordagem que almejemos, terá que partir da compreensão e do respeito, e não da demonização do diferente. Cada tradição religiosa, seja africana, europeia, indígena ou oriental, tem algum altar oferecido a um deus que desconhece. Antes de nos apresentarmos como Seus porta-vozes, cuidemos para que se construam pontes e não mais muros.

28 comentários:

  1. É da natureza humana enxergar só o “ruim”, se paramos para ouvir e ler sem legalismo o SAMBA-ENREDO da Porto da Pedra vamos ver uma grande lição de cidadania, olhem:

    Não Me Proíbam Criar. Pois Preciso Curiar! Sou o País do Futuro e Tenho Muito a Inventar!

    A luz da imaginação
    Acende o coração e o leva a curiar
    Buscar o novo é conceber
    O tempo do saber, desejo de criar…
    É sempre assim, o proibido traz sedução
    Do início ao fim, do paraíso a tentação
    Meu Tigre mostra as garras nesse jogo
    E vê no fogo a chama da evolução
    Pandora a esperança e o amor ôôôô
    Alquimia do meu ser
    Na imagem do meu criador
    Um grande painel é arte
    Eu traço a pincel meu estandarte
    E lá do céu vem o cinzel da perfeição
    Renascimento da inspiração
    Como será o amanhã
    Que Deus me permita ser só alegria
    Aos cavalheiros da destruição
    Venha a paz e a razão
    Redenção na folia
    O homem sonhou e um dia voou
    Do gênio indomável uma nova invenção
    Criança um Brasil de esperança
    O mundo precisa desta salvação
    Sou Porto da Pedra e não vou me calar
    Eu sou curioso e quero saber
    Se é bom para o mundo, se vai melhorar
    É proibido por quê?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto e todas as comparações. Apesar de cristão desde a infancia, sempre fiquei extasiado com a criatividade do povo no carnaval, e pensando, se a igreja usasse isso! Infelizmente como colocado no texto, qualquer expressão cultural é vista com maus olhos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tá reproduzido no Blog da Umadf (http://umadf.blogspot.com/)!!

    ResponderExcluir
  4. Eu só tenho a dizer: Excelente!
    Na verdade nunca tinha pensado desta forma.
    O irmão aplicou uma sabedoria divina em tudo o que escreveu. Parabéns.
    Deus o continue abençoando.
    Se me der licença reproduzirei o seu texto em meu multiply.
    http://dumane.multiply.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Sinta-se à vontade para reproduzir o texto em seu abençoado site.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. HERMES, tenho pensado nesses dias q esta chegando o carnaval, na verdade nao paro de pensar sobre esse tema.
    Agora eu quero fazer especificamente sobre a festa. Sou de recife, e aq no nordeste somos muito ricos em folclore, ouvimos som de tambores, os sinos dos cablocos de lança, aprendemos o frevo so de olhar, independente se somos de igreja ou nao. Cresci no meio de muita arte, trabalhei com ela na minha igreja local. tentei fazer universidade em artes pq sempre axei q era o meu dom, acabei fazendo arquitetura e urbanismo pq me falaram q eu iria lucrar mais no final em questao de profissao e acabei preso novamente a arte, estudo muita arte tb. sao dois anos de curso estudando esse tema...arte e cultura na arquitetura.
    A duas semanas atras tive uma aula de campo no sitio historico de Olinda em pleno sabado pela manhã e fomos surpreendidos com muito festa, era a abertura do carnaval em PE. Ninguem consegui ficar parado em ver tanta cor, inclusive meus colegas de sala evangélicos.
    Eu parei e disse: "Meu Deus como somos ricos em cultura, em folclore, nessa arte toda!". Eu me orgulhei de fazer parte desse povo.
    A festa q tanto falamos, a da carne, esta fundida ao nosso folclore e juro q chego a me questiar aq ponto eu tenho q considerar oq é pecado nisso tudo?

    ResponderExcluir
  7. Maciel6:39 AM

    Bispo Hermes, algumas igrejas vão dar o grito de caranval em acampamentos de jovens.
    Tem uma igreja famosa, que irá ter desfile e machinhas das músicas de carnaval do mundo, com mascaras etc.
    Será carnaval gospel.
    Um pastor, disse: Que é apenas uma tatíca para levar o evangelho aos jovens.
    E disse concluindo: Se eles lá no mundo tem o carnaval, nos também teremos o nosso.
    Dá para dormir com esta? ou tem tomar gadernal para pirar de vez!
    Não dá mais para aguentar tanta barbaridades, e sujeira, lixos, doutrina do diabo dentro das igrejas.
    Estas chamadas igrejas que para mim, é da Nova estão à mercês do diabo, e seu mestre está sendo Satanás.
    Sem mais comentários, que para mim já basta!

    ResponderExcluir
  8. Meus caros, carnaval nada mais, nada menos significa festa da carne.
    Onde a carne reina o Espírito Santo não está neste lugar.
    Então não há Deus neste lugar.
    Se não há Deus, Satanás é quem manda.
    Carnaval é sinônimo, mulheres peladas, drogas, bebidas e etc.
    As letras dos sambas do enredo, são escritos por pai de santo, macumbeiros.
    Isto eu falo, que já estive muito tempo atolado neste esquema.
    Há ritual para Satanás antes das escolas sairem para o desfile, ritual de sangue de animal! Não falem o que não sabem! Isto é festa para Satanás.
    A Bíblia diz: que Satanás virá como anjo de luz e poderá enganar até mesmo os próprios escolhidos de Deus.
    Leiam a Bíblia, santificam-se na Palavra, porque vc poderá ser presa facíl de Satanás.

    ResponderExcluir
  9. Missionário Barbosa10:14 AM

    HERMES, Bispo amado de Jesus, graça e paz.
    Enquanto muitos cristãos, vão se divertir, com o carnaval, se alegrar como dizem alguns, o Apóstolo Paulo fala: COMABTI UM BOM COMBATE, ACABEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ.
    Ao passar em revista a sua vinda dedicada a Deus, Paulo reconhece agora que a sua morte é iminente; leiam 2 Timóteo 4.6, e descreve sua vida cristã nos seguintes termos.
    1- Considera a vida cristã como um "bom combate contra Satanás e as hostes do mal" ela é a única luta que vale a pena. Lutou contra Satanás; leiam Efésios 6.12; contra os erros religiosos dos judeus e dos pagãos que somos nós; lutou contra o judaísmo; contra o antinomismo e a imoralidade na igreja; lutou contra os falsos mestres; contra a deturpação do evangelho; contra o mundanismo e contra o pecado; leiam 2 Timóteo 3.1,5;
    Romanos 1.21,32; Gálatas 5.1,6. 2 Timóteo 3.5; 4.3; Romanos 6; I Coríntios 5.1; 6.9,10;
    2 Coríntios. 12.20,21; 2 Timóteo 4.3,5;
    Atos 20.28,31; Romanos 16.17,18;
    Gálatas 1.6,12; Romanos 12.2; 6; 8.13; I Coríntios 9.24,27.
    2- Completou a sua carreira em meio a provações, dificudades e tentações, e permaneceu fiel ao seu Senhor e Salvador durante toda sua vida; leiam 2 Timóteo 2.12; Hebreus 12.1,2; 10.23; 11.
    3- Conservou lealmente a fé, em tempos de sereras provações, de grande desalento e de muitas aflições, não somente quando era abandonado pelos amigos, mas também quando teve de enfrentar a oposição dos falsos mestres, e cristãos. Nunca cedeu terreno no tocante à verdade original do evangelho; leiam
    2 Timóteo 1.13,14; 2.2; 3.14,16;
    I Timóteo 6.12.
    Por ter Paulo permanecido fiel ao seu Senhor e ao evangelho que lhe foi confinado, o Espírito Santo lhe testificou que a aprovação amorasa de Deus e a "Coroa da justiça" o aguardavam no céu.
    Deus tem reservado no céu galardões para todos que conservam a fé com Justiça; leiam
    Mateus 19.27,29; 2 Coríntios 5.10.
    A vida do verdadeiro cristão é renunciar o mundo e santificar-se, viver exclusivo para Deus e falar do seu evangelho de salvação aos perdidos.
    O apóstolo Paulo diz: Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo.
    Jesus Cristo de Nazaré disse: Não ameis o mundo e nem as coisas que nele há, quem ama o mundo, o amor do Pai(DEUS O TODO-PODEROSO) não está nele.
    JESUS CRISTO EM BREVE VIRÁ! MUITO BREVE! FALTA POUCO, PREPARA-TE!

    ResponderExcluir
  10. Nike
    Acho nao deve ser tao rigido em sua colocaçao. o q foi falado tb antes foi o ponto de vista CULTURAL, o folclore!
    E outra:"As letras dos sambas do enredo, são escritos por pai de santo, macumbeiros."
    Pra ser um bom compositor é preciso ser cristão? Vamos saber dividir. Detalhe, nao é so o carnaval q é festa da carne, tambem tem as formaturas de faculdade, casamento dos nossos amigos, enfim... ou vai me dizer q tem algo espiritual nisso? nessas festas tb tem bebedisses e muuuuuuita dança e estamos la presente participando. Nao estou aq p defender as loucuras q acontece no carnaval, mas vejo q tem muito a ser "dismistificado".

    ResponderExcluir
  11. Esse é o irmão Hermes!!! Que Deus o abençoe e continue te enchendo de graça e sabedoria!!! Muito bom texto, não o tinha lido antes... Você mais uma vez com uma ampla lucidez vinda do Céu!!! Abraço

    ResponderExcluir
  12. Roger,

    Entendo a forma cultural, mas temos de nos separar, ser Santos, Paulo admirava os esforços, mas não participava daquilo, Eu por exemplo não vou fazer formatura, já por isso, não participo dessas coisas, acho que o Nike está certo,
    Não devemos participar disso.
    E se você tem algum amigo que anda assim, leve a palavra para ele, casamento de crente não tem que ter farra! É símbolo da união do casal.

    A igreja tem que parar de copiar as coisas do mundo, Deus te fez CRIATIVO, crie você mesmo a cultura da sua igreja, não se espelhe no que satanás criou, para criar para Deus.

    O Texto do Hermes é muito bom, se levado pelo empenho de quem participa de um carnaval, e quem participa de um culto...

    Hoje a igreja está morrendo, e muitos de preguiça, isso mesmo, PREGUIÇA, tem preguiça para ir ao culto, e fazer a obra da igreja.

    Se todos fizermos como é o empenho do carnaval, a palavra será propagada muito melhor...

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Prezado autor, com certeza há muito que se aprender com os foliões, entretanto, é muito dificil aceitar idéias de pessoas que tem credo diferento do nosso. Achei de grande valia sua colocação quando a analogia entre a harmonia cristã e a organização do carnaval, com certeza se nos uníssemos um pouco mais teriamos maior êxito na nossa caminhada pra ganhar almas. Parabéns, um forte abraço. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo11:52 PM

    O texto discute sobre a região limítrofe entre os Reinos. Mensagem indutora à revelação do que pulsa corações postados.

    ResponderExcluir
  15. RENIÉSLEI MACIEL,

    q bom q vc sabe discordar de forma crista. gostei das suas colocaçoes.

    ResponderExcluir
  16. Não entendo o porque de deuses diferentes permanecerem ainda neste momento Histórico em que a informação e a cultura circula na velocidade da Luz.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  17. O texto discute sobre a região limítrofe entre os Reinos. Mensagem indutora à revelação do que pulsa corações postados.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  18. Que comparação! Gostei muito...e é exatamente isso.
    Que sábias palavras, mais uma vez parabéns.
    Cada dia mais fã e admiradora deste blog.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  19. Cláudinho2:43 PM

    Hermes, folia que eu sei é folia de reis, o concagado; e não carnaval que festa da carne.
    Mas Hermes, já pensou se o povo de Deus tivesse esta disposição que estes homens perdidos vão pular e beber, prostituir, usar drogas etc, todos os dias sem parar neste tal de carnaval?
    A igreja tem que ter esta disposição que estes homens perdidos, tem para pregar o evangelho.
    Lutar pelo evangelho, defendê-lo, levar os homens perdidos a Jesus Cristo para alcançarem a vida eterna.
    As igrejas evangélicas estão mornas, e Deus diz que está vomitando de sua boca.
    Desperta do sono da mornidão espiritual ó igreja do Deus vivo!
    Tem vidas clamando por socorro, e quantas vidas poderam ser mortas neste carnaval sem conhecer Jesus Cristo.
    Jesus disse Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura, ele não falou em que lugar específico, ele diz por todo mundo, onde estiver uma pessoa em qualquer lugar, o evangelho da salvação tem que alcança-lo.
    É no fundo do poço, na lama, é que temos que muitas vezes ir para pregar o evangelho, trazer almas para Cristo.
    Procurem seguir os passos de Jesus, dos discípulos e dos apóstolos que estavam em lugares onde um homem comum de nosso tempos atuias não quer ir.
    O homem sem Deus está na lama, e é lá que o evangelista o pregador do evangelho tem que ir buscá-lo.
    Não só ficar assentado em um banco de uma igreja se alimentando da Palavra e esquecendo que tem pessoas no mundo, precisando de alimentar também da Palavra de Deus, e alcançar salvação e vida eterna.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo8:54 PM

    Desculpe a sinceridade, mas o Bispo Hermes Fernandes sempre tem uma "desculpa" para que o cristão aproveite um pouco do mundo, e fique com um pé no mundo e outro na igreja, não vale a pena aproveitar essas festas mundanas e cheias de pecados como o carnaval e pensar que "não é pecado, Deus perdoa", eu prefiro não participar e nem concordar com carnaval, não ver essas novelas que só ensinam as pessoas a cometer adulterio, pecar, etc, e obedecer a biblia. De que adianta o Bispo Hermes ficar defendendo coisas que Deus condena, isso pode ser muito ruim para sua vida espiritual, “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia (1 Corintios 10:12)”.

    ResponderExcluir
  21. você ja escreveu um post em desagravo a xuxa rainha dos baixinhos (pessoa sem comentário) voce já postou um video do joão uilis com ele falando que não era como se fosse ele falasse que era , e a uns dias atrás postou um outro pior que os citados acima.. nada de anormal voce achar que o carnaval tem que ser analisado sem maiores preconceitos cristão.. ahh.. tá difici né? dentro das teorias da conspiração só falta você disputar com o papa quem vai ser o falso profeta..haja vista tanta critica que o outro vem recebendo....

    ResponderExcluir
  22. Tenho a impressão que muitos não leram o texto antes de emitir uma opinião ou comentário.
    Hermes, excelente texto. Eu, particularmente, não gosto de carnaval mas entendo que as escolas de sambas são ilhas de excelência organizacional. Se empresas, organizações, ONGs e até mesmo "igrejas" seguissem seu exemplo, teríamos um país melhor.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo1:01 PM

    nao quero aqui desvalorizar a cultura exposta no carnaval desde contos historicos. mas quero aqui enfatizar de como o autor do texto apenas mediocriza com o que nos importamos ou simplesmente acha bobagem como se isso pra Deus nao importa. De que adianta pregar o amor ao proximo se amamos apenas pela metade eu acho que há diferença entre o amor de Deus e o amor sentimento o amor sentimento e aquele que ama coniventemente mesmo com erros e o que pode fazer mal.. Deus nos ama mas nao e conivente com nossos erros. por isso mesmo que Ele tem zelo pelo seu povo concuzindo ao aplanamento de nossos caminhos.. nao quero aqui ser apenas ferrenho com valores morais. mas quero dizer tambem que sao de suma importancia pois se amo o meu proximo no amor de Deus e nao um falso sentimento eu viso aquilo que e bom e o que e saudavel no todo desde como ser humano, cidadão e até mesmo o seu espirito e na sua saude espiritual.... agora querer mediocrizar a igreja por ser contra esses valores contrarios a palavra de Deus e nocivos a conciencia do povo de Deus perae... mas entendo ser diferente talves nao de espaço pra concorrencia, pois todo discursso desse autor so se baseia em querer mediocrizar as igrejas tachando as de moralistas fundamentalistas. lideranças como essas deixam suas ovelhas ebrias de valores morais, eticos, adulterios, fornicaçoes pois tudo isso nao passa de preocupaçoes mediocres talves alguns vao dizer a esse cara ai e um moralista, que so se preocupa com isso e nao amor ao proximo. sim mas se eu deixo de lado valores nocivos ao ser humano aos olhos de Deus eu poderia gastar toda a vida falando apenas de amor pq esse amor e fragil e nao total por se preocupar com o todo desde em sim como ser humano digno de ser amado mas como tambem um ser divino criado para gloria de Deus.....

    ResponderExcluir
  24. Anônimo1:07 PM

    é a famosa doutrina do kiko gentalha gentalha as demais igrejas pregar o amor mas ocultar valores morais biblicos talvez nao de espaço pra concorrencia ne? e melhor assim alienar o povo dessa massa de igreja que prega esses valores isso nao nos importa. deixem o povo ebrio em fornicaçoes pois isso e bobeira talves vc diga que esse nao e o seu papel de falar sobre isso e sim o de Deus. sim pois é por isso mesmo que Ele levantou pastores para pregar todo conteudo biblico e nao esconder paginas da biblia pra mim nao difere em nada daqueles que se aproveitam para pregar sobre sacrificios financeiros.... tudo massa da mesma farinha so muda a placa da denominaçao

    ResponderExcluir
  25. Paz! Lendo certos comentários só posso concluir que eu sou péssimo pra interpretar texto...Onde o texto está dando espaço pra libertinagem ou imoralidade? Pelo amor do nosso Salvador... É querer distorcer demais ou não ler o texto e sair emitindo opinião daquilo que acha que está escrito no mesmo. Abc, Fabio

    ResponderExcluir
  26. Anônimo2:42 PM

    sinceramente nao sei como o povo brasileiro consegue comemorar com tanta euforia uma festa num país aonde coisas básicas necessárias nao temos como saude, educaçao, segurança. aonde deputados definem seu aumento salarial,populaçoes em determinados lugares aonde vivem abaixo da linha da pobreza, acho que esse modelo de carnaval no brasileiro so serve para patrocinar empresarios do ramo de bebida, promocionar celebridades, e expor nossas mulheres como vedetes pra gringo aplaudir... e por consequente alienar o povo brasileiro da realidade que vivemos. e melhor para os poderosos um povo dormente do que um povo consciente. como dizia nosso saudoso profeta secular Renato Russo. " vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriados"

    ResponderExcluir
  27. É perfeitamente compreensível seu discurso e suas colocações quando inseridos num contexto onde o "politicamente correto" tem não apenas invadido o pensamento cristão, como transformado-o.

    A tal cultura e a pregação por um tipo de "inclusão", que não construa "muros", tem feito com que muitos líderes assumam uma postura cada vez mais passiva perante os grandes expoentes do pecado, a exemplo das festas de carnaval.

    Sob o argumento de uma reflexão sem "pacotes fechados", mas disposto a "dialogar" e "construir pontes", o que temos visto é o pecado sendo "culturalizado" a tal ponto, que a Verdade do Evangelho tem sido moldada conforme às conveniências e valores do mundo.

    Falando assim, julgo que o amigo Hermes e outros devam pensar que não compreendo a ênfase posta no texto, bem como que não houve, de fato, algum equívoco fatal à tal compreensão. De fato, não houve. A comparação é simples e divertida (oi?). O texto faz clara separação entre a "marcha do carnaval" e a "marcha cristã", enfatizando os requintes de um (carnaval) e a "mediocridade" do outro (a igreja atual), certo? Mas, nada demais! Em parte, verdade. Mas, será que esta simples comparação, aparentemente ousada para alguns, possui a tendência de produzir bons efeitos na compreensão do incrédulo e do cristão "comum"? Em outras palavras, será que sua decisão, amigo Hermes, de "pegar a contramão", (algo bem comum nas escolhas temáticas dos seus textos, estou certo?), é "lícita e convém"?

    Outro dia vi um grupo de líderes e "pensadores cristãos" evangélicos postando fotos e recomendando visitações a templos católicos, mosteiros, a monges, por serem lugares propícios para "meditação" e até "orientações" (risos). Ora, o que é o lugar para o cristão? Nada. Podemos ir e estar em qualquer lugar, até em um terreiro de umbanda, e mesmo assim, lá encontrar à Deus, certo? CERTO! Mas, será feito isso por vontade de Deus? E, com que propósito? Será que Paulo esteve no areópago por ser ali um local propício à meditação e orientação de vida com os "monges pagãos"? (risos)

    O amigo consegue enxergar onde quero chegar? Em essência, sabemos que muitas práticas e compreensões sobre o que é ser cristão contrariam o legalismo religioso, a mediocridade que, de fato, existe. Mas, por outro lado, em razão dos "mais fracos", devemos medir nossa liberdade e julgar se àquilo que produzimos, seja como prática ou reflexão, etc. tende a resultar em bons ou maus frutos. Se soará como um incentivo ao conhecimento de Deus ou às práticas do pecado. Como valorização da Verdade Bíblica ou da "cultura humana" e sua evidente tendência de desconstrução da Verdade, entende? Ou seja: quando olhamos para os discursos de Paulo e as comparações que o amigo sugeriu (...), o que enxergamos como essência da mensagem? CRISTO, apenas CRISTO, e este anunciado como única PONTE entre Deus e os homens. A ausência de muros em Paulo é CRISTO, como âncora da sua mensagem. É dessa forma que lugares, pessoas, culturas ou comparações perdem seu efeito, sua importância, porque ao final CRISTO é sempre alvo para o qual o discurso aponta, sem margem para compreensões dúbias, confusas, subjetivas, mas sempre claras, diretas e conclusivas!

    Com base nisso, deixo o questionamento para o amigo: pense honestamente, em Cristo, olhando para seu texto, sua ênfase, é possível dizer que ele contribui mais positivamente com a marcha do carnaval ou com a marcha a cristã? Pense o mesmo em relação a vários outros textos do seu blog.

    Abraço e paz!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo3:54 PM

    Roger Melo, o cantor e compositor de samba e pagode o Alindo Cruz é macumbeiro declarado, ele já disse isso na tv publicamente, e ele escreve letras de enredos de samba para escolas de samba sim ok?
    Todos os compositores de samba frequenta terreiro de macumba e faz pacto de sangue com o diabo para sua escola de samba ganhar, eu conheço o Arlindo Cruz pessoalmente.
    Se vc der uma olhada no programa esquenta da Rede Gobo vc ver o Arlindo Cruz com vários cordão no seu pescoço que pai de santo usa no terreiro de macumba e etc ok?

    ResponderExcluir