quarta-feira, fevereiro 25, 2009

0

Gastar a vida

Jesus Cristo disse: "Quem quiser economizar a sua vida, vai perde-la; e quem gastar a sua vida por Mim, vai recuperá-la na vida eterna".

Mas nós temos medo de gastar a vida, entregá-la sem reservas.

Um terrível instinto de conservação nos conduz ao egoísmo, e nos ameaça quando queremos lançar-nos.

Temos seguros por toda parte, para evitar os riscos.

E acima de tudo está a covardia...

Senhor Jesus, temos medo de gastar a vida. Mas a vida nos foi dada por Ti, para que a gastemos; não podemos economizá-la num egoísmo estéril.

Gastar a vida é trabalhar pêlos outros, mesmo que não nos paguem; fazer um favor a quem não vai nos retribuir; gastar a vida é lançar-se mesmo no fracasso, se for necessário; sem falsas prudências; é queimar os pavios para o bem do próximo.

Somos tochas. Só temos sentido quando nos queimamos; somente assim seremos luz. Livra-nos da prudência covarde, que nos faz evitar o sacrifício e buscar a segurança.

Gastar a vida não se faz com gestos grandiosos e falsa teatralidade.

A vida se doa simplesmente, sem publicidade, como a água da fonte, como a mãe dá o peito ao seu neném, como o suor humilde do lavrador.

Treina-nos, Senhor, para lançarmo-nos no impossível, porque por detrás do impossível está a tua graça, tua presença; não podemos cair no vazio.

O futuro é um enigma, nosso caminho se perde na névoa; mas queremos continuar doando-nos porque Tu estás esperando na noite, com mil olhos humanos encharcados de lágrimas.


Luis Espinal, sacerdote boliviano, defensor dos direitos do povo, seqüestrado por paramiliates e encontrado no dia 22 de Março de 1980, torturado e com 17 perfurações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário