terça-feira, fevereiro 24, 2009

0

OTIMISMO

É mais prudente mostrar-se pessimista: assim as desilusões são esquecidas e não temos de nos envergonhar diante dos homens.

Por esta razão o otimismo é visto com desaprovação pelos prudentes.

Otimismo, entretanto, não é essencialmente uma opinião sobre a presente situação, mas representa uma força vital, uma energia da esperança, onde outros resignam, uma resistência de manter erguida a cabeça, quando tudo parece querer fracassar, uma força que jamais entrega o futuro ao adversário, mas o reclama para si.

Sem dúvida alguma existe um otimismo covarde, estúpido, tolo que não pode colher aprovação de ninguém.

O otimismo, entretanto, que equivale a uma vontade para o futuro, ninguém deverá menosprezar, mesmo que erre centenas de vezes.

Eis que é a saúde da vida, que o doente não deve contaminar.

Homens há que julgam ser condenável; até cristãos existem que consideram ser ímpio esperarmos um futuro terreno melhor e prepararmo-nos para tanto. Eles acreditam no caos, na desordem, na catástrofe como no sentido dos acontecimentos presentes e assim se recolhem para a resignação e fuga piedosa do mundo, escapando assim da responsabilidade para com a continuação da vida, a reconstrução e as gerações a vir.

Pode ser que o Dia do Juízo seja amanhã, pois bem, então será de bom grado que desistimos do trabalho em favor de um futuro melhor, mas antes disso não.


Texto de Dietrich Bonhoeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário