sexta-feira, novembro 07, 2008

0

Um Vira-lata na Casa Branca

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta terça-feira a promessa feita às suas filhas de adquirir um cachorro, afirmando que tem preferência por um animal abandonado e resultado de um cruzamento de raças, assim como ele.

Filho de um queniano e de uma americana, Obama é o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

"Nossa preferência seria recolher um cachorro abandonado. Muitos desses animais recolhidos são procedentes de cruzamentos de raças, como eu", explicou o novo presidente em Chicago (norte dos EUA), na primeira entrevista coletiva desde sua eleição, na terça-feira.

Ele destacou que sua filha mais velha, Malia, é alérgica aos pêlos de cães, frisando que o novo morador canino da Casa Branca deverá ser "hipoalergênico".

"Algumas raças têm essa característica", afirmou."Vamos pesar os prós e os contras, mas é uma questão que exige uma resolução urgente", brincou.

Obama admitiu que este assunto foi um dos principais temas de discussão dos últimos dias no site www.change.gov, criado pela equipe do novo presidente para o período de transição.

Na noite de terça-feira, durante seu discurso em Chicago, Obama agradeceu a sua mulher, Michelle, pelo apoio, e prometeu às filhas Malia, 10 anos, e Sasha, sete, que elas ganhariam um cachorrinho para comemorar a entrada na Casa Branca, em 20 de janeiro.

Quase todos os presidentes americanos tiveram cães na Casa Branca. Barney, o scottish terrier de George W. Bush e de sua esposa Laura, ganhou destaque na imprensa americana desta sexta-feira ao morder o dedo de um jornalista na véspera, suscitando comentários segundo os quais ele não estaria feliz de deixar a residência presidencial (Fonte: fka/yw/LR).

Curiosidade sobre os vira-latas

Um estudo realizado na Universidade de Aberdeen e de Napier, na Escócia, sugere que cachorros vira-latas são mais inteligentes do que os cães de raça com pedigree. A pesquisa aplicou sete testes, inclusive de QI, em 80 cachorros. Os animais foram avaliados pelo desempenho nos testes e recebiam nota de até 30 pontos. A média entre os os vira-latas foi de 20 pontos, contra 18 dos cães de raça pura. De acordo com os cientistas, os vira-latas apresentam melhor noção de espaço e resolvem problemas com mais facilidade do que os cachorros com pedigree.

Nenhum comentário:

Postar um comentário