Cristina (como a chamamos) faz parte de uma estatística inédita na História do Brasil, que demonstra que o êxodo migratório se reverteu, e hoje, há mais brasileiros voltando do Exterior, do que deixando a pátria em busca de um sonho lá fora.
Perguntamos se havia muitos portugueses no vôo da TAP que a trouxe, e ela respondeu que não. O que havia aos montes eram brasileiros, contentes por poderem retornar à terrinha.
Há quase cinco anos, nós nos despedíamos de Cristina, que com 45 anos, se dispunha a tentar uma nova vida na Suíça, onde já havia um emprego à sua espera. Depois de quase dois anos morando na cidade de Logano, resolveu mudar-se para Portugal, por achar que seria mais fácil adaptar-se, devido ao idioma e à semelhança cultural com o Brasil.
Foram três anos na terra dos portugas. Infelizmente, ela não trouxe muito boas lembranças de lá. Contou-nos de como os imigrantes são explorados, principalmente os brasileiros. Trabalham muito, e recebem pouco, que mal dá para se manterem.
Com o agravamento da crise econômica que varre o mundo, milhares de brasileiros resolveram retornar, alegando falta de emprego, alto custo de vida, e atraídos pela atual estabilidade econômica do Brasil.
Depois de nos relatar vários episódios marcados pela humilhação e privação, sugeri que ela escrevesse um livro, alertando àqueles que imaginam que a felicidade está lá fora, em algum lugar além de nossas fronteiras.
Os nativos se aproveitam da condição ilegal da maioria dos imigrantes, para sujeitá-los a trabalhos vexatórios, pagando menos que um salário mínimo local. No caso de minha cunhada, ela tinha visto de trabalho, e ainda assim sofreu todo tipo de preconceito e exploração.
A reversão do fluxo migratório indica que as coisas tendem a melhorar por aqui. Queira Deus! E que aprendamos a valorizar mais nossa cultura, nosso chão, nosso povo.
Seja bem-vinda, Cristina! Sejam bem-vindos todos os brasileiros que voltaram a acreditar que este País tem tudo pra dar certo. O tempo do exílio chegou ao fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário