sexta-feira, julho 31, 2020

0

A SANTA CEIA ONLINE É MESMO VÁLIDA?



Por Hermes C. Fernandes

Há exatos dez anos, ocorreu-me a ideia de lançar uma celebração da Ceia estritamente online. Compartilhei-a com um amigo, dono de um site de apologética cristã, que, inicialmente, demonstrou grande entusiasmo, mas depois de alguns dias, declinou. Segundo ele, a ideia tinha relevância, mas a igreja evangélica brasileira não estava preparada. Se nos atrevêssemos a lança-la, certamente sofreríamos duras críticas.

Uma década depois, devido à pandemia, boa parte das igrejas resolveu aderir à celebração eucarística virtual.

A princípio, minha preocupação era com os milhares de fiéis dispersos mundo afora, desigrejados em busca de comunhão. Hoje, todavia, a ceia online atende a uma demanda muito maior. Apesar disso, muitos insistem em criticar, descredibilizando a celebração, chamando-nos, ora de hereges, por não encontrarem fundamentação bíblica para o ato, e ora de covardes por aderirmos à quarentena, evitando, assim, a exposição de nossos irmãos ao vírus.

Talvez não entendam que certas situações nos impulsionam a adequar os ritos de nossa espiritualidade. Não que tais adequações sejam ideais, porém, mostram-se necessárias em tempos como os nossos.

O povo hebreu teve que se contentar com uma tenda portátil como lugar de adoração durante sua travessia no deserto. O salmista se refere às experiências obtidas naquelas circunstâncias como “um banquete no deserto” (Salmos 78:19). Deus supriu o Seu povo tanto física, quanto espiritualmente.

Ora, se é possível que tantos se alimentem espiritualmente através dos artigos e vídeos postados nas redes sociais, por que não poderíamos dar um passo além, usando o espaço cibernético para oferecermos uma comunhão mais estreita e efetiva? Lembremo-nos da pergunta feita por Deus: "Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também de longe?" (Jer.23:23).

O que nos impediria de promover uma Mesa Real através do mundo virtual? Por que não usar a internet como um ponto de convergência, onde milhares de cristãos espalhados pelo mundo pudessem se reunir a um só tempo para participar desta Mesa?

Alguns poderão objetar alegando que não seria possível uma comunhão à distância. Porém, nossa comunhão transcende o tempo e o espaço. Por isso Paulo pode afirmar: "Pois ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo" (Cl.2:5). Se por epístola era possível tal comunhão à distância, imagine por internet. Ademais, independentemente de onde estejamos geograficamente, em Cristo estamos todos assentados nas regiões celestiais (Ef.2:6).

A internet que tem sido usada para disseminar todo tipo de preconceito, discurso de ódio, fake news, pornografia, pode se converter num poderoso instrumento para agregar os filhos de Deus dispersos pelo mundo. Assistiremos, emocionados, ao cumprimento da palavra que diz: "Onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rm.5:20).

É notório que o número de desigrejados cresce dramaticamente. E quanto mais se afastam da Ceia do Senhor, mais fracos se sentem. Infelizmente, em muitas comunidades, a celebração da ceia é um momento pesado, traumatizante, em que se apela à culpa e não à comunhão de amor. É triste constatar isso, mas é a mais pura verdade. Mas quando participarmos de uma Mesa onde somos encorajados a partilhar nosso pão e a acolher e amar o nosso próximo, sem preconceito, nem restrição de qualquer ordem, sentimo-nos fortalecidos em nossa comunhão com a divindade e com os nossos irmãos.

Cristo instituiu a Ceia como uma ordenança em substituição à Páscoa Judaica, estabelecendo-a como um meio pelo qual somos expostos à ação da graça fortalecedora. Privar-se dela é deixar de honrar e obedecer à ordem de Jesus que disse: "Fazei isto em memória de mim ATÉ QUE EU VENHA!"

A Mesa é do Reino, isto é, não pertence a uma denominação particular. Cada membro do Corpo de Cristo é bem-vindo. Basta providenciar os elementos que a compõem, pão e vinho (ou se preferir, suco de uva), e participar da celebração, ouvindo a mensagem, orando e louvando juntamente conosco, e por fim, ingerindo-os num mesmo espírito de adoração e amor.

Não queremos que a Ceia Online substitua a celebração congregacional. Aconselhamos a que todos busquem congregar, e a participar da comunhão do Corpo de Cristo juntos a outros irmãos. Nossa intenção é promover a convergência daqueles que por algum motivo estão impossibilitados de congregar, sobretudo, durante esta pandemia. Mas devo avisar que, mesmo após a quarentena, pretendemos continuar a transmitir nossas ceias pelas redes sociais para que ninguém seja privado da comunhão do corpo e do sangue de Jesus. Muitos se afastaram de suas comunidades por não concordarem com o posicionamento político de seus líderes, e não se identificaram com igreja alguma próxima de sua residência. Minha orientação a estes queridos irmãos é que não deixem de congregar. Ainda que virtualmente. Congregar não tem a ver com espaço físico, mas com sintonia de espírito e coração. Se desejar congregar conosco, sinta-se em casa. Considere-se parte de nossa comunidade REINA (Rede Internacional de Amigas e Amigos).

Neste próximo sábado, dia 1º de Agosto, 19h., teremos mais uma celebração da Mesa do Senhor. Você e sua família são os meus convidados. Prepare os elementos e o seu coração para um momento singelo e único na presença de Deus e na companhia daqueles que o amam tanto como você.

“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” Efésios 2:13

AUSENTES NO CORPO, PRESENTES NA COMUNHÃO!

Instagram: @hermescfernandes
Facebook: @HermesFernandesReal

Nenhum comentário:

Postar um comentário