domingo, outubro 21, 2018

0

DEUS TAMBÉM SALVA BURGUÊS!


Por Hermes C. Fernandes

1 - Jesus salvou a Zaqueu, que além de “burguês “ (a sociedade ainda não era dividida em burguesia e proletário, mas entre escravos e livres) era também um cobrador de impostos corrupto, traidor da pátria, que explorava os patrícios em nome de interesses estrangeiros. E qual foi a consequência desta salvação? Ele deixou de explorar e ainda devolveu quatro vezes mais o que havia extorquido.
2 - Jesus chamou Mateus, outro coletor de impostos para ser seu discípulo. O que ele fez? Deu um banquete para anunciar ao mundo que abandonava seu posto para seguir a CRISTO.
3 - Sim, Jesus elogiou um oficial do exército romano pela fé que manifestou ao interceder por um dos seus SERVOS.
5 - Paulo, apesar de ser fariseu, não era um elitista. Foi ele quem disse que entre os chamados havia poucos sábios e entendidos, e ainda disse que Deus usa as coisas loucas deste mundo para confundir os que se julgam sábios.
5 - José de Arimateia foi um figurão. Mas ele e poucos outros foram exceção e não a regra.
6 - Filemon foi admoestado por Paulo, em nome do amor, a receber de volta seu escravo fujão, não mais na qualidade de escravo, mas de irmão.
Não dá pra suprimir os aspectos sociais do evangelho. Em CRISTO, toda tentativa de segregação é desbaratada, pois já não há homem ou mulher (distinção sexista), escravo ou livre (distinção social), judeu ou grego (distinção étnica). Talvez se fosse hoje, Paulo complementaria: Em Cristo não há hétero nem homossexual.
Mas isso não significa que não haja segregação. São os homens quem as produzem. E infelizmente, a igreja evangélica tem sido cúmplice, quando não, protagonista desta segregação. Foram os cristãos holandeses calvinistas que criaram o Apartheid na África do Sul. Sabe como surgiram as galerias nas igrejas batistas norte-americanas? Para que lá ficassem os negros, já que os fiéis brancos, que eram a maioria, não queriam se misturar.
Há um profecia em Isaias que diz que Deus aplainaria o terreno, elevando os vales e abatendo dos outeiros, e assim, “toda humanidade veria a salvação do Senhor.” Em outras palavras, Ele exalta o abatido, o oprimido, o explorado, enquanto abate o opressor, o explorador.
Deus não tem filhos prediletos, mas o reino de Deus tem suas prioridades, e as minorias encabeçam a lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário