sábado, junho 09, 2018

0

MARIA MADALENA, ESPOSA DE CRISTO



Por Hermes C. Fernandes

Nenhuma outra figura do Novo Testamento provoca tantas especulações do que ela. E não pensem que isso seja um fenômeno recente. Já desde os primórdios da igreja, Maria Madalena causava certo incômodo aos discípulos mais chegados de Jesus.

Ela é usualmente confundida com a prostituta que lavou os pés de Jesus ou com a mulher flagrada em adultério que por pouco não foi apedrejada.  Mas dentre todas as confusões envolvendo seu nome, nenhuma é maior do que a que afirma que ela teria sido esposa de Jesus.

Haveria alguma possibilidade, ainda que remota, que tal hipótese fosse confirmada?

Teorias de conspiração afirmam que Maria Madalena estaria grávida de Jesus durante sua crucificação. Fugindo a perseguição dos judeus, ela teria conseguido escapar para o sul da França, onde deu à luz uma menina.  O verdadeiro Santo Graal não seria um cálice no qual os discípulos beberam o vinho na última ceia, como dizem as lendas do rei Arthur, mas sim o corpo de Madalena, no qual era gerado Seu descendente.  Como se bastasse, a igreja católica teria feito de tudo para manter o segredo capaz de sacudir seus alicerces.  Óbvio que uma teoria mirabolante como esta renderia milhões na venda de livros e em produções cinematográficas como “O Código da Vinci” de Dan Brown.

Em que se baseia tal teoria?

As principais fontes seriam, sem dúvida, os evangelhos apócrifos e gnósticos, cuja autoria e historicidade são duvidosas. Não que eles digam diretamente que Maria Madalena fosse esposa de Jesus, mas apresentam indícios de que eles teriam um caso amoroso. Um desses textos gnósticos é o Evangelho de Filipe, onde os discípulos teriam perguntado a Jesus porque Ele a amava mais do que a eles. Também é dito que Jesus a beijava na boca com frequência.

Como cristãos, devemos ter certa cautela com textos apócrifos, principalmente quando estes  vão além do que está registrado nas Escrituras.  E o que estas, afinal, dizem?  Haveria nelas algum indício que Jesus pudesse ter se envolvido romanticamente com Madalena?

Geralmente, as mulheres eram conhecidas pelo nome de seus maridos. Maria foi a única conhecida pelo lugar de proveniência. “Madalena” significa “de Magdala”, uma vila de pescadores que ficava a 10 quilômetros de Cafarnaum, na costa ocidental do Mar da Galileia.  Provavelmente, era uma pessoa de destaque em sua cidade.

Tinha recursos que a tornavam independente, o que era raro para uma mulher naqueles dias. E a maior evidência disso é que ela estava entre as mulheres que financiavam o ministério de Jesus, figurando ao lado de Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes.[1] Sem dúvida, era uma mulher à frente de seu tempo.

Jesus foi o único mestre de Sua época a recrutar mulheres como discípulas. [2] Ele nem mesmo se importava em ser flagrado conversando com uma mulher de moral duvidosa como a samaritana que encontrou à beira de um poço.

Mas daí dizer que Ele teria tido um romance seria pedir demais.

Eis as razões porque Maria Madalena não poderia ter sido esposa de Jesus:

1 - Jesus sabia desde o início qual era a Sua missão e como teria que dar Sua vida pela redenção do mundo. Seria, no mínimo, uma irresponsabilidade envolver-se romanticamente com uma mulher sabendo que a deixaria em seguida, já que Sua missão exigia isso.

2 – Na cena da cruz, Jesus não teria se preocupado apenas com Sua mãe, designando um discípulo para cuidar dela em Sua ausência, mas também com o futuro de Sua esposa e eventuais filhos.

3 - Se Maria Madalena fosse esposa de Jesus, ela teria sido consultada quanto ao lugar onde Seu corpo seria sepultado. Portanto, não precisaria ficar à espreita para descobrir, conforme lemos abaixo:

“Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido. E, tendo-se certificado pelo centurião, deu o corpo a José, o qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para porta do sepulcro. E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o punham.” Marcos 15:43-47

Por que Maria Madalena não poderia ser a mulher flagrada em adultério?

·        Porque para isso, teria que ser casada. E se o fosse, seria conhecida pelo nome de seu marido e não de sua cidade de origem.

Por que Maria Madalena não poderia ser a prostituta que ungiu a Jesus com seu perfume?

Se ela já houvesse ungido Jesus para o Seu sepultamento, não teria achado necessário ungi-lo novamente, já que aquela “unção” foi explicada por Jesus como sendo um embalsamento pré-sepultamento.

“Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento.” Mateus 26:12

“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.” Marcos 16:1,2

Maria Madalena foi, sem qualquer sombra de dúvida, uma das mais importantes seguidoras de Cristo. Tanto que foi a primeira a vê-lo após a Sua ressurreição, antes mesmo de Pedro e João.

“E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.” João 20:1,2

Apesar de sua inquestionável importância, os demais discípulos pareciam não dar-lhe tanto crédito, questionando até sua sanidade mental:

“E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram.” Lucas 24:9-11

Numa cultura machista como aquela, a palavra de uma mulher não gozava de muita credibilidade. Mas foi justamente ela que recebeu do Senhor a missão de anunciar aos outros discípulos a Sua ressurreição. Ela recebeu o “ide” bem antes dos demais:

“E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás,  e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o jardineiro, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se,  disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.” João 20:11-18

Se há uma cena que poderia parecer sugestiva de que houvesse algo a mais entre Jesus e Madalena, esta cena é a descrita acima. No texto original, lemos que Maria Madalena literalmente agarrou Jesus. Se um dos Seus discípulos o flagrasse naquele instante, certamente maldaria, como fizeram ao flagrá-lo de conversa com a mulher samaritana. Porém, Jesus nunca se importou com os escrúpulos moralistas de Seus discípulos. Todavia, Ele a repreendeu, não por agarrá-lo, mas por tentar impedir que Ele seguisse em Seu caminho.

Sim, Maria Madalena era esposa de Cristo, assim como todo aquele que tendo n'Ele crido, tornou-se parte de Seu Corpo Místico, a Igreja.




[1] Lucas 8:1-3
[2] Mateus 27:55,56

Nenhum comentário:

Postar um comentário