quarta-feira, junho 15, 2016

18

Gays, negros e deficientes e a maldição dos deuses



Por Hermes C. Fernandes

Em algumas sociedades antigas como a Grécia, crianças portadoras de deficiências físicas eram sacrificadas assim que nasciam. Havia uma razão prática para isso e uma justificativa religiosa. De acordo com a sua crença, os deuses só teriam criado pessoas perfeitas, e, portanto, somente estas mereciam viver. Acreditava-se que tais crianças eram aberrações, seres amaldiçoados. Matá-las era prestar um serviço aos deuses. Pelo menos, era assim que eles apaziguavam sua consciência depois de assassinarem seus próprios filhos. Porém, a razão verdadeira e nem sempre confessada era que deixá-las viver traria prejuízo à sociedade, já que não seriam produtivas, não poderiam lutar numa guerra, e ainda por cima, atrapalhariam os demais numa eventual fuga. Assim, tais seres indefesos eram vistos como um peso extra do qual deveriam se livrar o quanto antes. Poupá-las colocaria em risco a sobrevivência dos demais. Portanto, em nome do bem comum, da manutenção da ordem, só lhes restava uma coisa a fazer: eliminá-las.

Durante séculos convivemos com a vergonha da escravidão. Certas etnias se achavam no direito de escravizar a outras, usando suas crenças como justificativas. Brancos afirmavam-se superiores aos negros e até questionavam se os mesmos teriam alma ou seriam apenas seres irracionais, semelhantes aos animais. Versos bíblicos foram pinçados para justificar o uso de mão-de-obra escrava. Deixá-los livres colocaria em risco a ordem social. Por isso, os abolicionistas eram acusados de progressistas, de subversivos, de inimigos da ordem que conspiravam contra o bem-estar e a prosperidade da nação. Genocídios foram perpetrados e justificados por crenças equivocadas. Episódios bíblicos como o de Jericó e das cidades cananitas conquistadas por Israel eram evocados. Sociedades inteiras como as pré-colombianas foram dizimadas “em nome de Deus”. 

Quem seriam hoje as vítimas de nossos preconceitos? As mulheres? Os gays? Os muçulmanos? Que passagens bíblicas estaríamos usando para justificá-los? De que lado estaríamos se vivêssemos durante o tempo em que a escravidão era tida como um direito divino? Como nos posicionaríamos quanto à matança de crianças deficientes se vivêssemos na Grécia Antiga?

Deus não criou deficientes! Bradavam alguns.

Os negros são uma aberração! Não têm alma! Merecem ser escravizados. 

Em nome deste mesmo fundamentalismo muitos bradam: Deus criou macho e fêmea! Não criou homossexuais, nem transexuais ou coisa parecida! Portanto, que direitos especiais deveriam ter? Eles querem é privilégios! 

Um pastor americano declarou em um caloroso sermão que os homossexuais não têm direito sequer de existir. Segundo alguns, sua existência colocaria em risco o modelo de família tradicional que tanto prezamos, assim como a existência de crianças deficientes colocava em risco a segurança da sociedade grega antiga, e a liberdade dos escravos implodiria a ordem social vigente à época.

De fato, Deus não criou gays, como também não criou negros, brancos ou amarelos, nem deficientes, nem hermafroditas. Ele criou seres humanos, sujeitos a várias condições, circunstâncias, contingências e limitações. Nada mais complexo do que o ser a quem a Bíblia chama de “imagem e semelhança de Deus”. 

Assisti a uma matéria jornalística sobre uma criança transexual e sua luta para poder usar o banheiro feminino de sua escola. Seu irmão gêmeo é um menino como outro qualquer. Ele, porém, desde que se entende por gente, percebe-se como pertencente a um gênero distinto de sua anatomia. Veste-se como menina. Fala, sente, pensa e age como tal. O que dizer a esta criança? Estaria possuída de demônio? Um exorcismo resolveria seu problema? Seria simples assim? Ou seria a educação recebida em casa? Então, por que seu irmão gêmeo não apresentou o mesmo comportamento?

Senti-me tocado pela história desta criança. Imaginei como deve ser difícil para os pais ter que enfrentar uma sociedade hipócrita, que diz crer nos preceitos bíblicos, mas usam-nos para justificar um dos maiores pecados cometidos por membros de nossa raça: o preconceito. Minha alma chorou. Este pequeno ser humano poderá ser condenado ao limbo da existência.

Nem a sociedade, muito menos as igrejas, estão preparadas para lidar com isso. Algumas sociedades que adotam um tipo de islamismo mais radical e fundamentalista dão ao problema a mesma solução que os gregos davam às crianças deficientes: homossexuais e transexuais são condenados à morte, atirados de cima de edifícios ou apedrejados.

Vale aqui fazer uma distinção. O homossexual geralmente não tem problema com sua anatomia. Ele busca reconciliar sua homoafetividade com o seu sexo biológico. Já o transexual vive uma crise, pois se sente uma mulher num corpo masculino ou vice-versa. Muitos optam por submeter-se a uma cirurgia de troca de sexo.

Como reagiríamos se um transexual operado se convertesse ao evangelho? Aceitaríamos sua nova condição ou pressionaríamos a que revertesse sua operação? E como reimplantar um órgão masculino que fora removido? Muitas outras questões surgem daí e demandam respostas honestas e francas. Entretanto, a primeira medida que precisa ser tomada é nos conscientizarmos de que tais pessoas são seres humanos criados por Deus e que vivem numa crise interminável, não tanto com suas pulsões quanto com os preconceitos da sociedade. Devemos acolhê-los ou discriminá-los? Seria ético impormos alguma condição para que fossem recebidos? Que condição impusemos para recebermos outros tipos de pessoas? Como acolhemos um empresário desonesto que explora seus empregados sem dar-lhes os direitos trabalhistas e ainda sonega impostos emitindo notas frias? Somos condescendentes com eles? Por que somos tão radicais em se tratando de sexualidade, mas tão maleáveis em outras questões? De que temos medo, afinal? Será que a homossexualidade é contagiosa? A sexualidade dos nossos filhos correria algum risco caso a igreja acolhesse tais indivíduos? Haveria dentre nós alguns mal resolvidos nesta questão?

A verdade é que já há homossexuais em nossas igrejas, todavia, mantêm-se velados, temerosos de serem descobertos, expostos e excluídos. Tenho a impressão de que prezamos mais a hipocrisia do que a sinceridade e transparência. Tudo o que acontece sob a capa da clandestinidade só faz fomentar todo tipo de promiscuidade e perversão. Há gente molestando e sendo molestada nas igrejas. Mas desde que isso não venha a público, tudo bem. O importante é evitar o escândalo, pensariam alguns. 

Temos tomado a contramão do que Paulo apresenta como sendo o ideal para o ambiente de culto. Segundo o apóstolo dos gentios, onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Num ambiente desprovido de preconceito, cada pessoa tem liberdade de ser exatamente o que é, apresentando-se a Deus “com o rosto descoberto”[1] a fim de ser transformado segundo a imagem de Cristo. A transformação operada pelo Espírito tem como ponto de partida o que somos e não o que fingimos ser. Porém, num ambiente impregnado de legalismo e moralismo, as pessoas preferem lançar mão de máscaras religiosas, mantendo em sigilo seus conflitos interiores. O problema se agrava quando a igreja pressiona o indivíduo homossexual a se casar. O objetivo do matrimônio de fachada é provar que por trás dos trejeitos afeminados há um hétero enrustido. Conheço o caso de um “ex-gay” que se casou para provar sua conversão. Um ano depois, sua esposa procurou-nos no gabinete pastoral para confessar que se mantinha intacta. Ele jamais a tocara. Adoraria acreditar que isso fosse uma exceção.

Casos de homossexualidade atingem até famílias pastorais. Há pouco soube de um pastor que enviou seu filho de apenas 15 anos para fora do país, depois que o mesmo confessou ser homossexual. Pior que este foi o caso do filho de um renomado pregador norte-americano, que depois de admitir sua homossexualidade, suicidou-se com um tiro no coração.

Devo esclarecer que em nenhum momento saio em defesa de qualquer tipo de promiscuidade, seja de natureza homossexual ou heterossexual. Se há seis passagens bíblicas que condenam atos libidinosos entre pessoas do mesmo sexo, há mais de dois mil versículos que denunciam injustiças sociais e condenam o abuso do poder econômico. Parece que a Bíblia está mais preocupada com questões sociais do que com sexualidade. Nem Freud daria conta de explicar esta nossa obsessão por questões desta natureza.

Que tal sermos mais compassivos? Que tal soltarmos nossas pedras em vez de arremessá-las? Antes de nos arrogarmos detentores da cura para a homossexualidade, sugiro que busquemos em Cristo a cura para os nossos próprios preconceitos. O remédio tem em sua fórmula dois componentes: graça e amor. Graça para perdoar. Amor para acolher. O resto, deixemos por conta do Espírito Santo.



[1] 2 Coríntios 3:18


P.S. Tanto tempo depois da abolição da escravidão no Brasil, os negros ainda são discriminados. Pelo jeito, não basta uma canetada num pedaço de papel para abolir uma das mais cruéis mazelas humanas: o preconceito. O que ocorreu com a jornalista Maju Coutinho, a garota do tempo do Jornal Nacional, é uma triste comprovação disso. E pelo jeito, ainda que os homossexuais consigam garantir todos os seus direitos civis, ainda terão que lidar com o preconceito por muito tempo. É o tipo de nódoa que só é removida com a aplicação contínua do mais poderoso alvejante: o amor. Talvez leve algumas gerações até que nos livremos de vez desta maldição que nos acompanha desde os primórdios da humanidade. 

18 comentários:

  1. Caio Almeida - Jacksonville, FL1:20 AM

    Gostei Pastor!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:53 AM

    Nós ritualizamos a prática da higiene bucal e cultuamos o deposito de lixo no espaço mais nobre dos nossos seres. Nossa emoção.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  3. Amar ao próximo como a ti mesmo. Deus em sua grande sabedoria nos deixou esse mandamento, pois já sabia q muitas de SUAS CRIATURAS sofreriam injustiças. Pois tudo q a palavra condena neles, a mesma palavra absolve pelo amor incondicional à todo ser humano. Não nos cabe questionar o pecado de NINGUÉM, apenas amar e aceitar cada um e deixar que o Espírito Santo transforme cada um no tempo determinado por Deus. Lembro-me de uma canção que dizia "Eu venho como estou, eu venho como estou porque Jesus por mim morreu, eu venho como estou..." Ele morreu POR TODOS, pois todos éramos pecadores, os pecados DE TODOS já foram remidos na cruz, e pela cruz fomos todos santificados. Portanto é só deixar o Espírito do Senhor agir.

    ResponderExcluir
  4. Hermes, no livro de Filipenses 2.14,15 fala o seguinte: Fazei as coisas sem murmurações nem contendas;
    para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
    retendo a palavra da vida, para que, no dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalho em vão.
    GERAÇÃO CORROMPIDA E PERVESA.
    Jesus Cristo e os apóstolos enfatizaram que o mundo em que vivemos é uma "geração incrédula e pervesa"; veja em Mateus 17.17; 12.39; At 2.40. O povo deste mundo sem Deus e até alguns cristãos mornos na fé tem mentalidade errada, valores morais e doutrinarios distorcidos, critérios imorais de vida e rejeitam as normas e padrões da Verdadeira Palavra de Deus.
    Os filhos de Deus devem separar-se do mundo e suas paixões carnais e ser inculpáveis, puros de coração e irreprensíveis, andar em retidão e justiça a fim de proclamarem ao mundo perdido a gloriosa redenção (salvação) em Jesus Cristo; veja em 1 João 2.15.
    Um exemplo de homem reto, e andava na justiça em retidão ao evangelho de a Jesus Cristo era Timóteo, o apóstolo Paulo
    dispensa comentários este era um Verdadeiro guerreiro.
    Mas Timóteo um rapaz jovem na época era um bom exemplo do que um ministro e missionário de Deus deve ser.
    Timóteo era um estudante zeloso e obediente à Palavra de Deus; um servo de Jesus perseverante e digno de Jesus Cristo; um homem de boa reputação, amado e fiel a Jesus, com solicitude genuína pelo próximo, fidedigno e dedicado ao apóstolo Paulo e ao evangelho de Jesus e dos apóstolos.; veja 2 Tm 3.15; 1 Ts 3.2; At 16.2; 1 Co 4.17; Fp 2.20; 2 Tm 4.9,21; 4.9,21; Fp 2.22; Rm 16.21.
    PORQUE O SER HUMANO A MAIORIA BUSCAM O QUE É SEU E NÃO QUE É DE CRISTO.
    Há pastores e cristãos obreiros que pregam, ensinam, pastoreiam ou escrevem, não com solicitude genuína pela progagação do evangelho, mas visando aos seus próprios interesses, honra, glória e prestígio.
    Ao invés de procurarem agradar ao Senhor Jesus, procuram agradar aos homens e conquistar o favor dels; veja Fp 1.15; 2.20,21; 2 Tm 4.10,16.
    Tais obreiros, pastores e cristãos não são Verdadeiros dervos de Jesus Cristo.
    No livro de Filipenses 3.2 fala o seguinte: Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão!
    A maior provação do apóstolo Paulo era a tristeza que sentia em experimentava por causa dos que distorciam o evangelho de Jesus Cristo.
    Seu amor a Jesus, à igreja e à Verdade redentora, era tão forte que o levou a opor-se energicamente àqueles que pervertiam a doutrina pura, e a descrevê-los como " cães" e " maus obreiro"; Gl 1.9; Mt 23. Paulo declara que a Verdadeira circuncisão é uma obra do Espírito Santo no coração da pessoa, pela qual o pecado e o mal são cortados; veja Fp 3.3; Rm 2.25-29; Cl 2.11.
    O apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 10.23 que fala o seguinte: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
    O objetivo principal da vida de Jesus Cristo é que os seres humanos devem agradar a Deus e promover a glória de Jesus Cristo nesta terra de densas trevas, onde homens e mulheres estão pecando sem limites e fazendo do certo, o errado! Ou seja: as coisa erradas que o ser humano praticam diante de Deus está virando o certo neste mundopelo ser humano.
    Mas lembrem-se que: "Os olhos de Deus estão em todos os lugares contemplando os bons e os maus"
    E toda raça humana vai ter que comparecer no tribunal de Jesus Cristo no dia do juízo final, onde suas ações e obras que fizeram nesta terra vão ser julgadas.
    Está escrito nas Escrituras Sagradas, à Palavra de Deus, e vai acontecer, pois Deus não é homem para mentir, o que ele disse vai se cumprir, queira o homem ou não queira vai cumprir.
    Então devemos agradar a Deus andando em retidão e justiça no amor, na pureza, e na Palavra salvífica de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:27 PM

      Nilo : Temos que anunciar a Palavra de Deus , mas julgar e condenar as pessoas em nossos corações não pertence a nós , por que não somos juízes de almas.

      Excluir
  5. Anônimo11:37 AM

    Hermes o que estamos vendo esta guerra de gays e dos políliticos, é vaidades e libertinagens só!
    São partidos que querem assumir o poder da comissão dos direitos desumanos do brasil, e querem derrubar o Marco Feliciano.
    É briga de poder e de libartação dos gays para fazerem o que quizerem, fazer sexo ao ar livre que já fazem, e seus filhos estão vendo isto acontecer, será que eles gostam disto?
    Ou vão virar um gay pois gostaram de ver estas cenas ridículas.
    Não sou contra as pessoas dos homossexuais, mas sim suas prática carnais que já estão passandos dos limites humanos.
    Hermes, eu conheço muitos gays que se converteram a Jesus Cristo e alguns deles não conseguiram firmar na Palavra de Jesus e votaram para o pecado, para o mundo e estão pior do que eram.
    Mas muitos gays já me disseram que é muito difícil um homossexual deixar suas práticas pecaminosas.
    Conheço vários deles que estão frerquentando igrejas evangélicas e passam por um forte conflito dentro de si, mas estão firmes com Jesus e deixaram de vez suas práticas imorais.
    Só Jesus Cristo pode transformar o ser humano em humano de Verdade, em que Ele Deus o constituiu.
    A Bíblia diz meus caros ex homossexuais, resisti o diabo, e ele fugirá de vós.
    Estando firmados em Jesus Cristo, achareis livramneto de Jesus, deste tormento que lhes seguem.

    ResponderExcluir
  6. Olha isso Hermes:

    Em vídeos, Marco Feliciano diz que Deus matou John Lennon e Mamonas Assassinas por castigo

    http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/inacreditavel/2013/04/08/323266-em-videos-marco-feliciano-diz-que-deus-matou-john-lennon-e-mamonas-assassinas-por-castigo#0

    https://www.youtube.com/watch?v=hikdkxczLv8

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/urariano-mota-o-deputado-que-fala-com-o-espirito-santo.html#comment-433834

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:39 PM

    A espiritualidade necessariamente não tem uma relação direta com religião. Há um ditado muito sábio que diz: “pessoas boas fazem coisas boas, pessoas más fazem coisas más, mas para pessoas boas fazerem coisas más é necessária a religião” Se conseguirmos, em nossa busca pela felicidade, apenas fazer o bem, não fazer o mal e controlar nossos próprios pensamentos, não será nunca necessário nenhuma entidade mágica fora de nós, que nos tornara melhores como seres humanos.

    ResponderExcluir
  8. Texto perfeito!

    Só adicionaria que alguns evangélicos (Feliciano por exemplo), disseram que Negros são descendentes da maldição de Caim...

    Pra ver que a Bíblia se torna uma verdadeira prostituta nas mãos de alguns homens perversos...

    Um grande abraço! Deus abençoe tua vida.

    Henrique

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:52 AM

    Hermes, sou Bacharel em Teologia, e pelos estudos que fazemos, tudo indica que Adão era negro.
    Pois o povo naquelas áreas são morenos para escuros.
    Igualmente Jesus Cristo era para mim , moreno para escuro por causa
    do clima lá.
    Mas tem sentido isto que o Marco Feliciano falou, mas, de outra forma, não como maldição, e sim pelo clima da área se lá, e "possível do pai dele Adão ser negro" OBS: A bíblia não diz nada disto, nem os manuscritos original é só pesquisas e suposições ok?
    Pois caim após matar Abel foi realmente para África, para aquela região e Caim era filho de Adão, que provavelmente era negro.
    Então ficamos na ? Deixamos isto para os mistérios de Deus, isto não é para nós, pois não foi revelado ao homem, é mistério de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Tomamos a contramão do que Paulo apresenta como sendo o ideal para o ambiente de culto. Segundo o apóstolo dos gentios, onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. LIBERDADE E NÃO LIBERTINAGEM.. Compassivos? como se os ativistas não o são?? Queres que as pessoas engulam kits gays para escolas primárias criados por sujeitos satanicos travestidos de protetores dos homossexuais sendo que esses não passam de sofredores manipulados por essa corja do cão os usando para fins segregacionistas de suas ideológias infernais. Se tiver um pouco de isenção verás que essa guerra de gays x quem não é começou de uns 12 anos pra cá com muito mais veemencia atiçando ódio entre as pessoas que na verdade não havia no passado e você com esse discurso politicamente correto ajuda com isso dando a entender que todo mundo quer gay morto e é muitissimo longe disso , diferente da não aceitação.

    ResponderExcluir
  11. Bíblia e Homossexualidade - Pr. Marcos Gladstone …: http://youtu.be/q3gRzQped2I

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:42 PM

    Sinto cheiro de "teologia gay" no seu texto.

    "Devo esclarecer que em nenhum momento saio em defesa de qualquer tipo de promiscuidade, seja de natureza homossexual ou heterossexual."

    O sr. acredita que há práticas homossexuais que não sejam pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e você acredita que há práticas heterossexuais que também não há pecado?

      Excluir
    2. Anônimo3:26 PM

      E você acredita que há práticas heterossexuais que também não seja pecado?

      Excluir
  13. Amar nao consiste em aceitar práticas.. tenho amigos gays, respeito como pessoas mas sabem da minha posição.
    O nosso manual de fé é bem claro quanto a isso! Não devemos descriminalos, ignora-Los etc devemos ama-los

    ResponderExcluir
  14. Entre os mais recorrentes embustes e malabarismos teológicos, é sempre presente a afirmativa: não somos contra os gays, apenas contra o pecado... isso ou outra variação do mesmo sofisma. Essa semana me deparo com a estatística de que nos EUA, 40% dos moradores de rua são adolescentes gays. Já que uma tal realidade se visualiza na maior nação protestante do mundo, fico cada vez mais convencido da sabedoria das palavras proferidas por Ricardo Gondin: Deus nos livre de um Brasil evangélico!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3:39 PM

    Pessoal a bíblia é bem clara que não devemos amar o pecado e sim amar o pecador.
    Jesus Cristo foi bem claro em dizer aos fariseus e etc que aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra, foi assim que Jesus disse aos acusadores da prostituta Maria Madalena, em que depois foi esta mulher foi a que segui mais Jesus Cristo em sua história na terra arrependida de seus pecados.
    Mas Hermes, Jesus Cristo foi curto e grosso com Maria Madalena que disse a ela: Vai e não peques mais.
    Arrependimento, é deixar de vez a prática do erro, do pecado para sempre, ou seja, resistir o pecado e não comete-lo mais.
    O ser Humano só será salvo por Jesus e viver no céu, se deixar de vez a prática do pecado.
    Não tem pecadinho e nem pecadão, pecado é um só e se a pessoa não arrepender vai para o lago de fogo e enxofre eternamente.

    ResponderExcluir