sábado, maio 14, 2016

14

Pastor celebra o enterro da cultura brasileira




Por Hermes C. Fernandes 

Apesar de aclamado por boa parte do segmento evangélico, sobretudo entre os pentecostais, Silas Malafaia se sente credenciado para expor a comunidade evangélica brasileira a mais um vexame diante de toda a sociedade. Razão pela qual, muitos já preferem não se identificar como evangélicos. 

Não bastasse sua postura anticientífica em sua defesa do criacionismo clássico, ignorando todas as evidências que apontam para a veracidade da teoria da evolução; não bastasse sua cruzada contra a comunidade LGBT que já lhe rendeu o título de “inimigo número 1” dos gays; agora, o líder das Assembleias de Deus Vitória em Cristo resolve eleger a cultura como o novo alvo de seu ataque, como demonstrado no tweet abaixo:



Acredito que ele não imaginava a repercussão que teria seu comentário. O site Brasil247 publicou que em plena sexta-feira 13, o pastor Silas Malafaia celebrou o enterro da cultura. Enquanto boa parte da sociedade lamenta a decisão do presidente interino de encerrar as atividades do ministério da cultura, Malafaia presta o desserviço de fazer tal comentário, reforçando o estereótipo de que evangélicos sejam alienados, anacrônicos, contrários a todo tipo de avanço social e cultural. 

Abaixo, outros tweets do renomado pastor.

- FALA AÍ ! Pede para o novo min da educação e cultura, Mendonça filho, para limpar o ministério desses esquerdopatas q ideologizaram tudo. 
- MINISTRO MENDONÇA, põe a companheirada toda na rua, q mamava nas tetas do ministério. LIVRA O BRASIL DESSA CAMBADA. XÔ, FORA ESQUERDOPATAS! 
- AVISA AOS ESQUERDOPATAS > Acabou a boquinha no ministério da cultura. Não adianta pressionar , a sopa acabou 

Para sua tristeza, esta sexta-feira treze entra para a história como o dia em que o novo ministro Mendonça Filho foi recebido sob protestos e gritos de gospista pela turba enfurecida.

Foi graças à atuação deste importantíssimo ministério que o cinema nacional renasceu e chegou a concorrer ao Oscar. Graças a ele, muitos teatros falidos que poderiam ter se tornado templos de igrejas da famigerada teologia da prosperidade (da qual Silas é um expoente), foram reformados e puderam abrir ao público com preços populares. Os grandes espetáculos voltaram. Museus antigos foram restruturados e novos foram abertos. Bibliotecas se espalharam pelo Brasil afora. A cultura nacional foi valorizada. Festa populares receberam incentivos. Festivais internacionais de música incluíram cidades brasileiras em seu roteiro.

Contrariando os anseios populares, governo Temer decretou o fim deste importante ministério. Não é somente a classe artística que está de luto. Qualquer ser humano dotado de sensibilidade se sente profundamente insultado com tal medida. Sim, é mais do que luto. É um insulto. E como evangélico, sinto-me ultrajado por ver um representante proeminente deste segmento sendo o coveiro deste funeral.

Quem sabe agora, com a cultura em baixa, a subcultura gospel consiga se sobressair? Quem sabe, cinemas e teatros que cerrarem suas portas poderão ser comprados a preço de banana por esses ministérios megalomaníacos.

Pelo jeito, estamos mesmo a caminho de um Talibã Evangélico. Se continuar assim, já, já, veremos o anúncio do fim do Carnaval, do Paritins, do Boi-Bumbá e de outras celebrações populares que tanta alegria tem dado ao nosso tão sofrido povo.

Diferentemente desses porta-vozes do divino, Jesus realizou Seu primeiro milagre para que a festa não terminasse antes da hora. Se fossem esses estraga-prazeres, em vez de transformar água em vinho, teriam sabotado a festa, transformando o vinho em refresco do mais aguado e sem graça.

O Cristo que emerge das páginas do Novo Testamento não é contra a ciência, nem contra qualquer segmento social, muito menos contrário à cultura de um povo. Que bom seria se os líderes da igreja evangélica brasileira deixassem de ser discípulos de Olavo de Carvalho e se tornassem verdadeiramente discípulos de Jesus. Se deixassem de ser assombrados pelo fantasma do comunismo e passassem a enxergar em cada manifestação cultural a silhueta de Cristo, mesmo entre o nevoeiro de nossos preconceitos idiotas.


14 comentários:

  1. Eu chamo esse processo de "catolicização"... Já aconteceu antes com a igreja, e agora se repete... Seguimos a passos largos para a implantação de uma sociedade teocrática, onde o "theos" em questão é o dinheiro. Como cristão E historiador, eu lamento muito os rumos que as coisas tem tomado... Lamento que nosso povo diga amém para tudo que estes senhores, donos de suas vidas e consciências, falam... Que não se tenha desenvolvido um senso crítico no meio do povo evangélico brasileiro... Que o obscurantismo neopentecostal tenha se enraizado de forma tão substancial... Meu único consolo é que, escatologicamente, as Escrituras se cumprem de forma inexorável, reforçando a fé dos que conseguem ver além do véu dos "superpastores"... A Paz do Mestre, Hermes
    Fábio Nobre, cristão e professor de História.

    ResponderExcluir
  2. Eu chamo esse processo de "catolicização"... Seguimos a passos largos para a implantação de uma sociedade teocrática, onde o "theos" em questão é o dinheiro. Como cristão E historiador, eu lamento muito os rumos que as coisas tem tomado... Lamento que nosso povo diga amém para tudo que estes senhores, donos de suas vidas e consciências, falam... Que não se tenha desenvolvido um senso crítico no meio do povo evangélico brasileiro... Que o obscurantismo neopentecostal tenha se enraizado de forma tão substancial... Meu único consolo é que, escatologicamente, as Escrituras se cumprem de forma inexorável, reforçando a fé dos que conseguem ver além do véu dos "superpastores"... A Paz do Mestre, Hermes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio Crispim, concordo plenamente com você. Inclusive, a palavra "teocracia" foi pensada muito por mim esses dias, vendo o que a dita bancada evangélica vem fazendo para alcançar os altos escalões. Também sou cristã evangélica e como fala o post, sinto falta de Cristo nessas atitudes e, em seu lugar, muito farisaísmo fundamentalista. Parabéns pelo comentário.

      Excluir
  3. Parabéns pelo pelo brilhante comentário.


    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu post, Hermes. As pessoas precisam ver que existem evangélicos que pensam.

    ResponderExcluir
  5. Excelente brother!!! Um Talibã Evangélico!!!

    ResponderExcluir
  6. Hermes eh cristão e crê na teoria da evolução?

    ResponderExcluir
  7. Aproveitando para responder a algumas perguntas que surgiram por causa do meu último texto:

    * Não preciso ser conservador para ser cristão.
    * Não preciso ser homofóbico para ser cristão.
    * Não preciso ser misógino para ser cristão.
    * Não preciso ser criacionista para ser cristão.
    * Não preciso ser contrário a qualquer manifestação cultural para ser cristão.

    Sobre a teoria da evolução, muitos cristãos sinceros a respaldam. Um dos primeiros deles foi Pierre Teilhard de Chardin (Leiam "O fenômeno humano"). Atualmente, um dos mais proeminentes defensores do chamado evolucionismo teísta é o Dr. Howard J. Van Till, um cristão evangélico, professor de física no Calvin College em Grand Rapids, Michigan. Outro famoso Evolucionista Teísta que despontou na mídia recentemente é o Dr. Francis Collins, diretor do Projeto Genoma, autor do livro "A Linguagem de Deus". Collins era ateu e converteu-se a Cristo durante o projeto Genoma. Para um evolucionista teísta, o Criador usou de processos naturais que Ele mesmo instituiu para ordenar o universo como o conhecemos.

    ResponderExcluir
  8. Evolucionismo só comprova que Deus dotou a natureza de inteligência e capacidade de sobreviver. Coisa óbvia, acho, pra um Criador que, inclusive, coroa a Humanidade com o status de co-criadores neste Planeta.

    ResponderExcluir
  9. Humm.. cultura metendo o dedo no c... dos outros? Onde isso é cultura? So mesmo no Brasil de DILMA.
    E outra, cultura nao precisa de ministerio, afinal, cultura quem faz é o povo.

    ResponderExcluir
  10. Encantada com o texto, estava bastante preocupada com esse grupo de evangélicos que sobem ao púlpitos para demonizar o governo que tanto implantou políticas sociais! Claramente esse grupo assim faz para ter mais poder, e preocupa o fundamentalismo que estão implantando! Não sou evangélica, mas adorei conhecê-lo, parabéns! Precisamos de pessoas inteligentes, sensatas, que entendem que Jesus estará sempre ao lado dos pobres! Essa é a única opção!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8:37 AM

    Esse asno teológico deveria acusar Deus de ser esquerdopata. Sim pois o Eterno é o maior promotor do bem estar social. É o maior interessado em que todos tenham onde morar, terra para plantar e escolas e faculdades para estudar. Esse embusteiro que se denomina pastor deveria agora, junto com os partidos de direita, e com a classe empresarial, montar o seu embuste para desautorizar Deus quanto ao bem estar dos homens e de suas almas.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4:38 PM

    Anonimo II
    As coisas não precisavam ser feitas de acordo com o pastor Silas Malafaia fez, mas sejamos sinceros, o dinheiro destinado à cultura era MUITO MAU usado. Era usado para tudo que não presta, imoral, contra família, salvo alguns gatos pingados.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6:11 PM

    Hermes, esse é um belo texto para o PT e militantes do PT, não para nós os 70% do povo brasileiro que diz não a esse texto esquerdista.
    Esses comentários que apoia esse texto ridículos, é de quem perdeu, são todos dos militantes do PT da pátria educadora da Dilma e Lula, acha que somos otários Hermes.
    Esse governo que vcs dizem do PT, agora apareceu o resultado que não é o que foi dito aí por muitos que defende o PT, o PT, lula e Dilma, pôs o povo pobre para classe D e E conforme o IBGE que chama essa classe miséria, isso mesmos, o pobre agora é miserável.
    Entendam comunistas que vs perderam e ponto final, hehehe.
    O brasil é democracia e não comunismo disfarçado de democracias que foi derrubado pela direita.
    Agora o slogan do brasil é Ordem e Progresso Governo Federal, e não mais esse falsa do Pt de pátria educadora onde os maiores ladrões dos cofres públicos são do PT.

    ResponderExcluir