quarta-feira, abril 06, 2016

18

De Letícia Sabatella a Ariovaldo Ramos: As novas vítimas da intolerância



Por Hermes C. Fernandes

Em tempo de polarização política, era de se esperar que voassem farpas para todo lado. O problema se agrava quando os que se apresentam como os paladinos da moral e da ética atacam injustamente seus oponentes. E o pior é que instigam outros a empreenderem uma verdadeira cruzada de ódio visando desmoralizar os que se atrevem a pensar diferentemente.

Quero tomar alguns exemplos, tanto do mundo artístico, quanto do mundo religioso, em especial, do mundo evangélico.

Recentemente o jornalista Rodrigo Constantino, ex-articulista da Veja, publicou uma lista de artistas que a seu ver deveriam ser boicotados por se pronunciarem contrários ao impeachment da presidente Dilma. Sua sugestão foi dada em tom imperativo: "Não comprem mais nada deles. Não assistam seus programas, não leiam suas colunas. Não comprem seus livros, não vão às suas peças de teatro, não comprem seus CDs. Eles precisam saber que não será impune atentar contra a democracia brasileira. Xô, petralha!"

Entre seus alvos estão grandes e reconhecidos talentos da música, do teatro, do jornalismo. Gente do quilate de Chico Buarque, Gilberto Gil, Wagner Moura, Gregório Duvivier, Jô Soares, Camila Pitanga, Marieta Severo, Luís Fernando Veríssimo, Alcione, Beth Carvalho, Tonico Pereira, Dinho Ouro Preto, Chico César, Marcelo Adnet e Letícia Sabatella. 

Letícia Sabatella e Wagner Moura, talvez devido à sua visibilidade e seu engajamento nas redes sociais, foram duas das principais vítimas desta caça às bruxas. O perfil de Letícia no facebook que chegou a ser suspenso, sofreu vários ataques de trolls que destilaram seu ódio injustificável com acusações infundadas, insultos e palavras de baixo calão. Quem a segue como eu faço já a algum tempo, sabe de sua postura aguerrida, porém, dócil e equilibrada, que não dá margem para este tipo de reação estúpida e estapafúrdia. 

Uma das acusações que seus detratores fazem diz respeito ao fato de Letícia e outros artistas que se opõem ao impeachment serem beneficiados pela Lei Rouanet, como se a mesma houvesse sido sancionada pelo atual governo. A tal lei foi sancionada ainda no governo de Fernando Collor de Mello, e nada mais é do que a concessão do direito dos artistas de recolher fundos privados com incentivo fiscal para possibilitar o desempenho de seu trabalho artístico, visando com isso, garantir que a população tenha acesso à cultura e à arte como sendo uma necessidade básica de uma sociedade democrática. Qualquer artista, independentemente de seu posicionamento político, tem o direito de recorrer a esta lei. Alguns dos artistas mais engajados em favor do impeachment também foram contemplados pela Lei Rouanet, dentre eles, o Lobão e o cineasta José Padilha. Nem por isso, o governo os impediu de serem beneficiados. 

Não importa de que lado da trincheira estão, e sim o talento que expressam em sua arte. Não é justo destruir a reputação de artistas que já nos brindaram com momentos inesquecíveis, quer com sua música ou com sua performance no teatro, no cinema ou na TV.  Eles deveriam ser o orgulho nacional e não motivo de chacota e ataques inescrupulosos de quem se morde de inveja de seu talento. 

O mesmo tem ocorrido no mundo religioso, e, em particular, no mundo evangélico.

Recentemente, Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, foi atacado por uma mulher durante a celebração de uma missa na Catedral da Sé. Além dos arranhões em seu rosto e derrubar sua mitra, Dom Odilo foi xingado de comunista. Aos gritos, ela dizia: "Você e a CNBB são comunistas infiltrados; não podem fazer isso com a minha igreja." Atitudes grotescas como esta são encorajadas por um discurso de ódio como o encontrado em um dos vídeos de Olavo de Carvalho em seu canal no Youtube, onde o filósofo que se tornou o guru da direita brasileira vocifera contra Dom Odilo, chamando-o de comunista excomungado, e dizendo não reconhecê-lo como bispo. Muitos dos haters que atuam na internet bebem desta fonte, usando palavras de baixo calão e outros insultos tão comuns nos vídeos de Olavo. Triste é saber que boa parte daqueles que o seguem é cristã protestante. 

No meio evangélico, o porta-voz deste tipo de postura é, sem dúvida, o pastor Silas Malafaia. Em vídeo recente, ele afirmou que os pastores que assinaram um manifesto contrário ao impeachment estariam recebendo dinheiro do governo. A partir daí, pastores como Ariovaldo Ramos, Ed René Kivitz, Neil Barreto e outros tornaram-se alvos de ataques por parte de "irmãos em Cristo". Foram chamados de "falsos profetas", vendidos, mercenários. Tudo por saírem em defesa do estado de direito e serem contrários à maneira como o processo está sendo conduzido. Trata-se de homens que não se enriqueceram com o ministério. Não são vistos cruzando os céus em seus próprios aviões. Ao contrário de alguns de seus detratores.

O próprio Silas que hoje faz campanha ostensiva para derrubar o governo, não faz muito tempo, surpreendeu seus telespectadores ao agradecer à presidente Dilma pela sanção da Medida Provisória (MP) 668 que, não só ampliou a isenção tributária de igrejas, incluindo as comissões pagas a pastores como ajuda de custo, como também livrou muitas denominações de multas milionárias. Silas Malafaia e o missionário R. R. Soares foram dois dos principais beneficiários da MP, graças à atuação de ninguém menos que Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Silas se livrou de uma multa de R$ 1,5 milhão, enquanto o presidente da Igreja Internacional da Graça se livrou de uma multa de R$ 220 milhões. Dentre os beneficiários, estariam Robson Rodovalho, bispo da Sara Nossa Terra e Mário de Oliveira da Igreja do Evangelho Quadrangular. À luz disso, não faz qualquer sentido atacar os pastores da Missão Integral acusando-os de receberem qualquer benefício do governo. 

Não expus tais fatos para credibilizar a uns ao custo do descrédito de outros, mas com o objetivo de demonstrar que não vale a pena recorrer à difamação para impor seu posicionamento em detrimento de outros. De ambos os lados da trincheira, há gente de bem, mas também há gente do mal, que só almeja se locupletar, nem que para isso tenha que ver o circo pegando fogo. 

O que atenta contra a credibilidade de um ministro ou de um artista não é seu posicionamento político ou ideológico, e sim o faltar com a ética, com o decoro, agindo de maneira incoerente com aquilo que professa. 

18 comentários:

  1. Anônimo7:29 PM

    Quando a esquerda chama de fascista é discurso de amor, igual a mesma pessoa que escreveu esse texto fez nas últimas manifestações, já que as mesmas é contra a ideologia sagrada dele. Quando os outros reagem ao verdadeiro discurso de ódio que visa dividir a sociedade vinda da esquerda, ai é intolerância, discurso de ódio e aquele bla bla bla vitimista. É vergonhoso e patético ao mesmo tempo, principalmente quando "adultos" ainda vivem nessa utopia concreta criada só em suas mentes doidas.

    Bilhões sendo roubados pelos líderes vermelhos e os que os idolatram defendendo essa corja e ainda tem a cara de pau de se acharem vítimas. É MOLE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão principal energúmeno, é que a esquerda visa (ou deveria ) o coletivo e a direita SEMPRE SE FOCA no individual e particular enriquecimento. Não me venha comparar Dilma e Cunha, seu ignorante fingido. Leia DIMENSIONISMO ESPACIAL no Google e vê se fatura um conhecimentosinho.

      Excluir
  2. Anônimo7:33 PM

    "Não expus tais fatos para credibilizar uns ao custo do descrédito de outros, mas com o objetivo de demonstrar que não vale a pena recorrer à difamação para impor seu posicionamento em detrimento de outros."

    Mas não pensou duas vezes em postar um texto chamando de fascista os que se manifestam contra a quadrilha que está no poder roubando bilhões, e curiosamente esses fascistas rechaçaram os políticos que tentaram se aproveitar das manifestações. Já quando fizeram manifestações para defenderem os bandidos que estão no poder, nem um pio, é democracia, é amor, é tolerância ... É por isso que a pessoa mais perigosa e a quem devemos tomar mais cuidado são os vermelhinhos, com esse discursinho barato enganam os mais inocentes, já que não podem mais fazer o que mais gostam que é mandar pros paredões e valas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paredões e valas?? VAI PRÁ CUBA,SAUDOSISTA retrógrado... comunismo acabou faz séculos, otário.

      Excluir
  3. Anônimo8:02 PM

    A esquerda é vítima mesmo dos seus próprios líderes idolatrados por elas ... http://m.politica.estadao.com.br/noticias/panama-papers,panama-papers-revela-o-envolvimento-do-alto-escalao-do-comunismo-com-o-submundo-capitalista,10000025166

    Mas sabe quando eles vão escrever "textão" chamando eles de fascista ? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CORRUPÇÃO É A CEREJA DO CAPITALISMO... logo, o submundo do mundo é capitalista, seu panaca. TODA A AÇÃO QUE ENVOLVE DINHEIRO, SEJA ESQUERDA, MARGINAL, TRAFICANTE, BÉLICA, TERRORISTA OU AFINS É CULPA DO CAPITAL. SÓ O CAPITALISMO PODERIA SER BENÉFICO SE QUISESSE... O RESTO É VÍTIMA DELE, SEU BURRO.

      Excluir
  4. Gente do quilate do Gregório Duvivier?!Esse aí é bijuteria pura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano10:11 PM

      Tirou as palavras doeu teclado. Hermes tão sensível a perceber a graça na arte, dessa vez não distinguiu a desgraça no excremento das idéias desse cidadão..

      Excluir
  5. Meu irmão, lúcido como sempre. Excelente!

    ResponderExcluir
  6. Pois é pastor Hermes, após esse texto, a sua pessoa também é agora, petralha esquerdopata comunista bolivariano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi do texto, se refere exatamente a pessoas como você...

      Excluir
  7. Texto lúcido e pacífico! Mas se prepare para os ataques de radicais :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JÁ COMEÇARAM, EDSON. Uns boçais.

      Excluir
    2. Anônimo8:19 PM

      "JÁ COMEÇARAM, EDSON. Uns boçais"

      HAHAHAHAHAHAHA
      PARECE QUE VOCÊ NÃO TEM ESPELHO EM CASA!
      kkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Infelizmente quando uma voz coerênte fala muitos são os extremistas que se levantam contra . Como se o problema do nosso país fosse um único partido , parece que em nossas igrejas imperam a moral e o bons costumes , ningém quer puxar o tapete dos outros , todo lidam comas diferenças sem levarem para o lado pessoal . Fascismo é um pensamento totalitário onde persegue-se as minorias e não se aceita o pensamento diferente .

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto, agora vamos aguardar aqueles que não sabem refletir e estão contaminados pelo lobos que atacam até o Cristo por compartilhar o pão....

    ResponderExcluir
  10. Esses pseudos crentes, só são seguidores de Jesus, porque ele não está aqui na terra entre nós fisicamente. Pois se Jesus estivesse aqui, seria chamado de, comunista, esquerdopata, petralha e muito mais, justamente pela sua opção pelas minorias, coisa que fascista detesta. Metade não o seguiria, com certeza, os que dizem que o seguem, não conhecem a bíblia.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do texto publicado,o único fato que me faz ao mesmo tempo desprezar é mencionar nomes de Pastores e lideres cristãos ( Não estou defendendo ) mais como cristãos não devemos falar mal de ninguém, aonde está o amor que tanto é falado. Cadê o respeito ? Cadê a moral ? Falar mal todos fazem de melhor,agora ajudar, dar conselhos, alertar para que não cometem o erro isso ninguém faz, as pessoas de hoje só querem martelar os erros dos outros. Esqueçam os outros, é você e Deus. Quanto mais se fala desses pastores que infelizmente só fazem burrada e é uma decepção ao mundo religioso, mais o ódio sobe a vossas cabeças. Falar sobre Silas Malafaia, R.R Soares, vocês não ganham nada com isso! Sabe oque podemos fazer? Ajuda-los, orando por eles!

    ResponderExcluir