quarta-feira, agosto 12, 2015

12

Resposta às críticas severas de um tal Severo



Por Hermes C. Fernandes

Fui surpreendido ao entrar em minha fanpage e deparar-me com o link de uma matéria escrita pelo senhor Julio Severo acerca de minha opinião sobre a homossexualidade. Não é a primeira vez que este senhor escreve para confrontar meus posicionamentos. Ele, como um “guardião da verdade”, não poderia deixar passar em branco um artigo tão “grave” quanto o que escrevi cerca de uma semana atrás.

Primeiro, ele tenta desmerecer os estudos científicos que apresentei lançando mão de um livreto (ou seria um panfleto?) publicado por um ministério americano chamado “Focus on the Family", um dos porta-vozes mais eloquentes na defesa dos valores morais cristãos.  Um ex-líder deste ministério John Paulk, que também era presidente da Exodus (aquele ministério da cura gay), protagonizou um escândalo de repercussão internacional ao ser visto e fotografado num bar de gays em Washington DC.  Inicialmente, Paulk negou frequentar o estabelecimento, apesar da prova fotográfica, logrando com isso o apoio do fundador e líder da Focus,  Dr. James Dobson.  Mas em seguida, Paulk confirmou, por escrito, que havia mentido e que, de fato, teria estado naquele bar.

Ted Haggard, outro pregador de renome, amigo do fundador da Focus, admitiu ter recebido massagem de um homossexual e de ter comprado metanfetamina.  Ted , que era presidente da NAE (Associação Nacional dos Evangélicos), declarou, inicialmente, que teria sido apenas uma massagem, sem qualquer conotação sexual. Posteriormente, após ter sido declarado culpado pela diretoria da igreja e afastado de suas atividades pastorais, Ted veio à público do púlpito de sua igreja e admitiu ser “culpado de imoralidade sexual” , confessando ser “um enganador e mentiroso”.  James Dobson, o presidente da Focus afirmou que continuaria sendo seu amigo, e que pretendia ajudá-lo na restauração de seu casamento e de sua reputação. Tempos depois, Dobson voltou atrás, afirmando que não pretendia mais participar do longo processo de restauração de Ted Haggard. 

Por que estou expondo isso aqui? Não é para descredenciar a fonte usada por meu oponente para tentar desacreditar estudos científicos sérios, mas tão-somente para demonstrar o perigo que é adotar uma postura inflexível, desprovida de misericórdia. Por trás de todo discurso moralista pode haver muita coisa escondida. Eu disse, “pode haver”, e não que necessariamente haja.

Se agirmos com misericórdia, no momento em que dela precisarmos, ela não nos será negada. Mas se agirmos com intransigência e impiedade, elas igualmente nos alcançarão.

Sei de pastores flagrados em relação sexual com obreiros no gabinete pastoral. Homens cujo discurso moralista era inflamado.  Não se trata apenas de hipocrisia, pregando uma coisa enquanto se vive outra. Não. Em muitos casos, acredita-se piamente que combater o mal encontrado em si mesmo atenuaria sua culpa perante Deus.

Julio Severo me acusa de fazer um “saneamento científico” da Bíblia. Seria isto o mesmo que Galileu tentou fazer ao dizer que nosso sistema era heliocêntrico? Ora, se a ciência é este bicho-papão que pintam, por que insistem em usufruir de suas conquistas? Seria mais coerente com o seu discurso se se isolassem do mundo como fazem algumas comunidades menonitas que vivem como se vivessem dois séculos atrás, sem eletricidade, sem água encanada, sem telefone, sem veículos automotivos, etc. São discursos retrógrados como o de Severo e cia que rendem à igreja críticas tão severas por parte dos que percebem sua incongruência.

A Bíblia não precisa ser reescrita, sr. Severo. Nós é que precisamos lê-la sem as lentes de nossos preconceitos.  Se você acredita que ela é tão incisiva quanto à homossexualidade, explique-me a razão por que entre mais de 31 mil versículos, apenas 6 abordam o assunto, enquanto mais de 2 mil falam de justiça social. E ainda assim, todos eles são passíveis de interpretação, como expus em meu último post sobre o tema (talvez não tenha lido). A propósito, você poderia alternar os assuntos em seu blog.  Fica parecendo que você tem fixação naquilo. É só um palpite.

Meu caro, não me considero bispo. Fui sagrado bispo pelas mãos de oito bispos de tradição anglicana e pelas mãos do fundador da igreja a que sirvo.

De onde você tirou que fico “satisfeito e excitado”  toda vez que aparece um estudo “científico” que dê suporto aos meus “sentimentos e paixões”? Seria isso uma insinuação acerca de minha sexualidade? É isso mesmo?

Meu caro, sou casado há vinte e cinco anos com a mesma mulher, pai de três lindos filhos. Não preciso ser negro para defender a causa do negro, por séculos oprimido por gente da minha cor. Não preciso ser mulher para defender a causa das mulheres, por milênios oprimidas por homens como eu. Não preciso ser uma árvore para defender a causa do meio-ambiente. Tampouco preciso ser homossexual para emprestar meus lábios a este segmento tão massacrado por gente impiedosa que usa suas convicções religiosas como pretexto para destilar ódio e preconceito.

Por fim, você diz que ao apelar ao amor, eu estaria lançando mão do último recurso dos covardes espirituais.  Covarde eu seria se me calasse diante do que tem sido vociferado em nossos púlpitos sob o disfarce de piedade. Covarde seria se, para proteger minha ilibada reputação, eu fizesse coro com os intolerantes.

Como se não bastasse, você ainda conclama a blogosfera apologética calvinista a um linchamento contra mim (vai bater em Hermes?). Será que seu mentor Olavo de Carvalho vai comprar esta briga também? Como esquecer do artigo que ele escreveu me detonando sem dó nem piedade no Mídia Sem Máscara

Diferentemente de você, meu caro Severo, homens com Renato Vargens, apesar de discordar de mim em vários pontos, sabe apresentar seus pontos de vista sem atacar minha honra, nem levantar suspeitas infundadas. 

Depois de toda a salada, você asperge seu amargo vinagre, tentando ligar meu nome a coisas como “sacrifício de bebês”. Conheço bem este artifício. É próprio dos que não possuem escrúpulos.

Não sou de esquerda.  Nem de direita. Nem mesmo de centro. Sou pela desideologização do evangelho.  Não defendo o aborto.  Tenho um vídeo no youtube onde confronto o bispo Macedo sobre isso.

Não sou adorador de Baal. Sou um seguidor de Cristo. Sem lenço, nem documento. Sem compromisso com qualquer ideologia. Sem ligação com movimento algum. Apesar de simpatizar-me com alguns pressupostos da Teologia de Missão Integral, não compro pacotes fechados de ninguém. E também não peço que comprem de mim. Não tenho procuração para pensar por ninguém. Prefiro examinar item por item, retendo somente o que for coerente com o que creio ser a expressão mais próxima do evangelho.

12 comentários:

  1. ão perca seu precioso tempo com esse cara.. Serio, ão precisa mesmo! Nenhuma pessoa que leva o evangelho a serio presta atenção no que o julio Severo tem para falar...

    ResponderExcluir
  2. Examina tudo e retém o que é bom. Tenho aprendido com suas reflexões, li seu livro " ao oriente do Éden " e gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Mano, nem liga.
    Hoje em dia os libertos da camisa de força da religiosidade incomoda muita gente.
    Este senhor que te criticou, fez o mesmo com um professor de filosofia famoso, que fez ele aparecer na mídia (padrinho).
    Pelo que eu sei, ele nem de trabalhar gosta e é a favor de só fazer sexo somente para procriação.

    Outro fariseu blogueiro assembleiano te criticou na ocasião do "Lava Pés", e eu discordei dele em público.
    Por isso fui bloqueado.

    Continue assim, pois você tem levado muita gente cativa à realmente conhecer o amor de Deus
    Bom, é isso aí.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Boa resposta. Educada, fundamentada e esclarecedora.

    Sobre o Severo: um louco que a religião produziu!!!

    ResponderExcluir
  5. Julio Severo era da MOSES, uma organização para a cura gay cujo o fundador também voltou a dar ré no kibe. Aliais, já disse e repito que Severo é uma bichona enrustida. Quanto ao pecado da homosexualidade, acredito que, como está escrito, o gay deva se fazer eunuco por amor ao Evangelho. Cada um com a sua cruz e quem procura a rola não encontra Cristo, nas palavras de Boechat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse seria o grande ideal: que todos os gays se fizessem eunucos. Mas como o próprio Jesus Disse: Nem todos estão aptos.

      Pimenta no rabo dos outros é refresco. Mandar um gay viver o celibato a vida inteira é fácil, difícil é a gente tá na pele das pessoas para ver onde o calo aperta.

      Excluir
  6. Desculpem a minha ignorância , mas na minha opinião tem alguma coisa errada com algumas evangelizações que mais condenam as pessoas do que falam do amor de Cristo ! O que não entendo é a quantidade de homossexuais que vêm de família evangélica , que tentaram ou até tiraram a sua vida por não aguentarem a pressão da mesma ! Como que é isso , se o jugo de Jesus é leve e seu fardo é suave ? O Espírito de Deus não leva ninguém a cometer suicídio! Tem alguma coisa errada aí!!!

    ResponderExcluir
  7. NÃO me conformo com a atitude de alguns evangélicos que só sabem condenar , condenar , julgar... ao invés de falarem do amor e misericórdia de Jesus pelas nossas almas. Somos todos pecadores sem exceção. Não existe mais pecador , menos pecador , ou seja classe específica de "pecadores"... Somos todos iguais.... Parem de julgar e condenar as pessoas ...colocar jugo ... Se não têm uma palavra que seja um bálsamo para uma alma ... apenas ORE! Que tipo de cristão somos , cujas palavras e atitudes faz com que meu irmão venha a pensar em até tirar sua vida por não suportar o peso das mesmas? Isso por acaso vem do Espirito de Deus? Deus não pressiona ninguém!!! Ele é amor , misericórdia , leveza , suavidade ... que vai envolvendo nossas almas e não resistimos !!!Me perdoem o desabafo!

    ResponderExcluir
  8. FUNÇÃO DE CRISTÃO É CONDUZIR PESSOAS PARA O CÉU OU REDUZIR O INFERNO EM QUE JÁ SE ENCONTRAM!

    Desde de já, aviso para quem não me conhece que sou homem, heterossexual (agradeço a Deus por isso), não muito branco e cristão protestante, sem cargo em igreja e compartilho da postura do Bispo Hermes de defesa incondicional dos oprimidos.

    Não podemos esquecer que bem-aventurados são: os humildes de espírito, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, misericordiosos, os limpos de os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça, ou seja, todos os que em função da cobiça, inveja e toda forma de pecado, são oprimidos e humilhados. Assim, quem tem sofrido perseguição por defender os oprimidos é um bem-aventurado!

    Qualquer descumprimento da vontade de Deus é pecado, por isso, dependemos da benção que nos é dada gratuitamente por Deus, mediante a fé em Jesus Cristo: a salvação. Sem essa Graça Redentora continuaríamos mortos em nosso delitos e pecados.

    Sempre que ajudarmos a reduzir o sofrimento de qualquer ser humano, estamos fazendo a vontade de Deus.

    Sem dúvida, caso se convertam, os homossexuais, assim como todos nós, serão compelidos a reconhecer e se arrepender dos seus pecados, mas muitos dos pecadores não se converterão. Por isso, precisamos transformar a vida deles num inferno desde já? Nossa função é conduzir pessoas para o céu ou reduzir o inferno em que já se encontram. Por isso, a luta contra todas as formas de opressão é uma obrigação nossa!

    Precisamos estudar a Bíblia e não segui-la cegamente, pois, se tomarmos versículos isoladamente podemos até imaginar que a Bíblia defende o homossexualismo. Por exemplo, em Apocalipse 14.4 só os que NÃO se macularam com mulher, os castos, é que são os seguidores do Cordeiro. Assim, todos os heterossexuais são impuros!

    Também na amizade de Davi e Jônatas vemos uma relação muito estranha de profundo amor, com beijos, que levou Saul a dizer: 1 Samuel 20.30 Então, se acendeu a ira de Saul contra Jônatas, e disse-lhe: Filho de mulher perversa e rebelde; não sei eu que elegeste o filho de Jessé, para vergonha tua e para vergonha do recato de tua mãe?

    Como conciliar uma relação tão... “diferente” com um homem que era segundo o coração de Deus?

    Foram arroubos da juventude?

    Talvez, mas se fosse hoje em dia, muitos crentes isolariam Davi e João e os impediriam de entrar na igreja, ou mesmo os apedrejariam ou esfaqueariam, já que essas práticas estão na moda no meio, dito, evangélico.

    ResponderExcluir
  9. "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Corintios 6:9-10

    "Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
    Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Apocalipse 21:7-8


    NUMA lista enorme desta ,parece que as pessoas pegaram só os efeminados para sacrificarem , como se fossem os mais pecadores de todos! Quanta hipocrisia!!! O que dizer dos mentirosos? Dos adúlteros? Será que tais pessoas que apontam , julgam condenam os efeminados nunca mentiram ou não mentem? E os idolatras? Muitos pensam que esse termo se referem só a adoração a ídolos. Mas , seu eu amar meu filho, meu pai , mãe,ou seja lá o que for, mais do que à Deus , não estou me tornando um idólatra? E os adúlteros? Xi! O próprio Senhor Jesus disse que se o homem olhasse para uma mulher com cobiça , já adulterou em seu coração!!! E os maldizentes? Bem , segundo o dicionário :Característica do que ou de quem vive a falar mal dos outros. . ... Será que ninguém nunca falou mal ou difamou o seu próximo? E a avareza? No dicionário diz:qualidade ou característica de quem é avarento, de quem tem apego excessivo ao dinheiro, às riquezas. É, como o próprio Senhor Jesus disse: quem não tiver nenhum pecado que atire a primeira pedra!!! Vamos olhar para nós mesmos ...miseráveis que somos !!!

    ResponderExcluir
  10. concordo com você Hermes suas colocações que em meu entendimento foram claras como sol ao meio dia. Infelizmente querem "ideologizar" as sagradas escrituras, controlar o povo de Cristo, algo ridículo e sem fundamento. Deus é amor e o que não estiver pautado nessa máxima estou fora, cansei desses moralistas que vivem um evangelho desconectado da verdade.

    ResponderExcluir
  11. Hermes,

    Desculpe, mas discordo do teu texto pelo simples motivo de você dedicá-lo a responder ao Severo.

    Não perca tempo com ele. Ele é fariseu além de atormentado.
    Se Deus quiser fazer algo com ele, terá que ser nos moldes da conversão de Paulo. Portanto qualquer resposta a ele são palavras jogadas ao vento, que apenas servem para alimentar o ego dele.

    Tudo o que ele faz é luta contrária ao próprio "eu" dele.

    Ao escrever contra o você, o que no fundo fala é a inveja ao ver que você é articulado, amado por muitos e pode mostrar o rosto em público sem problemas.
    Ao criticar os gays e os condenar, no fundo ele tem verdadeiros comichões homossexuais, assiduidade à pornografia homossexual.
    Ao posar de defensor de família, na verdade ele tem uma família disfuncional, isolamento do restante da família, como também revoltas internas no seio familiar.

    É o círculo humano. Dá voltas e volta na mesma situação. A Hipocrisia que tanto Cristo condenava nos fariseus.

    Só Cristo tem poder de quebrar esse círculo de miséria humana.
    E é o Cristo que voce tem pregado que resgata o pecador do pecado e o regenera pelo poder do Espírito Santo!

    Um abraço e espero grandemente que você não perca mais tempo com críticas assim tão baixas. Severo é como o louco que depois de duas ou três admoestações convém deixá-lo...

    Deus te abençoe, meu irmão!

    ResponderExcluir