quarta-feira, março 11, 2015

4

Pastores cancelam cultos para que os membros participem das manifestações pelo impeachment



Por Hermes C. Fernandes

O tão esperado dia 15 de Março está às portas. Segundo os promotores do evento, mais de um milhão de pessoas já teriam confirmado presença pelas redes sociais. Entre os que têm incentivado a participação popular nas manifestações que pedem o impeachment da presidente Dilma estão alguns líderes de denominações evangélicas. Alguns gravaram vídeos convocando o povo às ruas. Os mesmos que condenaram as manifestações feitas em 2013. 

Gostaria de saber se estes pastores estariam dispostos a cancelar o culto de suas igrejas para tentar derrubar a presidente. Nada de escola dominical, nem de culto de adoração. Todos pelo impeachment!

Interessante que quando Jesus entrou em Jerusalém, os gritos de "hosana" nada mais eram do que pressão popular para que Jesus provocasse o 'impeachment' de Herodes e Pilatos, peitasse Roma e assumisse o trono de Davi. Valia até improvisar tapetes com as próprias roupas. Nada disso impressionou a Jesus. 


Em vez de marchar em direção ao palácio, Jesus foi direto para o templo e lá, sim, botou pra quebrar. Como podemos consertar o mundo, se a igreja está um horror? Se nossos templos se transformaram em casas de comércio? 


Muitos desses líderes deveriam estar preocupados em pôr ordem em suas igrejas antes de incitar o povo a derrubar um governo democraticamente eleito. Não falo aqui como líder de uma denominação, mas como cidadão. Deixemos que os membros de nossas igrejas pensem por si mesmos em vez de serem teleguiados. Se quiserem juntar-se aos manifestantes, que o façam por conta própria e não por terem sido incitados por quem ocupa seu púlpito desonrosamente.

Não se trata de censurar quem se proponha a reivindicar a queda de um governo que não consegue atender às expectativas populares, principalmente no combate à corrupção. Mas não acho que líderes devessem se aproveitar do momento para manipular seus fiéis. O exercício da cidadania deve ser livre, espontâneo, sem interferências. 

Repare que após limpar o templo, Jesus não fez qualquer menção aos louvores recebidos durante sua entrada em Jerusalém. Todavia, chamou a atenção para os louvores legítimos e autênticos oferecidos pelas crianças que o cercaram depois que as vias de acesso ao templo foram desbloqueadas. Deus não aceita louvores de quem pretenda pressioná-lo. Jamais vi Deus ceder a pressão de quem quer que fosse. 

Se alguém quiser engrossar o coro dos 'revoltados', que o faça livremente e terá todo o meu respeito. Ainda que discorde de sua opinião. Quanto a mim, no próximo domingo, estarei celebrando mais um culto de santa ceia em nossa igreja e clamando a Deus pelo futuro do nosso país. 


4 comentários:

  1. O mais interessante nem é cancelar culto,mas sim a escola dominical....apesar de ser um evento criado por anglicanos e batistas no século XVIII,faz falta para Igreja a sua manutenção. Deixar de ministrar a Palavra de Deus para dar instruções de 'cidadania'...
    Em setembro de 1992 eu faltei algumas reuniões da igreja que era para participar do 'fora-collor' no centro do Rio de Janeiro. Eu lembro que,na época,ainda tinha ideais socialistas e saía com a camisa do PCB para as passeatas. E aí? Eu estava errado? Eu ainda ouvia aquela conversa demente de que "socialista era sinônimo de ateu",coisa de quem é analfabeto histórico. Socialismo era sinônimo de atraso,mas o ateísmo tem outras raízes mais antigas. Até a frase "Religião é ópio do povo" de Marx tem raízes mais antigas que ele;francesas e,principalmente,inglesas...
    Se querem seguir a teologia dos dispensacionalistas que tentam transformar a Constituição numa Bíblia,e tentam incutir um patriotismo na igreja,que não havia nos apóstolos,tudo bem. Mas eu estou fora dessa visão retrógrada e imbecil...
    Paz

    ResponderExcluir
  2. Bom texto mano!

    Concordo com tudo o que disse.
    É onde fica a diferença de um formador de opiniões de um manipulador de pessoas.

    Não é por menos que você tem meu respeito, carinho e admiração.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. São pastores de bode. Logo, não estão nem aí para as ovelhas.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:46 PM

    Cancelaram cultos? Então cade a pregação buscai primeiro o reino de Deus? Se vc faltar o culto por causa de um passeio, aniversario, casamento, formatura, vc será acusado de que está em falta com Deus.

    ResponderExcluir