quarta-feira, maio 21, 2014

11

Orar pra não ter Copa?



Por Hermes C. Fernandes

Estamos a poucos dias da Copa. Muitos irrmãos sinceros têm embarcado na campanha #nãovaitercopa. Apesar de entender que a escolha do Brasil para sediar o maior torneio de futebol do mundo foi precipitada, e que deveríamos estar empenhados em outras prioridades como a saúde, a educação, a segurança, tenho certa relutância em abraçar uma campanha como esta. Algumas igrejas já até anunciar reuniões de oração para que não haja copa.

Acredito que a Copa do Mundo será uma ótima oportunidade para atrair a atenção do mundo para o nosso país, mostrando que somos bem mais que uma república de bananas. O que poderá provocar uma onda de investimento sem precedentes no país, beneficiando assim a nossa tão sofrida população.

Não acho que devamos fazer vista grossa aos estádios superfaturados, aos desperdício de dinheiro público, enquanto nossos hospitais e escolas estão entregues às baratas. Mas daí, querer boicotar ou mesmo sabotar a copa não me parece sensato.

Temos que saber distinguir alhos de bugalhos.

Protestos? Por que não? Mas que tal se fossem protestos criativos que revelassem ao mundo a incompetência de nossos governantes e o descaso com que nossa população é tratada? Sem quebra-quebra. Sem violência.

Oro para que a Copa transcorra na mais absoluta paz e que a nossa seleção canarinho faça um bom torneio e, se possível, leve a taça.

Espero que os brasileiros tratem bem os turistas que vierem, como sempre fizeram, sem deixar que sua justa revolta se volte para os alvos errrados. Eles não têm culpa de nada o que acontece aqui. Que eles encontrem em nós um povo consciente de seus direitos, porém, ordeiro, afável, hospitaleiro, cujo sorriso é uma de suas marcas registradas.

Que a igreja de Cristo se empenhe na oração, na evangelização e proclamação do evangelho da paz, da justiça e do amor, em vez de fazer coro com aqueles que acham que estarão ajudando o país simplesmente sabotando um sonho que acalentamos desde os anos 50.

Se depender de mim, vai ter Copa e muito mais. Que venham as Olimpíadas...

Lembremo-nos da recomendação bíblica: "Busquem a paz da cidade e orem ao Senhor em favor dela, porque se ela prosperar, vocês também prosperarão" (Jr.29:7).


11 comentários:

  1. Concordo plenamente. Até porque se numa hipótese absolutamente improvável de não haver mais Copa (decisão da FIFA, desistência do governo, revolução, guerra mundial, ataque de zumbis) alguém acha que os estádios seriam demolidos e transformados em hospitais e escolas? O que foi gasto, foi gasto, não volta mais (pelo menos não da forma que alguns gostariam). Não estou defendendo este governo, mas o retorno virá na forma de empregos, no turismo e em imagem, essa sim de valor intangível e que pode se transformar em prejuízo para o país, caso os protestos atinjam o nível da baderna e do vandalismo como tem acontecido. O erro (se é que houve) foi quando os manifestantes de hoje se omitiram quando foi posta a candidatura do país para sediar esses eventos.
    Penso que o que nos cabe como Igreja agora é aproveitar a oportunidade de evangelizar e dar um bom testemunho aos visitantes, de fora e os de dentro. Queremos transformar o Brasil e o mundo? A hora é agora.

    ResponderExcluir
  2. Sonhamos desde 50? Que pena constatar isso de forma tão simplória e banal? Que o sonho de um país seja erradicar a fome, a miséria, a corrupção, etc. Não consigo concordar com um cristão entrar na onda na festa enquanto se vive em um país sem saúde, sem educação, sem emprego, sem distribuição de renda decente!

    E outra coisa, o argumento de que será uma oportunidade de investimentos é relativo. Até aqui, não temos visto nada nessa direção, muito pelo contrário. A Copa tem tudo para ser um tiro no pé da imagem brasileira.

    Vai ter #NãoVaiTerCopa na Copa!

    ResponderExcluir
  3. Não, os brasileiros não recebem bem os turistas. Isso é ilusão. Quando são bacanas os estão enrolando...vejo isso dia após dia... e sonho que acalentamos...quem acalentamos?

    ResponderExcluir
  4. Essa copa não vamos faturar
    Pois já superfaturaram

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:00 AM

    As palavras são lindas, porém, como cristãos, não podemos compactuar com o processo de falcatrua, dando apoio aos psicopatas médios, que não matam com armas, mas com desvio de verbas destinadas ao tratamento de saúde dos brasileiros desprezados pela pobreza... pessoas morrendo à míngua e eu torcendo pra copa dos jogadores trilionários, que não estão nem um pouco preocupados com os necessitados, pois estão mergulhados no poder da avareza?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:06 AM

    É saudável, sim, a oração para que Deus intervenha nesse espírito imundo de jezabel, que impera no nosso Brasil, derrotando todos os planos desta copa amaldiçoada!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:18 AM

    Quem serve a Deus, não tem pacto com essa prostituição política. A oração é para que o inimigo seja derrotado e devolva ao nosso povo o que ele roubou e, que ele não consiga roubar mais. A violência será inevitável, pois o diabo não brinca de ser diabo. Temos que orar para que tudo dê errado e o peso da mão de Deus faça os bandidos políticos devolverem o que é do povo. Faraó só deixou o povo ir, depois que foi atingido por Deus com a morte dos primogênitos. Nosso Brasil está impregnado de "Faraós"!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12:28 AM

    Sabemos que o que foi "gasto, foi gasto" não volta mais! Mas podemos impedir, com a ajuda de Deus, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que se acontecer, acredito que não, a renda dessa maldita copa, não venha alimentar a avareza dessa gente injusta que nos governa! Servo de Deus não tem que fazer bonitinho pra agradar aos homens; tem que se posicionar no campo de batalha, até a volta de Jesus. E se quiser subir, não aceitará a amizade do mundo, que é inimizade contra Deus, segundo a Bíblia.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7:09 PM

    Olha só um "grão de areia" do que está acontecendo no Brasil. Vamos torcer pra copa e dizer que o que foi gasto, foi gasto? Vamos colocar a Biblinha debaixo do braço para evangelizar, enquanto tem comida na nossa mesa e nas dos outros não? Veja o vídeo e se deleite com a copa! https://www.facebook.com/photo.php?v=655879754499891

    ResponderExcluir