terça-feira, fevereiro 11, 2014

3

Não ousem usar uma tragédia para inibir as manifestações



Por Hermes C. Fernandes

Qualquer cidadão de bem lamenta a morte trágica de Santiago Andrade, cinegrafista da BAND, atingido por um rojão na manifestação ocorrida no último dia 6. Mas, daí concordar com o circo midiático montado em torno desta tragédia são outros quinhentos.

Basta ter um pouco de discernimento para perceber o quanto os governantes e a mídia estão se aproveitando da situação para desestimular a onda de protestos que têm varrido o país desde o ano passado. Num certo sentido, o lamentável fato parece ter sido providencial. Obviamente que ninguém em sã consciência vai admitir isso. Porém, a maneira como o caso está sendo explorado evidencia isso. Penso que nem a morte de Tim Lopes, jornalista da Globo, recebeu tanta cobertura. 

Como se não bastasse a descarada tentativa de desacreditar os grupos que têm estado à frente das manifestações, a mídia aproveita para matar um segundo coelho com a mesma cajadada. Poucos políticos cariocas têm inspirado tanto esta geração que sai às ruas do que Marcelo Freixo. Quer comunguemos ou não de sua ideologia, temos que admitir que seu discurso parece alinhar-se com as angústias e expectativas de mudança desta geração. 

Apesar de Freixo não ser candidato a qualquer cargo majoritário nas próximas eleições, a lógica que guia os poderosos é a mesma que levou Herodes a decretar a matança dos inocentes. É melhor liquidar o inimigo enquanto ainda não inspira uma ameaça real. 

Foi, no mínimo, covarde, a tentativa de ligar o lamentável episódio à pessoa do deputado. Aproveitar-se politicamente da tragédia que ceifou a vida de um inocente demonstra o caráter inescrupuloso dos únicos a se beneficiar da Copa do Mundo que se avizinha. 

Além de coibir os protestos, seu inconfessável propósito é eliminar qualquer pedra que houver no caminho de seu projeto de poder. 

Sinceramente, torço para que o tiro saia pela culatra. O tempo da ingenuidade chegou ao fim. E se a grande mídia insistir em tomar a contramão das aspirações populares, seus repórteres terão que continuar usando microfones avulsos, sem a identificação da emissora, sob pena de serem hostilizados pelos manifestantes. 

Pelo jeito, o gigante deu um cochilo e já está despertando outra vez. Não deixem que o levem para o berço esplêndido novamente, usando o velho recurso que nossos pais usavam para nos fazer dormir, contando-nos estórias de terror e cantando velhas cantigas que falavam de monstros que viriam nos assustar se nos negássemos a pregar os olhos.

Espero que desta vez a igreja não incorra no mesmo erro que tem issistido cometer ao longo de décadas, e se coloque ao lado do povo e não do poder econômico e político.

Se o povo disser que não haverá Copa, assim será. A política do pão e circo já não nos satisfaz. Queremos ser respeitados. Ter nossos direitos assegurados. Serviços públicos de primeira. E uma classe política que verdadeiramente nos represente. 

Quanto à tragédia, esperamos que seja devidamente apurada e que seus responsáveis sejam punidos no rigor da lei.  Só não usem isso em proveito próprio. 

Espero que a Band seja mais cautelosa ao enviar seus repórteres para cobrir acontecimentos desta natureza. Já é o segundo a morrer de maneira trágica nos últimos meses. Nenhum dos dois usava capacete ou coleta à prova de bala. Infelizmente, as manifestações têm se tornado num campo de batalha; ora, por conta da atuação desastrosa da polícia, ora por causa de grupos radicais que apelam para a violência. Artefatos explosivos não são aceitáveis, venham de que lado vierem. Alguém sempre se machuca, e na pior das hipóteses, pode ocasionar na morte de gente inocente. 

Finalmente, desejo que Deus console o coração dos familiares de Santiago, e que sua filha, que também é jornalista, siga os passos do pai, orgulhando-se dele e sendo motivo de orgulho para toda a família. 

3 comentários:

  1. o freixo é petista??? ah !! então tá!. se é petista ja não tem valor de um cebazol torrado... mesmo que .. vamos deixar pra lá...

    ResponderExcluir
  2. Deborah Varela2:49 PM

    Sensacional seu artigo, claro e sem politiquês, merece ser divulgado.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Engano. As pessoas estão vendo que há aproveitadores. Não é induzido, é conscientização. Algumas vezes vou a bares com amigos e sento lá pra jogar conversa fora. Mas se um dia uma stripper subir no balcão, eu levanto e vou embora, simples assim. Não vou deixar que baderneiros violentos e a serviço de politicos se aproveitem da minha vontade de reclamar do governo.

    ResponderExcluir