quinta-feira, julho 17, 2014

6

Quando uma dívida se torna dádiva


Por Hermes C. Fernandes

Ontem, finalmente, paguei uma dívida que não fiz. Dívida deixada por alguém em quem confiava cegamente, amando-o como um filho. Pensei seriamente em contestá-la na justiça, mas, depois de muito meditar, resolvi arcar com ela, mesmo não achando-a justa. Afinal, não foi isso que fez meu Senhor? Não pagou caro por uma dívida que não era d'Ele? Sigamos, pois, os Seus passos, confiando-nos Àquele que julga retamente.

Agora entendo melhor o que Jesus quis dizer: 
"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas." Mateus 5:39-41 
Nunca esta passagem fez tanto sentido para mim.  Dar a outra face, depois que já foi esbofeteado, não é nada fácil. É amargo. Mas depois que a dor passa, vem o sabor adocicado de ter cumprido o mandamento de Jesus. Quando nos batem na face direita, olhamos na direção do passado. Sentimos a dor da ingratidão por tudo que fizemos de bom àquela pessoa. Porém, quando lhe oferecemos a outra face, insistimos em olhar na direção do futuro. 

Só a graça nos habilita a andar a segunda milha estando com os pés já sangrando... E não é só isso. Oferecemos companhia à quem nos obrigou a andar a primeira. 

Como dar a capa a quem já havia nos tomado a túnica? A túnica tomada representa o cumprimento de nossa obrigação como cristãos. Mas a capa é entregue voluntariamente, mesmo que não seja justo. E quem disse que a graça é justa? A graça subverte a noção que temos de justiça. 

Obrigado, Senhor, por nos ajudar a superar nossos flagrantes limites. 

Cheguei à conclusão que, no fundo, não foi uma dívida que me deixaram, mas uma dádiva. Eu deveria agradecer-lhes. Tudo que nos oferece a oportunidade de revelar o amor de Cristo nada mais é do que dádiva. 

Quando me expuseram injusta e publicamente, não retruquei, mas perdoei. Quando dividiram uma de nossas mais queridas igrejas, relevei. Renovei o contrato de aluguel e permiti que os dissidentes ocupassem o imóvel por vários anos. Quando saíram do imóvel, deixaram mais de dez mil reais em dívida. Como o contrato estava em nome de nossa igreja, não me restou alternativa senão acioná-los ou pagar. Preferi o que nos proporcionaria maior paz. Preferi atender à recomendação de Paulo, que diz:
"Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos." 1 Coríntios 6:7-8
É melhor ficar com o prejuízo, mas não trair à consciência. Afinal, "é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente" (1 Pe.2:19).

Ontem, perguntaram-se se eu estava triste. Respondi: Não! Estou é aliviado! Graças a Deus está pago.
"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros..." Romanos 13:8 

* Postado originalmente em 30/07/2013

6 comentários:

  1. Anônimo1:50 PM

    O tempo é um brunidor diamantado.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo, saudações fraternas em Cristo!
    É raro, muito raro um testemunho dessa monta. Quero trazer à memória, Salmos 119:4 - "Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca". Paz!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:08 PM

    é nisso que eu creio!!! e é esse o caminho a justiça do autentico discípulo de jesus excedendo a dos fariseus.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus Bispo por sua vida e pela sua vitória! Deus o abençoe abundantemente. Paz Fabio

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:30 PM

    Agradeço muito a Deus por te usar, Bispo. Recentemente, também fui vítima de uma injustiça, mas reconheço que também tive minha parcela de culpa e resolvi fazer as pazes com a pessoa que me magoou. Espero ainda poder retomar com nossa velha e boa amizade. Obrigada, Bispo Fernandes! :D

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:07 PM

    Fantástico! Parabéns. Deus abençoe.
    Thiago

    ResponderExcluir