quarta-feira, março 25, 2015

27

"Vai e não peques mais" é a única abordagem possível?



Por Hermes C. Fernandes

Sempre que escrevo sobre a maneira como deveríamos acolher homossexuais em nossas igrejas, sem discriminá-los, recebo comentários favoráveis, mas com a seguinte ressalva: devemos receber o pecador, mas exigindo que abandone o pecado.  Geralmente, tomam por base a abordagem usada por Jesus com a mulher pega em flagrante adultério, que graças à intervenção de Jesus não foi sumariamente executada em pleno pátio do templo.  Depois de afirmar que não a condenava, Jesus recomendou: “Vai-te,  e não peques mais” (Jo.8:11).

Será que isso deveria ser entendido como um padrão para abordarmos qualquer pecador? Se não dissermos “vai-te e não peques mais” nossa abordagem foi incompleta?

Interessante notar que ela estava cercada de religiosos igualmente pecadores. O fato de sermos cristãos não nos isenta de pecado. Sou tão pecador quanto qualquer outro ser humano. E só posso apontar o dedo e condenar o meu semelhante, se não tiver pecado. O único ali que poderia tê-la condenado era Jesus, e Ele não o fez. Ela sequer confessou ser pecadora, ou fez sua profissão de fé, mas ouviu de Jesus: “Nem eu também te condeno.”

Ao largarem suas pedras, aqueles religiosos admitiram que eram pecadores. Por que Jesus não disse a eles o mesmo que disse a ela? Por que devemos dizer ao homossexual ou à prostituta para que não peque mais, e não diríamos o mesmo àqueles que compartilham de nossa fé? Somos tão pecadores quanto os demais.

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”. E pior: Se insistirmos que não somos pecadores, estaremos chamando Deus de mentiroso e “a sua palavra não está em nós” (1 João 1:8,10). Quando, então, perderemos a mania de olhar de cima para baixo para os que cometem pecados diferentes dos nossos? Quão cínicos somos, não?

Apenas duas vezes Jesus completou Sua abordagem com a recomendação “vai e não peques mais”. A outra vez foi com o paralítico no tanque de Betesda.  A este, Jesus não só recomendou a que não pecasse, como o alertou: “Para que não te suceda alguma coisa pior” (Jo.5:14). Fica subentendido que sua enfermidade decorria de algum estilo de vida pecaminoso, desenvolvido ainda em sua mocidade, uma vez que ele já estava há 38 anos enfermo.  O que será que ele andou aprontando antes disso? Jamais saberemos.

Se, de fato, esta devesse ser a abordagem padrão para todos os casos, alguém, por favor, me explique por que razão Jesus não a usou quando recebeu a oferta daquela prostituta na casa de Simão, o fariseu?

Simão, religioso fervoroso, sentiu-se aviltado por assistir àquela mulher da vida quebrando o protocolo e, sem a menor cerimônia, derramar aquele perfume caro em Jesus. De onde ela teria tirado dinheiro para comprá-lo. Obviamente, de seu ofício. Para o religioso, Jesus deveria censurá-la, ou, no mínimo, adverti-la a deixar aquela vida fácil (que de fácil não tem nada!). Mas para sua surpresa, quem foi repreendido foi ele, não ela. Jesus fez questão de declarar a ela em alto e bom som: “Os teus pecados te são perdoados”, e, em seguida, “a tua fé te salvou; vai-te em paz” (Lc.7:48-50). 

Talvez Simão tenha pensado com os seus botões: O Senhor não se esqueceu de algo, Jesus? Faltou o “não peques mais”... Como é difícil para um religioso compreender que um gesto de amor é mais eloquente do que uma recomendação, ou mesmo, uma advertência. Segundo Paulo, é o amor de Cristo que nos constrange. Duvido muito que ela tenha prosseguido em seu estilo de vida. E caso tenha prosseguido por algum tempo, também duvido que Jesus tenha desistido de amá-la. 

E quanto à samaritana que já teria tido cinco maridos, e que agora vivia com outro que sequer era seu marido? Jesus prometeu-lhe dar da água da vida, saciando de tal maneira a sua sede existencial que, certamente, ela já não precisaria buscar suprir sua carência em múltiplos relacionamentos. O relato bíblico diz que os discípulos maldaram ao flagrar Jesus conversando a sós com aquela mulher de moral duvidosa. Jesus não deu a mínima para os seus escrúpulos religiosos. Tratou-a como uma dama, e por fim, despediu-se dela sem o famoso “vai-te e não peques mais”. Esse Jesus anda muito esquecido, não? Ele também não exigiu que ela abandonasse o atual para voltar ao marido original, como algumas igrejas fazem hoje em dia. Ele apenas a amou. Sua abordagem não foi moralista, mas existencial. Seu estilo de vida apenas revelava sua sede existencial, sua busca por sentido, sua ânsia por propósito. 

Definitivamente, precisamos rever nosso discurso. Mas antes de tudo, temos que rever nossa postura ante aquele que consideramos mais pecador do que nós. Todos somos igualmente carentes da graça de Deus, e, portanto, não temos o direito de apontar o dedo para ninguém. 

Que tal darmos ouvidos à recomendação apostólica?: “acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para promoverdes a glória de Deus” (Rm.15:7). E quando estes a quem acolhermos se sentirem amados da maneira como são, poderemos dizer: “Meus filhinhos, (...) não pequeis. Se, porém, alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 Jo.2:1).

Sinceramente, entendo este "filhinhos (...) não pequeis" como um apelo de amor, e não meramente uma exigência moral. A meu ver, só poderia dizer "vai e não peques mais" quem pudesse ser capaz de cumprir tal exigência, no caso, o próprio Filho de Deus. Como eu poderia exigir que alguém fizesse o que nem eu sou capaz de fazer? Como posso exigir que alguém pare de pecar, se eu mesmo não parei? Agindo assim, eu seria como aqueles fariseus que exigiam dos outros que carregassem fardos que eles mesmos não se dispunham a carregar. E se eu  me atrever a dizer que parei de pecar, estarei chamando Deus de mentiroso.  Portanto, só Jesus, o único justo, poderia dizer "vai-te e não peques mais", pois foi o único que jamais pecou. E nem sempre usou desta prerrogativa, isto é, nem sempre lançou mão desta abordagem. 

27 comentários:

  1. O amor é mais poderoso e eficaz que qualquer repreensão verbal que possamos fazer. E, mesmo quando esta se faz necessária, devemos dizer a verdade em amor, jamais com indiferença ou preconceito. Não podemos também nos esquecer que o amor é proveitoso não somente para quem recebe, mas principalmente para quem o dá, sendo o amor mesmo, expresso em atos de misericórdia, o caminho sobremodo excelente da nossa salvação:

    "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia." (Mt 5:7)

    "Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo." (Tg 2:13)

    Um forte abraço,
    no amor de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:24 PM

    Pastor,

    as palavras de Cristo, do nosso mestre, sendo transmitidas através da você, me fazem perceber o quão amado sou pelo meu Senhor.
    Infelizmente chega uma tristeza ao meu coração em saber que as pessoas que estão ao meu redor, dizendo que pregam o amor de Deus, de fato não fazem.
    Quantos precisam escutar uma palavra que toque a alma e o espírito, que entendam que acima das críticas e estigmas, existe um só Senhor que não compactua com essas 'inverdades'.
    Tenho convivido com milhares que se afastaram das suas respectivas denominações por não encontrarem um espaço acolhedor; nem o amor de Jesus transmitido através de suas vidas, mas ao contrário, encontram desprezo e soberba em seus olhares e práticas.
    Agradeço-te por ser instrumento de Jesus e trazer a paz que vem através da palavra de Deus!
    Sedes firmes e constantes na pregação da palavra, atento somente ao que Deus tem falado ao seu coração.

    ResponderExcluir
  3. O amor cobre multidão de pecados, pecados esses que estão presentes na vida de todos, do mais santo ao mais ímpio. É essa consciência que não podemos perder. O homossexual deve abandonar seu pecado? Sim, é óbvio, assim como o mentiroso, o fofoqueiro e o acusador. Todos devemos abandonar nossos pecados. Mas isso não é condição para nos aproximarmos de Jesus. Vamos a ele sujos como somos e ele nos purifica de toda iniquidade. A partir de então começa uma caminhada em que carregamos nossa cruz e dividimos nossos fardos com Cristo e uns com os outros.

    Sejamos mais piedosos e compadecidos de todos, porque todos nós carecemos da misericórdia de Deus e da ação do Espírito Santo. Todos, sem exceção.

    Jean Corrêa
    www.prosadecrente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:01 PM

    Caro Hermes,
    Nós estamos habitando mais um espaço/tempo estruturado numa complexa dialética histórica social.
    A migração do ideário da modernidade para a pós-modernidade esta ocorrendo de forma fluida e descompromissada; os que preservam compromisso com a verdade básica na qual está estruturado o Universo e os seus atributos substantivos estão chocados com a ‘estrutura’ gasosa deste momento histórico.
    Temos certeza que este processo que estamos assistindo já está em sua fase antitésica e logo mais à frente chegaremos numa síntese mais apropriada e mais confortável para os grupos familiares e para a sociedade como um todo.
    A sua contribuição neste ciclo dialético está sendo fundamental e de grande alcance social.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo5:51 PM

    Sim, nós pecadores buscamos a Deus no estado de sujeira em que nos encontramos. Nossa condição pecaminosa não deve ser obstáculo para buscarmos a Deus, mas uma necessidade.

    Assim, os homossexuais não podem ser por nós privados do amor de Jesus, através do evangelho. Devemos acolhê-los e/ou ir a eles no estado em que se encontram.

    E orarmos que, através da pregação da palavra de Deus – e atitudes sinceras de que nos importamos com eles – sejam convencidos pelo Espírito Santo de seus pecados, e da justiça e do juízo de Deus, para que se arrependam e se convertam.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:51 AM

    Cadê os acusadores dos posts anteriores?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:30 AM

    Como sempre tenho dito a ti , tu não passas de um universalista !!!! Pena que os teus leitores não consigam enxergar os implícitos em teus Artigos .

    Meu caro , a Igreja combate o PECADO e não pessoas . Tu podes até inculcar na mente dos teus leitores esta tua falácia universalista , mas jamais convencerás àqueles que pensam de per si .

    Repito , entre tudo o que dizes , eu sempre fico com a Bíblia !!!

    A visão que defendes , não passas de um origenismo descaradamente disfarçado !!

    Repito , pena que teus leitores nem façam ideia do que estou dizendo !!

    Lamentável !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:21 PM

      Perfeito.

      Excluir
    2. Anônimo1:49 AM

      Você é burro ou tá de sacanagem - deve umas das Felicetes incomodadas com a bunda alheia. Faça um exercício, leia o texto 10 vezes, talvez alcance misericórdia.

      Excluir
    3. Anônimo11:44 PM

      Será que essa é a melhor maneira de ensinar a verdade? Tem certeza que observou o modo como Jesus tratava os apostulos e as pessoas. Nunca te julgarei ( até porque não tenho capacidade pra isso ), só queria deixar claro que: com violência não se consegue nada. Deus te ama !!

      Excluir
  8. Ah, como são corajosos os replicantes do anonimato!

    Bom texto, Hermes. Posso não concordar com tudo, mas ele me obriga a pensar...

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo3:22 PM

    Pastor Hermes, Paz!

    Meu comentário foi bem maior do que o trecho publicado. (Rodrigo 5:51 PM)

    Esse trecho sozinho dá a entender que eu mudei de idéia em relação à minha sugestão do post anterior, o que não ocorreu.

    Só para avisar, se que isto vai ser publicado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Mas que "anônimo" boca-suja:
    "tu não passas de um universalista !!!!"

    Eu nem sabia que isso era xingamento, rsrs...

    Desculpe, mas não aguentei. Tive que comentar isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10:12 AM

    A mulher que unge o Senhor não era prostituta, por favor corrija o seu texto. Ela é chamada de pecadora por um fariseu todo errado que ao menos recebeu o Senhor devidamente em sua casa. Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
    E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
    João 11:1-2

    Luís

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4:56 PM

    Pastor Hermes, até que ponto iria então esse acolher o pecador? Uma dúvida honesta: se um homossexual quiser entrar com o namorado na igreja, participar dos encontros de casais, dormir no mesmo quarto nos acampamentos, toleraríamos? Se não, estaríamos o acolhendo DE FATO? De verdade, quero entender onde se traça a linha aqui... Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2:59 PM

    É simples assim. Se Jesus ao perdoar pecados,não fosse necessário o arrependimento , a mudança, a transformação, pra que ser perdoado? PRA CONTINUAR PECANDO SEM CULPA? É isso? Então Jesus era um avalisador, um abonador de pecados e pecadores?

    E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
    2 Coríntios 11:14,15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:46 AM

      Você é burro mesmo ou tá só de sacanagem ? Faz o seguinte leia o texto 10 vezes, talvez alcançará misericórdia.

      Excluir
  14. Anônimo6:53 PM

    Entendo que Jesus não estava se referindo ao pecado de adultério, mas ao pecado da incredulidade (João 16.9), pois todos nós estamos sujeitos ao pecado mas uma vez que arrependemos da incredulidade e cremos em Jesus como o único que foi capaz de pagar o preço devido à lei pelo nosso pecado, somos salvos selados pelo Espírito Santo, e por ser uma obra do próprio Espírito em nós, jamais vamos pecar negando Jesus como o nosso Salvador, ainda que estamos sujeitos a pecar agindo contrário à vontade de Jesus o nosso Senhor. Pr. Edson

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3:02 PM

    Eu não sei ... se a pessoa peca voluntariamente ... pensando até:"Ah! Deus me perdoa!" ou : "vou pecar pois Deus é cheio de misericórdia"... ciente que seus atos não estão de acordo ou são contrários à Lei de Deus,ou seja atos pecaminosos... Acredito que a Luz de Cristo faz nos enxergar o quanto somos pecadores , mas ele veio justamente nos restaurar , nos levantar das ruínas... ou seja Nele seremos aperfeiçoados(por isso temos que aprender com nossos pecados e erros e assim deixar de praticá-los) Claro que podemos pecar até por pensamentos , mas agora viver sempre pecando... ou viver no pecado !!!

    ResponderExcluir
  16. Hermes, você está parece-me que meio obcecado por esse assunto, está beirando a psicose. Porque bate tanto nessa tecla? Acho que está na hora de procurar um psicanalista. Converse com seus amigos. Talvez possam te ajudar...

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2:50 PM

    Hermes já não basta o Deputado Federal gay o Jean Wyllys que fez esta semana um projeto para e vai mandar para o congresso assinar sobre a liberação do aborto e vc vem defender esses safados dos gays?
    Ainda bem que temos o presidente da cãmara o Eduardo Cunha que diz que é evangélico entre '' que não vai deixar isto passar nada que vem de homossexuais, ele próprio já disse em público que casamento gay, e aborto, só se passar por cima do seu cadável, assim disse ele.
    Gay, homossexual com suas práticas imorais é uma berração para Deus e ponto final.
    Deus ama o pecador, mas Deus detesta, abomina o pecado e os gays estão atolado no pecado meu caro!
    Hermes se vc gosta de gay leve um para morar com vc, porque eu não!
    O texto estava tudo indo bem aí vc mistura gay, homossexual no texto? Meu chapa! Aí dou -lhe nota zero ok?
    Hermes, vira e mexe vc vem com textos de gay, és um gay? Sem preconceito ok? Mas não tolero safadeza e nem libertinagem.

    ResponderExcluir
  18. Cacá5:46 PM

    Hermes o texto estava indo tudo bem, mas quando vc colocou homossexuais no texto aí meu caro vc se estrepou de vez.
    Não tenho nada contra homossexuais, se o camarada quer queimar a rosquinha o problema é dele, mas protegê-los como vc faz, e
    introduzindo versículos bíblicos para encobrir o pecado deles, aí meu caro Hermes, assim já é demais para engolir.
    Vira e meche vc vem com papo de homossexuais em seus textos.
    Qual é a sua Hermes! Sinceramente vc é totalmente apostata.
    converta Verdadeiramente a Jesus meu caro Hermes.
    Seus textos a maioria são antibíblicos ok?

    ResponderExcluir
  19. Anônimo10:34 PM

    Pastor, atirar pedras é o que mais tem, agora dentro das igrejas há muita hipocrisia, pregam isso mas agem como os fariseus. Fui criado na igreja, mesmo na epoca da infancia eu era cobrado como adulto, sempre me diziam olha o testemunho, olha o testemunho mas NUNCA me disseram que Jesus me ama.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo11:39 PM

    Atualmente não me deixo influênciar por argumentações e interpretações metódicas, existem muitos sofistas no mundo ensinando a persuassão ! Observem as ações verdadeiras, Jesus veio a terra em busca dos pecadores não dos santos. Conhecemos as pessoas pelas provações da vida !!

    ResponderExcluir
  21. Grande Hermes, parei em seu site por acaso e não me arrependo! Que texto maravilhoso! Aí vou ler os comentários e prontamente vem aquele sentimento de desprezo por religiosos fanáticos com a falsa "santidade". Fico a me perguntar o porque disso! Ja percebeu que a maioria que quis dar um exemplo, fez relação a um homossexual? Mas nenhum fala do pastor safado que usa o nome de Deus em vão, do mentiroso que não sente mais remorso? Do hipócrita punheteiro que passa horas na pornografia mas condena veemente o homossexual? PORQUE SOMOS ASSIM??????????

    Respirando fundo agora, entendo que até esses acima que citei, precisam da graça Dele e que preciso amá-lo, mas é difícil!!!!! Será que é tão difícil observar um Jesus que fez QUESTÃO de bater na religiosidade? Nessa hipocrisia de julgar o outro e se achar melhor?

    Realmente me intristece! Mas ao mesmo tempo me alegro por ver que Deus tem levantado pessoas pra falar de um amor puro e simples, que constrange e transforma! Que respeita o processo de cada um porque entende cada um! Obrigado por ensinar! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo8:48 AM

    Amigos, quero apenas levantar uma questão. Será que realmente Jesus disse isso mesmo ? Em toda essa discussão, alguém cogitou e refletiu que estes textos, evangelhos foram postulados e adaptados por Roma 300 anos depois ? São diversas traducoes e interpretações, precisamos ter cuidado com a fé cega, hora de entendermos melhor, paramos de viver uma possível verdade ou mentira. É hora de pararmos de pedir, implorar ajuda ao divino. A buscar da felicidade nao esta nos outros, igrejas e templos...hora que buscarmos a felicidade dentro de nós ! Namastê amigos.

    ResponderExcluir
  23. Amigo até entendo sua colocação. e realmente ninguém é melhor que ninguém. todos somos dependentes da graça de Deus. Mas como leitor da palavra e alguém que busca agradar a Deus. não concordo plenamente com você, mas respeito sua opinião. Eu devo amar como Jesus amou, e sim agir como ele agiu. Mas nesse texto e em outros (como da mulher samaritana) fica claro que Jesus ama sim o pecador! mas abomina o pecado! Pois quando Ele falou sobre "o Marido" ele estava confrontando ela, não de uma forma áspera, mas trazendo o entendimento de que aquilo era errado meu caro amigo.. Jesus era assim. Sem preconceito ele confrontava o pecado. Se sou conhecedor de uma verdade e não a ensino, será se estou realmente exercendo meu papel como cristão!? (veja bem a palavra que usei "ENSINO" e não "ACUSAÇÂO") o fato de querer ensinar também não é justificação de "ser melhor" "de não ter pecado" se formos transformados para transformados, se somos o sal, aluz do mundo e não fizermos isso, como vamos cooperar na obra do Senhor para revela-lo ao mundo!? E mais uma vez repito.. acusar é diferente de ensinar. Jesus é bom! sempre será! Ele é amor! Mais nao vai aceitar ou se alegrar, se eu, você o qualquer um viver uma vida que não agrade a ele. que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir