segunda-feira, junho 17, 2013

14

Protestantes com V de vergonha


Por Hermes C. Fernandes

Que vergonha! Fomos adestrados pelo sistema. Vendidos ao capital. Transformados em lubrificante das engrenagens políticas. Somos qualquer coisa, menos protestantes. Nem sei se somos realmente cristãos. 

Em vez de subversivos, tornamo-nos subservientes. Afinal, dizem os porta-vozes da "ordem", temos que nos submeter às autoridades. 

Se dependesse desses "protestantes", os discípulos de Jesus jamais seriam conhecidos como "aqueles que subvertem o mundo"; Jesus nunca teria "vandalizado" o templo em Jerusalém, derrubando mesas, soltando os bichos engaiolados, e tudo isso, munido de chicote; Lutero jamais teria "vandalizado" o castelo de Wittemberg com suas 95 teses, insurgindo-se contra a autoridade papal; William Wilberforce nunca teria desafiado o regime escravagista inglês, provocando um efeito dominó que culminaria na libertação dos escravos nos Estados Unidos, no Brasil e no resto do mundo; Dietrich Bonhoeffer não teria desafiado o nazismo (ou Hitler não era uma autoridade?).

A ausência da igreja cristã nos protestos, o silêncio de sua liderança, ou mesmo, as duras críticas que alguns têm feito ao movimento, causam-me profunda tristeza. 

A gente só se reúne quando está em jogo algo de nosso interesse. Por isso a sociedade não nos leva mais a sério. Somos anacrônicos. Indiferentes ao que Deus está fazendo para além dos nossos muros. Não tenho dúvida que por trás de tudo isso está o Espírito de Deus. 

Recordo-me da ocasião em que Paulo sofreu um naufrágio juntamente com toda tripulação que embarcara para Roma. Todos sobreviveram e acabaram numa ilha chamada Malta. Estava muito frio. Os nativos socorreram os sobreviventes e acenderam uma fogueira para aquece-los. Paulo, então, toma a iniciativa de sair a procura de lenha para alimentar a fogueira. Afinal, aquela chama aquecia igualmente a todos. Não era hora de um discurso moralista, nem mesmo de um sermão evangelístico. O mais importante naquele instante era o bem comum. Todos precisavam ser protegidos do frio. Enquanto se aqueciam, uma víbora saltou do fogo e apegou-se à mão de Paulo. Surpreso, o apóstolo sacudiu-a e devolveu-a ao fogo. Os que assistiram à cena, ficaram atônitos, esperando que Paulo sucumbisse por causa do veneno da víbora. O tempo passou e Paulo sobreviveu. No outro dia, ele teve a oportunidade de anunciar o evangelho a todos os moradores da ilha, conduzindo-os a Cristo.

Muitos líderes cristãos acham que só devem participar de movimentos que sejam encabeçados pela própria igreja. Ora, se Paulo pensasse assim, não teria saído em busca de lenha para alimentar aquela chama. Afinal, não foi ele quem a acendeu. Outros se preocupam de envolver suas igrejas em protestos como estes por conta dos riscos, principalmente depois que ação truculenta da polícia. Porém, se não formos capazes de nos expor por amor aos demais, com que credibilidade lhes anunciaremos o evangelho depois? 

O mundo precisa saber que nos importamos, não apenas com questões morais ou com o destino de suas almas, mas também com o que diz respeito ao bem comum. 

Que Deus levante em nossos dias uma igreja legitimamente protestante, que se disponha a buscar lenha para alimentar a chama da justiça. Quem sabe se assim não conseguiremos resgatar nossa credibilidade e relevância?

14 comentários:

  1. Há uns meses atrás escrevi sobre isto...


    Revolucionários ou acomodados??

    http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/4225154

    NEste mesmo contexto, a marca dos israelitas era a insubordinação ao sistema e onde está a tão aclamada Israel de Deus??

    ResponderExcluir
  2. foi para o Blog. Que Deus tenha misericordia de nós. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ser protestante é participar de manifestações que fomentam o caos e a desordem?!

    http://tempora-mores.blogspot.com.br/2013/06/apontamentos-sobre-os-tumultos-e.html

    ResponderExcluir
  4. Tomás8:46 AM

    Realmente Hermes, o povo correndo atrás de ficar livre da escravidão política, e da miséria e líderes religiosos de igrejas evangélicas, não estão nem aí para a favor do povo. Hermes vou acrescentar mais alguma coisa ok? Estou engasgado com este políticos podres ladrões do povo sofrido brasileiro, e também desse líderes de igrejas evangélicas pastores, bispos sei ló o que for roubando dos membros do povo.
    Olha se tem algum pastor falando neste assunto, e se estão a favor do povo, e se algum foi junto do povo para manifestar pois ele também é do povo não! Eles estão em seus lazeres espirituais de mordomias, e fazendo viagens gospel por todo o mundo, fingindo que é retiro espiritual, mas é para puro lazer, e o pior que leva suas famílias sem pagar, quem paga são os membros com seus dízimos.
    Por que? Porque eles não precisam, estão ricos, milionários eles tem os dízimos e ofertas dos membros de suas igrejas para sustenta-los em seus deleites carnais de mordomias e riquezas, e vai a toda sua descendência.
    Os políticos roubam de lá, e os líderes de igrejas evangélicas roubam de cá, e nós o povo, sendo esmagados de todos os lados.
    Hermes, teve um congresso dos países do G 10, ou G11 sei lá qual G, pois cada dia é um que entra, e a Dilma na maior cara de pau disse publicamente com o ridículo ministro Mantega que o Brasil está estável, sem nenhuma infração, nem juros alto.
    Foi impressionante o que vi, os presidentes de de cada nação da Europa e ministros, na mesma hora tiraram um nariz de palhaço e viraram para a Dilma e o Mantega, e começaram a rir, eles, a Dilma e este ridículo ministro se levantaram e foram dar uma voltinha depois voltaram. Eu vi na tv isto.
    Se a Europa que de primeiro mundo está quebrada, o Brasil que é um país de sexto mundo, está estável? Tenha dó! Chega de fazer o povo de palhaços.
    O Brasil está sobrevivendo as custas da China, se a China para de ter transação aqui, isto aqui quebra o País vai parar meus caros! Olha que o PT quer implantar o mesmos sistema da China de escravidão no trabalho, lá eles trabalham 18 hora por dia, e 80% dos trabalhadores da China ganham salário mínimo, são Verdadeiros escravos, e a Dilma que fazer isto, aumentar o salário mínimo e não aumentar nada de quem ganha mais e de quem fez uma faculdade e lutou para ter um nível superior e ganha salários mais alto, que pagou caro para ter uma vida digna, o intuito é que todos ganhem salário mínimo neste podre país.
    Agora o pobre com este estudo publico que vemos hoje está lascado mesmo.
    Gente, 65% da população Brasileira é semi-analfabeto o que é isto? Isto é democracia? Isto é máscara pura, e sinônimo de exploração humana.
    Já começou com os professores, e agora estão indo para o lado dos médicos que estão tendo que trabalhar em cinco empregos para ganhar alguma coisa que pelo menos lhe dê uma vida melhor.
    E tudo do melhor se ainda tem aqui no Brasil pois tudo é transgênico e com veneno agrotóxico, isto é só pra nós, os alimentos sem veneno e de primeira classe vão para china, quem come carne de cavalo etc somos nós. Está tudo indo para China nós estamos comendo resto que sobra.
    E voltando para os come quito pançudos os líderes de igrejas fazendo passeios gospel marítimo, viagens a Israel, retiros caríssimos, e o povo nas ruas revindicando seu direito de viver dignamente que é de direito na Constituição Federal estão tomando porrada.
    Raças de Víboras esses líderes evangélicos de igrejas de paredes corruptos sem escrúpulos mentirosos enganadores do povo.

    ResponderExcluir
  5. Po irmão, eu nem voui dizer que a carapuça serviu em relacao ao ultimo comentario que fiz por aqui. Sou testemunha do encantamento que os movimentos sociais trazem sobre os crentes; porem, como ex militante e coisa e tal, posso assegurar que, como disse ni post anterior, esse não é o caminho. não seria de bom tom vir no blog dos outros pra ficar ofendendo ou brigando, mas o irmão verá, tenho certeza, pois é por isso que aqui estou, pois leio suas linhas e elas me ajudam, mas nem sempre todos estamos certos. No AT, só quem se meteu na politica foram Ester e Mordecai. Tem que ter peito sim irmao, mas pra levar a mensagem do evangelho. Eu diria que subserviente foi o Genizah, pelo menos quando apoia o fim do culto no trem, mas não faz nada contra os pagodeiros e funkeiros que quem anda de trem atura.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Hermes. A igreja evangélica brasileira é composta pelos seres mais inertes que já conheci.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:32 PM

    Ô Inconformado, ou vc é conformado hein? Vc disse que é ex militante e deve ser do PT de ladrões, vc não tem moral nenhuma para dizer o que é certo ou errado, seu pau mandado de partido. E quem está fazendo quebradeira é o PT e CIA os ativista de sempre ok? A maioria são cidadãos do bem, e vcs ativistas militantes aproveitam da oportunidade e misturam no meio do povo e fazem suas barbaridade de bandidos, e põem a culpa no povo. AH! Vai assentar esta nádegas sua no formigueiro cheio de formiga cabeçuda e vê se dói.
    Meu caro no AT, tinha era reis fica esperto! Só um mandava.
    Hoje meu caro vai ter mais manifestação em São Paulo ok? E vc vai ter que engolir ok? Agora se tiver quebradeira é lógico que não foram os cidadão do bem não!
    E vai ter manifestações nacional a partir de hoje, será em todo o país, chega meu caro idiota.
    E os pastores estão preocupados com os gays em suas igrejas, e esquecem do povo sofrido no mundo e não está nem aí para o povo e para o que está acontecendo, bando de omissos, omitem em apoiar o movimento da justiça a favor do povo.
    Bando de safados.
    Viva a revolução brasileira já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... crente anonimo. quero ver essa disposição, ja que o ambiente é esse, de falr isso na minha cara, literalmente. Atras do teclado, brabo e sem educação.

      Excluir
  8. Resplandeça o sol e que políticos parem de roubar.2:12 PM

    É aquele: Daí de César o que é de César.
    A Dilma a Presidente da República que não para no país só viaja, reclamou da ditadura com prisões e torturas em que ela e os bandidos do PT participaram na manifestações de liberdade na época da ditadura Militar.
    O interessante que os mesmos manifestantes baderneiros daquela época são hoje o Presidente da República como ela a Dilma, e Governadores, Deputados, Senadores, que são os mesmo baderneiros ativista da época da ditadura, que estão hoje roubando a vontade do povo, e agora fazendo a mesma coisa que os Militares da ditadura faziam. Mas só que agora o país virou uma putaria geral, sem comando político, e se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão é uma música certinho para o congresso de safados.
    Tudo por poder, o povo que se dane este é o lema dos políticos safados.
    Vamos dar um basta nisto gente! Chega de sofrer, e lutar pelos nossos direitos na Constituição Federal, e que é violados por políticos e por políticos corruptos ladrões.
    Agora a Dilma como Presidente da República que era contra a ditadura está acontecendo a mesma coisa, a polícia está descendo o pau, batendo em pessoas, prendendo e atirando para todos os lados, alguém mandou fazer isto,
    pois a polícia só faz o que o Governo manda, eles não vão assumir risco, um processo criminal sem serem mandados a faze isto. O menos culpado disto é a polícia! Os culpados disto é omissão do Governo, e desrespeito ao povo.
    Bem! A Dilma reclamou da ditadura Militar, mas e esta democracia falsa que vivemos hoje que é uma ditadura mas de efeito diferente como fica hein?
    Se ela reclamou da ditadura em que ela era manifestante, que ela proteja o povo que estão sendo baleados e agredidos por policiais, e que prendem os bandidos que estão infiltrado no meio do povo do bem.
    A Dilma não gostou disto na época da ditadura, nós também não gostamos o que vem acontecendo na época da "democracia" de hoje que é uma verdadeira putaria. Liberdade demais e os bandidos estão deitando e rolando, pois as Leis não funcionam.
    Por gentileza Hermes inclua aí também os líderes de igrejas evangélicas ok? Tudo da mesma farinha.
    A Dilma presidente, está fazendo igualzinho os Militares na época da ditadura meus caros ativistas do mau! Isto se chama é democracia? Para mim é putaria geral no Congresso Nacional, onde rola festinhas com prostitutas, que beleza de comando de uma nação e interesses pessoais.
    Isto é o que hein? Ou ditadura foi só os Militares que fizeram.
    A imprensa foi agredida e alguns reporteres tomaram, bala de borracha na cara, formam agredidos,e manifestantes que não eram bandidos, foram presos por policiais isto não é uma ditadura? Ou eu sou idiota! Agora a polícia só faz isto porque foi mandado por alguém de alto poder no Governo, quem será? Agora o filho feio não aparece o pai.
    Pois é A Dilma é mais uma dos políticos que dizem: Fazem o que mando e esquece o que vc sabe.

    ResponderExcluir
  9. Historicamente está consolidado que as "manifestações" só tem efeito prático quando a classe média adere. Não adianta quebrar lixeiras e incendiar pontos de ônibus. Se ficar assim, as movimentações serão tidas apenas como baderna de estudantes e "alternativos". Como uma imensa "marcha da maconha". O que mobiliza o "sistema" é o povo protestando, mas o povo inteiro, as entidades representativas, as igrejas inclusive...
    Somente os tais "jovens" berrando não mudam nada. Quando aparentemente mudam, só serviram como massa de manobra (vide os caras pintadas).
    Se é para gritar na rua, apoiando o PSTU, o PCdoB e o PSOL, é melhor ficar na igreja ajudando os pobres.
    Não se iludam com "revoluções", elas nunca tomam o rumo que os legítimos revolucionários queriam.
    Prudência não pode ser confundida com covardia.
    Esperem e confiram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o movimento está se legitimando ao rechaçar o tom partidário.
      Falta agora as entidades se posicionarem.
      Cadê OAB, cadê igrejas, cadê CNBB ? Cadê ABI ?
      Que não surjam "LINDERBERGHS" neste movimento. (só para lembrar, Linderbergh Farias foi um estudante que se notabilizou como suposto líder dos "caras-pintadas" e que, por essa fama, foi eleito para cargos públicos e hoje é Senador, acusado de irregularidades com dinheiro público - ou seja : tornou-se um deles).
      Também quero HOSPITAIS, TRANSPORTE E ESCOLAS NO PADRÃO FIFA.
      Não quero políticos "padrão corupção".

      Excluir
  10. "A ausência da igreja cristã nos protestos, o silêncio de sua liderança, ou mesmo, as duras críticas que alguns têm feito ao movimento, causam-me profunda tristeza."

    Começando uma réplica, com todo respeito ao irmão Hermes C. Fernandes, as igrejas evangélicas não devem se posicionar politicamente. Existem evangélicos da situação política, que apoiam o PT, e evangélicos da oposição política. Apoiar qualquer um dos lados, para qualquer igreja, seria causar uma fragmentação de sua unidades, discussões dentro do templo, etc.

    Não estou dizendo que os evangélicos não podem se posicionar politicamente, aliás, eles devem fazer isto. Estou dizendo que não é papel da igreja envolver-se em assuntos políticos.

    A citação de Lutero foi muito infeliz, pois ele estava propondo uma reforma dentro da igreja, de assunto relacionados a teologia e dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana.

    Veja bem, nós como cidadãos podemos nos manifestar a favor ou contra o governo. Lembre-se que existem evangélicos que são militantes do Partido dos Trabalhadores, PT. Imagine a igreja desse irmão se manifestando contra o governo?

    Ademais nós temos a história para mostrar o que acontece quando a igreja resolve agir em setores como a política.

    Paz e bem. Texto infeliz.

    ResponderExcluir