sexta-feira, junho 14, 2013

19

Manifestações no Rio e em São Paulo: O desabrochar da primavera brasileira


Por Hermes C. Fernandes

Ontem várias cidades brasileiras foram cenário de manifestações populares contra o aumento abusivo das passagens de ônibus. Engana-se quem pensa que elas só aconteceram no Rio e em São Paulo.

O protesto no Rio, convocado por estudantes nas redes sociais, começou por volta das 17h15 em frente à Igreja da Candelária, no centro. Cerca de três horas mais tarde, porém, passou a ser reprimido quando os manifestantes seguiram para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Às 20h40, os manifestantes se sentaram no cruzamento das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas para bloquear o trânsito. Para dispersá-los, a Tropa de Choque da Política Militar lançou bombas de gás lacrimogêneo e recebeu como resposta flores jogadas por alguns dos presentes. Um grupo ateou fogo a pilhas de lixos e entulhos que estavam nas calçadas e policiais jogaram bombas de efeito moral. A abordagem truculenta da polícia nos remeteu aos tempos da ditadura militar. Sobrou até para jornalistas que cobriam o protesto.

Alguns tentaram ridicularizar o movimento, dizendo que não valia a pena lutar por míseros vinte centavos. Os grande veículos de comunicação anunciaram em tom jocoso. Qualquer um que visse as imagens do helicóptero da rede Globo sobrevoando a avenida Rio Branco no centro do Rio, diria que havia dezenas de milhares de pessoas. O jornal Nacional noticiou que eram apenas duas mil. O governador do Rio disse que tudo não passava de articulação política visando as eleições do próximo ano. 

Para uns, os manifestantes não passavam de baderneiros. Para outros, um bando de esquerdistas e anarquistas. Mas o que eu vi foi o despertar de um gigante, quiçá, semelhante ao que se levantou no mundo árabe recentemente, e que atendeu pela alcunha de "Primavera Árabe". 

Convém lembrar que, coincidentemente, o estopim do grande movimento pelos direitos civis nos EUA encabeçado por Martin Luther King, Jr. foi uma crise entre a população negra de uma cidade e as empresas de ônibus.

Como pregador das boas novas do reino, não posso deixar de me posicionar. E sinceramente, jamais me posicionaria ao lado dos poderosos, dos que oprimem a população, dos empresários de ônibus e dos governos corruptos e hipócritas que só lembram do povo em época de eleição.  Seria como se os discípulos de Jesus se posicionassem por Herodes, Pilatos ou mesmo por César. Prefiro estar ao lado dos oprimidos, dos explorados, que cansados saem às ruas em busca de justiça.  

Moisés era um príncipe no Egito. Criado na corte de Faraó, estava sendo preparado para ser seu possível sucessor. Mas quando deparou-se com um soldado egípcio espancando um escravo hebreu, o que ele fez? De que lado se colocou?

Os que se colocam a favor da ordem em detrimento da justiça, deveria atentar para a admoestação bíblica:
“Até quando defendereis os injustos, e tomareis partido ao lado dos ímpios? Defendei a causa do fraco e do órfão; protegei os direitos do pobre e do oprimido. Livrai o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, e nada entendem. Andam em trevas”. Salmos 82:2-5a
Quero ser contado entre os que bravamente resistiram ao sistema; gente do calibre de Bonhoeffer, Francisco de Assis, Lutero, e tantos outros, alguns dos quais pagaram com sua vida por se atreverem a colocar-se em favor dos fracos.

Vandalismo? Está falando sério? Já ouviu falar de um vândalo que há dois mil anos entrou num templo derrubando tudo? 

O que povo não pode é calar-se, aceitar passivamente o fardo que lhe tem sido imposto. 

Que estas manifestações sejam o desabrochar das flores anunciando a aproximação da primavera.

19 comentários:

  1. Anônimo2:14 PM

    Depois de muita renitência começamos a perceber o que tu percebes. Vamos pensar numa forma segura de compartilhar com a nossa Grei o tesouro escondido no campo que compramos?

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:30 PM

    Finalmente parece que o povo despertou

    ResponderExcluir
  3. Estamos do mesmo lado!!!!

    ResponderExcluir
  4. Basta! Que mude as Leis de Verdade e que funcione!3:27 PM

    Hermes, isto aí, estas manifestações será em todo o país.
    O povo já está com saco cheio de bandidos mandar e dar ordens, políticos roubando nosso dinheiro, e políticos fazendo leis para beneficiar bandidos, direitos humanos que só defende bandidos chega! Redução da maior idade já! E Leis severas que puni de Verdade os infratores.
    Se os políticos não fizerem nada, o povo vai fazer justiça com sua própria mãos.
    Já está começando!
    Gente, as eleições está aí! Vamos dizer não a estes políticos e não votar nesses canalhas que estão no Congresso Nacional.
    Vamos tirar esses crápulas de lá, chegou a nossa hora de agir e é agora.
    Justiça já!
    Se eles não fazem nada a favor do povo, o povo vai fazer de seu modo, mas a justiça vai ter que prevalecer em favor do povo sofrido brasileiro.
    Como alguns não gostam dos Militares quando estavam no poder do Brasil, mas não tinha isto aí não! Era Ordem mesmo, tinha ditadura, mas, não tinha esta putaria que tem no Congresso Nacional, onde os políticos fazem deste lugar de putaria, levando até prostitutas para dentro do Congresso para fazer sacanagem, é o fim.
    Chega deles fazerem ora com nossa cara, tirando sarro conosco.
    Vamos mostrar que manda no pais que somos nós o povo Brasileiro.
    Vamos tirar esses safados políticos de lá o povo tem muita força para isto.
    Lembrem das diretas já, que os cara pintadas tirou o presidente Color do poder vamos fazer isto com os Políticos come quieto que estão no Congresso Nacional, os sacanas inimigos do povo vamos chutar a bunda deles de lá, para nunca mais voltar.
    E que mude as Leis, e que seja mais severa para punir esses bandidos, os pé de chinelo e os bandidos de colarinho branco, esses as penas devem ser ainda mais severa e cadeia neles de Verdade.
    Pois não quero tomar uma bala perdida por aí, e quero andar livremente sem ser incomodado por um bandido, pois o povo não pode mais sair na rua, ele fica preso, e os bandidos solto. Chega! Vamos dar um basta nisto! O povo unido jamais será vencido e é Verdade isto!

    ResponderExcluir
  5. Metrô - 4,5 milhões usuários POR DIA.
    4,5 milhões x 0,20 centavos

    ... Dia = 900.000,00 MIL
    Mês = 19.503.000,00 MILHÕES – 21,67 DIAS UTEIS
    Ano = 234.036.000,00 MILHÕES - 260 DIAS UTEIS

    Ônibus – 6 milhões de usuários POR DIA
    6 milhões x 0,20 centavos

    Dia = 1.200.000,00 MIL
    Mês = 26.004.000,00 MILHÕES – 21,67 DIAS UTEIS
    Ano = 312.048.000,00 MILHÕES - 260 DIAS UTEIS

    CPTM – 2,3 milhões usuários POR DIA.
    2,3 milhões x 0,20 centavos

    Dia = 460.000,00 MIL
    Mês = 9.968.200,00 MILHÕES – 21,67 DIAS UTEIS
    Ano = 119.618.400,00 MILHÕES - 260 DIAS UTEIS

    UM TOTAL DE
    665.702.400,00

    MAS SÃO "SÓ 0,20 CENTAVOS SP".

    ResponderExcluir
  6. Não sei o que foi mais patético no Jornal da Globo: se o Alckmin gaguejando quando perguntado por quem era organizado o movimento ou o Arnaldo Jabor destilando todos seu preconceito contra o movimento taxando-os de "classe média".

    Quem é Jabor pra definir pelo que a classe média pode ou não reclamar? O colunista tenta ridicularizar o movimento, reduzindo-o a uma briga por R$0,20 assim como o governador. Só que eles não são burros, sabem que o que está em jogo é uma insatisfação com o transporte público de são Paulo, que além de caro, é uma merda e um descaso com a população.

    Segundo ele, o povo deveria protestar contra a PEC que retira poder de investigação do Ministério Público. Não entro no mérito desta discussão, que tb é importante. só que as pessoas estão reclamando por uma coisa que afeta o dia a dia delas de forma bem mais próxima na visão delas.

    E protestar contra um não exclui a importância de protestar contra o outro. Engraçado que a Globo é uma que vive rotulando o povo de descansado. Contudo, só é importante protestar quando a mídia abraça a causa. Caso contrário, é apenas um movimento sem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo que vi reclamando das manifestações dizendo que é só por R$0,20 não andam de ônibus, senão entenderiam que não é apenas pelos míseros vinte centavos... É pelo direito do transporte púbico de qualidade, é por estarmos cansados de corruptos.

      Excluir
  7. Os oprimidos,os explorados, que cansados saem às ruas em busca de justiça. Foram esses que escolheram o revolucionário Barrabas. Por esse caminho foram os Macabeus. Não é por aí o caminho.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7:30 AM

    Dissestes com propriedade meu caro : A TUA GENTE . Eu e muitas pessoas não coadunamos com filhinhos de papai que nem onibus pegam . Engraçado como critica os crentes que são contra o gayzismo , mas ao mesmo tempo , tu és a favor deste bando de desocupados !! Cara , você errou o alvo a muito tempo !!!

    ResponderExcluir
  9. PARA VOCE INDIGNADO SOU O BARRABAS8:54 AM

    Meu caro inconformado vc deve ser mandando de algum partido.
    E vc não me engana nao! Vc é o Edson paixão.
    Tem interesses nisto aí meu caro de partidos políticos.
    O interessante que o Governador e o Prefeito de São Paulo que fizeram juntos na mesma sala, a liberação deste aumento, no programa do Datena ele perguntou ao mentiroso Governador Alckmin que ele e o prefeito que fizeram isto, mas o prefeito disse que não o fez e deu o fora deixando o Governador a ver navios.
    Meu caro inconformado, se vc está feliz com este país é só vc e os ladrões políticos, é de desconfiar de vc meu caro! Pois 99% da população está com saco cheio, não aguenta mais.
    Vou-lhe dizer, se os políticos não tomarem vergonha na cara e fazer Leis Verdadeiras que pune com rigor e parem de roubar do povo, com todo certeza te falo: Vai ter uma revolução neste país, pois o povo já está fazendo justiça com suas próprias mãos.
    Olha que os Militares estão doidinhos para acontecer isto para assumir o poder. Aí meu caro, esta baderna de sacanagens no Congresso Nacional e bandidos que estão dando ordens a população matando sem dó, suas festinhas vai acabar.
    Teremos ditadura novamente meu caro.
    Aliás o Brasil não pode ser um país democrático, pois vira isto aí uma bagunça, para um país para ser democrático tem que ter educação nas escolas de alto nível que não tem no brasil o ensino é péssimo, podre, e 85% dos brasileiros é semi-analfabeto meu caro, e os políticos deitam e rolam em cima do povo.
    Olha que está cheirando revolução este país meu caro inconformado, acorda!
    Os caras preocupado com estádios de futebol gastando o nosso dinheiro que falaram que não iam e estão bilhões de reais, para depois virarem elefante branco, vc concorda com isto? AH! Vai para a casa do caralh...
    Olha a saúde meu caro, um caos, gente morrendo por falta de atendimento e médicos ganhando uma miséria, educação que não existe, transporte uma porcaria, e os caras fazendo festinhas no congresso com prostitutas? Tenha dó no que vc fala.
    Vamos dar o troco é agora na próxima eleição meus caros O NOSSO VOTO.
    É a nossa hora de agir e tirar esses podres políticos ladrões e políticos omissos que defendem bandidos e etc.
    Já passou da hora de sair definitivamente do Congresso,. Marta Suplicy, Sarney e CIA.
    Os gagas do Congresso Nacional e os políticos ladrões já passaram da hora de se mandar de lá.
    Sou a favor dos Militares novamente no poder do Brasil, nesta época não tinha esta baderna e putaria não ! Os cara punha ordem neste país que virou hoje um pais sem comando e de putarias sem limites. E o pior que é bandidos, traficantes que manda e da ordens!
    É a nossa hora do povo ter o seu direito que é por lei que não tem.
    Revolução ? Está caminhando para isto no Brasil! Abre os olhos políticos corruptos e pare de roubar do povo que o povo não aguenta mais.
    Façam Leis severas que Verdadeiramente os infratores, e acabem de vez com isto de bandidos se beneficiar na lei, lugar de bandidos que cometeu crime hediondo é na cadeia e por muito tempo e que cumprem a pena integral, e acabam de vez com esta de redução de pena, pois senão eu posso ser a próxima vítima do bandido que estava preso.
    Aí vem este idiota do indignado só ele a favor dos políticos.
    Não dá mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:42 AM

      Você só pode estar drogado, não sabe nem o que está falando. Noiado!

      Excluir
  10. Vamos pra rua Brasil! Hora de acabar com a palhaçada que assola este país a anos!

    ResponderExcluir
  11. Para o anonimo que se identifica como "PARA VOCÊ INDIGNADO SOU O BARRABAS". Segundo você, na ditadura não tinha "esta baderna e putaria" pois os militares, segundo você, colocavam ordem. Pois bem, na ditadura não tinha corrupção e baderna, pois se um repórter denunciasse esquemas de corrupção do governo militar, o repórter seria imediatamente torturado e morto, vide o caso do jornalista Herzog.

    As noticias eram censuradas e manipuladas para favorecer o governo militar. Filhos de políticos e juízes não iam para a cadeia, mesmo cometendo crimes bárbaros(vide o caso Araceli). A inflação era terrível, qualquer manifestação popular era duramente reprimida. Mulheres eram estupradas dentro do DOI-CODI e homens eram duramente torturados.

    E você ainda tem a cara de pau de dizer que quer a ditadura de volta... Eu apoio as manifestações contra o aumento da tarifa, e apoio também a baderna, pois manifestações "paz e amor" não tem efeito nenhum. Na Revolução Francesa teve baderna e violência também, Quando Jesus expulsou os vendilhões do templo, ele usou força física, o que pode ser interpretado como violência. Portanto, criticar os manifestantes de SP é pura hipocrisia.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11:21 PM

    VIVA A PRIMAVERA BRASILEIRA!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9:17 AM

    Viva a revolução para acabar com este podre Congresso Nacional, Viva!
    Via a revolução!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5:08 PM

    Para o Fabricio Alves.
    Direta já urgente! Revolução já! Tem que fazer manifestação sim e os Militares tem que assumir o poder de novo.
    Militares no pode do Brasil já! Esta vai ser a campanha de agora para frente meu caro!
    Fora PT de ladrões confessos.
    Vão roubar nos quitos dos infernos seus palhaços.
    Vc não lembra pois é novo, mas teve uma greve dos piões os pedreiros serventes e eles quebram tudo, o que não concordei com isto, mas deu resultado para eles, pois o Governo rapidinho deu um jeito de aumentar seus salário, nunca mais mexeram com eles, e olha que atualmente é a profissão que está mais ganhando dinheiro e não falta emprego.
    Não sou a favor da violência e nem danificar nada, quem está fazendo isto não é o povo do bem, e sim grupinhos mandado por partido políticos para fazerem isto e por a culpa no povo de bem. E tenho certeza que o PT é o mandante disto, as eleições está ai meu caro! é lobo comendo lobo! E o povo pagando o pato que não comeu.
    Quem gosta dessas manifestações de quebradeira é o PT e por incrível que pareça, está igualzinho no tempo da ditadura. Tem Gente do PT nisto aí!
    Ô Fabricio Alves vc é da época da ditadura? Parece que não pois pelo seu falar vc não sabe de nada o que correu na época.
    Agora sobre estupro, isto está acontecendo ao dia e todos e os dias nas ruas meu caro! E bandidos estão soltos sem condenação, quem será a próxima vítima, pode ser vc.
    Agora vc não fala do seu querido PT mandou o STF tirar o tickt alimentação dos juízes de direito, isto que é a Verdadeira ditadura? No governo Militar não tinha isto não ok? Falo isto porque sei o que falo, e os Juízes entraram com uma liminar contra o STF.
    Ô Fabricio, nós temos uma ditadura ainda, mas desfaçada no Brasil se vc não sabe ok?
    Procure se informar melhor antes de dizer bobagem. Vc não sabe que o PT quer acabar com o direito de expressão da imprensa e do cidadão, eles ainda querem calar a boca do povo e vc vem dizer que não é ditadura? Se vc não acredita nisto que lhe digo, procure saber com a imprensa que vão te dizer.
    Tem um projeto Lei correndo para acabar com a Lei de liberdade de expressão ok? E é o PT que quer fazer isto ok? Está em votação no Congresso Nacional e vai ser aprovada, pois é interesse dos políticos calar a boca do povo para eles roubarem mais.
    Não fale asneira.e lute junto ao povo ok?
    Meu caro não é o DOI -CODI não que vc disse ok? Era o SNI que era o serviço nacional de informação que era as Forças Armadas que comandava tudo, e também as Delegacias eram chamadas DOPS. Então procure se informar melhor. E os caras que vc disse que eram torturados são os mesmos que hoje governantes deste país, e olha que merda está, olha o que bando de ladrões.
    A putaria começou com eles e continua com eles, o PT, e CIA.
    Este país está sem comando político, mas tem um comandando paralelo os bandidos, matando pessoas inocentes e assaltando sem dó e sem serem presos e condenados, quando são, dois anos estão na rua fazendo que fazia pior o que faziam.
    Viva a revolução!
    Viva a ditadura! Volte os Militares urgente se não vamos ficar sofrendo como estamos vendo os políticos roubarem, vamos tira-los de lá urgente, a hora chegou as eleições estão aí é o nosso voto.
    Mas digo com todo certeza quem está gostando disto são os Militares que quando este país virar um barril de pólvora eles vão assumir a força.
    Revolução já! Só assim que vai funcionar este país.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5:25 PM

    concordo com vc fabriio, e digo mais estas manifestações nao é apenas por simples almentos nas passagens e sim em tudo, nos alimentos, nos juros cobrados em todas as ordens , esta sem controle, nao por falta de controle e sim por um motivo certo, de roubar, isso masmo o PT q esta no governo so tem o nome partido dos trabalhadores, mas por favor povo brasileiro abram os olhos pois nao existe PT no governo e sim empresarios e ladroes muitos ladroes.... é so olhar os resultados recentes erros aos montes alem de desvios e um ato muito descriminado pela oposição q era contra as privatizações. Hoje o q resta esta sendo privatizado em nome do roubo simplesmente isso pois no momento em q vivemos, somos o mais rico pais da america do sul e ate central, e o q temos melhorado nos ultimos tempo! nada!, estamos trabalhando para desviar dinheiro do povo trabalhador, criando novos municipios, para desviar nosso dinheiro, criando novos ministerios q nao ser de nada apenas para desviar dinheiro...
    Vamos parar com isso ja esta na hora....

    ResponderExcluir
  16. e a facor das manifestacoes??? da uma olhada ai
    http://www.youtube.com/watch?v=Uy-7nGCAT6M

    ResponderExcluir
  17. Aparício Fernando3:57 PM

    Com toda a certeza a tentativa de invasão da ALERJ foi orquestrada pelo Sérgio Cabral, Paulo Melo e Beltrame para tentar descaracterizar e desmoralizar o movimento.

    ResponderExcluir