terça-feira, novembro 06, 2012

80

Minhas sinceras impressões sobre Caio Fábio



Por Hermes C. Fernandes

Só estive com ele pessoalmente uma vez. Provavelmente, ele sequer vai lembrar. Fui visitá-lo em meados dos anos 90 no escritório da Vinde em Niterói, num edifício alto, acompanhado de um pastor americano chamado Bill Mikler.

Caio nos recebeu com carinho. Enquanto eles conversavam em inglês, fiquei admirando seu gabinete, principalmente um enorme quadro com uma espécie de árvore genealógica das igrejas. Fiquei orgulhoso quando vi ali a igreja que meu pai liderava. Quando soube de quem eu era filho, Caio demonstrou muito respeito, pois apesar de liderar uma igreja tipicamente neopentecostal, meu pai era reconhecido por sua seriedade. Seu nome, Cecílio Carvalho Fernandes. 

Encontrei ali um homem despretensioso, que não se gabava de suas realizações. Isso chamou muito a minha atenção. Imaginei-o soberbo, amante da ostentação. Dei com os burros n'água. Sua humildade desarmou-me.

O primeiro contato que tive com sua obra foi nos anos 80, quando li um livro de sua autoria sobre namoro, noivado e casamento. No início, meu pai demonstrava certa desconfiança sobre aquele pregador barbudo e cabeludo. Porém, ao ler seu livro sobre  aborto, meu pai sentiu-se inspirado a promover uma reunião especial em sua igreja para tratar do assunto. Cerca de dois mil pessoas se apertavam na igreja em Quintino, quando meu pai entrou cercado de pequenos caixões, representando crianças abortadas. Sem qualquer constrangimento, meu pai usou o livro de Caio para montar o esboço de seu sermão. Conheci minha esposa naquele culto.

A cada livro seu que lia, crescia minha admiração pelo pregador. Segui, de longe, sua trajetória. Orgulhei-me, como muitos pastores, de tê-lo como representante da classe junto aos jornais e TV. Aprendi muito com suas preleções veiculadas na TV e no Rádio.

Até que um dia, no escritório de uma loja de instrumentos na Penha, acompanhado de um pastor e o gerente (também crente), chegou a notícia bomba por fax.

O gerente da loja virou-se para nós e disse: Vocês não vão acreditar! Sabem quem caiu? CAIO FÁBIO!

Levei um choque. Emudeci. Porém, o choque que se seguiu seria maior que o provocado pela notícia em si. Aquele pastor e o gerente pareciam comemorar. Um deles disse: - Eu sabia que mais cedo ou mais tarde a máscara cairia. Era questão de tempo até que surgisse um escândalo com o seu nome. Toda aquela santidade não passava de fachada!

Saí dali amargurado. Conheci, naquele fatídico dia, uma face da igreja evangélica que até então ignorava.

Vi quando o castelo desmoronou-se. O fechamento da fábrica de esperança. A venda da revista Vinde (que tornou-se Eclésia). Os livros que foram tirados das prateleiras das livrarias.

Parecia que Caio jamais se levantaria. Não bastasse o escândalo provocado por seu caso extraconjugal, ainda veio a bomba do dossiê Cayman. Caio parecia ter entrado num inferno astral.

Foram anos de silêncio. Só Deus sabe o quanto gostaria de tê-lo encontrado nessa época. Sei que muitos que se diziam amigos, simplesmente evaporaram. Os mesmos que lhe rasgavam seda, agora o apedrejavam. 

Quando surgiu o site, comecei a acompanhá-lo. Aquilo parecia uma pequena nuvem do tamanho de uma mão, que eventualmente cresceria, tornando-se num temporal. Acompanhei de longe o surgimento do Caminho da Graça. Uma vez chegamos a nos falar por telefone. Queria muito encontrá-lo para expor-lhe o que o Senhor me fizera compreender acerca de Sua graça e reino. Mas infelizmente este encontro jamais ocorreu.

Quando o Danilo do Genizah e o Charlito o encontraram em Brasília, eu estava morando nos EUA e não pude ir. Lamentei-me profundamente.

No período em que morei em Orlando, tornei-me muito amigo de Jonathas Moreira, um pastor presbiteriano que conhecia seu pai. As coisas que me contou, fez aumentar minha admiração, pois percebi-o como tronco de uma árvore cujas raízes eram profundas. Jonathas, hoje com 83 anos, faz missões nas comunidades ribeirinhas do Amazonas, que tanto seu pai amava. 

Apesar de não ter tido a oportunidade de estreitar nossa amizade, quero deixar registrado o quanto me sinto honrado por ser contemporâneo deste gigante da fé. Considero-o um ícone, uma referência para a minha geração, e particularmente, para mim.

Talvez nossas ideias não convirjam totalmente. Mas nossos ideais são exatamente os mesmos. Eu o considero um tipo de subversivo-mor nesses dias de apatia crônica da igreja evangélica. 

Quanto ao período em que perdeu tudo o que tinha (pelo menos em termos ministeriais e materiais), creio que tenha enriquecido sobremaneira a sua biografia, fazendo-o ainda mais sensível às mazelas e dilemas humanos. Sinceramente, prefiro o Caio de hoje ao de ontem. A maturidade lhe fez muito bem.

Vejo-o como um homem à frente do seu tempo. Um visitante do futuro, enviado por Deus para desatar muitos Lázaros que, embora tenham experimentado o poder da ressurreição, ainda são reféns de pensamentos ultrapassados, que cheiram a mofo em vez de exalarem o bom perfume de Cristo.

Qualquer dia desses, quero ter a alegria de recebê-lo na Reina, igreja à qual sirvo como bispo. Seria uma honra confiar-lhe o microfone de nosso modesto trabalho. Caso este texto lhe chegue às mãos, considere-se convidado. 

80 comentários:

  1. Ótimo e corajoso em meio ao mar de lamas anticaio que permeia blogs de neopuritanos e recaucados da fé. De entre toda a multidão que O incensavam e colocavam panos no chão, era o burrinho o mais importante mas... ninguém via o burrinho.

    ResponderExcluir
  2. Caio Almeida, Jacksonville, FL3:31 AM

    Uau Pastor Hermes! Que texto lindo! Quando eu era criança assistía o Pr. Caio Fábio pela televisão, e mesmo sendo novo ainda, fiquei muito triste pela notícia, porém compartilho da mesma visão que o senhor têm sobre ele, o admiro! Que Deus continue a usá-lo e usar o senhor da mesma maneira, admiro a sua humildade querido. A graça e a paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio Almeida, Jacksonville, FL3:55 AM

      Querido Bispo Hermes!

      Excluir
  3. E eu quero estar lá quando isto acontecer!!!

    ResponderExcluir
  4. Paz meu caro amigo de longe Bispo Hermes, parabéns pelo texto, de acordo com tudo.

    ResponderExcluir
  5. Paz irmão Hermes.

    Sou um tanto novo ainda, 28 anos, mas sou tremendamente abençoado pelo Caio todos os dias.

    Não tenho uma história, ainda, a ser contada sobre tudo isso, mas, um dia, terei.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Legal Hermes. O Caio e desses que da medo em muita gente. Eu também o acompanho desde a minha infância, pois fui criado na igreja presbiteriana. Os livros dele na época foram de grande ajuda. Ele só assusta gente que insiste em achar que Jesus foi crucificado com aquele paninho, pois seria muito constrangimento para eles imaginar um Jesus pelado naquela cruz.

    PS: Lembro muito bem das pessoas achando o maximo o que aconteceu com ele, na época como adolescente não entendia o porque desse alegria na suposta queda de um homem de DEUS. Triste.

    ResponderExcluir
  7. também eu o acompanhava, meio ao longe, ate que no ano 2.000 , estando eu numa livraria evangelica com um pastor, sendo eu na altura membro de sua paroquia, mostrei lhe um livro de caio fabio, ao que ele me disse com um ar muito satisfeito; ha, esse ai é um caido e não se levanta mais. esta declaração me fez ver claramente a diferença de um homém de DEUS e um lider do sistema denominacional.

    ResponderExcluir
  8. Apesar da pouca idade e de ter conhecido bem recentemente o Caio, já conheço bem sua trajetória, e sempre o vi como um homem sincero, transparente, que ama verdadeiramente a Deus, as escrituras, e as transmite com maior amor ainda, gostei muito do texto, e fiquei muito feliz por saber que uns dos que tanto admiro e que já tanto me ensinou, também tem a mesma admiração por essa grande pessoa que é o Caio Fábio. Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não vi, aqui no Brasil, alguém pregar o Evangelho com tanta paixão como o Caio Fábio. O Evangelho em sua boca é verdade! Outro ponto interessante é que o seu discurso não mudou. O que Mudou foi a forma, mas o discurso é o mesmo. Sem dúvida, agora, ele é mais livre, pois rompeu com a instituição. Mas é só contrastar o Caio Fábio de 20 anos atrás do Caio de agora, e veremos: O Evangelho continua sendo verdade em sua boca.

    M.O.O.
    Rio de Janeiro, RJ.

    ResponderExcluir
  10. Chorei... pois acompanhei toda esta trajetória e lamento que ainda hoje existam apedrejadores para tantos Caios.

    Parabéns pelo texto e pela honestidade.

    ResponderExcluir
  11. Ter esta consciência de gratidão a "vida de", e "porquem" pregou a Vida, independente das coisas que ele apenas as expos por não suportar ficar com o que, neste caso, Deus mais abomina, A HIPOCRISIA! Caio é, não foi!Hermes é, e será, eu sou, nós somos,e seremos o que somos para glória de Deus!

    ResponderExcluir
  12. pena que a maioria dos ditos cristãos sãos os primeiros a apedreja-lo ao ouvirem o nome dele. não dão nem direito de resposta! como se ele precisasse rsrs

    ResponderExcluir
  13. Fecho 110% contigo, amigo Hermes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade sou totalmente de acordo com pr. Hermes Fernandes falou, nunca conheci pessoa mais sabia em suas palavras e bem preparada espiritualmente tão iluminadoa qto reverendo Caio ele é simplesmente excepcional em suas palavras na forma e na clareza com que prega o evangelho só lamento por ele não ter um programa de televisão diário para mais e mais pessoas terem a oportunidade de ouvi-lo e conhecer o verdadeiro evangelho. Eu não teria palavras pra deacreve-lo tamanha é a admiração que.tenho por essa pessoa que é o reverendo Caio Fábio só peço Deus que o ilumine cada vez mais....

      Excluir
  14. Ele realmente prega bem , mais pelo que tenho visto ele tem ressentimento da igreja, e as vezes fala coisas com coragem, e isso pode resultar sem processado. Vários vídeos no youtube passa uma imagem de um irônico pra quem não compreende e não tem contato com a bíblia e com a oração.

    ResponderExcluir
  15. Amado Bispo Hermes, realmente o Reverendo Caio Fabio prega bem mais ao participar do culto do movimento "Eu escohi espear" o pastor disse que a igreja do Caio Fabio ensina que casal comprometido pode ter relações sexuais antes do casamento, que pra nós não é aprovado por Deus. Gostaria de esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:05 AM

      Amigo, digite no youtube: "caio fábio sexo antes casamento" e aparecerá uma listagem de vídeos. Tem pelo menos uns 3 vídeos de comentários dele, em dias diferentes. Assista todos e tire suas conclusões. Só adianto que ele não é a favor de "sexo antes do casamento". O que muda é o "conceito de casamento" que ele usa e que o pastor que você citou aí deve usar. Abraço.

      Excluir
  16. Olá Bispo Hermes, Graça e Paz...

    Respeito a sua opinião sobre a vida pessoal e o ministério do Reverendo Caio Fabio. Uma das coisas que precisamos aprender quando lidamos com pessoas, falhas como todos nós somos, é, não focar só nos erros que fatalmente irão surgir. Mas, preservar o pouco de bem que aquela pessoa pode nos oferecer.Eu não conheço o Reverendo Caio pessoalmente, mais tive o privilegio de conhecer o seu maravilho trabalho através da literatura e dos sermões. Não o condeno pela sua queda matrimonial (adultério).Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. Não conheço os motivos da sua fraqueza, ainda que nada venha justificar este ou qualquer outro pecado.
    Sempre o admirei muito como homem de Deus. Porém, não concordo com a sua atual postura diante do evangelho de Cristo. Não podemos por motivo algum, perverter o curso do Caminho. O Rev. Caio Fabio e muitos outros, estão precisando não de defensores, nem muito menos de acusadores. O que todos estão Precisando, é encontrar irmãos em Cristo, que a despeito de tudo, ainda possa continuar a ama-los e em respeito ao seus passados, arar a Deus para ilumina-los outra vez.
    Deus te abençoe......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evidente que 90% dos pastores não irão apoiar o evangelho de Cristo, transmitido pelo vaso Caio Fabio.
      Tocam-lhe as feridas.

      Excluir
    2. Comentariozinho "polido" mas que mascara um certo julgamento moral. Apesar de vc querer esconder com todo esse palavreado piedoso, só bobo que não percebe sua opinião real Pr Fábio!

      Excluir
    3. Diego Regner9:45 AM

      é brincadeira alguem falar que Caio não lê ou prega a bíblia e nem ora...Continuam julgando sem conhecer pois todos os dias , o mesmo faz 4 horas de programa ao vivo, so ensinando a palavra e orando pra pessoas, por exemplo. O Caio pra ser compreendido hoje, precisa ser conhecido. Outro ali disse q nao o condena pelo adultério...rsrs...é claro que nao,pq em primeiro lugar , vc nao deve condenar ninguem mesmo e em segundo lugar, qual a diferenca entre adulterar e julgar? Ou em relação à qquer outro pecado? pecado é pecado e todos pecamos todos dias ! A atual postura do Caio é a mesma da minha, e de milhares, que não são cínicos com a verdade e nao aguentam tanta falcatrua em nome de Deus. Conheça o homem um pouco, gente! Entre no site dele, leia , veja vídeos, entenda! Se ainda sim nao gostar, sinto dizer, mas o problema é q o vcs nao gostam mesmo é do Evangelho!

      Excluir
    4. Muito bom!
      Não mudei em nada a minha visão sobre o Caio Fabio. Os erros que ele cometeu e que comente são diferentes dos nossos que comentemos no passado e os que cometemos hoje. Os puritanos não perdoam, pois eles ACHAM que não cometem erros. Um abraço Caio Fabio. 990694132(Meu numero)

      Excluir
  17. Olá Bispo Hermes,
    Graça e Paz!
    Também conheci o Pr. Caio Fábio no inicio dos anos 90. Já o conhecia também através dos livros, mas passei a comparecer algumas vezes no Congresso da Vinde que era realizado em Serra Negra - SP. Assino embaixo de tudo que você escreveu sobre ele. Continuo tendo um respeito muito grande por ele e sempre medito profundamente eu tudo que ele fala ou escreve. Claro que não concordo com tudo, mas ele ainda é para mim um referencial de fé.
    O que você expressou sobre os comentários feitos quando ele "caiu" infelizmente refletem a realidade da liderança evangélica neste país. Poucas semanas atrás comprei a Bíblia de Estudo do Expositor com comentário do Pr. Jimmy Swaggart e mesmo depois de tantos anos do ocorrido com ele, o povo para que só lembra da queda. Ninguém parece lembrar dos tremendos sermões que ele ministrava nas manhãs de domingo (pelo menos era o horário em que eu assistia). Que possamos todos perdoar os que caíram, e orar para que esses homens de Deus se levantem e continuem fazendo o que foram chamados para fazer: pregar a verdadeira Palavra de Deus.
    Deus te abençoe! Todos os dias leio os artigos que o sr. escreve. Que o Senhor continue usando a sua vida poderosamente também.

    ResponderExcluir
  18. Marilda Barbosa4:36 PM

    Olá Bispo Hermes!
    Gostei muito de o que o Senhor escreveu sobre o amado Pastor Caio Fábio,é exatamente isso que eu senti na ocasião em que tudo aconteceu, mas reencontramos nosso Amigo( ainda q de longe,prá mim) e recomeçamos uma nova caminhada ao seu ¨lado¨no sentido de ler,compartilhar e ouvir o que ele diz.Afinal como diz a moçada:-Ele é o cara. rsr

    ResponderExcluir
  19. Anônimo7:36 PM

    O Caio é isso aí, manos. Esse cara simples envolvido até o pescoço com a mensagem da graça do evangelho. O único problema é que infelizmente é do tipo muito raro no nosso meio.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo9:03 PM

    Eu gosto de muita coisa que o Caio fala. Mas ele passa um ar de arrogância ao entrar em muitos temas, como no caso q ele acha toda a cristandade um bando de tapados que nunca considerou Jesus como chave hermenêutica pras escrituras.

    Não concordo com a permissividade sexual q ele ensina (sexo sem q o casal tenha se comprometido de verdade perante a sociedade), nem com seu apoio ao aborto de uma criança com síndrome de down.

    Contudo, ele é uma voz que deve ser ouvida, pois fala muitas verdades, vai na ferida da igreja.

    ResponderExcluir
  21. ALERTA IGREJA11:28 PM

    Infelizmente o que ocorreu com o sr. Caio Fábio (ex-pastor), foi o fato dele não dominar suas capacidades: intelectual, literária, teológica, etc..., assim como a excessiva admiração por si mesmo em detrimento da glória que só pertence à Deus e por isso, em sua vida cumpriu-se a Palavra registrada em Provérbios 16. 18:
    "A SOBERBA PRECEDE A RUÍNA, E A ALTIVEZ DO ESPÍRITO, A QUEDA".

    Contudo, se o sr. Caio Fábio quebrantar-se em humildade na dependência do Espírito Santo, arrependendo-se dos seus pecados, inclusive o de adultério, sem fazer apologias antibíblicas, não creio que o SENHOR o levantará como dantes, pois isso seria como aparência do mal para a fraqueza do próprio Caio, mas que o Espírito Santo limparia e inundaria de paz seu coração no tempo presente, para que na vida vindoura, pudesse reinar com Cristo junto aos salvos, a saber: na Jerusalém Celestial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:25 PM

      Gostei e concordo!

      Excluir
    2. Primeiramente ele não é ex-pastor, porque pastor é um dom dado por Deus à igreja conforme o livro de efésios e Deus também diz que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. A partir do momento em que Deus o consagrou pastor, gostando ou aprovando os homens ou não ele morrerá ou será arrebatado pastor. Os homens e suas denominações cheias de dogmas humanos podem não reconhece-lo ou não considera-lo como tal, mas ele sempre será pastor.
      O grande problema dos crentes modernos, é que gostam muito criticar e apontar seus dedinhos duros na direção dos supostos "pecadores" esquecendo-se de que também o são. E outro grave esquecimento de nossa parte, é de que os frutos que ele gerou enquanto no ministério "ativo" diante da denominação presbiteriana, não morreram ou caíram no chão pelo simples fato dele ter pecado. Isso é entre ele e Deus, mas os seus frutos espirituais o precederão no encontro com o Cordeiro, no grande dia do arrebatamento da Igreja. Milhares e talvez milhões e vidas foram impactadas pela mensagem que pregou no Espírito e isso homem nenhum poderá lhe tirar.
      A maioria das pessoas que o criticam nunca fizeram 10% do que ele já fez em nome do Senhor, e enquanto o criticam de soberbo entre outras coisas, esquecem-se de que com a mesma medida que o julgam serão julgados. Esquecem-se que cada um dará contas DE SI MESMO a Deus e que na ordenança da santa ceia do Senhor, a recomendação paulina é EXAMINE-SE O HOMEM A SI MESMO, não ao pastor Caio Fábio. Ele errou e dará contas disso a Deus, não a mim ou a qualquer membro de Igreja. Muitos que o acusam tem seus próprios pecados de estimação, cultivados durante anos e só sabem atirar pedras. Mas o bom Mestre ensinou-nos que só pode atirar a pedra aquele que NÃO TEM pecados, o que acho não ser o nosso caso.

      Excluir
    3. Muitos desses aí que criticam o caio deveriam rasgar tudo que o rei Davi escreveu depois do acontecido com Bate-Seba, já que são tão radicais no legalismo farisaico.

      Excluir
    4. Anônimo7:00 AM

      E principalmente rasgar das suas biblias, os livros de proverbios, eclesiastes e todos os feitos de salomao, pois Salomao no fim da sua vida virou bruxo, feiticeiro, adorador de deuses extranhos, como moloque que exegia sacrificio de crianças vivas; tambem foi criador da magia goethia, que até hoje é considerada pelos bruxos e feiticeiros, como a magia mas forte de todos os tempos, usava tambem o anel com o hexagrama, que hoje muitos pensam que é o simbolo de israel, mas que na realidade é um simbolo maligno muito antigo usado em todas as religioes do mundo.

      Excluir
    5. Anônimo1:34 AM

      Calma meninas as duas são lindas !

      Excluir
    6. Diego Regner9:51 AM

      rsrsrs...só um louco ficaria livre da instituição evangélica e quereria voltar pra la de novo. Acha q Caio quer ser o que era antes? A saber, hj ele alcança muito mais pessoas que antigamente. E detalhe: pessoas que querem realmente o evangelho! Se o Caio quisesse ele poderia ser hoje novamente, o maior líder da babaquice evangélica de novo, convites nao faltaram à ele...mas ele vai voltar-se ao próprio vômito??rsrs..AFirmo mais uma vez: todos q julgam o Caio é pq nao o conhecem, nem seu trabalho e nem sua pessoa!

      Excluir
    7. dony, perfeito!

      Excluir
    8. Jorge Amaral9:30 AM

      O Sr. Caio Fabio não domina suas capacidades: intelectual, literária, teológica?????? é Serio?? Porque o Sr. "Alerta Igreja" não se identifica?? Quem te estabeleceu como juiz das capacidades intelectual, literária, teológica e ainda etc do pastor Caio Fabio??? Não é acaso, esta a maior arrogância, soberba e altivez de todas?? Não é coar o mosquito e engolir o camelo?? não é perceber a palha no irmão antes de tirar a viga do próprio olho?? e como você sabe que ele não se arrependeu?? Não se derramou diante do Senhor?? Acaso você estava la colado com Espirito Santo ouvindo as orações do pastor Caio?? Não foi ele mesmo que publicamente falou abertamente da sua própria queda?? como você sabe que ele não tem paz no coração?? e ainda a cereja do bolo: você se julga salvo e já possuidor do passaporte para a Jerusalém Celestial sem passar pelo crivo de Deus no Dia dele??? Deixo um link para que escute e reflita a respeito do Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, pelo pastor Caio Fabio (antes da queda), para que tenha mais legitimidade perante os seus olhos!! Assim o irmão "Alerta Igreja" pode aprender mais sobre graça, salvação e Juízo, pecado e acesso a Jerusalém Celestial.
      https://www.youtube.com/watch?v=alPhU7O2ooU&t=1240s

      Excluir
  22. Anônimo11:37 PM

    Irmão Hermes, compartilhamos da mesma admiração...Já estivemos com ele algumas vezes. Infelizmente, ele não tem aceitado estar em qualquer outro lugar que seja, apenas no Caminho, porém com certeza o receberia com carinho em Brasília...Quem sabe em um Papo de Graça.
    Abraços dos irmãos Carlos e Cristhiane Vaz

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo excelente texto. Compactuo com tudo que disseste no seu texto, tenho o mesmo sentimento de admiração pelo Caio fábio, e rogo ao Senhor Deus que continue dando à ele coragem, discernimento e o desejo de está apresentando o evangelho como sempre apresentou de forma simples, direta, dispretenciosa. É fato que a igreja evangélica brasileira precisa ainda mais de homens de coragem, que não tenham medo de colocar o rosto à bater por amor à uma exposição simples do evangelho. Louvo a Deus pelo ministério do Caio, e tenho plena convicção que aprendemos com ele até nos momentos mais difíceis que ele possa ter passado. Aos que atiram pedras, eu lamento profundamente por eles, pelo espiríto de farisaísmo e deleite pela desgraça alheia, algo que está longe da mensagem de Cristo. Que Deus continue a lhe abençoar!

    ResponderExcluir
  24. Agora que está no Brasil. aproveitemos. Estou devendo uma visita a ele. Vamos juntos matar as saudades. Vou enviar a ele.

    ResponderExcluir
  25. Outras duas coisas em comum: a minha amizade e a mala severiana, rss

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9:09 AM

    Assino embaixo bispo.

    ResponderExcluir
  27. Matheus9:34 PM

    Gosto muito das mensagens do irmão caio, o admiro muito e nunca vi a mensagem do evangelho soar de forma tão simples e clara como nas mensagens do caio fábio. Fiquei sabendo a pouco tempo q seu filho está se integrando a igreja comunidade metropolitana, q defende q o ato homossexual não é pecado, e até ajudou a escrever um artigo pró-homossexual com "base" biblica,que esta disponivel na internet. Continuo admirando o irmão caio apesar disso, mas queria deixar aqui minha critica, que ele q fala tanto da igreja brasileira, que está doente, e realmente está, olhe tambem para a igreja que seu filho está ajudando, que dosnte está tbm, distorcendo o que está claro nas escrituras.

    Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  28. Concordo com suas palavras e vejo semelhança na forma VERDADEIRA como vcs pregam o Evangelho, não criando seitas , mas como consciência sendo vivido a cada dia. Parabéns

    ResponderExcluir
  29. Anônimo3:27 AM

    Também prefiro o Caio atual ao anterior,que fundamentava minha fé nascente.

    nas mutações que vamos experimentando durante a jornada de fé em Cristo, tem momentos em minha vida que soment e tão soment eo caio tem uma palavra absolutamente pertinente ao meus momentos de reflexões inquietantes.

    Ele me dá um respaldo do que ele mesmo diz: "eu tentava enxergar o que eu enxergava, até o dia em que decidi assumir que realmente eu enxergava aquilo que enxergava".

    Caio é um profeta da graça, a margem da religiosidade farisáica na qual estamos atolados.

    Compartilho da mesma visão quando a falta de misericórida que há em nosso meio. Não apenas quando digo que o Caio, assim como você e alguns outros são vozes destoantes a ecoar do deserto, são referências de uma fé genuínamente íntegra, me alimentam a alma, mas, sobretudo, quando o discurso farisáico toma conta da maioria esmagadora dos ambientes igrejais de hoje.

    Concluo com outro pensamento de Caio quando disse que precisou deixaro evangelho dos evangélicos para viver o Evangelho. Assim me encontro eu, abastacendo meu espírito da graça de flui desse autêntico discípulo do Cristo nosso.

    ResponderExcluir
  30. Não justifico aqui o que o correu, com o Pr Caio, mesmo porque quem o justifica, é o sangue do cordeiro que foi imolado desde a fundação do mundo. Uma coisa eu creio, tudo que aconteceu na vida desse homem, serviu para que ele, tivesse revelações , e percepções mais profundas. O escândalo da graça, foi tão contundente em sua vida, que hoje realmente ele esta melhor. Concordo, a Graça é escandalosa.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo6:35 PM

    somos vasos de barro nas mãos de DEUS ele sabe como nos amassa e fazer um vaso novo

    ResponderExcluir
  32. Anônimo1:19 PM

    Pensamento meu, mas que dever ser também de muitos, todos concordamos com o sistema religioso falho que estamos inseridos, onde todos os dias assim como a 2.000 anos atrás fizeram os Judeus, continuamos a crucificar a Cristo (Ensinamentos), mas não posso concordar com o procedimento do Caio Fábio, embora o admire, ele perdeu o foco, há rancor e ódio em seu coração, porque a boca fala do que está cheio o coração, o vejo como um homem de Deus que está perdido sem saber que está no caminho.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo10:33 AM

    Deixo-vos este pensamento que explica muita coisa na vida do Rev. Caio Fábio. "Existe um critério quase infalível para determinar se um homem é realmente teu amigo: o modo como refere opiniões hostis ou descorteses a teu respeito.” Theodor Adorno

    ResponderExcluir
  34. Anônimo1:00 PM

    Eu faço uma pergunta pra você que condena o pastor Caio,como você vê Davi ?como ele é tratado por Deus na biblia você é melhor que Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquenta não, esses caras devem ter rasgado a Bíblia nos salmos escritos por Davi depois do pecado com Bate-Seba rsrs. Mateus 23 neles!

      Excluir
  35. To arrepiado! São as minha palavras e sentimento sobre esse grande homem de Deus, Caio fábio. Fico como um "fominha" procurando no youtube as mensagens antigas e novas, mas a mesma mensagem de sempre desse atalaia.

    Obrigado mestre Hermes por externar o q habita em meu coração a respeito do Rev. Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, sou também leitora do Caio Fábio desde minha juventude, é alguém que admiro muito E achei lindo o depoimento feito pelo Pr.Hermes. Há mensagens que estão gravadas em minha mente e me inspiraram de forma bastante significativa.

      Excluir
    2. Também sou leitora do Caio há muitos anos, amo ouvir suas mensagens e opiniões. Sua história é linda. É um grande privilégio tê-lo como aquele que anuncia o evangelho.

      Excluir
  36. Fico feliz mano em ter esse elo com o passados do Caião,caído na graça de Deus.
    Fiquei 13 anos sendo discipulo Pentecostal,já com o Caio conheci profundamente o EVANGELHO. Abraço e Paz !

    ResponderExcluir
  37. Conheci Caio Fábio através de meu filho Eduardo. Estou compreendendo melhor, as coisas da vida,que Deus Ama a todos sem distinção e não conforme os conservadores religiosos pregam por ai. Que Deus lhe ilumine Caio.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo12:16 AM

    Conheci o Caio atraves de um amigo e todos os dias escuto suas mensagens que tem sido muito edificantes e o considero o maior pregador do evangelho que conheci. Abs

    ResponderExcluir
  39. O Caio me tornou uma pessoa mais inteligente, graças a Deus o encontrei na internet, pois senão seria mais um burro religioso sem visão de mundo. Belo texto.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pelo texto, que, apesar de falar do Caio, em quem vejo muito do evangelho, também mostra muito de você, da sua sinceridade como seguidor de Cristo. Pessoas como vocês fortalecem o evangelho na terra.
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  41. O Caio foi o responsável por me fazer pensar, hoje sou um crente pensante, o que mudou a minha vida radicalmente.

    Deus abençoe o Caio e vc querido Hermes!!!!

    ResponderExcluir
  42. Estamos Juntos nisso Bispo Hermes!!!!

    ResponderExcluir
  43. Caro, amigo. Sou escritor, vou a uma igreja evangélica, mas se eles soubessem quem sou, minhas obras, meu trabalho, seria talvez um escândalo. Vou lá para orar, apesar deles não saberem disso, não vou lá por eles - mas por Deus. Tenho mais conhecimento religioso e sobre outras doutrinas religiosas que todos eles juntos. Até mesmo sobre a Bíblia percebo que compreendo mais em muitos aspectos. E falo de uma igreja enorme, de uma capital modelo do país, com programa de TV e tudo mais. Digo isso porque nos anos 90 conheci textos de Caio Fabio e não tinha como não se encantar com eles. Nunca entendi direito o que ocorreu com ele, mas acha que isso me importa? Me importa saber hoje que quando ele fala, os céus se abrem! A maioria não gosta? Mas e dai? A maioria foi, é, e será, sempre, estúpida. A maioria elegeu o governo que ai esta com todas as suas mazelas anti-cristãs e anti qualquer religião séria do planeta. Se fosse espiar os pecados do Caio para julgá-lo, jamais em minha vida poderia voltar a ler a Bíblia, está repleta de pecadores, assassinos, difamadores. Deus não escolhe pessoas santas para seu ministério celestial, ai esta o grande engano de quase todo mundo. Quando encontrar alguém santo, cuidado ou ele esta prestes a pecar ou é um grande mentiroso. Dai, fica a dita igreja; faz templos cada vez maiores, para isso precisa de cada vez mais dinheiro; dai o pastor quer ter programa na televisão, precisa pedir mais dinheiro; dai precisa de mais templos, mais dinheiro; mais programas, mai dinheiro; dai a igreja concorrente oferece um valor maior e tira o programa dele do ar, dai precisa de mais dinheiro para tirar o programa de outro e continuar aparecendo. Dai um diz que o outro é um falso profeta, que diz que o outro é um apóstolo possuído pelo inferno, que diz que o outro é um caído, que diz que todos os anteriores são falsos! Já parou para imaginar se todos eles estiverem certos?
    Tenho pago dízimos a igreja, não pela ameaça do pastor ou por concordar com ele, mas por acha que desejo colaborar com aquela obra. Depois que assisti o Caio Falando sobre os dízimos, conclui que vou continuar colaborando com esta igreja aonde levo minha família, mas vou dividir e ajudar o próximo. Pois o próximo é mais próximo de Deus que a Igreja, disso tenho certeza! Assim, vendo hoje o Caio Fábio falar, talvez suas palavras sejam como a chuva caindo no solo seco do deserto e fazendo brotar a esperança de que as coisas podem se transformar. Mas para quem vive da secura do sol porque esta isolado em seu oásis cobrando pedágio para dividir a água, ele deve soar mais como prenúncio da tempestade que se aproxima e pode destruir todas as coisas. Vou terminar com um ensinamento herético de buda; os homens estão presos na roda de Samsara, que é a grande ilusão e só consegue perceber a realidade maior quem desta roda consegue se livrar. Mas, para isso é preciso deixar as boas coisas que estão dentro da roda. E quem está disposto a fazer isso, abrir mão de seu ego, de seu dinheiro, seus bens.
    Agora, podem me incluir na lista dos hereges. Luz e paz em Cristo.
    Escritor - Curitiba

    ResponderExcluir
  44. O Caio Fábio, na verdade, despertou e desperta muita inveja. Eu o repito coo um grande homem de Deus, infelizmente a inveja tenta enclausurar ou ofuscar aquelas pessoas que brilham, que se destacam. "Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Somos todos passíveis de erros! E depois, "Aquele que estiver de pé, cuide para que não caia". Ou será que existe alguém perfeito tal e qual o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo? Tenho "orgulho" de ter um brasileiro, pastor e pregador do nível do Caio. O resto é pura inveja e nada mais!

    ResponderExcluir
  45. O Caio Fábio, na verdade, despertou e desperta muita inveja. Eu o repito como um grande homem de Deus, infelizmente a inveja tenta enclausurar ou ofuscar aquelas pessoas que brilham, que se destacam. "Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Somos todos passíveis de erros! E depois, "Aquele que estiver de pé, cuide para que não caia". Ou será que existe alguém perfeito tal e qual o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo? Tenho "orgulho" de ter um brasileiro, pastor e pregador do nível do Caio. O resto é pura inveja e nada mais!

    ResponderExcluir
  46. Hermes, muito bonito seu gesto. As pessoas não cansam de apedreja-lo, como se todos não fossem passivos de erros, cegos de si mesmo.
    Parabéns!
    Também sou grata a ele, Caio, pois cresci muito com o de antes e o de agora.
    Abraço

    ResponderExcluir
  47. Caro Hermes, faço minhas suas palavras. Caio, tem sido, há muito e para multidões, uma grande bênção. Instrumento de Deus. Parabéns

    ResponderExcluir
  48. Paulo documentou o que vai acontecer ao irmão que momentaneamente errar....


    1 Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.
    2 E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou?
    3 Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja,
    4 em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,
    5 entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus].
    6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?
    7 Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.

    E aonde se tem sinceridade é isso que acontece, e aconteceu ao Caio e deveria acontecer a todos que desejam o episcopado principalmente e depois a nós os que imitam pela fé os Bispos rsrsr

    Mas quando a o arrependimento deve se cumprir a segunda carta.......

    Ai Paulo manda a segunda carta e diz....1 Isto deliberei por mim mesmo: não voltar a encontrar-me convosco em tristeza.
    2 Porque, se eu vos entristeço, quem me alegrará, senão aquele que está entristecido por mim mesmo?
    3 E isto escrevi para que, quando for, não tenha tristeza da parte daqueles que deveriam alegrar-me, confiando em todos vós de que a minha alegria é também a vossa.
    4 Porque, no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração, vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que ficásseis entristecidos, mas para que conhecêsseis o amor que vos consagro em grande medida.
    5 Ora, se alguém causou tristeza, não o fez apenas a mim, mas, para que eu não seja demasiadamente áspero, digo que em parte a todos vós;
    6 basta-lhe a punição pela maioria.
    7 De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza.

    O problema é que na maioria dos casos não se cumprem a segunda carta só se usa a primeira para condenar e se esquece da segunda para se perdoar........E no caso do Caio a libertação dele teve que passar pela desgraça própria, pois onde ele estava dele vinha a graça mas nele não se instaurava a graça para ele mesmo.....A religião mascara tudo que toca........E ao Caio nunca contaminou mas contaminava as palavras, o publico na Época era contaminado no processo......... agora não mais....Hoje através do Caio a palavrava de Deus transforma porque nossos corações se separam para ouvir dele sobre o Pai e Seu Cristo na nueza da verdade....... Tem dias que tenho raiva do Caio por tirar a religião que eu amava como engano com amor tresloucado pois a dor que se instaura é a da liberdade de ser amar e viver sem medo...... chega a dar medo rsrsr obrigado Deus por me Dar o Teu Cristo e obrigado Meu Cristo por nos dar o Teu Caio Fabio

    ResponderExcluir
  49. Excelente texto. Sou estudante de teologia em uma universidade luterana, sempre trago textos e exposições do Caio, não por complicar (uma vez que seus textos nunca são indicados para a leitura) mas para trazer ideias diferentes mesmo. Gostei da parte do viajante do tempo ...
    Que a graça e a paz de Cristo esteja com todos e aos que o detestam e odeiam, oremos, afinal de contas devemos orar por nossos inimigos e não os amaldiçoar, como dizem e fazem muitos pastores de nosso tempo
    Em Cristo
    João Francisco Mendes

    ResponderExcluir
  50. Anônimo1:59 PM

    O engraçado é ver todas os coiotes que escarneceram do Caio na época hoje fazendo pregações um tanto fora de contextos, utilizando da fé para promover business. Caio Fabio sinceramente é um homem sincero e o evangelho se faz claro simples e verdadeiro quando sai de sua boca, imagino o dia que não estará mais conosco, em quem as próximas gerações vão se espelhar no que se diz a respeito do evangelho de Cristo.
    Agora com relação ao fato ocorrido com Caio, quem nunca transgrediu que atire a primeira pedra, os lideres evangélicos são os mesmos da época de Jesus, a historia se repete sempre, porem hoje só teremos o eco de Cristo ecoando em homens como Caio, que é apedrejado e crucificado todos os dias. Parabéns pelo texto Hermes.

    ResponderExcluir
  51. Hermes, o caião quer que vc apareça! ele escreveu isso na página dele! Fique com Deus

    ResponderExcluir
  52. Fantástico, produtivo e coerente seu texto a respeito do Caião! Eu definí-lo em poucas palavras??-Ah,é indubitavelmente o 'Paulo' de nossa era,sem hipérbole ou exacerbação alguma,apenas é assim ( eu e muitos) que o vejo! Paz & Bem a todos!!

    ResponderExcluir
  53. Salomão foi(e é) o homem mais sábio da terra. Mas faltou-lhe humildade e quebrantamento. Conclusão: ninguém pode ter certeza da Salvação de Salomão. A Bíblia não mostra ele como um dos heróis da fé (em hebreus 11. Você pode pensar que não tem nada haver, mas tem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão, só o fato de Deus ter permitido três livros de sua autoria, fazerem parte das Escrituras deixa claro que ele foi salvo! Como seguiríamos os conselhos de sabedoria de um perdido? Como a obra de um perdido faria parte da Bíblia?

      Excluir
  54. Caio é uma especie de pedra de tropeço da igreja "convencional". Mesmo discordando em alguns pontos Ainda o admiro, respeito e aprendo muito com ele. Ótimo texto amigo, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  55. Concordo plenamente que o Caio Fábio de hoje é melhor do que antes!

    ResponderExcluir
  56. Parabéns Bispo!
    Quando Deus tirou de nós a prerrogativa de julgar (mateus 7:1) foi porquê em sua infinita sabedoria ele sabia que seria uma coisa trágica, infelizmente insistimos na falsa ilusão de encontrarmos perfeição em determinados homens. Onde abundou o pecado, superabundou a graça.

    ResponderExcluir
  57. Boa parte das pessoas que não gosta do Caio é simplesmente porque são tocadas por suas críticas por viverem uma vidinha medíocre num evangelho que não vai levar ninguém para o céu.
    O Caio é embaçado, e é disso que eu gosto.

    ResponderExcluir
  58. Que Nojo! me deu náuseas esse artigo,cara hoje defende aborto,relativiza o pecado,persegue seus desafetos sistematicamente,fala palavras torpes,vi tentando destruir o q ajudou construir.

    ResponderExcluir