segunda-feira, dezembro 01, 2014

10

Jesus, Servo para Sempre!



Por Hermes C. Fernandes

Recentemente postei a imagem acima em meu mural no facebook. Dentre os comentários, um chamou-me a atenção, pois revela um ponto de vista que tem sido majoritário na igreja hodierna.

Ei-lo abaixo:
O "problema" é só focar no Jesus Servo e acabar abafando o Cristo que é Senhor . Devemos lembrar sim do Jesus que veio pra servir e dar a vida em favor de muitos, mas não esquecer que Ele voltara como Juiz pra quem o desprezou e que irá galardoar aqueles que o amam. Equilíbrio bíblico é muito importante nesta hora, pra não nos concentrarmos somente no Jesus que nos convém.
Primeiro, quero deixar claro que compartilho da ideia de que Ele virá em glória para julgar os vivos e os mortos, conforme ressalta o credo apostólico.

Já ouvi pregações que afirmavam que em Seu primeiro advento, Jesus era o Cordeiro de Deus, manso, humilde, serviçal, porém, em Seu segundo advento, Ele virá como o Leão da Tribo de Judá, cheio de majestade e poder, não mais para servir, mas para dominar.

O que fazer, então, com a afirmação de que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente?

Ouso dizer que Jesus jamais deixará de ser servo. Ele não precisa deixar de ser servo para ser rei, como também não precisou deixar de ser rei para ser servo. O problema é que nossa concepção de reino é mundana. Esquecemos de que Ele mesmo afirmou que em Seu reino, quem quiser dominar, deve servir. Em outras palavras, reino é sinônimo de serviço. Não é uma questão de quem é o maioral, de quem manda no pedaço, e sim, de quem serve. Enquanto lavava os pés dos discípulos, Ele não deixou de ser Senhor. Assim como ao fazer-Se homem, Ele não deixou de ser Deus. E ao ser exaltado acima de todos os nomes, Ele não perdeu a Sua humanidade.  Ele é 100% Deus e 100% homem; 100% rei e 100% servo para sempre.

Na visão de João relatada em Apocalipse, quem está no centro do Trono de Deus é o Cordeiro. Portanto, Ele não precisa deixar de ser cordeiro para ser leão. 

Em uma de Suas parábolas, Jesus diz que quando vier em glória, Ele mesmo nos fará assentar à mesa e pessoalmente nos servirá.

“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.” 
Lucas 12:37

Ser servo não o diminui em nada. Pelo contrário, justamente nisso que reside a Sua glória. Há muito mais glória em servir do que em ser servido. Aprendemos, pois, com Ele, e sirvamos uns aos outros despretensiosamente e em amor.

E quem quiser ser cabeça, que aprenda a plantar bananeira, pois o apóstolo que tinha a primazia entre os discípulos, terminou crucificado de cabeça para baixo. 

E você, escandalizou-se com a imagem acima?

10 comentários:

  1. "Assim como ao fazer-Se homem, Ele não deixou de ser Deus. E ao ser exaltado acima de todos os nomes, Ele não perdeu a Sua humanidade."
    Gostei demais do texto!! Jesus é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!! As lições de Jesus para a liderança jamais mudarão seu teor ou importância...
    Deus continue o abençoando Pr Hermes.

    ResponderExcluir
  2. Fabiano11:54 AM

    Essa do plantar bananeira foi ótima! rs...
    Muito bom texto!

    ResponderExcluir
  3. Compartilho aqui os meus comentários a respeito da foto postada no seu face.
    -----------------------------------
    A foto é impactante, mas linda. Muito bem bolada. Tem o seu valor. Só que a foto, SEM O TEXTO BÍBLICO a ela relacionado, tem a sua mensagem totalmente deturpada. Senão, vejamos: o texto da foto é João 13 traz alguns ensinamentos interessantes:

    1) Jesus não lavou os pés de todos. E sim, lavou os pés dos seus DISCÍPULOS(v.5), daqueles que estavam sendo ensinados por Ele. Havia uma lição sendo ensinada, que vamos ver a frente.

    2) Jesus lavou inclusive os pés de Judas, conquanto que Judas era seu discípulo, embora fosse ele que, logo após, o trairia.(vs. 18,26)

    3) Jesus afirma claramente, diante da resistência de Pedro, "Se eu te não lavar, não tens parte comigo." João 13:8. Ou seja: a cerimônia do lavapés era um sinal de unidade entre Ele e os DISCÍPULOS.

    4) Jesus esclarece ainda melhor sua atitude: "Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos." João 13:10. Aqui, a foto já começa a complicar. Porque a ideia da foto e de J...Veja mais

    5) Jesus mostra que sabia que estava lidando com discípulos, que criam nele, ao falar: "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou." João 13:13 - Pergunto: será que os personagens da gravura também falam isto sobre Ele?

    6) É interessante como a Bíblia se auto explica. Veja: "Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
    Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
    Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou."
    João 13:14-16 - Jesus portanto, estava dando um ensino de que deveriamos ser humildes uns para com os outros, e honrar uns aos outros. Jesus, em nenhum momento, diz que devemos lavar os pés de pecadores, NO SENTIDO DE ACEITÁ-LOS COMO ESTÃO, no estado de pecado. Isto seria simplesmente um gesto de compartilhar de suas ideias. Repare na expressão "uns aos outros", que é bem diferente da proposta de "lavar os pés a todos". O sentido é de coleguismo e discipulado, e não de evangelismo.

    Concluindo, creio que a imagem é relevante no sentido de tolerância e respeito. Mas nunca no sentido de que Jesus lavaria os pés de terroristas, por exemplo. Isto pode encontrar respaldo na mente distorcida de alguns progressistas, mas não nas Escrituras. Prefiro ficar com as Escrituras do que com ufanismo e romantismo.

    Antonio Carlos.

    ResponderExcluir
  4. O sentido é coleguismo e discipulado? Então, devemos ser um clube dos santos? Como macacos coçando as costas uns dos outros? Isso tem nome: corporativismo.

    O sentido do relato bíblico, bem como o sentido desta gravura é um só: serviço. Fomos chamados para servir. E não apenas aos irmãos na fé, mas a todos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé (Gálatas 6:10).

    Os reformadores concordam entre si, incluindo Calvino, que um dos atributos da igreja é a diaconia. Somos os diáconos do mundo. Naquela época, lavar os pés representava serviço, humildade e hospitalidade.

    Devemos servir apenas aos da fé? Ser humildes somente com eles? Acolher apenas a eles? Não! Devemos acolher os outros, da maneira como Cristo nos acolheu, independente de credo, posição social, etnia, etc.

    Como você bem colocou, Jesus lavou os pés até de Judas. Haveria neste quadro alguém com um caráter mais perverso do que Judas, o traidor? E não apenas isso. Jesus permitiu que ele metesse a mão no seu prato. Seria isso sinônimo de conivência? Acredito que não.

    Se quisermos aprender com Jesus, teremos que nos despir de nossa presunção e vaidade, buscar bacia e toalha, agachar-nos e lavar os pés até do pior dos pecadores.

    ResponderExcluir
  5. Queridos,

    Depois das suas considerações, Hermes, eu postei vários outros comentários no seu face. A estes, muitas pessoas também se manifestaram de forma contraposta ao seu pensamento. Então fica aqui a sugestão de quem ler este texto no blog, vá também no seu face, para observar o que pensamos. Acho que seria mais rico. Mas a decisão é sua.
    .

    ResponderExcluir
  6. Em relação à este texto, do blog, teria muitas coisas para comentar, mas realmente acho que não vale a pena.

    Só queria destacar uma fala:
    "Enquanto lavava os pés dos discípulos, Ele não deixou de ser Senhor. Assim como ao fazer-Se homem, Ele não deixou de ser Deus. E ao ser exaltado acima de todos os nomes, Ele não perdeu a Sua humanidade. Ele é 100% Deus e 100% homem; 100% rei e 100% servo para sempre."

    Pois bem: você disse, neste texto, que Jesus continua sendo 100% homem, no sentido de homem natural, da mesma forma que era quando humano.

    Onde você leu isso na Bíblia, mano?

    Paz.

    ResponderExcluir
  7. Pra quem insiste em dizer que Jesus deixou de ser homem ao ser assunto ao céu:

    "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou."
    Atos 17:30-31a

    Ora, se Ele deixou de ser homem, quem é o tal homem destinado a julgar o mundo?

    Ademais, só há um Deus e um Mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO HOMEM.

    ResponderExcluir
  8. E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
    E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
    E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
    E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
    E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
    E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
    E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
    E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
    E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
    E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
    E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
    Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
    E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
    E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.
    Apocalipse 5:1-14

    ResponderExcluir
  9. E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
    E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
    E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
    E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
    E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
    E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
    E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
    E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
    E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
    E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
    E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
    Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
    E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
    E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.
    Apocalipse 5:1-14

    ResponderExcluir
  10. Perfeito! Jesus Cristo é o mesmo ontem . hoje e eternamente. Majestoso e humilde .Mostrou-nos que o poder do sistema mundano é bem ao contrário no seu Reino. E nos deixou exemplos disso : sendo Rei , Majestoso e cheio de glória junto ao Pai Celestial , desceu nesta Terra mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens(Filipenses 2:7)

    Esse exemplo tem que ser seguido pelos seus fiéis (principalmente pelos líderes no nosso meio cristão) se quisermos fazer parte do Reino de Deus! Onde não há vez para soberba , espírito de grandeza ,se achando maior que o outro etc... mas somente para "o servir" , com amor , humildade , disposição e boa vontade e mesmo assim se sentindo servo inútil...

    ResponderExcluir