quarta-feira, março 12, 2014

22

Resposta às críticas recebidas por causa de nossa defesa aos direitos das prostitutas



Por Hermes C. Fernandes

Geralmente, não me preocupo em responder às críticas que me são feitas. Porém, resolvi abrir uma exceção e responder à matéria publicada no site "Mídia sem máscara" de autoria de Julio Severo. 
Senhor Severo,
Em momento algum eu disse que a igreja deveria colocar-se ao lado dos poderosos.  Pelo contrário, seu lugar é ao lado dos proscritos, dos marginalizados, dos excluídos. 
Não sou mais colunista do Genizah há quase dois anos, apesar de ter alguns artigos meus publicados lá esporadicamente. Portanto, não queira usar-me para lançar farpas contra aquele site.
Quanto aos seus argumentos, permita-me refutá-los:
Você diz que se nos dispusermos a defender os direitos das prostitutas, também deveríamos defender os direitos dos ativistas pró-aborto, bem como os ativistas gays e os pedófilos. 
Penso que você esteja misturando as coisas, e que sua lógica é falaciosa.  Devo defender os direitos de quem quer que seja, até mesmo de um assassino.  Isso não significa que concorde com suas práticas. Porém, quem decidirá que direitos são esses, não sou eu, mas a sociedade como um todo.  Um gay tem o direito de fazer o que quiser com o seu corpo. Não posso impedi-lo.  Nem posso forçá-lo a adotar meu estilo de vida. Mas não significa que eu esteja de acordo com todas as reivindicações dos ativistas gays. Todavia, eles têm o direito de reivindicá-las. Compete à sociedade, através de sua representação, atender ou não a tais reivindicações. 
Aqui, faço minhas as célebres palavras de Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
Você diz que um ex-pastor presbiteriano teria enviado seu filho para ser iniciado por uma prostituta. Não sei a quem você está se referindo. Portanto, como pode dizer que tal pastor é meu guru? 
De tudo o que você disse, penso que nada foi mais grave do que afirmar que eu teria insinuado que se os pais quiserem garantir a entrada de suas filhas no Reino de Deus, deveriam, então, incentivá-las a se tornarem "profissionais do sexo". De onde você tirou isso? Estou tentando manter o bom tom aqui, mas é difícil. Só uma mente suja poderia chegar a uma conclusão destas. 
O que afirmei e repito é que, segundo Jesus, meretrizes entrariam no reino antes dos religiosos hipócritas. Não são palavras minhas, mas d' Ele.  Será que ao afirmar isso, Jesus estava estimulando os pais a recrutar suas filhas no meretrício? Tenha santa paciência! 
As prostitutas foram priorizadas por Jesus pelo simples fato de reconhecerem-se como desprovidas de qualquer mérito, carentes da graça de Deus, pecadoras necessitadas de salvação. Coisa que "crentes hipócritas" daquela época e de hoje são incapazes de admitir. Se admitem com os lábios, contradizem com sua postura arrogante, condenando todos à sua volta.
Nenhuma prostituta aprecia o que faz. A sociedade as usa e depois as relega à marginalidade. Há, inclusive, pastores e líderes espirituais que fazem uso de seus préstimos, e depois, tentam passar uma imagem de moralistas no púlpito. Estes, sim, são uns hipócritas, sujos, imorais, abomináveis, que um dia terão que prestar contas a Deus. 
Antes de enxergá-las como pecadoras (o que, de fato, são!), vejo-as como vítimas. Sim! Vítimas de um sistema maligno, corroído pela falsa moral, infestado de hipocrisia.
Não há qualquer vantagem em se prostituir. Jamais disse isso, nem deixei que fosse subentendido. Deus abomina o pecado pelo mal que faz àqueles a quem ama. 
No caso da mulher flagrada em adultério, Jesus não a recrutou para que fosse lutar por seus direitos como meretriz, mas Ele mesmo saiu em sua defesa. Embora pecadora, tinha o direito a ser tratada decentemente. Tinha o direito à vida. O direito de ser perdoada. De recomeçar. 
O "vai e não peques mais" não foi uma advertência moralista, ou uma ameaça, mas uma orientação cheia de amor.  Era como se Jesus dissesse: Pecar não vale a pena! 
Aproveito para esclarecer que não tenho qualquer vínculo político-ideológico. Também não apoiei a candidatura de Gabeira, ou de qualquer outro. Apenas orei por ele, atendendo a um pedido que fora feito num ambiente fora da igreja. Enquanto orava, ouvia os flashes dos fotógrafos que garantiram que minha imagem fosse associada à do Gabeira, sendo estampada nas manchetes dos principais jornais do Rio e do Brasil. Para saber mais sobre este encontro com Gabeira, as críticas que isso nos rendeu e suas respectivas respostas, leia aqui
Também quero deixar claro que em momento algum manifestei apoio à todas as reivindicações apresentadas no projeto lei. A primeira parte do texto é reprodução de uma reportagem. Somente os últimos parágrafos são de minha autoria e expressam o que penso. Mesmo não endossando algumas reivindicações, inclusive a que diz respeito à aposentadoria especial, jamais vou tirar delas o direito de reclamarem-nas. É preferível manter o canal de diálogo aberto, em vez de nos entrincheirarmos contra elas ou qualquer outro segmento da sociedade. 
Caro Severo, não seja tão severo. Quando muito, seja severo consigo mesmo, porém, compassivo com os demais. Lembre-se que os misericordiosos encontrarão misericórdia. Com a mesma severidade com que julgarmos, seremos julgados. 
Que o Senhor tenha misericórdia de mim e de ti, e de todos quantos nos acompanham através do que escrevemos.
Na verdade em amor,
Hermes C. Fernandes

22 comentários:

  1. Anônimo1:30 PM

    Severo é um distorcedor de palavras, ele faz uma péssima interpretação e coloca no blog dele como sendo verdade absoluta, tá cheio de gente por aí assim. Ele é um mal caráter que deveria é receber um belo processo nas costas para parar de propagar mentiras. Ele é incoerente.

    Bjs da Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Hermes,
      Aqui quem lhe escreve é um pastor idoso. Para a glória de Deus apenas, escrevo-lhe que, já passados mais de 40 anos de ministério Missionário e pastoral e mais de 35 anos realizando obras sociais, achei por bem colocar este comentário para ajudá-lo a enxergar o mal que cometestes.

      E pelo que parece, tu não dissestes a verdade, pois tanto no blog do Genizah tem artigos teus quanto no seu, tem propaganda do Genizah. Como tentas se esquivar da crítica feita pelo irmão Julio Severo quanto a esta ligação entre ti e o Genizah?

      É necessário que ouças as criticas como uma forma de Deus te ajudar a corrigir algo que não está bem contigo. Lembras dos conselhos de Salomão: "...quem se cerca de conselheiros, sábio é.." e "...na multidão de conselhos há sabedoria".

      Você fala mal do escritor Julio Severo que é um homem de Deus só porque ele fala a verdade? É, caro irmão, ás vezes a verdade dói, mas é preciso ouvi-las e ser humilde reconhecendo seus erros de posicionamento sobre o assunto que abordastes.

      Reflita sobre o que você escreveu versus as críticas feitas pelo irmão Julio e rsponda o seguinte:
      1.Quando o irmão investido da autoridade de Bispo escreveu contra a prática e liberação da prostituição, da maconha, da homossexualidade etc?
      2.Por que não usas teu blog para divulgar artigos contra o ABORTO, contra a prática homossexual, contra o ativismo homossexual, contra o comunismo que está batendo ás portas do Brasil?
      3.Para que serve teu blog? Para defender a pratica da prostituição, se colocando ao lado do direito delas sem abraçar o verdadeiro direito que deveria ser o de retirá-las desta vida e não de aprovar leis para que elas permaneçam na prostituição?
      4. Como pode um bispo expor um artigo da forma como o fez?
      5.Qual tua pretensão com isto, Bispo Hermes? Não achas que deves ser mais cuidadoso?

      Veja o comentário com bom senso do Alessandro postado no artigo do link:http://juliosevero.blogspot.com/2012/10/a-prostituta-e-o-esquerdista.html. Está escrito: Alessandro disse...
      Júlio Severo,

      Semana passada esse mesmo Hermes Fernandes, esteve na rádio melodia FM 97,3 aqui no RJ , debatendo sobre um projeto de lei, que pretende impôr sobre as igrejas que seus pastores tenha diploma, ou seja, que tenham cursado um seminário teológico aprovado e reconhecido pelo MEC.Todos devem saber as diretrizes políticas e ideológicas pelo qual o MEC se orienta.
      ....Leia o restante lá.

      Esse discurso de militante engajado, mente aberta, pluralista, descolado, bacana, contextualizado etc... já é um sinal de apostasia.
      terça-feira, 30 outubro, 2012

      Estás errado, ou certo, bispo? Seja sincero !

      Não há o que se discutir, o Júlio Severo não pôs palavras na sua boca, ele só seguiu a lógica de seus próprios argumentos que inescapavelmente conduzem as essas excrescências.

      E aí, como fica, Bispo? Não seria de bom alvitre o irmão vir a público e esclarecer melhor o seu posicionamento em seus artigos?

      Aguardamos sua resposta.
      Obrigado,

      Direito para continuar na prostituição, nas drogas, na homossexualidade, no vício do sexo, do alcool não é defesa de direitos mas sim ajuda aos seus praticantes a se afundarem mais ainda em suas iniquidades.

      Jesus amou sim, a prostituta, mas ele também condenou a pratica dela. Se não, Ele não teria dito: "Vais e não peques mais".

      Esperamos por suas desculpas, pois não fostes feliz em postar uma resposta ás críticas cabíveis feitas pelo escritor Julio Severo. Conheço a vida deste irmão e nada existe que possamos dizer contra seu comportamento e sua vida. É um homem de Deus e tem feito um grande trabalho de combate do mal, no Brasil e no mundo.

      Que Deus te abençoe e te ajude a compreender que tens de repensar teus conceitos.
      Fraternalmente, em Cristo,

      Rev. Dr. Alberto Thieme
      Email: defesa_hetero@yahoo.com
      blog: www.defesahetero.org.

      Excluir
    2. O Reverendo Doutor Power Ranger deveria ter colocado sua identificação (defesa hetero) no início do texto. Me pouparia a leitura dessas baboseiras.

      Excluir
    3. anderson11:00 AM

      Me diz, qual a necessidade de ficar falando desse jeito? Pra quê forçar essa liguagem que NINGUÉM fala? Só para parecer mais inteligente? ou mais ''Espiritual"

      Fostes? Ouças? Tu não dissestes?

      ah para oh!!!

      Excluir
  2. Muito boa sua refutação!!!!Acho que deve ser assim mesmo. Respondendo com educação e coerência. Ao ler tanto o seu texto e o dele consigo enxergar uma grande diferença. Seu texto não destila ódio.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela matéria que gerou a polémica e principalmente pela defesa equilibrada e coerente que fizeste. Voce Hermes fernandes, tem a minha admiração, nclusive, já publiquei materias tuas no meu Blog, com muita honra.

    ResponderExcluir
  4. Todo fundamentalismo é genocida por princípio - seja ele muçulmano, judeu ou cristão. Abraçar o fundamentalismo é declarar-se um genocida em potencial, pois se não leva a cabo o genocídio, assiste e aplaude à barbárie.

    Resposta mais que adequada para a ocasião, Hermes, sem tirar o valor dos posicionamentos CORRETOS do Júlio. Mas é assim que vivemos: AÇO afiando AÇO - e os dois saem melhores do que eram antes, mais afiados e mais próximos do real propósito de DEUS para suas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Cássio4:26 PM

    "Antes de enxergá-las como pecadoras (o que, de fato, são!), vejo-as como vítimas. Sim! Vítimas de um sistema maligno, corroído pela falsa moral, infestado de hipocrisia".

    E qual seria o sistema maligno sr. Hermes?
    Seria o capitalismo?
    Por suas palavras em sua resposta ao Julio Severo, um sujeito sério que foi obrigado a ir embora de um Brasil dominado pelo "politicamente correto", nota-se que é o senhor que faz parte de um sistema "maligno". Um sistema relativista, que busca não mais do que o sincretismo religioso em escala mundial, tudo devidamente patrocinado pela famigerada ONU.
    Julio Severo é evangélico e eu sou católico. Não obstante, o respeito profundamente, muito mais do que a maior parte do clero católico desse Brasil em que o paradigma ideológico "politicamente correto" é o socialismo.
    Data venia, vá juntar-se de uma vez por todas com sua caterva socialista gramscista/socialista fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássio:

      O Capitalismo é muito posterior à prostituição.
      Já a exploração do homem pelo homem, do pobre pelo poderoso, essa é histórica, não mudou em nada com a passagem dos milênios.

      Essa discussão nada tem a ver com socialismo e capitalismo, esquerda e direita, até porque o que se vê hoje não são governos de esquerda ou direita, mas simplesmente regimes autoritários ou democráticos - todos eles corruptos ao extremo, de alto a baixo.

      Querer atribuir a um e outro posicionamentos anacrônicos como esquerda e direita, capitalista ou socialista, além de produzir um debate estéril, calcado em ideologias mortas, só faz alimentar o ódio de quem busca no ódio a justificativa para um injustificável fundamentalismo.

      Nem você é de direita, nem Hermes é de esquerda, perdoe-me despertá-lo de sua quimera. O que temos aqui é o ranger de dentes de alguém que não vê saída para a sociedade além da tirania do pensar único, o que o torna tão malévolo quanto um Stálin, que se dizia de esquerda, mas não passava de um tirano, como qualquer outro, de qualquer modismo político de qualquer tempo. Jesus Cristo não era de direita, nem de esquerda, nem nos ensinou a seguir qualquer corrente política, até porque sabia seus efeitos perniciosos sobre a humanidade.

      Um olhar menos estreito sobre a história da humanidade o ajudaria a enxergar além dessa dicotomia política morta e enterrada, que vivem tentando ressuscitar sem sucesso. Quem sabe, gritando mais alto à porta do sepulcro dessa dicotomia direita/esquerda voces não conseguem pelo menos espantar os morcegos que ali dormem?


      Excluir
  6. Anônimo4:27 PM

    Caro bispo Hermes, perfeita sua resposta. Como sempre, ponderada com amor. Não sei se eu teria a mesma paciência com o sr Severo. Se vivesse na época de Cristo, certamente seria um dos moralistas fariseus pronto a apontar o dedo. Um grande abraço, de quem muito lhe admira.
    Rangel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo...sabe o que significa "longanimidade"? Não significa apenas paciencia. Significa "paciência providenciada por Deus". Julgas quem não ocnheces e pecas porque ainda fala mal dele. Aprenda o que Deus diz sobre isto em Proverbios 6, versos 16 a 19. Desejando uma explicação melhor, escreva-me, no defesa_hetero@yahoo.com

      Excluir
    2. Rangel Manoel da Silva3:47 PM

      Caro Rev. Alberto, conheço sim o Sr Severo, não pessoalmente, mas através de seus escritos, carregados de fundamentalismo, preconceito e distorções dos mais variados tipos e vazios de amor ao próximo. Para ele, qualquer que lute por justiça social é taxado de comunista e esquerdista.

      Excluir
  7. Hermes Fernandes,

    Não a o que se discutir, o Júlio Severo não pôs palavras na sua boca, ele só seguiu a lógica de seus próprios argumentos que inescapavelmente conduzem as essas excrescências.


    Lado dos poderosos é pelo motivo de que, justamente os que buscam os tais direitos das prostitutas, são ONGS financiadas com dinheiro público, é a ONU o braço operacional do futuro governo mundial do anti-cristo, são as fundações multinacionais de magnatas e bilionários, é a mídia de um modo geral que promove e apoia o estilo de vida das prostitutas ( pense agora mesmo é me diga quantos filmes e novelas lhe veem a mente nesse momento que glamorizavam a prostituição?) de que lado se encontra os defensores do direito da prostituta?

    De fato, se formos seguir seus argumentos em prol do direito das prostitutas, teríamos que concordar com o direito dos gays, assassinos, drogados, estupradores etc... Quando o correto seria sermos a favor do direito da dignidade da pessoa humana, protegendo e lutando por seus valores inalienáveis, posto ser seres criados a imagem e semelhança de Deus. E não lutarmos para preservar seus vícios e suas mazelas morais e sociais.

    Evocar as palavras de Voltaire em nada contribui para sua defesa, antes, faz nos pensar de que fonte anda bebendo quando proclama esses absurdos como o direito da prostituta, que de fato soa como se fosse um refrão dos iluministas e não do Reino de Deus.

    Você se sente incomodado pelo fato do Júlio Severo seguir até onde dá sua lógica em prol do direito das prostitutas, mas você sabe que o Júlio Severo não está de fato defendendo que os pais e mães iniciem suas filhas no meretrício, mas apela na resposta ao dizer que ele insinuou que sim. Ele só usou seu argumento no mesmo contexto que você utilizou o texto bíblico para evocar uma pretensa preferência de Jesus no fato de alguém ser uma prostituta. Quando na verdade Jesus não estava endossando a prostituição, como você deu deixou a entender e sim de que elas aceitavam o evangelho por Ele pregado e nada mais. Esse texto não dá direito de defender direito das prostitutas.

    Ainda bem que reconheces que Jesus não recrutou a meretriz para lutar por seus direitos e nem defendeu ou reconheceu a legitimidade de uma pratica pecaminosa como uma profissão que devesse ser oficializada. Então não entendo de onde parte essa defesa em prol dos direitos da prostituta.

    Você pode não ter nenhum vínculo político-ideológico, mas é fato pelos seus posts ''SUBVERSIVOS'' que você tem uma preferência política-ideológica.


    Caro Hermes, não seja tão severo. Quando muito, seja severo consigo mesmo, porém, compassivo com os demais. Lembre-se que os misericordiosos encontrarão misericórdia. Com a mesma severidade com que julgarmos, seremos julgados.
    Que o Senhor tenha misericórdia de mim e de ti, e de todos quantos nos acompanham através do que escrevemos.

    Alessandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:12 PM

      Marcos Ribeiro

      Haaa taaa.
      Um fundamentalista.
      Vai ler a Biblia.

      Excluir
  8. Prezado Hermes,

    Paz e Bem!

    É irrisório responder ao Júlio Severo. Não adianta. Ele precisa disso para se promover. Ignore-o e continue na força do Evangelho. O Evangelho só tem lugar para quem escancara o coração. Do contrário, resta apenas o farisaísmo moralista.

    M.O.O.
    Rio de Janeiro, RJ.

    ResponderExcluir
  9. sobre Gp, traficantes etc....bandidos...... PENSO ASSIM A OCASIAO FAZ O LADRAO!!

    ResponderExcluir
  10. sobre garotas de P., bandidos etc.....penso assim.... A OCASIAO FAZ O LADRAO!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10:36 PM

    Jesus diria a uma prostituta: Vai e não peques mais.
    Alguns pastores, bispos,diriam: Vai e não volte mais.
    Prostitutas de luxo que ganham milhares de reais (ou dólares) e tem uma faculdade, tem diploma, são de familias abastadas consideradas ricas, essas sim se prostituem por prazer e por sem-vergonhice, mesmo podendo ter um bom salario em outras profissões, mas a grande maioria é a unica forma de ganhar o pão. Mas com o trabalho da igreja, evangelizando-as elas podem deixar essa profissão e entrar em outra mais digna e que não fere os mandamentos de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7:31 AM

    Bispo Hermes vc deixou claramente dito que os direitos dos escravos foram INSTITUIDOS POR DEUS e que o mesmo também é válido para a prostituição. Perae quem é que consegue imaginar Jesus reivindicando o direito de uma mulher para se prostituir livremente sem nenhum problema perae.

    ResponderExcluir
  13. Cara, isso aqui é briga de cachorro grande..... rs........
    Tenho uma certa tendência a concordar com o Hermes.....já estou quase me considerando um liberal.....caros amigos, ninguém é dono da verdade....quem sabe todos não tenham um pouco de razão no que dizem? Ou não..... rs.....o bom disto, é que a nossa cuca começa a pensar......o mais importe é não aceitar qualquer cousa goela abaixo.....

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. 75% da população brasileira é analfabeta funcional. Vejo alguns deles aqui. Interpretar defesa de direitos com apologia a prostituição é muita ignorância ou mau caratismo intelectual. Sigamos, Hermes...sigamos.

    ResponderExcluir