sábado, agosto 04, 2012

7

Resposta a uma crítica recebida por e-mail


Por Hermes C. Fernandes


De vez em quando recebo e-mails ou comentários contendo críticas a mim ou àquilo que ensino. Geralmente   deixo pra lá. Mas desta vez, resolvi dar uma resposta a um desses e-mails.


 "olá bispo aliás com qual dos bispos,eu falo o da igreja, o do debate, ou o do facebook se quem não honra o evangelho, deve abandona-lo, então aqueles que negam a volta de jesus,o milenio o arrebatamento da igreja, e dizem que o paraiso é aquí na terra deve assim confessar que já abandonou o evangelho de cristo, e o que faz é tentar difundir o seu proprio evangelho pois jesus fala que o seu reino não é desse mundo,em hebreus os hrrois da fé se recusaram a acreditar que a terra prometida fosse aquí, pois esperavam uma patria celestial, da qual Deus é arquiteto e fundador, se esperar-mosde Deus só nessa terra, somos os mais miseraveis, já que Jesus não vai perguntar que herança deixamos para os mossos filhos, que t al abrir mão das pouposas contas bancarias, dos carões ,dos apartamentos de escolas carisimas para os filhos,isso é no mínimo incoerente jesus não tinha cargo , não tinha bens andava á pé exeto uma vez de jumento zero km, e se torna o mais influente personagen da história, se fosse para nós transformar-mos essa terra, Jesus teria ficado por aquí, se jesus é o caminho, e foi levado para o seu, assim nós tambem seremos arrebatados, para encontrar-mos com ele."


Vamos por parte:


1 - Sou o mesmo na igreja, nos debates da rádio e nas redes sociais. Quem me conhece sabe que não mudo minha postura de acordo com o ambiente. Pela graça de Deus, sou o que sou, e nada mais.


2 - Não se nega o Evangelho por adotar um pensamento diferente daquele que tem sido quase unânime entre os crentes concernente aos assuntos listados. Nega-se o Evangelho quando adotamos uma postura incoerente entre o que pregamos e o que vivemos. 


3 - Jamais neguei a 'volta' de Jesus, embora prefira referir-me a ela como Sua manifestação em glória, uma vez que o termo 'volta' implique necessariamente em ausência. Ora, Ele prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação do século. Logo, Ele não está ausente. Ademais, os termos gregos traduzidos por 'vinda' seriam melhor traduzidos por 'manifestação', 'aparição' ou 'revelação' (Epifania, Parousia e Apocalypsus). Embora esteja presente, ainda não O vemos. Porém, quando Se manifestar em glória,  finalmente O veremos tal qual Ele é. 


4- Quanto ao milênio, há, ao menos, três principais escolas de interpretação, a pré-milenista (provavelmente a sua), a amilenista (muitos batistas e presbiterianos adotam) e a pós-milenista (que é a que abracei). Muitos dos grandes avivalistas celebrados por pré-milenistas como você adotavam o pós-milenismo, entre eles, Charles Spurgeon, Jonathan Edwards, George Whitefield (companheiro de John Wesley no avivamento metodista), etc. Segunda esta escola, o milênio foi inaugurado na ascensão de Cristo, alcançará seu apogeu ainda antes de Sua manifestação em glória, quando a igreja houver conduzido as nações aos pés do Rei dos Reis através da propagação do Evangelho, e terminará quando Ele vier para julgar os vivos e os mortos. Segundo esta perspectiva, a igreja prevalecerá na história, em vez de ser raptada num evento chamado arrebatamento. 


5 - Creio que o arrebatamento se dará no último dia, quando sairemos ao encontro do Senhor entre as nuvens do céu. Não creio num arrebatamento como um evento à parte disso. 


6 - Não sou eu quem diz que o paraíso é aqui. A Nova Jerusalém descrita por João é vista vindo do céu para a terra. Em Cristo, céu e terra se uniram como no início, formando dois lados de uma única realidade. Paulo diz que n'Ele convergiram todas as coisas que estão nos céus e na terra. 


7 - De fato, Seu reino não é DESTE mundo, o que significa que sua origem não é terrena, mas celestial. Porém, os reinos deste mundo foram entregues a Cristo. Não é o reino que é deste mundo, mas o mundo que pertence ao Reino. Apocalipse diz que os reinos deste mundo vieram a ser do Senhor e do seu Cristo (Ap.11:15). O mundo não é sua origem, mas, definitivamente, é seu destino. Por isso lemos que os santos reinariam sobre a terra (Ap.5:10). 


8 - A cidade tão esperada pelos heróis da fé já foi inaugurada e está entre nós. Trata-se da própria Igreja de Cristo, também chamada de Jerusalém Celestial. Por isso se diz que a Nova Jerusalém é a esposa do Cordeiro. Ora, Cristo não é bígamo. Sua única esposa é a igreja. Ele não poderia casar-se com ruas, muros, portas, etc. O escritor de Hebreus afirma que já temos chegado à Jerusalém Celestial, à Cidade do Deus Vivo (Hb.12:22).


9 - Paulo não diz que somos os mais miseráveis por esperarmos em Deus só nesta terra. Ele diz que somos os mais miseráveis se esperarmos só "NESTA VIDA". 


10 - Se não fosse para transformarmos a Terra, Jesus não teria dito que somos a luz do mundo e o sal da terra. Nem leríamos em Isaías: "Os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados, e levantarás os fundamentos de geração em geração..." (Is.58:12a). "Reedificarão as ruínas antigas e restaurarão os lugares há muito devastados, renovarão as cidades arruinadas, devastadas de geração em geração" (Is.61:4). Acerca de Cristo, Deus diz através de Isaías: "e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas" (Is.49:8b). De fato, Ele virá em glória não para destruir a terra, mas para coroar o processo de restauração protagonizado pela igreja. "Convém que o céu o contenha até o tempo de restauração de tudo" (At.3:21). 


Portanto, antes de escrever criticando-nos, procure, ao menos, inteirar-se de nossos pressupostos teológicos e do trabalho que tem sido desenvolvido pelo nosso ministério. 


Que o Senhor em Sua infinita misericórdia, ajude-nos a compreender e a amar uns aos outros, mantendo-nos fiéis àquilo que nos foi confiado. 


* Se quiser saber mais sobre a perspectiva escatológica que defendemos, assista nossa próxima preleção sobre o assunto que será transmitida segunda-feira às 19h. ao vivo pelo nosso canal na web.


www.ustream.tv/channel/igrejareina 

7 comentários:

  1. esse cara do que mandou o email é muito doido! Recebeu uma ótima resposta!

    KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Mas não foi essa umas das causas do "apedrejamento" Do Ricardo Gondim?

    Santíssima ignorância!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Gostei muito dessa resposta. Gostei de ver vc falando do pós-milenista. Acredito q mtas pessoas tem medo, ou acham q pensar é pecado e por isso tudo que é contrário ao que elas aprenderam é pecado. Fico feliz por ver vc tentando explicar suas ideias. Deus abençoe vc e seu ministério!

    ResponderExcluir
  4. Estou contigo BP Hermes.

    Infelizmente algumas pessoas adotam este jeito "Arnaldo Jabor" de ferir com palavras.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  5. Ricardo Gondim disse para seus pastores que não acreditava na volta de Cristo,mas que encarava esse evento somente como um motivador para fazer acontecer o Reino aqui e agora.Na visão dele,a volta de Cristo é como um horizonte utópico.
    Essa postura do Ricardo é bem diferente do Hermes,por exemplo,que acredita na volta única e definitiva do Senhor,já outros acreditam que Ele voltará primeiro para a igreja e depois para o mundo em juízo.
    Uma coisa é você adotar uma perspectiva bíblica sobre o arrebatamento e outra coisa é você negá-lo com pressupostos filosóficos totalmente questionáveis.
    Claro que depois da repercussão negativa da sua postura ele voltou atrás.
    Uma coisa que detesto neste tipo de comportamento é você não dizer claramente para a sua igreja no que realmente acredita e nos bastidores assumir posicionamentos contrários a palavra de Deus.
    Já ouvi centenas de pregações do Ricardo Gondim,e ele nunca disse que não acreditava na Volta de Cristo,pelo contrário,mas aí,na intimidade com seus pastores ele assume sua verdadeira posição sobre este tema.
    Se o video não tivesse vazado na internet será que ele voltaria atrás?Dúvido muito!
    Simplesmente não dá pra confiar em pastores que não assumem abertamente no que realmente acreditam!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:44 PM

    Parabéns pela resposta, aprendi muito com a mesma.


    Mas tenho uma dúvida sobre o "paraíso é aqui"... se é físico ou espiritual.
    Pois todos sabemos que esta Terra e todo o sistema solar tem data certa para terminar né? Os astrônomos falam em 4 bilhões de anos, periodo em q o sol queimará todo seu hidrogênio. esta data parece grande mas qdo falamos em eternidade, não é não.

    E ai? o "nosso paraiso é aqui" não é eterno?


    Geane Moarais - Santarém-PA

    ResponderExcluir
  7. Gostei de suas colocações, Hermes. muito bom realmente vc ter compartilhado, pois me acresceu bastante em termo de sentidos mais amplos.

    ResponderExcluir