terça-feira, junho 10, 2014

13

Orar ou Beijar?


“O beijo da Times Square - Alfred Eisenstaedt, no dia 14
de agosto de 1945, durante as comemorações do “V-J Day”,
o dia da vitória contra o Japão na 2ª Guerra Mundial”.

As coisas espontâneas são sempre mais gostosas, elas dão um sabor diferente à vida. E em se tratando das coisas do coração, mais ainda. A gente nunca espera que vá encontrar de repente, da forma mais inusitada, num evento qualquer, aquela pessoa que vai deixar nossos instintos mais aguçados, nosso corpo acelerado e a mente admiravelmente vívida a fim de nos proporcionar a aproximação até esse alguém.

Nas coisas do amor, é sempre melhor quando acontece assim. Jacó encontrou a Raquel enquanto esta tirava água de um poço. Não se conteve, beijou-a. Imprevisível, oportunista como só ele sabia ser, não se furtou em demonstrar desde o início seu afeto por aquela que foi seu amor maior durante toda a vida.

Contudo, nem sempre é assim. A espontaneidade vez e outra é aviltada por acordos e formalidades. Foi assim quando dos casamentos arranjados. Verdadeiras prisões para aqueles que não se amavam. Ou mil vezes pior: amavam outro alguém!

A formalidade adentrou mesmo nas igrejas cristãs! Não sei onde surgiu tal pensamento, mas em algum lugar alguém teve a “bendita” idéia de que haveria de se orar antes de começar a namorar. Fazia-se necessário saber a vontade de Deus. Não poderíamos correr o risco de nos relacionar com alguém não escolhido para nós. Uma espécie de predestinação amorosa.

Eu mesmo cheguei a comprar essa idéia, infelizmente. Tanto que durante um tempão da minha adolescência e juventude fui um tosco paquerador. Essa história fez muita gente desaprender a namorar. A oração se tornou xaveco malfadado de crente.

E desse jeito, não há espaço pra conquista, para a sedução e para a doce poesia exalada dos poros dos amantes. O bom e velho jogo da conquista cedeu vez para uma “espiritualização” da vida afetiva dos jovens.

Orar a Deus diante das nossas escolhas, falar com ele sobre nossos passos, pedir que nos direcione, tudo isso é muito bom e eu também quero sempre agir assim. O grande problema era a forma preestabelecida para que Deus mostrasse seu querer.

O mais complicado disso é a atmosfera de censura diante dos namoros que não percorressem a via imposta pelos líderes. Namorar sem seguir esses passos era quase o mesmo que estar em pecado.

Supostamente, se Deus tem alguém destinado exclusivamente para a gente, de certo ele vai preparar tudo a fim de que não erremos a pessoa, e caiamos logo nos braços de nosso amor sem interferência alguma. E é muito importante se preocupar com os “laços do inimigo” – isto é, pessoas que o diabo coloca em nossas vidas para nos desviar dos planos divinos.

Com isso, a “neura” atingiu a galera. Quem leva a sério aquilo que diz crer, devido à falta de entendimento sobre o assunto, vai cumprir direitinho o que lhe é ensinado. E se não cumpre, imputa a si mesmo as penas psíquicas merecidas pela transgressão.

Comportamento doentio, envolvimento amoroso sem beleza, dificuldade de se relacionar, isso e muito mais tem marcado alguns homens e mulheres evangélicos.

Na minha vivência em comunidades cristãs desde a infância, detectei algo que tenho chamado de síndrome da menina ou do menino crente.

E com a mulher é bem mais grave. Sofrendo desta síndrome, na espera do príncipe encantado e cristão, portador de um estereótipo irrepreensível, quase que sobre-humano, isento de pecados e, ainda por cima, tendo que ser de sua denominação, as jovens mais rigorosas acabam por ficar escanteadas nas suas comunidades de fé e na vida em geral.

São aquelas que a gente chama de “as solteironas” das igrejas. Geralmente mulheres um tanto já amarguradas, de difícil trato, já algum tempo dadas às fofocas (nem todas, mas muitas, visto que a vida dos outros possui mais emoção que a delas), de quadro progressivamente agravado devido à proximidade da casa dos trinta anos.

Qualquer mulher não-neurotizada pela religião, engajada em sua vida profissional, certa de sua beleza e simpatia, tranquila quanto a si mesma, não viveria os dramas encontrados entre as jovens das igrejas. Isso porque elas se permitem ser cantadas, se permitem relacionar, acreditam que devem dar a si mesmas a chance de ir em busca da felicidade.

Com os homens a gravidade talvez esteja em outros aspectos. A porcentagem de jovens evangélicos envolvidos com algum tipo de pornografia é enorme. Qualquer pesquisa honesta realizada nas igrejas revelará o grau de envolvimento e recorrência a esse tipo de escape psíquico-emocional.

Mal compreendedores de sua sexualidade e do que é um relacionamento amoroso saudável, os meninos acabam por se “guardar”, restringindo seu envolvimento, e muitas vezes – à semelhança das jovens – tendo expectativas ilusórias acerca da “prometida”, eles acabam por lançar mão daquilo que tem em maior abundância na internet: a perversão encontrada no sexo fácil e virtual.

A espera é longa e o que se espera pode bem ser uma miragem, não um oásis. Daí nunca encontrarem a pessoa ideal.

E tudo isso porque a sexualidade quase sempre foi um problema para o cristão. Desde a Igreja Católica aos atuais evangélicos, o sexo é tratado como tabu, o prazer como pecado; e com isso, a espontaneidade como tentação.

O que durante muito tempo trouxe um falso alívio aos católicos foi a ausência do sexo nas mensagens dos sacerdotes e o espírito do “não-praticantismo” muito frequente entre os que se denominavam católicos. Isso tem acabado com o crescimento dos movimentos de renovação e ressurgimentos de padres mais atualizados que têm produzido um movimento paralelo ao pentecostalismo evangélico.

Seria bom que os jovens cristãos continuassem a orar para namorar, mas que já cheguem diante da pessoa amada “orados”. Que falem com Deus desde o primeiro momento em que mirarem o alvo de seu afeto. E acreditando na inteligência, bom senso e prudência dispensados por Deus. Seria bom também que esses mesmos jovens fossem orientados a não terem medo de se relacionar, pois o que vemos claramente e um afastamento, homem de um lado e mulher do outro...isso não funciona...e nunca funcionará...Mais uma vez eu digo: A santidade é em favor do outro e não uma maneira de se proteger.

Enfim: Confiando ser aquela pessoa alguém de valor, que parta pra cima!

Não adianta espiritualizar as coisas. Tudo já é espiritual para quem abriu seus olhos e percebeu que o mundo em que vivemos está intimamente ligado às dimensões espirituais. De forma que comer, beber, beijar e fazer amor é tão espiritual quanto orar, meditar e fazer caridade.

Por: Humberto Ramos Adaptado por Juliano Fabrício.

13 comentários:

  1. Excelente Hermes! A realidade infelizmente tem sido esta mesma, escravizando tantos e Tantos, que vivem servos de uma vontade de Deus mística que nao se deixa descobrir, esperando uma revelaçao do alto! Que Deus abra o entendimento deste Seu povo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Evylen7:35 PM

    Olá.

    Com todo o respeito, não me leve a mal em nada do que vou dizer, mas pelo nível deste post imagino que você não seja cristão Hermes, pois não há aqui nada a que se possa obter respaldo bíblico para justificar-se. Digo isso pois na ciência o instrumento de comprovação da verdade é o experimento, pois ele revela a veracidade dos fatos em questão, logo algo que não se prova por experimento não torna-se verdade, mas sim no máximo Teoria. Já no Cristianismo, o instrumento da verdade é a Palavra de Deus, pois ela prova se algo é verdade ou não, portanto você deveria no mínimo apresentar base bíblica para suas afirmações (que em minha opinião parece falácia de psicólogo recém formado) para que elas não sejam vistas como levianas ao que diz respeito aos conceitos cristãos.



    Vou lhe demonstrar através de suas próprias palavras que você está redondamente errado.

    1º "As coisas espontâneas são sempre mais gostosas, elas dão um sabor diferente à vida. E em se tratando das coisas do coração, mais ainda" (Jr 17:9) Diz que perverso e enganoso é o coração do homem, e tudo o que procede dele, logo eu como cristão não posso de maneira nenhuma tomar minhas decisões sejam elas quais forem baseado em emoções transmitidas pelo meu coração, principalmente quando essa decisão é talvez a coisa mais importante na vida de uma pessoa excluindo é claro a sua salvação. Uma união de corpo deve ser tomada com decisão responsável, pois não é a minha vontade que está em jogo, mas a vida de pessoas que existem (eu, "ela", pais, mães...) e que poderão vir a existir (filhos). Isso é claro, observando-se do princípio que um Cristão só deveria namorar se realmente tivesse o desejo de casar-se com esta pessoa, caso contrário está em total desacordo com a palavra, pois o desejo de Deus é que o homem tenha apenas uma mulher (Tt 1:6) as epístolas pastorais de uma forma geral tratam disto, não vale a pena estar a encher muito isto aqui (sabes quais são as epístolas pastorais né?). A bigamia e todas as outras formas de relacionamento que não seja entre apenas um homem e uma mulher (como vemos homens na própria bíblia com muitas mulheres) nunca foram do agrado de Deus (1Co 7:1-2 nos mostra isso, , e claro o clássico Gn 2:21-25 onde mostra que Deus CRIOU ambos UM para o OUTRO) E segundo o que você disse “A formalidade adentrou mesmo nas igrejas cristãs! Não sei onde surgiu tal pensamento, mas em algum lugar alguém teve a “bendita” idéia de que haveria de se orar antes de começar a namorar. Fazia-se necessário saber a vontade de Deus. Não poderíamos correr o risco de nos relacionar com alguém não escolhido para nós. Uma espécie de predestinação amorosa.” Eu acho que esse texto de Génesis refuta isso que você disse né?

    2º O seu segundo parágrafo é “magnífico” exaltando a precipitação de Jacó que lhe custou 14 anos da sua vida, sendo ele um desobediente, trapaceiro e mentiroso, ou seja um “ótimo” exemplo para seguirmos né? Ao invés de seguir exemplo de Israel (que é o nome que Deus deu a Jacó quando Ele se mostrou obediente) Sendo assim podemos seguir também o exemplo de Sansão não é, afinal ele também seguiu o coração, e olha onde ele foi parar!

    (...)

    ResponderExcluir
  3. Evylen7:36 PM

    3º “Essa história fez muita gente desaprender a namora” Pra já o namoro nunca existiu na bíblia, pelo contrário o judeu noivava-se quando tinha maturidade (já que aos 13 anos é inicializado na passagem para a vida adulta) e casava-se quando estivesse fisicamente, financeiramente espiritualmente e psicologicamente preparado para isso. Detalhe que eles se casavam cedíssimo, o historiador Flávio Joséfo nos mostra isso, por isso não eram “tosco paquerador” como tu disseste ser, e como muitos de nós somos. Não atentando para o que vivemos hoje, os judeus respeitavam suas noivas, diferente do que nós “homens evoluídos e modernos” fazemos, vemos isso no exemplo de José quando queria se ausentar para não difamar Maria, mas orientado por Deus ele não fez isso Mt 1. Portanto, com que autoridade você pode dizer que não é preciso apresentar diante de Deus uma decisão tão séria como um namoro (a não ser que você não leve a sério o que é namoro.)

    4º “E desse jeito, não há espaço pra conquista, para a sedução e para a doce poesia exalada dos poros dos amantes. O bom e velho jogo da conquista cedeu vez para uma “espiritualização” da vida afetiva dos jovens.” Sinceramente, isso aqui não é digno de comentário. Dispenso essa parte.

    5º “Supostamente, se Deus tem alguém destinado exclusivamente para a gente, de certo ele vai preparar tudo a fim de que não erremos a pessoa, e caiamos logo nos braços de nosso amor sem interferência alguma. E é muito importante se preocupar com os “laços do inimigo” – isto é, pessoas que o diabo coloca em nossas vidas para nos desviar dos planos divinos.” Quem te disse que tudo o que Deus tem preparado para nós cai de para quedas no nosso quintal sem que apresentemos em oração (e muita oração) diante Dele. Muitas das coisas que Deus tem para nós , nos é privada dependendo de nossa atitude, pois se formos contra a vontade do Pai, e pode sim nos privar de algo que nos daira. Exemplo: Moisés não entrou na “terra” porque desobedeceu a Deus! Sinceramente isso aqui parece mais papo de gente que não ora e que visa o seu interesse, pois Rm 12:1-2 manda-nos apresentar nossos corpos como sacrifício para que saibamos qual é a vontade de Deus, e eu te pergunto: Sabes se era da vontade de Deus que você realmente casa-se? E se Deus tinha pra ti um ministério como o de Jeremias (Jr 16:2), ou como Paulo diz que quem puder não se case. Portanto se você não crê que uma mulher com a qual você esteja pode influenciar tudo na sua vida, inclusive seu ministério, acho que você precisa ler (Mt 6.23) pois a primeira coisa na vida de um cristão é o seu ministério particular com Deus, e o RESTO deixamos por conta de Deus.

    (...)

    ResponderExcluir
  4. Evylen7:36 PM

    Costumo dizer que Deus tem milhares de formas de falar connosco, mas que nós só temos uma para falar com Ele, por isso acho que deverias valorizar mais essa forma.

    6º “Com os homens a gravidade talvez esteja em outros aspectos. A porcentagem de jovens evangélicos envolvidos com algum tipo de pornografia é enorme. Qualquer pesquisa honesta realizada nas igrejas revelará o grau de envolvimento e recorrência a esse tipo de escape psíquico-emocional.” Esta afirmação está totalmente fora de contexto, pois a tendência masculina para a pornografia ou sinónimos não tem nada a ver com o estilo de namoro que você diz que a igreja tentou impor. Te mostro isso na bíblia, pois Judá filho do mesmo Jacó que você citou deitou-se com Tamar achando ser uma prostituta. Sansão então nem vale a pena enunciar os feitos “heróicos” de garanhão! Sodoma e Gomorra são o típco exemplo de promiscuidade, e outros textos mais. Por isso não confunda a virilidade natural do homem com o tipo de imposição que você imagina que a igreja dos nossos dias faz.

    7º “Mal compreendedores de sua sexualidade e do que é um relacionamento amoroso saudável, os meninos acabam por se “guardar”, restringindo seu envolvimento, e muitas vezes – à semelhança das jovens – tendo expectativas ilusórias acerca da “prometida”” Você diz uma coisa absurda como essa quando Isaque recebeu sua mulher de uma forma a confiar 100% em Deus para traze-la (detalhe que ele foi o único dos patriarcas que teve apenas uma mulher)

    8º “A espera é longa e o que se espera pode bem ser uma miragem, não um oásis. Daí nunca encontrarem a pessoa ideal.” Engraçado que no verso 1 do salmo 40 Davi diz que esperou com PACIÊNCIA no Senhor..curioso isso né?

    9º “ sexo é tratado como tabu, o prazer como pecado; e com isso, a espontaneidade como tentação.” Eu digo que o livro de cantares fala de sexo explícito, por isso não me venha com essa! (se calhar nunca leste cantares pois não?)

    (...)

    ResponderExcluir
  5. Evylen7:37 PM

    O fim do post eu recuso-me a responder, é “noob” demais.


    Mas olha não me leve a mal, mas antes de postar algo que será lido por pessoas, os autores seculares lêem muito livros, para terem certeza de que aquilo que irão dizer é verdade, ou pelo menos faz sentido, logo então porque tu postando algo que se diz “cristão” não vai ler a bíblia primeiro?

    Espero ler algo com mais conteúdo vindo de sua parte, pois devemos ser luz no mundo que revela a glória, e não confundir as pessoas. Paz de Cristo.

    Meu nome é Evylen Sardinha.

    (vai aprovar/publicar o meu comentário?)

    ResponderExcluir
  6. Eita...hehe Esse texto tem tudo a ver comigo e com a minha esposa. Sou um testemunho vivo disso. Tivemos um namoro de santidade e respeito, porem nos que decidimos isso em conjunto com DEUS. Nos filhos são os frutos dessa liberdade.

    ResponderExcluir
  7. Evelyn,
    Respeito seu ponto de vista. Porém, seu zelo excessivo não permitiu que você verificasse a autoria do texto, que, diga-se de passagem, não foi escrito por mim.
    Apesar disso, concordo com boa parte do que diz (se não concordasse, por que postaria?)
    Obrigado por comentar neste espaço democrático.

    ResponderExcluir
  8. Muriel11:00 AM

    Hermes, eu sei que o texto não é seu, mas esta pessoa foi muito infeliz em escrevê-lo.
    Está de fazer tudo é ridículo, fale tudo no evangelho?
    Voce sabe quantas bactérias tem no beijo na saliva? E que no beijo pode se pegar Herpes, boqueira, outras doenças que através do beijo tem, e que a medicina não diz, eu sei que tem pois sou médico e etc.
    Também Hermes de descule a palavra é no beijo que o pênis do camarada levanta e aí meu caro! Vem o descontrole que não pode controlar, e vira sexo,do sexo a AIDS, Sifílis, Hepatite.
    E se usar a camisinha que Governo ofereçe, para não ter risco, aí, que pega mesmo estas doenças.
    Tudo errado neste mundo, e cristãos errados, seguindo o caminho da porta larga o caminho de Balaão.
    Quem sabe inventem a camisinha para a boca! Do jeito que está não duvido!
    Que ridículo ler isto!

    ResponderExcluir
  9. Evylen9:33 PM

    Olá Hermes.

    Eu reparei sim que o texto não era seu, entretanto tratei como se fosse, pois creio que se o seu intuito era nos trazer uma reflexão, então você deveria primeiro ter dado a sua opinião caso ela fosse contrária ao texto em algum aspecto. Entretanto não queria lhe ofender com nada do que disse, apenas fiz como os cristãos bereanos "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." pois encontrei no texto muitos pontos onde poderia refutar segundo a palavra. Afinal não era isso que Cristo fazia?Criticava os judeus, mas sempre defendendo segundo a própria palavra. Sendo Ele mesmo o Cristo, o maior exemplo de um homem de oração, eu creio que não se pode dizer que um namoro pode ser iniciado sem ter passado um longo período de oração entregando a Deus os rumos de tudo, para não nos confundirmos com nossas emoções, e nem fazermos orações das quais projetamos a resposta que queremos (e muitas vezes todos nós fazemos isso). Como você não demostrou opinião contrária ao texto eu presumi que você concordava com ele. E como se trata de um blog cristão eu me vi no direito de opinar como Paulo diz "visto que fui posto em defesa do evangelho" (afinal se essa publicação fosse feita por um ímpio e nem me daria ao trabalho de comentar, que dirá escrever tanto como fiz)
    Mas enfim, deixei minha opinião, e espero ter sido claro em dizer que devemos sim criticar construtivamente tudo o que nos é apresentado, e examinas nas escrituras se faz sentido.
    Mas uma vez não quis ser rude, e agradeço a atenção.

    Evylen Sardinha

    ResponderExcluir
  10. Oi, Evylen, o texto é meu! Obrigado pelas críticas!

    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  11. Humberto e Hermes, virei fã de vocês!
    Evylen, vá arrumar um homem e pare de encher o saco.

    Humberto e Hermes, se possível leiam essas duas mensagens que eu postei em uma página que eu administro no Facebook e está ajudando muitas pessoas na área de relacionamento.
    =]

    1 - http://www.facebook.com/notes/guardando-o-cora%C3%A7%C3%A3o/como-pedir-corretamente/229200777157034

    2 - http://www.facebook.com/notes/guardando-o-cora%C3%A7%C3%A3o/namoro-vs-compromisso/366885976721846

    ResponderExcluir
  12. Se precisa de prova... eu escolhi avançar e hoje sou casado com ela há 7 anos e temos um lindo filho de 2 anos... ;)

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6:22 PM

    Para acabar com esse disse não disse, o camarada aí se identificou como o responsável pelo texto, e podemos por um ponto final nisto .
    Meu caro Humberto Ramos, parece que vcs ainda é novo nos caminhos de Jesus, mas pense e conte até dez para escrever alguma coisa.
    Se vc aceita isto? Eu não! Mas respeito a sua pessoa, e não concordo com o texto ok? É minha posição como a sua foi esta.
    Vamos por um ponto final nesta história que está indo para briga e discussão.
    Hermes, nada melhor que mudar este texto antigo, que já foi postado há anos atrás.

    ResponderExcluir