domingo, maio 20, 2012

8

Carta aberta a Xuxa Meneghel (vítima de abusos sexuais na infância)



Xuxa, mais uma vez você nos surpreendeu. Desta vez, não pelo seu carisma incontestável, mas pela sua coragem em revelar em rede nacional o drama vivido em sua infância. Você deu voz a milhares de crianças que têm sofrido abusos. São baixinhos indefesos, que crescerão levando na alma feridas profundas que jamais se cicatrizarão. A maioria sofre calada, com medo de ser mal-interpretada, julgada e até castigada. Muitas delas sofrem abusos perpetrados pelos próprios pais, tios, primos e parentes próximos. É muito triste.

Mas você mostrou que é possível superar isso. Você é o exemplo de quem deu a volta por cima, e agora, usa sua influência para denunciar um dos maiores pecados de nossa sociedade.

Choramos juntos contigo, Xuxa. Sentimos um pouco da sua dor. Comovemo-nos diante da sua fragilidade. Não se preocupe com a repercussão deste depoimento. Quem já lhe admirava, passou a lhe admirar muito mais. Sua biografia foi dramaticamente enriquecida. Muitos além do entretenimento, hoje você nos brindou com uma lição de vida

Talvez você tenha se perguntado muitas vezes a razão de Deus ter permitido tudo isso. Mas acho que você já sabe a resposta.

Há uma passagem da Bíblia em que o apóstolo São Paulo diz que todas as aflições pelas quais passamos, habilitam-nos a consolar os que por elas igualmente passam. Eu sempre percebi que você era muito mais do que uma animadora de auditório, ou uma estrela da TV. Bastava prestar atenção nos seus olhos, no seu sorriso, para se dar conta da empatia entre você e seu público. Todos lhe chamam “rainha”, mas no fundo percebem que você é um dos nossos. Você é de carne, osso e lágrimas. Não é uma deusa. Nem um ídolo. Mas um ser humano, cujo coração for enternecido pelo amor, e cujo caráter foi forjado pelo sofrimento, amores e desamores, alegrias e frustrações. Hoje o Brasil descobriu que Maria da Graça Meneghel é um ser humano muito maior do que a personagem que aprendemos a amar nas últimas três décadas.

A propósito, obrigado por ter divertido meus filhos por tantos anos. Por alegrar nossas manhãs e tardes. Mas sobretudo, obrigado por expor-se desta maneira, dando-nos esperança de que nem tudo está perdido. Vítimas não precisam necessariamente fazer outras vítimas. O ciclo pode ser quebrado. O amor é infinitamente mais forte que qualquer terror que nos tenha sido imposto.

Que o mesmo Deus que, sem chamar atenção, tem lhe conduzido ao longo de sua vida, possa tomar-lhe pelas mãos e guiá-la nesta nova etapa que só está iniciando.

De um ex-colega do Colégio Itu em Bento Ribeiro,

Hermes C. Fernandes

* Espero que tenha conseguido um tempinho para ler meu livro "Amor Radical", que enviei-lhe recentemente.

8 comentários:

  1. Não gostei. Jogada de marketing da Globo e dela para alavancar o Ibope. Hipocrisia. Ela atuou num filme pedófilo. Não é condenação, mas sim alerta. Não caiam na armadilha dos lobos vestidos de ovelhs! Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:38 AM

    Achei muito corajoso da sua parte, mas já era de se esperar. Seu depoimento serviu tambem de alerte a nós pais,para que sejamos mais atentos e que desconfiar e preciso.O brasil te ama muito e o que vier acontecer como repercussção os brasileiros te apoiarão, acrdite! Continue sendo esta mulher corajosa.

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que leio algo no meio cristão relacionado a Xuxa que esteja chamando ela de satânica. rs
    Gostei da matéria!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da matéria!

    ResponderExcluir
  5. O quê me instiga o pensamento é, por que ela tendo sido abusada sexualmente em sua infância, se propôs a fazer um filme onde ela seduz um menino entre 10 e 13 anos. Seria uma espécie de consequência dos abusos que ela sofreu?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:48 PM

    Olá bispo Hermes! Excelente texto. Eu sou o Marco Antônio, o rapaz que vc deu um livro e tirou uma foto. Estive hoje ouvindo sua fala sobre o casamento gay. muito bom e urgente para a igreja brasileira perceber que há vida pensante no meio evangélico. Que Deus o abenço ricamente. Abaixo etá o blog do qual eu escrevo. Espero que goste e deixe suas reflexões por lá. Um abraço

    www.cafeegraca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Deplorável, e o Filme que ela participou ¨Estranho Amor¨ onde protagoniza cenas sensuais com uma criança... Hermes espero que vc tenha escrito essa carta sem conhecer o vergonhoso filme dela!

    ResponderExcluir
  8. olá Xuxa, estou aqui te enviando essa mensagem(carta) por que tenho certeza que você poderá me ajudar. Eu faço 15 anos nesse ano de 2013 no final de agosto e tenho um sonho ops um não dois, um deles é de conhecer Claudia Raia e o outro dos rebeldes cantar no meu nive mais esse acho que você não realizar pois eles são da record. Bom queria que você Xuxa realizasse meu sonho de ver minha linda e predileta diva Claudia Raia amo ela de mais as novelas dela principalmente, aprendi a gostar muito mais dela depois da novela “A FAVORITA” a parti dai ela se transformou minha A FAVORITA kk’ você me entendeu né?!
    quero te contar uma coisa meu sonho é ser atriz e meu nome artístico vai ser Êmily Messi já to até assinando meus endereço na net como esse nome mais meu nome verdadeiro é Êmily Batista Leite, escolhi o “Messi” por que é o sobre nome de uma das rebeldes que a Lua Blanco protagonista, e na novela o nome dela é Roberta Messi e se meu sobre nome for Messi o nome da minha filha será Roberta Messi … bom querida minha mãe já alugou meu vestido e o local da minha festa só quero mesmo que você realizasse esse meu maior sonho… eu falava para todos que eu ia ta na novela SALVE JORGE e acabando que o nome da cachorrinha se chama Emily kkk pode isso não pode né. Então Xuxa eu sei que você escolhe cartas nem todas você realiza mais me ouve se põe no meu lugar serei muito grata . beijos e tchau que Deus te abençoe

    ResponderExcluir