Por Hermes C. Fernandes
“Vamos correr a
sacolinha. Quem tem, põe. Quem não tem, tira”. Este era o bordão usado por Tim
Tones, um dos mais controversos personagens de Chico Anysio, satirizando
pregadores midiáticos em suas mirabolantes performances para levantar ofertas. Apesar
de tratar-se de uma sátira, este bordão expressa a crença comum de que ninguém
pode dar o que não tem.
Como poderíamos dar o
que jamais recebemos? Um homem que não recebeu amor do pai, como poderá
oferecer este amor ao seu filho? Uma mulher cujos pais eram incapazes de
demonstrar amor recíproco, como saberá demonstrar amor ao seu marido? Como
reproduzir aquilo de que não temos qualquer referência?
A lógica dos relacionamentos
humanos se baseia nesta premissa: Só damos o que houvermos recebido. Ninguém cobre de nós mais do que a vida nos deu. A graça,
porém, rompe com esta lógica, fazendo-nos ir além de nossos recursos (fique
despreocupado que este artigo não é sobre ofertas).
Cabe aqui distinguirmos o significado de dar e de proporcionar. Apesar de só podermos dar o que recebemos, somos desafiados pela graça a proporcionar o que jamais nos foi proporcionado. Quem nunca recebeu amor de seus pais, por exemplo, poderá proporcioná-lo a seus filhos.
Cabe aqui distinguirmos o significado de dar e de proporcionar. Apesar de só podermos dar o que recebemos, somos desafiados pela graça a proporcionar o que jamais nos foi proporcionado. Quem nunca recebeu amor de seus pais, por exemplo, poderá proporcioná-lo a seus filhos.
Foi esta lógica
subversiva que guiou os cristãos primitivos. Veja o exemplo relatado por Paulo
em sua segunda epístola aos Coríntios:
“Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia; como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade. Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente, pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos; e não somente fizeram como nós esperávamos, mas primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor, e a nós pela vontade de Deus.”
2 Coríntios 8:1-5
Apesar de sua condição
econômica precária, a igreja macedônia fez questão de recolher e enviar suas
ofertas para a igreja em Jerusalém que vivia um momento crítico, beirando à
miséria. Paulo até que tentou poupá-los, porém, nada conseguia dissuadi-los de
estender as mãos a irmãos que nem sequer conheciam. Paulo se refere a esta atitude
altruísta como manifestação legítima da graça de Deus, fazendo com que dessem
“acima de suas posses”, e ainda dessem “a si mesmos”. Pode-se dizer que dar acima das posses equivale a proporcionar.
Seria este caso uma
exceção, ou o padrão pelo qual deveríamos pautar nossas atitudes? Seria justo
requerer de nós mais do que podemos dar? Como dar o que não se
tem? Como oferecer o que jamais se recebeu? Somente a graça de Deus nos
habilita a proezas desta natureza. Haveria alguma
passagem bíblica que deixasse clara a disposição do Senhor em requerer de nós
tal postura?
Na conhecida parábola
dos talentos, Jesus conta que um homem distribuiu talentos aos seus servos. Ao
retornar de viagem, chamou-os para a prestação de contas. O que ganhou cinco
talentos, negociou e multiplicou-os por dois. O que ganhou dois, idem. Porém, o
que ganhou apenas um, preferiu enterrá-lo para não correr o risco de perder o
único que tinha. Suas desculpas não foram aceitas. Seu senhor esperava que ele
fizesse como os demais, multiplicando seu único talento. Por tê-lo enterrado,
perdeu-o para o que ganhara mais.
Repare na resposta
dada pelo seu senhor:
“Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?” Mateus 25:26
Se este senhor da
parábola é uma representação do próprio Deus, podemos concluir que teremos que
dar contas até do que não recebemos. Deus ceifa onde não semeou. Ainda que isso nos soe
estranho, e até injusto da parte de Deus, temos que entender o teor subversivo
por trás desta parábola. Trata-se da resposta que damos à maneira como a vida
nos tem tratado.
O fato de termos
recebido pouco ou menos do que achamos que merecemos não nos isenta da
responsabilidade. Mesmo quando não somos amados como gostaríamos de ser. Ou
quando o nosso trabalho não é devidamente valorizado. Ou ainda, quando sequer
recebemos a mínima atenção ou tratamento digno.
Não somos aquilo que a
vida nos faz, e sim aquilo que fazemos com o que a vida nos faz. É a resposta
que dermos à vida que fará toda a diferença. Somente a graça nos habilita a
responder adequadamente às demandas existenciais.
A graça capacita
vítimas a não repassarem esta condição a outros. Ela nos concede o dom da
empatia. Qualquer ser humano pode nutrir algum tipo de simpatia com o seu
semelhante, porém, somente a graça produz empatia. A simpatia consiste na
capacidade de entender os sentimentos alheios, sejam positivos ou negativos. A
simpatia nos faz olhar com bons olhos o que o outro está vivendo, ou a maneira
como vive. Mas a empatia vai muito além. Ela nos faz sentir na pele o que o
outro sente. A simpatia nos aproxima, a empatia nos faz comprometer-nos. A
simpatia nos impele a estender as mãos, a empatia nos leva a abraçar. A
simpatia nos faz desejar o melhor ao nosso semelhante, a empatia nos faz lutar
para que este melhor o alcance.
O inverso da simpatia é a antipatia. O inverso da empatia
é a apatia. Pior que um sentimento
odioso pelo nosso próximo é a total indiferença. Quem odeia, pelo menos, se
importa. Já o indiferente não perde tempo nem energia pensando no outro. Ele
simplesmente o ignora. A antipatia nos faz distanciar, enquanto a apatia nos
faz dar as costas.
A empatia equivale à
compaixão. Compadecer-se é “padecer com”, sofrer junto. Foi este o sentimento
que Deus ordenou que Seu povo nutrisse para com os estrangeiros que
peregrinassem em suas terras. Confira:
“O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito.” Êxodo 22:21
“E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis. Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus.”
Levítico 19:33-34
“Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.” Deuteronômio 10:19
De acordo com estas
passagens, os israelitas não deveriam afligir, nem oprimir, mas amar o
imigrante, uma vez que eles mesmos haviam estado nesta condição no Egito. Embora lá eles tenham
sido escravos, não deveriam escravizar quem peregrinasse em suas terras. O fato
de terem sido estrangeiros no Egito deveria levá-los a compadecer-se de quem
estivesse na mesma condição. Quem um dia foi vítima não tem o direito de
vitimar.
Caso não pautemos nossa caminhada por este princípio, corremos o risco de fazer da vida uma espécie de forra. Quem hoje é oprimido, não vê a hora de dar a volta por cima, tornando-se no opressor. Infelizmente, este tem sido o espírito encontrado em muitas pregações e canções em nossas igrejas. Pregadores vociferam: Quem hoje te humilha, um dia terá que te aplaudir! Aonde foram parar o perdão, a compaixão, a humildade, virtudes cardeais do cristianismo?
Empatia era o que Deus
exigia que Seu povo tivesse com os imigrantes. Não apenas simpatia, muito menos
apatia ou antipatia, mas empatia. Não bastaria que eles não os afligissem (para
isso bastava apatia), nem que os oprimisse (simpatia); eles teriam que amá-los
(empatia).
Quem, de fato, teve
uma experiência radical com a graça jamais poderia viver como se fosse o centro
do universo, ignorando quem está ao seu redor. Os pais devem amar aos filhos
radicalmente, ainda que não tenham sido igualmente amados por seus próprios pais.
Os filhos devem ser apaixonados por seus pais, ainda que estes não retribuam
seu amor.
Outro exemplo desta
lógica subversiva pode ser extraído diretamente da galeria dos heróis da fé. De
todas as proezas relatadas no capítulo 11 de Hebreus, o que mais me chama a
atenção é a frase “da fraqueza tiraram forças”.
Confira o contexto:
“Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.”
Hebreus 11:33-34
Qual era o segredo
destes heróis? Como tirar de si algo que não tem?
Lembre-se que o poder
de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza. Em outras palavras, nossas debilidades
oferecem o encaixe perfeito para o poder de Deus. Temos que admitir nossa
fragilidade para que nossas lacunas sejam devidamente preenchidas pelos inesgotáveis
recursos da graça. Será esta graça que capacitará pais a amarem seus filhos, ainda que tenham sido abandonados em sua infância. Esta mesma graça romperá com o ciclo de abuso numa família. Quem sofreu, não imporá a outro o mesmo martírio. Encontraremos força em nossa fraqueza, recursos em nossa miséria, consolo para outros em nossa própria experiência.
Boa reflexão!!!!!!!Como nos igreja ainda estamos distantes disso...Sei que existe uma coisa boa aqui outra acola...mais a grande maioria esta perdida. Triste. Mais creio que essas pequenas coisas irão reverberar ate que tudo se cumpra. OBS: temos uma certeza..ja sabemos o fim da historia!!!!abraços
ResponderExcluirHermes, as igrejas de paredes devem dar o melhor e o principal ao ser humano que é a Palavra salvífica de Jesus, mas nunca esquecer de que a Palavra anda junto com ajudar os pobres e necessitados, EX: As viúvas e os orfãos e etc, pois é um mandamento que Jesus deixou, e estes dois as viúvas e orfãos, estão esquecidos definitivamente nas igrejas, e os mendigos? AH! Estes estão riscado definitvo são caso encerrado ninguém quer e tem interesse em ajudar, e são poucos que fazem isto. Isto é amar o próximo? Que cristianismo é este? Que só ama a si mesmo a si próprio e esquece dos necessitados?
ResponderExcluirAlgumas igrejas de parede ainda ajudam alguém ainda, mais são poucas, quase nada.
No livro de Mateus 5.6c diz: bem-aventurado os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartados.
Este é um dos versículos mais importantes do Sermão do Monte.
A condição fundamental para uma vida santa em todos os aspectos é ter " fome e sede de justiça " ver Ef 6.33. Tal fome é vista em Moisés; ver Êx 33.13, em Davi; ver Sl 42.1,2; 63.1,2 e no apóstolo Paulo; ver Fp 3.8-10. O estado espiritual do cristão durante toda sua vida dependerá da sua fome e sede da presença de Deus, Na palavra de Deus, na comunhão com Jesus Cristo, na justiça e da volta do Senhor Jesus. A fome que o cristão tem das coisas de Deus pode ser destruída pelas preocupações deste mundo, pelo engano das riquezas; ver Mt 13.22, pela ambição pelas coisas materiais; ver Mc 4.19, pelos prazeres do mundo; ver Lc 8.14 e por deixar de permanecer fielmente em Jesus Cristo; ver Jo 15.4. Quando a fome de Deus cessa no cristão, este morre epiritualmente; ver Rm 5.21. É então indispensável que sejamos sensíveis ao Espírito Santo ao convencer-nos do pecado; ver Jo 16.8-13; Rm 8.5-16. Aqueles que sinceramente têm fome e sede de justiça "serão fartos ".