sexta-feira, janeiro 29, 2016

30

Antes de decretar a falência do Carnaval...



Por Hermes C. Fernandes

Antes de decretar a falência do Carnaval… deveríamos, como cristãos que somos, trabalhar pelo fim da comercialização da fé, pois a mesma, além de entristecer o coração de Deus, compromete nosso testemunho perante o mundo. Como podemos julgar o mundo, se não somos capazes de julgar a nós mesmos?

Antes de decretar a falência do Carnaval... deveríamos julgar a nós mesmos, removendo de nossos rostos as máscaras da hipocrisia religiosa, expondo-nos, assim, à verdadeira transformação empreendida pelo Espírito Santo. Afinal, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Liberdade, sim. Não pra pecar. Mas pra ser transformado sem viver sob pressão de quem quer que seja. Liberdade de ser quem somos, sabendo que ninguém nos condenará. O Espírito só opera em nós quando temos o rosto descoberto...

Antes de decretar a falência do Carnaval... deveríamos tirar o chapéu para o trabalho social desempenhado por algumas escolas de samba em suas comunidades. Não fosse nosso corporativismo evangélico, poderíamos até aliar-nos a elas nesse esplêndido trabalho. O que não significa que endossemos tudo quanto é promovido por elas. Porém, não se pode jogar fora a criança com a água suja do banho.

Antes de decretar a falência do Carnaval... deveríamos corar de vergonha ante o nível de excelência alcançado nas apresentações das escolas, com samba-enredos bem elaborados, carros alegóricos exuberantes, organização impecável, etc. Enquanto nós, que nos achamos no direito de apontar-lhes o dedo, nos acomodamos à mediocridade. Basta ouvir as canções de louvor atuais para perceber a pobreza lírica e melódica, fruto de nossa preguiça e desleixo. Sem contar que nossa arte ‘gospel’ fica restrita à música, como se Deus tivesse alguma coisa contra outras expressões artísticas.

Antes de decretar a falência do Carnaval... deveríamos amar os foliões, compreendendo que aquela alegria ilusória é tudo o que eles possuem. Em vez de condená-los, que tal se compartilhássemos com eles a nossa alegria perene? Eles certamente perderiam qualquer interesse por algo que fosse menos que isso.  A maneira como nos referimos a eles e à sua festa, faz com que sejamos vistos como gente estraga-prazer. Duvido que no lugar de Jesus nos dispuséssemos a transformar água em vinho só pra que a festa não terminasse tão cedo.  Talvez entendêssemos melhor o que diz Provérbios 31:6-7, mas sem perder de vista o seu contexto imediato.

Antes de decretar a falência do Carnaval... decretemos a falência da nossa arrogância, de nossa presunção, de nossa religiosidade midiática, e de nosso egoísmo. Que prevaleça o amor, a humildade e o serviço ao nosso semelhante, mesmo quando este estiver atrás de uma fantasia, ou despudoradamente despido. 

30 comentários:

  1. Eu não decretaria a falência do Carnaval. Quero que as pessoas se divirtam bastante de maneira saudável, sem violência, em família e celebrando a vida que o Criador nos deu. Eu não acho que o Carnaval se resuma à imoralidade sexual, a qual pode ocorrer em qualquer outro momento. Quando criança eu pulava Carnaval na escola. Fantasiavam-me de índio (se bem que eu preferia estar vestido de super homem) e partia pra uma brincadeira inocente com meus colegas. Por sua vez, no clube, todos brincávamos em família, sem que isto importasse em exageros de conduta. Assim sendo, acho que seria mais sensata a postura de se defender um Carnaval melhor ao invés dos que se dizem "evangélicos" quererem acabar com ele. Paz!

    ResponderExcluir
  2. boa ... o carnaval hj se resume a satisfação carnal, da qual o Criador é contra, e concordo com a observação da excelencia do que fazem e do desleixo que deixamos acontecer em nossas igrejas.

    ResponderExcluir
  3. RODRIGO MACEDO SANTOS5:36 PM

    MANDOU SUPER BEM!!
    "Os que ganham almas precisam ser primeiramente aqueles que choram por elas." (Charles H Spurgeon)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que no lugar de Jesus nos dispuséssemos a transformar água em vinho só pra que a festa não terminasse tão cedo. Talvez entendêssemos melhor o que diz Provérbios 31:6-7, mas sem perder de vista o seu contexto imediato.

      Excluir
  4. Cacá6:15 PM

    Hermes,carnaval é festa da carne podre sim.
    Onde o Espírito Santo de Deus não se encontra neste lugar.
    Onde não está Deus, está o diabo.
    Então pensem bem nisto!
    Jesus Cristo disse santificai-vos!
    E disse: Quem quizer vim após mim, tome a sua cruz e siga-me, tomar a cruz é renunciar os prazeres do mundo e ser exclusivo de Deus.
    O homem cheio do Espírito Santo, só pensa em guanhar almas para Cristo, só pensa em separar-se totalmente sua carne pecaminosa deste mundo.
    Meus amigos! Ser sábio é guanhar almas levar os homens perdidos a Jesus Cristo, quem tem prazer no mundo? Isto é ser tolo.
    Quem ama o mundo o amor de Deus não está nele.
    Vamos direto ao fato: Quem ama o carnaval a festa da carne e seus deseijos, Deus não tem prazer em sua vida, como os demais que ama o mundo e seus deleites.
    O mundo jás todo do malígno, como diz as Escrituras Sagradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que há algum lugar onde o Espírito Santo não possa estar ?
      Há limites para o Espírito Santo? Por acaso não é ele quem convence o homem do seu pecado ? Sendo assim, o Espírito Santo age na vida do ser humano enquanto este ainda está dominado pelo que é "podre". O Espírito Santo para converter um carnavalesco precisa esperar acabar o carnaval ?
      Isto é apenas um comentário, sem ofensas. Paz!

      Excluir
    2. Caca, amado, pelo q entendi do texo, o bispo não esta sugerindo q a igreja de Jesus Cristo se misture com os fuliões para pular carnaval e sim q os observe e procure aprender com sua dedicacão. Deus abomina o pecado, mas o pecador. Jesus comia com pecadores e criticava os religiosos mundanos. Acredito q Deus ame tanto aos perdidos q estão na farra quanto a nós, seu povo. E sim, temos q pregara para ele verdade para elese trazê-los para a luz. Abs

      Excluir
  5. Frank Brito10:59 PM

    "Antes de decretar a falência do Carnaval… deveríamos, como cristãos que somos, trabalhar pelo fim da comercialização da fé, pois a mesma, além de entristecer o coração de Deus, compromete nosso testemunho perante o mundo. Como podemos julgar o mundo, se não somos capazes de julgar a nós mesmos?"

    Bispo Hermes...

    Muitos dos livros dos profetas contém oráculos contra nações pagães depois de oráculos contra o próprio povo de Israel... O Apocalipse contém profecias contra Israel e o Império Romano depois de palavras duras contra a Igreja nas sete cartas...

    Qual é a relação da Igreja ter problemas com os sérios não poder fala contra festas pagãs como o carnaval?

    ResponderExcluir
  6. Esta postagem traduz nossa infeliz realidade.
    Que Deus continue lhe dando graça e sabedoria para ser instrumento de edificação para a igreja no meio de tanta 'desgraça'.

    Segunda feira vou me esforçar para estar na reina vai começar as 16 h não é isso??

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Esta postagem traduz nossa infeliz realidade.
    Que Deus continue lhe dando graça e sabedoria para ser instrumento de edificação para a igreja no meio de tanta 'desgraça'.

    Segunda feira vou me esforçar para estar na reina vai começar as 16 h não é isso??

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Noel Ramos8:40 AM

    Hermes não vamos generalizar como alguns estão falando de igrejas que comercializam a fé.
    Hermes o povo de Deus está sem, faltando o conhecimento da Bíblia, ou faz dela um brinquedo de apostas.
    Eu conheço a bíblia assim dizem! Satanás também conhece a bíblia e muito bem, mas o povo em que vemos nos dias de hoje não conhece o principal: O Espirito Santo.
    Quem tem o Espirito Santo dentro dele, não se contamima com o mundo, e nem tem prazer em nehuma coisa que o mundo ofereçe.
    Ter prazer no mundo é ir para a morte, tanto física e espiritual, o prazer do fiel cristão é na Palavra de Deus dentro de sua vida.
    Nem todas as igrejas fazem isto, que o faz não é de Cristo, e sim da Nova Era.
    Então se quizerem, faça o comentário no singular e não no plural.
    Existem igrejas sérias sim, que não se contaninam com as doutrinas da Nova Era e são milhões de igrejas, milhões por aí.
    Não sabeis que o joio está maior que o trigo?
    Ao invés de ficar falando de igreja vai pregar o evangelho ao homem perdido é isto que Deus tem prazer.
    Esqueça de igrejas porque o evangelho não está confinado em quatro paredes.
    O evangelho é como o vento sopra para onde Deus quer, é um leque abre para todos os lados.
    Seja sábio, vai guanhar almas neste carnal ( A FESTA DA CARNE, FESTA DO PAGÃOS, FESTA DO MUNDO ).

    ResponderExcluir
  9. Caro irmão Hermes: Não posso exibir títulos ou diplomas, pois, não os possuo, mas, também não posso ser classificado como um mero analfabeto.
    Diante dessas circunstâncias, com o olhar na Bíblia e considerando os ensinamentos de Cristo, não foi difícil de concluir que o seu artigo é de uma pertinência singular. É algo para ser refletido com muito cuidado. Peço perdão aos irmãos que emitiram opinião contrária, mas, com toda humildade ouso pedir-lhes que leiam novamente. Talvez possam entender que suas palavras não foram injuriosas, e muito menos caluniosas, pelo contrário, as considerei como da mais pura realidade, pois, retratam com toda nitidez a grande hipocrisia na qual nós, os cristãos estamos vivendo. Todos os cristãos, desde o mais renomado líder até a mais simples ovelha não pode em momento algum esquecer que a diferença não está alicerçada em exterminar as obras do mundo, mas, sim em proclamar o Evangelho em todos os lugares, em todas as ocasiões, e de todas as formas. Antes de decretar a falência do carnaval devemos evangelizar os possuidores de sanha carnavalesca, pois, quem ganha as almas para Cristo não somos nós, mas sim o Espírito Santo.
    "Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra!" ( João, 8.7).
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:49 PM

      Perfeita sua resposta, assim como o texto.

      Excluir
  10. Caro Noel você falou em milhões de igrejas sérias, poderia me citar uma lista com 100?

    Acho que você exagerou, infelizmente não é isso que tenho visto por aí. Percebo que uma mínima parcela das igrejas somente, permanecem pregando o evangelho genuíno.

    Quanto a ganhar almas, o que a maioria das igrejas tem feito e afastá-las de qualquer tentativa de aproximação num ato de evangelismo, pois elas (grande maioria propagam pela mídia tudo, menos o evangelho.

    Acho que somos protestantes correto??

    É obvio que temos que evangelizar, mas temos que combater todas essas heresias e loucuras que tomam conta do meio evangélico.

    É só ler a palavra, qual é o papel do profeta???

    Realmente é muito difícil para um povo religioso entender o teor subversivo do Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Noel Ramos4:05 PM

    Meu caro Filepe, vc está confinado somente no Brasil? Pare com esta visão pequena.
    O que eu disse sobre o leque entendeu?
    Vc conhece as igrejas em outros paíse? Pois eu conheço e milhares, que não estão contaminadas com penamentos da Nova Era como o seu!
    Meu caro já rodei o mundo todo e conheço quase todas as igrejas,eu estava em uma missão evangélica que me enviava a países inclusive países de cortina de Ferro, se vc não sabe o que é isto ? Paises fechados para o evangelho.
    Meu caro Felipe temos na missão conhecimentos de todas as igrejas no mundo vc sabia? E tem milhões que não se contaminam com evangelhho secular desta era.
    Meu caro já fui preso, e já me bateram fisicamente por falar do amor de Jesus Cristo em um certo país que não citar o nome porque o evangelho vai continuar lá, sendo semeiado mesmo trazendo a morte física.
    E sei o que falo, o que vc não sabe o que fala, somente conhece o Brasil e mal!
    Se vc já foi em outros país que duvido deve ser pouquíssimos.
    Tem milhões de igrejas sérias pelo mundo sim!
    Vc está parecendo que é um desviado do evangelho porque quem é cheio do Espírito Santo não faz comentário como o seu!
    Não se faça de idiota, vc sabe muito bem o que eu disse!
    Cuidado: Jesus Cristo disse que está vomitando de sua boca os mornos na fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:52 PM

      Pra alguém que viajou em missão, foi ferido, conhece vários países, tem visto o manifestar de Deus, fico me perguntando se Jesus pareceria em suas palavras tão arrogante quanto você pareceu.

      Excluir
  12. É irmão prefiro não discutir. Porque o orgulho e a soberba são duas coisas extremamento maléficas ao ser humano e a vida espiritual de qualquer um.
    Estou me referindo a igreja brasileira, é claro que existem muitas igrejas sérias no mundo, principalmente nos países onde a igreja é perseguida, glória a Deus porque você já viajou o mundo pregando, eu ainda não tive essa oportunidade. Que Deus possa te abençoar ainda mais e te usar pra ganhar muitas vidas pro reino.

    Se escrevi algo que te feriu irmão me perdoe, não estou querendo discutir com você pra ver quem é melhor. Entende, até porque eu quero ser o menor, pois Jesus disse que o menor será como o maior no Reino dos céus.

    Sou inferior a você e quero continuar sendo sabe, porquê, porque como diz o texto em 1ª Coríntios 1.15-30

    Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
    Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;
    pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
    e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
    A FIM DE QUE NINGUÉM SE VANGLORIE NA PRESENÇA DE DEUS.
    Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,

    Noel infelizmente nunca saí do Brasil, mas oro pela igreja perseguida e a tenho como exemplo.

    Não sou dono do Espírito Santo e nem você. Com amor em Cristo eu quero lhe dizer que toda a sua experiência é valida mas não se glorie nela, lhe garanto que o apóstolo Paulo fez muito mais que você e não se gloriava nisso. E que dirá Jesus que lavou os pés dos discípulos.

    Não se esqueça! Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tg. 4.6

    Ah meu amado em Cristo, quem tem o Espírito Santo chora ao ver o comércio tomando conta da igreja norte-americana, da igreja brasileira e de algumas igrejas na Europa. Por favor me entenda estou me referindo àquelas igrejas que não pregam o reino.

    Mais uma vez me perdoe querido... Vou orar por você e interceder pelo seu ministério.

    Somente para reflexão quero deixar alguns textos.

    aqui está quem é maior que o templo MT. 12.16

    MT. 24.1-4
    Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo.
    Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.
    E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane.

    2 TM. 4.3-5
    Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
    e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
    Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

    1 TM. 4
    Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,

    ResponderExcluir
  13. Só existe uma igreja, ah se todos entendessem isso!!!
    Lá no céu só haverá uma igreja, é tempo de despertarmos. É tempo de parar de idolatrar os templos e as instituições.

    A propósito, estou desviado sim e quero permanecer assim, desviado desse sistema podre e corrompido da qual muitos fazem vista grossa e compactuam.

    LEIAM ISSO!!!

    1 JOÃO 4.1
    Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.

    Amado Noel a palavra diz:
    NADA FAÇAIS POR PARTIDARISMO OU VANGLÓRIA, MAS POR HUMILDADE, CONSIDERANDO CADA UM OS OUTROS SUPERIORES A SI MESMO. Filipenses 2.3

    Romanos 11.36
    Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

    ResponderExcluir
  14. Noel Ramos4:48 PM

    Felipe se as igrejas roubam por favor inclua a igreja que vc frequenta que é a Reina do Bispo Hermes, ele o Hermes também rouba os dízimos? É pilantra? Como vc diz dos outros? Eu tenho certeza que não, e ele é lider de igreja então como fica isto? Vc diz que iria segunda feira na igreja Reina do Hermes, que incoerência esta sua? Se as igrejas são corrutas como vc vai em uma, vc que disse isto! (igrejas corruptas!)
    Vc diz que as igrejas são desonestas corrompidas inclua a sua igreja.
    Fica esperto!
    Vc é muito infantil no evangelho meu caro!
    E eu que não vou perder meu tempo, porque me negocio é pregar o evangelho, guanhar almas, e não ficar assentado em bancos de igrejas aplaudindo seu guru espiritual!
    Já que vc provocou! Aguente!
    Meu amigo, isto não é ser soberbo nem orgulho, é dom que Deus dá a quele Ele acha que deve dar, o que é meu caso.
    Além do mais, para ir para uma missão evangélica, tem que ter o curso de Bacharel em Teologia, o que eu já o fiz à 30 anos atrás ok? Mmeu negocio é guanhar almas!
    Não é qualquer um que vai não! Tem que ter chamado para morrer por Jesus Cristo.
    Ser torturado, preso e até morto fisicamente.
    Agora a inveja faz mal e apodrece os ossos ok?
    Chega! Eu não vim aqui neste espaço para perder tempo com quem não tem condições espiritual.
    Eu poderia falar mais não vou ok?
    É aquele ditado: Dai de César o que é de César ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sinto pena ao ler o que escreve....lamentavel, cheio de orgulho, soberba e religiosidade......

      Excluir
    2. Anônimo5:54 PM

      Verdade Gilson, também percebi tudo isso.

      Excluir
  15. Amem pastor, acredito que seja isso mesmo, Jesus anunciava o Reino e condenava o pecado, se olhassemos dentro de nos mesmos talvez seriamos tao sujos quanto ao carnaval de rua. TODOS NOS CARECEMOS DA MISERICORDIA E PERDAO DE CRISTO JESUS. Que tenhamos uma sa doutrina e sandalias da humildade para anunciar Jesus e seu Amor para pessoas que como voce mesmo disse muitos possuem alegrias que duram pouco, talvez somente esses quatro dias! Que hoje mesmo possamos por em ordem nossas casas... amem!

    ResponderExcluir
  16. Amem pastor, acredito que seja isso mesmo, Jesus anunciava o Reino e condenava o pecado, se olhassemos dentro de nos mesmos talvez seriamos tao sujos quanto ao carnaval de rua. TODOS NOS CARECEMOS DA MISERICORDIA E PERDAO DE CRISTO JESUS. Que tenhamos uma sa doutrina e sandalias da humildade para anunciar Jesus e seu Amor para pessoas que como voce mesmo disse muitos possuem alegrias que duram pouco, talvez somente esses quatro dias! Que hoje mesmo possamos por em ordem nossas casas... amem!

    ResponderExcluir
  17. Noel Ramos, Jesus te ama.
    Se arrependa!

    ResponderExcluir
  18. Noel Ramos6:52 PM

    Ô Info Suporte , vcs também sabe que Jesus me ama? Que novidade? Como vc descobriu? vc é muitos inteligente mesmo.
    É claro que Jesus me ama, como ama o homem a raça humana, Ele só não ama o pecado meu caro!
    Eu já sei a muito tempo, vc que está parado no tempo e descobriu isto agora?
    Paladino da justiça! Vc é parente deste xarope aí em cima o Filipe?
    Vão plantar batata! E quem é vc para dar lição de moral meu caro defensor da justiça barata, advogado de porta de cadeia.

    ResponderExcluir
  19. Paz! Antes de decretar a falência do carnaval deveríamos decretar a falência do amor em nosso meio. Definitivamente, como é difícil encontrar um gesto de amor. O amor que se dá sem esperar nada em troca. Que faz e age simplesmente por amar. Muitos ainda não perceberam que temer a Deus, o diabo teme. "E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)" Marcos 5:7-8. Orar a Deus, acreditem, se for preciso, o diabo ora ou rogar a Jesus que permita que se lancem aos porcos não é uma oração? Vejam: "E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. " Marcos 5:9-10 E pasmem, de certa forma, os demônios tiveram sua oração respondida: "E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles." Marcos 5:11-12 "E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar." Marcos 5:13. Temor a Deus, orações, falar em línguas, canções não passam de "coisas" ou no máximo "comportamentos" quando se faz tudo isto sem amor. Amor. Sim. Amor é o que faz a diferença no nosso meio. Sem amor nossa espiritualidade está no mesmo nível da espiritualidade dos demônios. Estes temem a Deus, o reconhecem e até se submetem. Antes de decretar o fim do carnaval vamos acabar com o carnaval da falta de amor no nosso meio. Que Deus nos dê discernimento e nos faça transbordar do Seu amor. Graça e paz! Fabio

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu blog, estão de parabéns pelos os tópicos..

    ResponderExcluir
  21. Se falar a favor do carnaval é certo, é bem quisto, não é religioso etc, etc e etc... o que falar de Jesus derrubando as mesas no templo? Sabemos que a morada de Deus é o homem e não o templo de pedra e os cambistas estavam trabalhando... será que o Senhor estava errado? Alguem ja procurou saber a origem e o significado do carnaval? Eu já! Santidade nao é sinonimo de religiosidade e há liberdade e "liberdades" e nem vou entrar no merito da conciencia fraca do meu irmao, quando a biblia fala que se o comer carne escandaliza meu irmao entao nao "comerei" carne afim de que nao escadalize meu irmao que tem a conciencia mais fraca...

    ResponderExcluir
  22. Anônimo2:43 PM

    Para os mal informados aí tem uma igreja que chama igreja batista da lagoinha em BH MG tem uma escola de samba, ano passado esta escola de samba dos "evangélicos" da igreja batista da lagoinha desfilou no carnaval em BH MG, e este ano vai de novo o que acham hein?
    Não foi para evangelizar não ok? Foi é para desfilar junto com as outras escolas de samba do mundo.

    ResponderExcluir