quinta-feira, dezembro 22, 2011

4

Você já montou sua Árvore de Natal?



Um amigo do facebook postou uma foto com uma enorme pilha de fraldas descartáveis, tendo uma árvore de natal ao lado. Foi o suficiente para que várias pessoas postassem seus protestos e argumentos contrários ao uso de árvores natalinas.

Um deles escreveu o seguinte comentário: "Não plantarás nenhuma árvore como asera, ao pé do altar do Senhor teu Deus, que fizeres. Deuteronômio 16:21 Jesus te ama..."

A frase "Jesus te ama" suou como se estivesse dirigindo-se a um não converso.

Apesar de ser evidente a falta de conexão entre uma coisa e outra, preferi conferir a resposta do meu amigo Felipe Barros:

O texto de Deuteronômio se refere ao sacrifício e abstenções da páscoa .... um mandamento para que o povo não se voltasse aos rituais pagãos, feitos em torno da árvore plantada no altar pagão. Agora, se porque uma árvore foi usada em um ritual pagão significa que temos que bani-la de nossas vidas ou casas, precisamos banir os gatos que eram adorados pelos antigos egípcios, as vacas, adoradas pelos hindús e todos as árvores, animais, astros ou objetos que foram frutos de adoração pagã, dentre eles o mar, o sol, a lua etc, etc, etc. Existem várias lendas em torno da criação da árvore de natal. Uma delas, a mais divulgada inclusive, seria que Matinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI, olhava pro céu através de um pinheiro na estrada, e viu o céu estrelado sobre a copa das árvores e entre as folhas. Levou um galho pra casa, chamou seus filhos e o decorou com velas acesas fincadas nas pontas dos ramos. Usou papéís coloridos para enfeitar e compôr o que tinha visto do lado de fora. Nascia assim a árvore de Natal. Ele apenas queria mostrar a seus filhos como havia sido a noite do nascimento de Cristo.

Apreciei muito a resposta, e por isso, resolvi postá-la aqui. Apesar de toda confusão ao redor do assunto, não vejo qualquer mal em montar um pinheiro de natal em casa, ou mesmo na igreja. Ontem, ao chegar do culto, encontrei nossa árvore montada, decorada e iluminada. Gosto da atmosfera natalina, cheia de luzes, guirlandas,  bolas coloridas, presépios, etc. Isso sempre me remete à minha infância.  E quem não teve infância, que atire a primeira pedra!

Quanto a mim, ninguém ouse me censurar. Não abro mão da liberdade que tenho em Cristo.

Sei não... acho que aquela pilha de fraldas bem que serviria para aqueles que se preocupam com questões tão infantis... Tanta coisa pra se preocupar... Crianças sob a marquise... Famílias desestruturadas... Injustiças... Fome... E a gente se preocupando com a árvore de natal alheia.

4 comentários:

  1. Olá bispo,

    Acompanho sempre seu site, gosto de "sair da rotina" e ler coisas novas, que mexem com os neurônios e com a divagação.

    Verdade seja dita, faz muito sentido a colocação da adoração pagã: se fôssemos mesmo banir coisas, objetos, artefatos e astros cósmicos só porque os pobres inanimados e indefesos foram usados para ofender o culto ao Senhor Deus Todo-Poderoso, certamente teríamos que verdadeiramente "pecar" e sermos condenados inclusive, pois precisaríamos nos suicidar, porque tudo que existe já foi, é ou será usado para uma prática pagã.

    Começando talvez pelo púlpito da Casa de Deus, que não é usado somente para sermões bíblicos, na maioria das vezes para que o "profissional do evangelho" ganhe seu salário - QUE É BÍBLICO, aliás - porém... quantas e quantas vezes esse púlpito já foi palco de sermões envenenados e plataformas políticas, sem contar que funciona mais como um divã público, sem mencionar que ultimamente tem sido um utilitário para diversos fins.

    Francamente, tanta coisa pra se preocupar e muitos implicando com um pobre pinheirozinho que apenas cumpriu a ordem de Deus de nascer e crescer, embelezando uma floresta qualquer... e o "mano" Lutero só quis dar um toque especial numa comemoração tão significativa pra nós cristãos autênticos: o aniversário de Jesus, Nosso Senhor.

    Protesto contra os cursos de "meia-pataca" e seminários esdrúxulos que ao invés de formarem pregadores do evangelho genuíno, formam psicopatas, mercenários e empresários, ambos de tesouras às mãos para arrancarem a lã das pobres ovelhas que burramente compõem o seu redil.

    É realmente uma lástima... que Jesus Cristo nos perdoe.

    ResponderExcluir
  2. Como diz Paulo,"cada um esteja inteiramente seguro em seu proprio pensamento". E tanto o comentário de Eddy quanto o texto estão bem persuasivos. Porém, eu particulamente, não gosto do uso de Árvore de Natal. Para mim, essas coisas não tem nada a ver com o Nascimento de Jesus. O mesmo é com Papai Noel. Também não sou apegado a data 25 de Dezembro, é um dia como outro qualquer, porque Jesus não nasceu nesse dia. Outra coisa: Se pode-se usar a Árvore de Natal, podem usar o Presérpio com aquelas imagens, podem usar a figura do Papai Noel na igreja, podem colocar uma imagem de Maria com o Menino Jesus nos braços, afinal essas coisas lembram o Natal...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:32 AM

    Nunca vi tanto fanatismo e hipocrisia como no meio evangelico. Só veem problemas onde não existe.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:38 PM

    guardem a faca, olha a faca!!!...

    ResponderExcluir