quinta-feira, dezembro 08, 2011

14

O adeus a um cristão subversivo! Morre Paulo César Graça e Paz


Faleceu na última terça-feira o radialista Paulo César Graça e Paz, devido a complicações provocadas pela diabetes. Ele estava internado desde a última sexta-feira na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Pronto Socorro de São Gonçalo (RJ).
Graça e Paz foi um genuíno cristão subversivo e revolucionário. Seu ministério no rádio tornou-se num fenômeno durante os anos 80. Ele foi o responsável pelo lançamento de bandas como o Rebanhão, Sinal de Alerta, Vencedores por Cristo e outras. Seus "Louvorzões" lotavam espaços como a Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro. Milhares de jovens, de todas as denominações, atendiam às convocações feitas por aquele barbudo de boné colorido. Seu linguajar despojado, irreverente e repleto de gírias incomodava setores mais conservadores da igreja evangélica, ao mesmo tempo que arrebanhava multidões de jovens através das ondas da Rádio Boas Novas.

Depois que entrou para a política, afastou-se do cenário musical e cultural cristão. Foi deputado estadual e vereador pela cidade de São Gonçalo.

Graças à sua maneira de expressar-se, deixou-nos um legado inegável, o que inclui a modernização da música cristã, com a introdução de ritmos antes considerados abomináveis como o Rock e o baião, e de instrumentos como guitarra elétrica e bateria. Depois que deixou o cenário musical, ficou uma lacuna que jamais voltou a ser preenchida por outro líder que conseguisse reunir a juventude cristã.

Adeus, PC! Que Deus inspire e levante outros líderes inovadores como você, capazes de entender os anseios de sua geração.

14 comentários:

  1. Puxa...não sabia que ele tinha partido...q pena! Grande perda,

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:16 AM

    Hermes... Além do seu blog, que leituras indica? Gostaria muito se fizessem sugestões de livros subversivos e também outros blogs. Paulo césar esta com o Pai agora.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:12 PM

    eu amava o evangelista Paulo Cesar ele foi um dos responsaveis por esse movimento jovem evangelico o louvorzao perdemos um grande ser humano e servo de DEUS com uma grande visao do evangelio

    ResponderExcluir
  4. Estou triste e meus olhos se enchem de lagrimas!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:57 AM

    Apenas uma correção: P C Graça e Paz jamais poderia ter lançado o Vencedores por Cristo uma vez que o VPC surgiu em 1968!

    Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:30 PM

    Graca e Paz queridos,
    Quero agradecer o carinho que com que o Hermes Fernandes escreveu sobre meu pai, Paulo Cesar Graca e Paz. Meu pai foi um homem que acima de tudo amou o evangelho genuino, que mesmo sem grandes palcos e luzes poderia ser divulgado... Seu amor pelas almas perdidas era tanto que sua plataforma ultimamente eram as pracas publicas dos centros das cidades... Me emocionei lendo o artigo e me fez lembrar uma musica q ele cantava com meu irmao Marcos Kinder, e amava, de Evaldo Vicente, que diz assim: "Eu queria ser muito mais contente Pra viver sorrindo a toda gente Eu queria dar alegria e transmitir simpatia a quem nao sabe sorrir... E preciso dar pra receber, So assim e que se pode viver E possivel ver o Sol maior Atraves de um simples gesto de amor.." Obrigada
    Raquel Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Raquel Faria, essa música é muito linda, tinha ela em um K7, mas com tempo se deteriorou, nunca mais consegui ouvi-la em lugar algum... se alguém souber um link para ouvi-la, agradeço muito.

      Excluir
    2. Conheci seu pai.... Que figura!!! Tenho 50 anos e fui a dezenas de marchas com ele, convidei ele uma vez para pregar na minha igreja em são Pedro da Aldeia e foi show.
      Grande figura !!!! Graça e paz

      Excluir
  7. RENATA SALES. POW GRAÇA E PAZ ERA MUITO SHOW !!!E VAI CONTINUAR SENDO MUITO SHOW EM NOSSAS LEMBRANÇAS !!!! QUE DEUS ABENÇOE A FAMILIA DE PC. BEIJOS GRAÇA E PAZ, VALEU !!! POR TUDO QUE FEZ AQUI.

    ResponderExcluir
  8. valeeeeuuuu pc vc foi e vai continuar sendo tdo de bom .
    meu nome e RENATA SALES

    ResponderExcluir
  9. Paulo Cesar Graça e Paz... Estive procurando pelo Graça e Paz no Google e encontrei este texto belíssimo do Hermes Fernandes!
    Lembro que, há alguns anos, tive o privilégio de bater um papo com ele... E ganhei até um CD! :)
    Viveu em Graça e descansa em Paz!
    Não nos esqueçamos, meus irmãos, que, em Cristo, a morte não mata.
    Um dia, nos reencontraremos! Não podemos nos esquecer disso... A saudade não é eterna! A vida, sim, é eterna! Um dia, vamos papear outra vez! ;)

    Raquel Faria, essa música é muito bonita!

    ResponderExcluir
  10. Estava procurando por Graça e Paz no Google e acabo de encontrar este texto belíssimo do Hermes Fernandes! Na época, fiz minha homenagem no facebook...
    Lembro que, há alguns anos, tive o privilégio de bater um papo com o Graça e Paz... E ganhei até um CD! :)
    Graça e Paz viveu em Graça e descansou em Paz!

    Não nos esqueçamos, meus irmãos, que nossa saudade não é eterna. A vida, sim, é eterna! Em Cristo, a morte não mata! Um dia, nos reencontraremos... Ah, sim! E conversaremos outra vez! ;)

    Raquel Faria, eu gosto muitíssimo dessa canção! Que Deus te agracie!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:24 PM

    Ouvi muito os programas Animadíssemos do PC na Extinta Radio Solimões Em Nova Iguaçu-RJ.....Lembranças da Minha Juventude...Esse Homem Foi Instrumento nas Mãos de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Graça e Paz!...
    Paulo César, marcou para com seu talento e estilo, a comunicação na radio evangélica, com seu programa MÚSICA VIVA, de segunda à sexta-feira, das 12h às 13h:30 minutos, cada programa era uma lição de vida em Cristo. Suas mensagens, eram carregadas do amor de Deus. Enquanto o programa MÚSICA VIVA, esteve no ar pela Radio Boas Novas - AM 1320 KHZ, era a maior audiência no Rio de Janeiro, entre todos os programas evangélicos. Cada programa era uma festa. Bom seria ter esses programas gravados e disponibilizados na web. O programa Música Viva estava no início da década de 80, pelos menos 30 anos a frente. Paulo César e Música Viva, formaram no Radio Evangélico no BRASIL, uma dupla perfeita. Graça e Paz.

    ResponderExcluir