segunda-feira, maio 02, 2011

15

A morte de Osama Bin Laden e suas possíveis consequências para o mundo



Por Hermes C. Fernandes

Acabo de assistir ao pronunciamento do presidente Barack Obama, transmitido pela CNN, afirmando que Osama Bin Laden, líder da organização terrorista Al-Qaeda, está morto.

De acordo com o presidente norte-americano, após ter recebido informações precisas da inteligência americana sobre a localizaçao do terrorista na semana passada, deu ordem de atacar, e neste domingo, um pequeno grupo de soldados conduziu a operação, que resultou na morte de Bin Laden após uma troca de tiros. 

Procurado há pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden é considerado o mentor intelectual dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubou as Torres Gêmeas em Nova York e deixou cerca de 3.000 mortos, e de ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.

Obama declarou em seu pronunciamento: "Esta noite, os Estados Unidos lançaram uma mensagem inequívoca: não importa quanto tempo leve, a justiça será feita".
Bin Laden nasceu na Arábia Saudita em 1957, em uma família de mais de 50 irmãos. Ele era filho do magnata da construção Mohamed bin Laden. Seu primeiro casamento foi com uma prima síria aos 17 anos. Acredita-se que ele tenha tido 23 filhos com ao menos cinco esposas. Financiado pelos Estados Unidos, ele lutou ao lado de rebeldes contra tropas soviéticas no Afeganistão nos anos 80, o que acabou levando à criação da Al-Qaeda.

A morte de Bin Laden será celebrada no mundo inteiro, assim como foi a morte de Sadam Hussein. Receio, porém, que a mesma sirva como combustível para um avivamento da causa por ele defendida, motivando uma nova onda de terrorismo no mundo. Para muitos, o maior vilão da história recente. Mas para tantos outros, um ícone de resistência ao imperialismo americano.  Para estes, Bin Laden será reconhecido como um mártir, e portanto, exemplo a ser seguido por esta e pelas próximas gerações de terroristas.

No mesmo dia em que a Cristandade ganha um beato, o Islã ganha um mártir!*

Sem dúvida, sua morte será tida como um grande feito pela maioria dos americanos, e poderá incrementar a popularidade de Obama que anda em baixa, fazendo decolar sua campanha pela reeleição. Aliás, Obama fez muito bem ao afirmar que a guerra travada pelos EUA não é contra o Islã, e sim, contra o terrorismo, que faz vítimas, inclusive, entre os muçulmanos.

Mas será que há realmente motivo para celebrar? Ou será que haveria motivos para lamentar? Não digo que devemos lamentar a morte de Bin Laden, e sim o que ela poderá provocar no mundo.

O Departamento de Estados dos EUA emitiu uma advertência a todos os cidadãos americanos espalhados pelo mundo, para que limitem os movimentos fora de suas casas ou hotéis, e evitem multidões ou protestos, pois haveria um risco maior de violência contra americanos a partir do anúncio da morte do líder da Al-Qaeda.
Oremos pela América. Oremos pelo mundo árabe e muçulmano. Oremos por nossa civilização!




P.S.: O anúncio da morte de Bin Laden ocorreu no mesmo dia em que se completa 66 anos do anúncio da morte de Hitler. 


* Para presidente peruano, morte de Osama Bin Laden foi o 1º milagre de João Paulo II. É cada uma...

15 comentários:

  1. Sem querer viajar muito na maionese, tenho uma visão um tanto conspiracionista de que, já na época do atentado do 11 de setembro de 2001, Bin Laden talvez nem existisse mais. Não descarto a possibilidadde de que, neste século 21, ele tenha sido um monstro imaginário utilizado pelo governo de George W. Bush afim de alimentar um clima nos USA de combate ao terror e justificar a invasão do Iraque já planejada desde o final da década de 90 ainda no governo Clínton. Coube a Bush fazer o "serviço sujo" que os Democratas talvez resistissem. Mas agora, porém, manter a paranóia de combate ao terror e justificar altos gastos militares no orçamento da maior economia do mundo, que anda cambaleante, certamente não interessa mais. Logo, o Obama resolveu matar o monstro imaginário.

    Bem, esta é só uma tese. Uma imaginação de minha mente e um delírio meu. Só que, ao soltarmos nossa mente imaginativa, acabamos por clarear os nossos pensamentos e, assim, descobrirmos certas verdades escondidas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Hermes, nada há para se comemorar! Simplesmente Bin Laden foi transformado num mártir.Os Estados Unidos foram ineptos de capturá-lo vivo! Vivo, aí sim, seria um troféu! Agora, morto é um triunfo do terrorismo; Bin Laden agora é "mártir". Certamente, insurgirá outro mais audaz e destemido do que esse terrorista morto. A irmandade muçulmana está aí, às barbas dos lideres mundiais, ressurgindo para trevas para trazer o caos a Israel e aos cristãos ocidentais.
    Só o amor suscita paz. Deus é amor. Mas, o mundo e o seu sistema maligno repudia Deus. Logo, paz nunca haverá neste mundo; somente quando Jesus Cristo implantar o seu reino milenar, aqui na Terra, o ser humano usufruirá a genuína paz, pois Ele é o príncipe da Paz(Is 9:6).

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:34 PM

    "Mata a cobra e mostra o pau"... certamente os EUA, não tem mostrado o pau e nem muito menos a cobra...mais um conto.. termina o da Princesa e começa o de terror, precisamos um pouco de comédia.

    ResponderExcluir
  4. Luciano,

    Também acho que a morte do Bin Laden o torna mártir para aqueles islâmicos radicais. Boa observação, mebora eu pense que não podemos generalizar.

    Penso que cabe a nós, como pacificadores, promovermos a tão desejada paz.

    Entendo que a espera da implantação de um idealizado reino milenial muitas das vezes leva a Igreja a tomar posições omissas quanto ao seu papel de intereceder no processo de pacificação.

    Acho que Jesus não dará nenhum reino milenial sem que tenhamos que nos esforçar para conquistar. E, quando consentimos que um país dominador como os USA explorem o mundo inteiro e haja tantas desigualdades (seja entre países ou entre classes sociais), simplesmente estamos sendo omissos e colaborando com este sistema vil.

    Não lutamos contra carne e nem contra o sangue. A irmandade muçulmana náo é a causa de tudo e nem o Estado de Israel a vítima. Pois todos contribuem para o caos e as trevas.

    Todavia, se queremos paz, temos que ministrá-la na qualidade de discípulos de Cristo que, como o irmão bem colocou em referência à Isaías, é o "príncipe da Paz". E aí eu polemizo ao dizer que os cristãos precisam muito aprender com os métodos de Gandhi que, no meu ponto de vista, foi o líder que mais viveu expressivamente o Evangelho no século XX, superando inúmeros pregadores que tanto reverenciamos nas nossas igrejas. Aliás, Gandhi foi quem influenciou o nosso irmão Martin Luther King em sua luta pelos negros nos USA.

    Ora, fica aí a questão para aprofundarmos: como devemos agir para promovermos a tão sonhada paz?

    ResponderExcluir
  5. "certamente os EUA, não tem mostrado o pau e nem muito menos a cobra"

    Pois é. Só falta os Republicanos aparecerem com um novo vídeo de um sócia do Bin Laden fazendo novas ameaças aos norte-americanos e dizendo que está vivo. E não duvido que isto venha a ocorrer.

    ResponderExcluir
  6. Está parecendo que isto é bla,bla do Obama, para se releger novamente.
    Esta histórinha de que matou o Bin Laden, e não mostrou o corpo dizendo que jogou no mar, não tendo prova nenhuma para o povo, isto é para trocha.
    O Sadam foi morto e foi mostrado para todo mundo, o Bin laden nada!
    É mais uma jogada do USA.
    Mostre o corpo seu Obama, ou mostre alguma fotos que sejam Verdadeira que ele está morto, assim acreditaremos.
    Se verdadeiramente o Bin Laden foi morto mesmo, o mundo está perdido.
    O terrorismo vai detonar o mundo.
    Que Deus tenha misericódia do seu povo.
    Por enquanto o Bin Laden está vivo.
    Pove que ele está morto para as pessoas de tudo mundo ver.

    ResponderExcluir
  7. Realmente é estranho... muito estranho essa morte. Minha ignorância me limita muito sobre esse assunto. Maaaass realmente o Bin Laden parece imaginário, ele só existiu como pretexto para a guerra, somente para ferver o sangue dos americanos e fazerem se sentir no direito de "lutar" contra o terrorismo. Pode ser que seja verdade também toda essa ideia que foi ele que mandou derrubar as torres gêmeas... eu não sei... quem sabe?? Nem tem como saber... Eu só acho.

    E esse com certeza não é o fim é só um novo começo. Coisas novas virão por aí, o que exatamente eu não sei e nem faço a mínima ideia.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. caro pastor Hermes, obrigado pela sua visita em meu blog, é sempre bem vindo.
    Infelizmente, como postei em meu blog, onde homens se matam por uma "Guerra Santa" e "Cristãos" comemoram a morte de seus inimigos, a paz é algo extremamente distante de existir...

    Deus abençoe.

    www.cristianismocotidiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Robson!

    Muito bom também o seu artigo. Deixei um comentário meu lá também!

    ResponderExcluir
  10. Rosecler Derrico11:45 AM

    Posso estar errada, ms não vejo motivo nenhum pra comemorar. Creio se ele fosse ouvido, talvez a história fosse outra, ou seja, morto não fala e não se defende! Tenham todos uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Tendo assistido imagens das comemorações do povo norte-americano, alienado em sua estúpida celebração de vitória, recordei-me da música do Legião Urbana:

    "Vamos celebrar a estupidez humana
    A estupidez de todas as nações"

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10:49 AM

    O Diabo o recebeu de braços abertos!

    ResponderExcluir
  13. Eu particularmente ainda não acredito na morte do Bin Laden. to que nem Tomé...

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3:30 PM

    quero agradecer a vocês pelos comentários feitos aqui , aprendi muito estava pesquisando obrigado

    ResponderExcluir
  15. Anônimo12:11 PM

    Por que os filhos do Bin Laden são muinto felizes? Porque o papai Osama!!!
    rsrsrs

    ResponderExcluir