sábado, maio 14, 2011

4

O que significa ser pastor nos Estados Unidos em tempo de crise



Nestes dois anos em que tenho morado aqui nos Estados Unidos, tenho convivido com muitos pastores brasileiros, e aprendi a respeitá-los, não apenas pelo título que ostentam, mas, sobretudo, por sua luta hercúlea para cumprir aqui, há milhares de quilômetros de sua pátria, o seu ministério. 


Quem está lá na terrinha, não tem ideia do que é ser pastor aqui nas terras do Tio Sam. Imagina-se apenas o glamour, as facilidades econômicas, mas não os enormes desafios que estes bravos homens e mulheres têm que enfrentar a cada dia. 



Ser pastor na América é renunciar. Vive-se em função do rebanho, sempre às voltas com a imigração, com as dificuldades de adaptação cultural, e tantos outros problemas peculiares aos imigrantes, principalmente, quando são indocumentados. A qualquer momento, seja durante o dia ou de madrugada, o pastor poderá ser requisitado. Não é fácil deixar a companhia da esposa, o conforto da cama, para marchar em direção a um hospital ou mesmo a um presídio para socorrer a um membro da igreja em apuros.



Enquanto está ocupado atendendo às demandas da membresia, os filhos estão crescendo, cada vez menos abrasileirados e mais americanizados. E se o pastor não domina o idioma, sua comunicação com os filhos pode tornar-se cada vez mais escassa. Quantas vezes não imagina se não seria mais fácil criá-los em sua própria pátria. No começo de sua caminhada aqui, ele imagina que se não der certo, basta retornar ao Brasil e retomar a vida por lá. Porém, aos poucos, as raízes dos filhos vão se aprofundando na terra estrangeira, e agora, para poupá-los de um sofrimento maior, o pastor resolve pagar o preço de prosseguir. Se antes era um sonho seu, agora é por aqueles a quem ama.



Ser pastor na América é conviver com a dor da saudade. Que falta faz o calor humano de nossa gente. Que falta faz reunir com os familiares para um almoço de domingo. Primos, primas, tios, avós… Se pudesse, o pastor fretava um avião pra trazê-los todos para perto de si. 



Não bastassem todos os problemas de se viver em solo estrangeiro, surge a crise econômica. Muitos membros resolvem retornar ao Brasil. Outros já não podem dizimar, porque estão desempregados. As entradas da igreja sofrem um queda inusitada. Não lhe resta alternativa, senão buscar trabalho fora da igreja. Agora, já não dispõe de tanto tempo para dedicar-se aos membros. Tem que dedicar-se ao trabalho, às vezes, em mais de um emprego. Alguns pagam do próprio bolso as contas do templo. Falta tempo até pra preparar mensagens, ler um bom livro, e sobretudo, dedicar-se mais à oração.



Vem o desânimo. Os questionamentos. A dúvida. – Será que meu tempo aqui terminou? Será que devo largar tudo e voltar para o meu País? 



Em momento de crise, os membros são disputados entre as igrejas. Isso acaba por gerar animosidade entre os pastores. Amigos se tornam rivais. Igrejas co-irmãs agora são concorrentes.


De repente, o que antes parecia um jardim, agora é um deserto. Esgotamento. Cansaço. Sede.


É nesta hora que precisamos encontrar um oásis. Um lugar de refrigério. De recarregar as baterias. Fazer novos amigos. Refazer velhas amizades. 



Infelizmente, o deserto é um lugar propenso a miragens. Ficamos tão vulneráveis, que preferimos manter distância. Não queremos nos decepcionar novamente.



Porém, Deus nos ama e não desistiu de nós. Por isso, Ele faz com que nos deparemos com oásis verdadeiros, tais como os três pelos quais o povo hebreu passou quando marchava em direção à Terra Prometida. 



Se você se identifica com o que acabei de expor, quero lhe fazer um convite muito especial. 



Na próxima semana, entre os dias 18 e 20 de Maio, você participará do I OÁSIS em Orlando, na Flórida. Será uma conferência destinada a líderes cristãos brasileiros trabalhando nos EUA e Canadá. Teremos como preletores homens que têm sido usados por Deus, tanto no Brasil como em diversas partes do Mundo. Entre eles, o Rev. Antonio Carlos Costa, o Pr. Geremias do Couto, o Pr. Pedrão, o Pr. Luciano Manga, o Pr. Bené Gomes, além da participação especial da cantora Assíria e do RAPPER canadense Ezequiel Amarante. Além de palestras encorajadoras, teremos tempo para louvar, orar uns pelos outros, e tormarmos juntos a Santa Ceia do Senhor.



Você precisa desta tempo de refrigério. Não se furte deste direito. Peça licença do trabalho ou do ministério, se for o caso, mas não fique de fora. Deus tem algo novo pra realizar através de sua vida neste País.



As inscrições podem ser feitas pelo site www.oasisconferencia.com, pelo telefone (407) 745-0971 ou (407) 690-1260, ou na entrada no evento que acontecerá no International Palms Resort, na International Drive em Orlando. 



Este é um tempo especial de Deus para sua vida.



Venha e traga o seu cônjuge.



O hotel do evento está oferecendo uma tarifa especial para os participantes da conferência. Apenas 59.00 a noite em quarto duplo. Faça sua reserva já, indentificando-se como participante do Oásis. 


International Palms Resort and Conference Center
6515 International Drive, Orlando, Florida, 32819
Phone: (407) 351-3500 Toll Free: 800.248.5955

Prepare-se para ter muito o que contar quando retornar à sua igreja no final de semana!

4 comentários:

  1. Uauu..vivi tudo isso que o irmão escreveu. Exatamente igual. Pastoriamos nos USA por 3 anos em Orlando.]
    Creio que esse congresso será um refrigerio para os pastores. Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post!
    E quando se vive tudo isto na própria terra natal (tirando a cadeia, por enquanto)?
    Eu gostaria muito, e estou precisando estar em um congresso deste...
    Oro para que todos os que forem sejam muito edificados e renovados pelo Senhor.
    Deus os abençoe!
    Pra. Tânia

    ResponderExcluir
  3. Paz! Deus abençoe a você Bispo Hermes assim como todos os ministros que tem o grande desafio de trazer a essência do cristianismo na América. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:21 PM

    Boa noite.
    Lendo e gostando mto do seu blog.
    Sou católica, irmão, e fiquei comovida com esse relato das dificuldades dos pastores nos EUA.
    As missões cristãs sempre trazem a saudade da pátria.
    Deixo aqui uma oração pelo sr. e por todos os pastores e missionários católicos que estão nos EUA e em outros países, evangelizando.
    E mto obrigada pelo carinho com nossa amada Irmã Dulce. o Sr. está certo, ela já e santa há mto tempo nos corações do nosso povo e perante Deus. O título é apenas um especial reconhecimento dentro dos dogmas da minha amada Igreja, mas santa ela já é há mto tempo.
    Desejo mto sucesso e força na missão, que Deus ilumine seus passos na missão de espalhar a Palavra de Jesus.
    A Paz!

    ResponderExcluir