quarta-feira, maio 23, 2012

7

Não basta criticar... temos que orar.



Por Hermes C. Fernandes

“Exorto, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda piedade e honestidade.” Paulo em 1 Timóteo 2:1-2

Parece que eu posso ouvir o apóstolo Paulo alterando o seu tom de voz, para tornar enfática a sua exortação. Se quisermos ter uma vida sossegada, tranqüila, precisamos gastar mais tempo diante do Trono, intercedendo por aqueles em quem Deus tem investido autoridade. Não se trata aqui de algo banal, ou de importância secundária. Paulo tratou disso como prioridade para o povo de Deus. “Antes de tudo”, troveja Paulo. Qualquer medida adotada por eles pode afetar em cheio nossa vida e das pessoas que amamos.

Quem é que cumpre à risca esse mandamento hoje em dia? Quem é que está preocupado em orar pelos governantes de nossa pátria? Poucos são os que se entregam a tão honrosa atividade. É mais fácil criticar, caluniar, difamar, do que simplesmente orar.

É claro que, no exercício de nossa cidadania, temos o direito de criticar, discordar, e até protestar contra alguma arbitrariedade, ou injustiça praticada por nossos governantes. Porém, precisamos exercer também a nossa cidadania celestial, orando por eles, para que Deus lhes conceda a sabedoria necessária para cumprir a contento o seu mandato.

Convém lembrar que as autoridades constituídas, quer sejam crentes ou não, são ministros de Deus (Rm.13:1-7). É Deus quem as constitui, como também é Ele quem as depõe.

Devemos orar para que homens de bem sejam elevados à posição de destaque dentro do cenário político brasileiro. Precisamos ter gente comprometida com os valores do Reino de Deus ocupando lugares não apenas no poder executivo, mas também no legislativo e no judiciário. Não me refiro a crentes, mas a pessoas que, independente de seu credo, vivam a práxis da justiça e da verdade.

Que Deus levante homens e mulheres como José, Daniel, Moisés, Ester, Débora, Gideão, e tantos outros, para conduzir nosso país a um tempo de paz, prosperidade e desenvolvimento.

Não podemos deixar de orar também pelas autoridades médicas e científicas; sobretudo, por aqueles que estão envolvidos em pesquisas de novos remédios para o combate ao câncer, a Aids e a outras pestes que assolam a humanidade. Muitas das novas descobertas científicas surgem por insight. Depois de anos de pesquisa, de repente, alguém tem uma idéia genial, e resolve fazer experimentos em laboratório, até concluir que aquele insight era o que faltava. Estou certo de que é o próprio Deus, que pela Sua graça comum, assopra aos ouvidos dos cientistas, para que encontrem as respostas que buscam.

Oremos também pelas autoridades militares que velam pela manutenção da paz , e pela soberania do estado brasileiro.

Oremos por aqueles que tem nas mãos o que hoje é chamado de “o quarto poder”: a mídia. Os donos de concessões de televisão, de revistas, jornais, sites, como também os jornalistas, os apresentadores de TV, os radialistas, os escritores seculares, os autores de filmes e novelas, os formadores de opinião em geral, devem figurar na pauta de nossas orações.

E por fim, jamais deixemos de rogar a Deus em favor das autoridades eclesiásticas. Cada pastor, bispo, sacerdote, deve ser alvo de nossas constantes orações. Mesmo que discordemos de alguns deles em sua doutrina, ou na ênfase de seus ministérios, não temos o direito de agirmos com negligência, deixando de orar para que Deus os ilumine o entendimento, e lhes conduza pelas veredas da justiça e da verdade (Col.4:3).

7 comentários:

  1. BIspo Hermes, fizemos um retiro de homens em nossa Igreja e passamos aquele video da mensagem "sodoma é aqui" foi uma benção, houve muito quebrantamento e mover de Deus em todos nós. Grande abraço.
    Pr. Valdecy Martins - Goiania

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, e me chama atenção mais ainda pelo fato de ser exatamente essa a minha maior falha... Preciso criar a disciplina da oração na minha vida... Valew pelo alerta.

    ResponderExcluir
  3. Pr. Valdecy, que satisfação saber que nosso trabalho não tem sido em vão. A Glória pertence a Deus, mas a alegria é nossa!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Missionário Barbosa9:07 AM

    Bispo HERMES, graça e paz de Jesus Cristo de Nazaré.
    HERMES, DEUS É CONTIGO MEU IRMÃO AMADO EM JESUS CRISTO.
    POR ONDE ANDARES NESTES CAMINHOS CHEIOS DE ESPINHOS,À SUA VITÓRIA É CERTA EM JESUS CRISTO O NAZARENO.
    No livro de Colossenses 4.2a diz:
    Perseverai em oração, velando nela com ação de graças.
    "PERSEVERAI" no grego(proskartereo) significa
    " DEDICAR", " CONTINUAR FIRME"; o que submete desvelada persistência, fevor e apego à oração.
    "VELAR" no grego(gregoreo) significa estar espiritualmente vigilante ou alerta.
    1- Para nos devotarmos intensamente à oração, devemos estar alertas diante das muitas coisas que podem desviar-nos desse propósito.
    Satanás e a fraqueza da natureza humana procurarão nos levar a negligenciar a oração, ou desviar nossos pensamentos enquanto oramos. Por isso, devemos disciplinar-nos para alcançar a dimensão da oração que a vida vitoriosa cristã requer.
    2- Essa era uma prática imprescindível dos membros da igreja do Novo Testamento, batizados no Espírito Santo: "PERSEVERARAM"... nas orações; leiam Atos 2.42.
    Essa devoção a Deus, na oração, deve ser marcada por ação de graças a Jesus Cristo o nosso Senhor e Salvador que nos deu a Vida Eterna, pelo que Ele: "O Senhor Jesus Cristo tem feito por nós."
    Continuando em Colossenses 4.3b diz:
    orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso.
    O apóstolo Paulo conviava que Deus operava em sua vida, abrindo e fechando portas, a fim de orientar seu ministério.
    A frutificação da nossa vida e do do nosso testemunho de Cristo depende tanto da sua providência quanto da sua intervenção direta.
    Devemos orar, pedindo a Deus que nos abra portas e indique onde devemos trabalhar na pregação do evangelho; leiam Atos 16.6,10.
    Portanto: "ORAI SEM CESSAR" " IDE E PREGAI O EVANGELHO DE SALVAÇÃO A TODA CRIATURA.
    DEUS SEJA LOUVADO PARA TODO SEMPRE AMÉM!

    ResponderExcluir
  5. Esta palavra é digna de toda aceitação. A Bíblia nos ensina a orar e orar e orar, porém, é mt mais fácil fazer bravata, não é mesmo?

    Que Deus troque o nosso coração de pedra por um coração de carne.


    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  6. Regis Serra12:50 PM

    Essa palavra, amado pastor, veio como um raio em meu coração. Serviu para me dispertar em relação à oração a favor das autoridades. Que Deus continue te abençoando. Fique na Paz.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa essa palavra. Me ajudou muito, mesmo.

    AVidaCerta
    www.avidacerta.com

    ResponderExcluir