domingo, abril 20, 2014

13

RESSURREIÇÃO: Examinando a Cena do Crime




Por Hermes C. Fernandes


“Jesus está vivo. Hoje falei com ele”. Esta é uma frase recorrente em adesivos de carros pertencentes a cristãos. Apesar da clara intenção de dar testemunho acerca de Cristo, tal frase não prova absolutamente nada. Ela poderia ser usada por um muçulmano, bastando que se trocasse o nome “Jesus” por “Maomé”, ou poderia ser usada por um budista, e assim por diante. Cada um crê em quer quiser crer. Fala com quem quiser falar. Isso não altera e não prova coisa alguma. Talvez surtisse algum efeito se frase dissesse “Jesus está vivo e hoje falou comigo”. Mas provavelmente, quem ousasse afirmar tal coisa seria tachado de esquizofrênico.

Num mundo cada vez mais cético, como provar que a ressurreição de Jesus não é apenas um mito? Que evidências haveria?

Quem visita Jerusalém, depara-se com um túmulo que para muitos teria sido onde o corpo de Jesus fora posto, e lá lê-se, logo na entrada: Ele não está mais aqui, mas ressuscitou. Seria isso suficiente? O fato dos Seus restos mortais não terem sido encontrados constitui-se evidência de Sua ressurreição?

E quanto ao santo sudário, que acredita-se ter sido a mortalha que cobriu o corpo de Jesus? Poderia ser considerada prova pericial de que Ele voltou à vida? A Igreja Católica afirma que sim, e trata-a como uma relíquia. Porém, autoridades científicas põem em xeque a afirmação, e dizem ser um embuste.

As primeiras análises de laboratório ao sudário foram realizadas em 1973 por uma equipe internacional de cientistas. Os resultados demonstraram que a imagem do sudário é composta por inúmeras gotículas de tinta fabricada a partir de ocre. Em 1988 o sudário foi submetido à análise por radiocarbono que datou o tecido entre 1260 e 1390.

Quase dois mil anos se passaram, e do ponto de vista científico é inviável fazer uma perícia que comprove o maior milagre de todos os tempos. O lugar onde teria sido sepultado já foi contaminado há tempo por todos que lá entraram desde que se noticiou que Ele ressuscitara.

Já naquela época, os principais sacerdotes subornaram os guardas que adormeceram enquanto guardavam o túmulo para que espalhassem entre o povo que o corpo de Jesus teria sido levado pelos discípulos.

Como rebater tal acusação? E se tudo não passou de um embuste? Se fomos vítimas da mente perversa de alguns discípulos que pretenderam disseminar uma mentira? Se tal hipótese for confirmada, nossa fé perde totalmente o sentido, e o evangelho perde a credibilidade. Vale aqui a conclusão a que chegou Paulo:
“Se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” 1 Coríntios 15:14-19
Quero sugerir que viajemos no tempo e voltemos à cena do crime para acompanharmos a perícia feita por três dos discípulos mais chegados de Jesus.

Ainda era madrugada, e ela não quis esperar amanhecer. Foi correndo ao sepulcro onde Jesus havia sido enterrado. Sua missão era embalsamá-lo. Mas lá chegando, deparou-se com o que parecia a cena de um crime. A enorme pedra do sepulcro havia sido removida (João 20:1-9).

Confusa, sem conseguir raciocinar direito, Maria foi correndo avisar a Pedro e João. Sua conclusão era que alguém havia levado os restos mortais de Jesus. Alguma providência deveria ser tomada. Talvez, as autoridades devessem ser notificadas.

Mas nada poderia ser feito sem que antes Pedro e João investigassem por si mesmos a tal cena do crime. Ademais, se de fato o corpo houvesse sido roubado, os primeiros suspeitos seriam eles, os discípulos.

Os dois saíram correndo juntos, porém, João ultrapassou a Pedro, e chegou primeiro. Não sei o que o motivou a correr tanto, sem algum tipo de rivalidade com Pedro, ou curiosidade, ou simplesmente, amor, já que comumente era chamado de “o discípulo a quem Jesus amava”.

Chegando à cena do crime, João abaixou-se para espiar o buraco de onde a pedra havia sido removida. O dia já começava a raia, de sorte que, deu pra ver que os lençóis de linho que cobriam o corpo de Jesus estavam jogados no chão. Definitivamente, algo havia ocorrido ali. Para que os lençóis estivessem no chão, o corpo teria que ter sido tirado de sua posição. Receoso de entrar no sepulcro, João chegou à mesma conclusão de Maria.

Logo em seguida, chegou Pedro. Embora chegasse depois de João, não contentou-se em espiar a cena do lado de fora. Deu um passo além, e entrou no sepulcro. De primeira mão, avistou o mesmo que João: o lençol atirado ao chão. A pedra revolvida e o lençol pareciam evidenciar que o crime havia sido cometido, exceto por um detalhe: havia o lenço que cobrira a cabeça de Jesus. Diferente do lençol esparramado no chão, o lenço estava dobradinho, colocado à parte sobre a cabeceira.

João toma coragem e adentra o sepulcro, vê a mesma cena, e chega a uma nova conclusão. Não se tratava do sequestro de um corpo, mas de algo inusitado. O lençol espalhado no chão parecia dizer que o corpo de Jesus havia sido levado. Mas o pequeno lenço dobrado, colocado à parte, parecia contar outra história. No meio do aparente caos, algo sugeria ordem. Quem gosta de assistir a CSI, como eu, sabe que detalhes imperceptíveis podem mudar radicalmente o rumo das investigações. Se Sherlock Holmes estivesse lá, diria: Elementar, meu caro Watson: Saqueadores de tumbas não se preocupariam em dobrar o lenço e colocá-lo à parte.

Mesmo sem compreenderem o que estava acontecendo, parecia claro que aquela não era a cena de um crime, mas o cenário do maior acontecimento da história da humanidade.

Se Pedro houvesse parado onde João parou, teria chegado à mesma conclusão que seu colega, que por sua vez, chegara à mesma conclusão daquela que os antecedera. Do lado de fora da tumba, só o lençol espalhado no chão era visível. O lenço era um detalhe só perceptível para quem adentrasse o sepulcro. Naquele dia João aprendeu uma importante lição: o que importa não é chegar primeiro, mas dar um passo além.

Estaremos condenados a reproduzir as mesmas conclusões a que chegaram nossos predecessores, se não nos dispusermos a dar um passo além. Não se distraia com a bagunça dos lençóis no chão. Repare no lencinho dobrado. Deus está nos detalhes!

Dois milênios se passaram desde então, e o que vemos hoje? Tudo à nossa volta parece indicar que as rédeas do mundo estão soltas. O caos parece dominar o cenário político, econômico, cultural e até religioso. Como alguém se atreve a afirmar que Jesus não apenas morreu por nossos pecados, como também ressuscitou, subiu ao céu de onde está reinando sobre toda a criação?

É fácil chegar a conclusões precipitadas quando estamos do lado de fora, alienados da realidade que nos circunda. Mas quando damos um passo à frente e nossos olhos se acostumam ao ambiente do sepulcro, percebemos que no meio da penumbra há um raio de esperança. Há um lencinho dobrado na cabeceira. Há ordem em meio ao caos.

Desde que Jesus esteve neste mundo, nada mais foi como antes. Algo está em fase de fermentação. Jesus disse que o reino de Deus é semelhante à mulher que lança uma pitada de fermento que aos poucos vai levedando toda a massa. Também disse que é como um minúsculo e discreto grão de mostarda que tão logo brote, vai crescendo e crescendo até tornar-se na maior das hortaliças.

O maior espetáculo de todas as eras tem como evidência as coisas mais discretas e sutis que possamos imaginar. Assim como numa investigação pericial um único fio de cabelo pode mudar os rumos do caso, através de pequenos sinais podemos concluir que a história está sendo conduzida pelas habilidosas mãos de Cristo que há de levá-la a bom termo.

Não fite a pedra revolvida. Pode até ser que alguns tenham violado o espaço sagrado da fé, profanando-o e transformando-o numa indústria religiosa. Como bem denunciou Paulo, transformaram a verdade de Deus em mentira. Não fite o lençol bagunçado no chão. O mesmo que dobrou o lencinho em breve há de dobrar igualmente o lençol. Paulo diz que “convém que Ele reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés” e que “depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força” (1 Co.15:24-25). Quem começou a boa obra há de concluí-la até o prazo determinado por Deus (Fp.1:6).

Em certo sentido, a igreja é aquele lencinho dobrado. Uma espécie de amostra grátis do que Deus é capaz de fazer. Cada vida alcançada por Cristo é uma nova evidência de que Ele está vivo e reinando soberanamente sobre toda a criação.

Seja você esta evidência. Que mundo O reconheça em sua vida, em sua casa, em seu trabalho, em seus relacionamentos. Seja a ordem que você almeja ver no mundo. Seja uma testemunha fiel de que Ele ressuscitou!

13 comentários:

  1. Querido pastor Hermes (digo pastor pq para mim é sinônimo de honra e ao mesmo tempo amabilidade em Cristo) sempre que tenho oportunidade passo por este blog e todas a vezes sou por este canal edificado. Sobre esta postagem gostaria de tirar uma dúvida, pois de fato foi neste pequeno detalhe (no caso, o lenço) que se disse muita coisa- sem de fato ter falado nenhuma. No entanto junto com esta intepretação já ouvi em outra vez da parte de um estudioso do assunto que o lenço também tem uma ligação com o fato de Jesus está mostrando que iria voltar, sim , que viria buscar sua noiva. Isto pq segundo a tradição judaica, quando o moço estava para ser apresentado à noiva - algo relativo a este procedimento- se ele firmasse compromisso deixaria ali na casa dela um lenço como sinal, onde após sua saída a moça procuraria o lenço e ao acha-lo teria convicção da aliança e de que ele voltaria para firmar o casamento. Achei quando ouvi esta explicação curiosa, e ao ler o texto do senhor acabei encontrando alguma ligação. Sem mais delongas gostaria de saber se segundo a tradição histórica-cultual daquele tempo esta hipótese de explicação procede. Um abraço, aguardo resposta. Graça e Paz seja com todos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:46 AM

    Parabéns. Excelente texto. Amei de coração. Deus bendiga você.

    ResponderExcluir
  3. Ovos de chocolate não representam a Páscoa Cristã, mas é muito bom ter condições de fazer os olhos das nossas crianças brilharem felizes ao abrirem essas embalagens coloridas.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito mesmo, Deus o abençoe!
    verdadexpressa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bispo,que a paz esteja sempre contigo.
    Seu ministério é meio que parecido com este lenço dobrado, pois hoje ainda notamos que como disse Salomão , o amor é forte como a morte e Jesus por amor a venceu.

    Seu trabalho e obras edificam a todos.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Bispo Hermes, só uma perguntinha: Existe páscoa cristã? A páscoa não é um evento único (saída do povo hebreu das garras do Egito) e que apontava para Jesus o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo? Quando houve essa mudança?

    ResponderExcluir
  7. Gilson, a páscoa vivida pelos judeus foi apenas uma sombra da verdadeira páscoa. Veja o que diz o Apóstolo Paulo:

    "...Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que celebremos a festa..." (1 Co.5:7b-8a).

    ResponderExcluir
  8. parabens Deus contigo sempre. otima palavra.esto seguindo seu blog, se possivel siga o meu tambem.

    http://www.jfcastilho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Rapaz! Como eu nao tinha visto seu comentario no meu blog (jesusloverock.blogspot.com) antes? Faz tempo que ele esta la mas nao sei por que nao havia visto! Hojee que vi e resolvi passar por aqui e dou de cara com esse post esbanjando criatividade! Parabéns! Que Deus te abençoe! Passarei mais vezes por aqui!

    ResponderExcluir
  10. A Graça e a Paz Bispo Hermes.
    Oro para que Deus desperte mais pastores como o senhor, para que a igreja se alimente de conteúdos de extremo valor.
    VI certa vez um documentário que afirmava que a datação do sudário entre os séculos XII e XIV foi equivocada, pois a parte retirada do sudário era onde havia uma espécie de emenda realizada por uma técnica medieval que entrelaçava fio por fio, e que provavelmente o sudário dataria do século I ou II, não me recordo bem. Neste documentário também revelava que o suposto processo de pintura não foi decifrado, mas os pesquisadores tem uma hipótese, que a qual não poderia ser realizada à época. Num sei se hoje também.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:25 AM

    Hermes, a maior rejeição deste último tempos nas chamada igrejas templos evangélicos, é rejeitar a doutrina de Jesus Cristo e dos apóstolos, onde também os profetas de Deus não é bem vindo, pois eles traz a Verdade da original Palavra de Deus, e a Verdade não é bem vinda nas chamadas igrejas evangélicas.
    O ímperio do homemn caransl virou a atraçaõa especial nas chamdas igrejas evangélicas, onde a carne é que prevalece, e o Espírito santo, não é bem vindo nestes lugares.
    Pastores, bispos etc, são " lobos cruéis ", inimigos da cruz de Cristo, e perseguidores de profetas de Deus.
    Doutrinas da nova era, doutrinas do falso cristianismo, falsas doutrinas de homens com suas paixões é o que está sendo executada em que estamos vendo nas igrejas evangélicas.
    Jesus Cristo está voltando muito em breve que pensais.
    Isto já é o princípio das dores que a igreja real de Jesus Cristo seus seguidores fiéis estão passando, mas será pouco tempo isto.
    Jesus Cristo virá e não tardará.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:16 AM

    Queridos amados irmãos ,eu não sei por que tantas confusões sobre religião se me perguntar neesse momento eu te digo que minha religião é Jesus Cristo que pagou um auto preço pelas nossas vidas ,em uma certa ocasião Jesus ensinava quando mandaram chamar ele pois sua mãe Maria com seus irmãos ,então Jesus dizê quem minha mãe maria meus irmãos sao então levantando a mão disse pros discípulo minha mãe meus irmãos são os que fazem a minha voltade ,então mais claro no que eu vou dizer abiblua vai dizer que no princípio ele era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus pois Jesus veio com um objetivo na terra morre por nós e quebrar protocolo e um das coisas que ele falou que ele é o caminho a verdade e a vida ninguém vai ao pai ou seja a Deus se não for por ele ,então não tem pastor não tem padre nem anjos ,nem Maria ,nem José nem nenhum profeta da bíblia nem muito menos são Jorge ,quem quiser chegar a Deus tem que confessar o nome de Jesus só existe esse nome e ele continua no nosso meio e o Espírito Santo ,em relação as ofensa irmãos vamos nos amar mais pois o homem não tem poder de convencer ninguém a nada e erros vamos ter sempre pecado também mais se nós pedir perdão o espírito Santo nos perdoa mais por favor o que aborrece a Deus é adoração de imagem ,não só isso ele nunca dividirá a glória dele com ninguém ,adultério ,mendira ,fornicação etc e por aí vai quem comete esses delito e não se arrepender fica fora do reino seja igreja católica assembléia batista presbiteriana e outras mais,e não se esquecendo que apóstolo Paulo disse que nosso corpo é templo do espírito Santo ,então seja santo como Jesus foi santo amo todos vcs .sem seções.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9:22 AM

    Queridos amados irmãos ,eu não sei por que tantas confusões sobre religião se me perguntar neesse momento eu te digo que minha religião é Jesus Cristo que pagou um auto preço pelas nossas vidas ,em uma certa ocasião Jesus ensinava quando mandaram chamar ele pois sua mãe Maria com seus irmãos ,então Jesus dizê quem minha mãe maria meus irmãos sao então levantando a mão disse pros discípulo minha mãe meus irmãos são os que fazem a minha voltade ,então mais claro no que eu vou dizer abiblua vai dizer que no princípio ele era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus pois Jesus veio com um objetivo na terra morre por nós e quebrar protocolo e um das coisas que ele falou que ele é o caminho a verdade e a vida ninguém vai ao pai ou seja a Deus se não for por ele ,então não tem pastor não tem padre nem anjos ,nem Maria ,nem José nem nenhum profeta da bíblia nem muito menos são Jorge ,quem quiser chegar a Deus tem que confessar o nome de Jesus só existe esse nome e ele continua no nosso meio e o Espírito Santo ,em relação as ofensa irmãos vamos nos amar mais pois o homem não tem poder de convencer ninguém a nada e erros vamos ter sempre pecado também mais se nós pedir perdão o espírito Santo nos perdoa mais por favor o que aborrece a Deus é adoração de imagem ,não só isso ele nunca dividirá a glória dele com ninguém ,adultério ,mendira ,fornicação etc e por aí vai quem comete esses delito e não se arrepender fica fora do reino seja igreja católica assembléia batista presbiteriana e outras mais,e não se esquecendo que apóstolo Paulo disse que nosso corpo é templo do espírito Santo ,então seja santo como Jesus foi santo amo todos vcs .sem seções.

    ResponderExcluir