quinta-feira, novembro 07, 2013

12

Disputas Ideológicas: Deixem Jesus fora disso!

Ideologias
Jesus carregando Sua cruz, sendo observado por alguns dos protagonistas da História,
entre eles pensadores, políticos, religiosos, cientistas.


Por Hermes C. Fernandes
 
A figura de Cristo nunca esteve tão em evidência. Todas as ideologias querem-no como seu garoto propaganda. E assim, Sua mensagem vai se adequando à agenda política de cada grupo.

Não se trata de um fenômeno recente. O próprio Império Romano, através de Constantino, quis associar-se à imagem de Cristo. De repente, o carpinteiro de Nazaré latinizou-se, vestiu toga romana, e teve Suas palavras usadas para justificar as investidas imperiais. Sua cruz passou a ser estampada nos escudos dos soldados. “Por este sinal vencerás!” teria ouvido o imperador numa visão. A mesma cruz estampou os peitorais e escudos dos soldados que lutaram nas Cruzadas, sob o comando do Papa, sob o pretexto de se combater o avanço do Islã e recuperar territórios perdidos. À época, o pontífice romano abonou a morte de qualquer seguidor de Maomé, desde que fosse “pela causa da Santa Igreja”. Foi esta mesma cruz que estampou as velas dos navios dos conquistadores das Américas, que dizimaram povos indígenas, e pilharam impérios milenares supostamente em nome dos interesses da Cristandade.

Nem Adolf Hitler abriu mão de associar sua ideologia à imagem e mensagem de Cristo. Confira abaixo algumas de suas frases acerca da fé cristã. O Führer demonstrava acreditar que o cristianismo era “a fundação inabalável da moral e do código moral da nação”. Dizia, ainda, que o Governo do Reich estava decidido a empreender a purificação moral e política da vida pública alemã, criando e assegurando as condições necessárias para uma renovação profunda da vida religiosa. “Como cristão”, dizia Hitler, “tenho a obrigação de lutar pela justiça e justiça”. Justificando a sua pérfida luta contra os judeus, ocasionando na morte de cerca de 6 milhões deles, ele teria dito: “Hoje acredito que estou agindo de acordo com a vontade do Criador Todo-Poderoso: – ao defender-me contra os judeus, estou lutando pelo trabalho do Senhor. ” Ele se considerava um escolhido de Deus, para iniciar no mundo um período de mil anos de paz, conhecido entre os cristãos como o Milênio. Um dos símbolos usados pelo nazismo era… adivinha? A cruz. A chamada “Cruz de Ferro” também era usada como adorno em escudos e espadas dos Cavaleiros Templários.

Deu no que deu… Milhões de mortos em nome de um nacionalismo estúpido e cego.

A figura de Jesus não cabe dentro de qualquer arranjo ideológico. Sua mensagem transcende as utopias, subverte o establishment e desafia o mais insólito dos ideais humanos.

Tentar domesticá-lO é perda de tempo.

Ele não Se presta a ser garoto propaganda do socialismo, tampouco do capitalismo. Também não é cabo eleitoral de candidatura alguma. Não ousem conferir tom partidário à Sua mensagem. E duvido que Ele se prestasse a empunhar uma bandeira étnica ou homofóbica. Ele tem Sua própria agenda.

Toda vez que Sua mensagem é diluída numa ideologia qualquer, perde sua essência e eficácia.

Jesus não é nacionalista, nem comunista, nem cubano, nem americano, nem romano, ou mesmo brasileiro, como temos o costume de dizer. Ele é Deus! Rei dos reis, Senhor dos senhores. Os regimes políticos, bem como as ideologias que os justificam tendem a corromper-se, mas os ideais do Reino de Deus permanecem para sempre.
  homeless-Jesus-Loaves-Fishes
O Evangelho segue seu fluxo pela História. Regimes tentaram represá-lo. Outros acharam que podiam encaná-lo. Outros quiseram engarrafá-lo. Mas ele segue sua própria calha, ora morro acima, ora morro abaixo, ora na superfície, ora no subterrâneo, ora caudaloso e rebelde, ora manso e tranquilo.
Cada sistema lidou com o Evangelho da maneira como lhe foi conveniente. Governos totalitaristas tentaram enjaulá-lo. Democracias procuram amansá-lo e, às vezes, levá-lo ao picadeiro para ridicularizá-lo. Alguns preferiram encerrá-lo no Museu, alegando ser coisa do passado. Mas nenhum pode ficar indiferente à sua subversividade latente.

Não queiram canonizar Karl Marx, nem beatificar Max Weber. Mas também não os demonizem. Qualquer tipo de extremismo é perigoso, pois cega o discernimento. Não comprem pacotes fechados. Atendamos à recomendação de Paulo: “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Ts. 5:21). Mesmo da boca do mais perverso dentre os homens, podemos, eventualmente, ouvir algo que edifique. Assim como da boca do mais santo dentre eles, pode-se ouvir palavras destruidoras. O mesmo Pedro que ouviu de Jesus que sua confissão fora inspirada pelo Espírito de Deus, minutos depois foi repreendido por emprestar seus lábios ao maligno para dissuadir Jesus do cumprimento de Sua missão.

Algumas ideologias acertam em seu diagnóstico, mas prescrevem o remédio errado, e vice-versa. Daí o risco de associar a mensagem de Jesus a qualquer que seja a ideologia. Se falharem, será a credibilidade do Evangelho que estará em xeque.

Recentemente, o jornalista americano Joseph Lelyveld lançou uma biografia de Mahatma Gandhi em que diz que o líder indiano era gay e abandonou sua mulher para viver um tórrido romance com o arquiteto alemão de origem judaica Hermann Kalleubach. Pode ser que isso seja verdade, como pode ser que seja apenas sensacionalismo barato para alavancar as vendas do livro. De qualquer maneira, não será isso que impedirá que eu continue admirando o homem que conduziu a Índia à independência, e que é considerado o pai do pacifismo. Tenho aprendido a separar as coisas...

Tenho profunda admiração por alguns ícones da nossa história, independente do credo que confessavam, ou da ideologia que defendiam. Posso admirar seus ideais, sem com isso ser obrigado a aderir à sua ideologia. Todos esses eram pecadores, tanto quanto eu. O fato de admirá-los não significa que devo construir-lhes um altar em meu coração. O único a ocupar esta posição é Cristo. Admiro qualquer ser humano naquilo em que mais se parecem com Jesus.

12 comentários:

  1. Seus artigos melhoram a cada nova postagem!
    Tbm admiro muito homens, com bons idéias e que para muitos "Evangélicos" são hereges ou coisa do tipo como é o coisa do tipo, como quando a gente faz alguma citação ou comenta algum ação que tenha resultado no bem comum, como por exemplo o próprio Gandhi e o Saudoso Brasileiro Dom Helder Camara, o Danilo que o diga postou sobre o D. Helder Camara, e o pessoal lá no genizah ta num fogo cruzado só.
    E como você mesmo já disse posso admirar seus idéias e não necessáriamente aderir a sua ideologia.
    É justamente por isso que quando alguém me questiona quanto a minha fé eu digo:
    Evangélico não, sou CRISTÃO

    ResponderExcluir
  2. Wow! Falou tudo e mais um pouco do que sempre imaginei pensar e crer mas meu pouco vocabulário me impedia verbalizar. É 1:50 AM, estava esperando algo que me fizesse refletir e dormir tranquilo, algo sadio, equilibrado, e alicerçado EM CRISTO.

    Parabéns pastor Hermes, embora nem sempre comente todos os artigos, me surpreendo a cada leitura.

    ResponderExcluir
  3. O joio se parece mesmo com o trigo e só será separado no final...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:59 PM

    Texto bastante sensato! Muito bem escrito (para bom entendedor mai palavra basta).

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Estou sem palavras para o seu texto. Muito bom.

    Realmente parece que Jesus vai se adaptando conforme a necessidade de cada religião e por muito tempo eu achei que ele tivesse perdido a sua identidade. Resgatar a identidade de Jesus é muito bom, principalmente nos dias atuais onde existe tantas religiões e cada uma faz e fala o que bem entende... $$$

    Fico feliz em ver que a imagem de Jesus não está sendo usada mais uma vez para propósitos mundanos.

    Eu acredito que enriquecer o conhecimento com outros idealistas faz muito bem para a saúde do cérebro e conhecendo outros "mundos" com pessoas de diferentes pontos de vista fica mais fácil respeitar e até mesmo admirar os seus grandes feitos. E não é só pq não conheciam, ou
    não acreditavam em Deus significa que eles não pudessem disseminar o amor ou até mesmo lutar por uma sociedade mais justa.

    Hermes, eu realmente admiro muito o seu trabalho.

    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:26 AM

    Hermes, continue escrevendo tetos assim. Seus textos estão cada vez melhores.

    ResponderExcluir
  7. Gordom8:15 AM

    Hermes, teve uma pessoa a Fernanda que comentou que: joio parece com o trigo, e digo mais a ela.
    Achei que seu comentário poucas pessoas o faz, e ela o fez.
    A palavra joio significa: Gênero de gramíneas, de uma espécie que se mistura aos cereais produzindo neles grandes estragos.
    É difícil de extirpar, acabar com ele, pois suas sementes na terra ainda conservam, por muito tempo, seu poder germinativo.
    Ou seja o joio produz semente má ruim sem parar estragando as sementes boas do trigo.
    Veja a parábola do Joio em Mt 13.24-30.
    O interessante que esta planta o joio é igualzinho idêntico mesmo ao trigo que são verdadeiro na natureza.
    É real que falo: Quanto há um vento muito forte o trigo se curva chegando ao solo, mas não se quebra fica curvado e aos poucos vai se levantando.
    E o joio quando há um vento idêntico ao que foi com o trigo, ele o joio não se curva ele permanece em pé intacto.
    Então vemos que o o que Jesus Cristo quis dizer sobre a parábola do joio e o trigo; o trigo se prosta diante de Deus e o joio fica em pé com sua arrogância dando ordens contaminando o trigo, o povo os servo verdadeiros de Jesus Cristo, tentando destruir a obra de Deus.
    Voce é um trigo que trás boas novas de salvação? Ou um joio que destroi a obra de Deus, e os pregadores Verdadeiros da Palavra de vida eterna e salvação os mensageiros de Jesus perseguindo-os!
    Deus te pergunta isto meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gordom, paz! Com todo respeito a sua opinião, permita-me "apimentar" um pouco com o simples intuito de reflertirmos. Uma das principais características do trigo é que, na época da colheita, ele emana bonitos cachos de sementes. E é do trigo que se fabrica o pão. Dizem, eu nunca vi, que de fato é lindo, aos olhos, o seu espetáculo de tremular ao vento. Já o joio, ao contrário, produz uns cachos cheios de rugas que caem dos seus ramos antes de amadurecer tamanha é a inutilidade. Já ouvi dizer que a biologia até hoje não conseguiu achar utilidade alguma para o joio. Creio que o que Jesus quis dizer nesta parábola é o resumo de "pelos frutos conhecereis a árvore". Não é tarefa fácil pois lembre-se que até o homem segundo o coração de Deus, Davi, cometeu cada coisa que se fosse nos dias de hoje, este mesmo, a quem Deus chamou de homem segundo o coração de Deus, seria excluído de muitas igrejas. Por isso não nos compete separar o joio do trigo. Essa missão é melhor deixar nas mãos Daquele que sabe tudo, vê tudo e ainda assim não cagoeta ninguém. Rs rs. Quanto ao Vento, dependendo do tipo de vento, é melhor mesmo ficar firme e não se encurvar. Já pensou se for o vento da adversidade, por exemplo? Neste exemplo precisamos estar firmes e não se encurvar. Abraços, Fabio

      Excluir
  8. Anderson Sousa11:32 AM

    Muito bom. Que Jesus continue lhe usando como um instrumento para transmitir a palavra dEle.

    ResponderExcluir
  9. Odair Paulo12:06 AM

    Sou admirador nato de tudo que meu bispo escreve, sua lucidez, coerencia e sensatez é deslumbrante!

    Odair Paulo - MG

    ResponderExcluir
  10. Ariane Medeiros8:58 AM

    "Hoje acredito que estou agindo de acordo com a vontade do Criador Todo-Poderoso - Ao defende-me... ... estou lutando pelo trabalho do Senhor".Adolf Hitler. Essa frase lembra bem os Cristãos,principalmente evangélicos ;será que estamos vivendo o começo de uma ditadura evangélica?srsrsrs Veja em quem votar nessas eleições.O discurso de Hitler me lembrou aquela manifestação de cunho evangélico que ocorreu em Brasília contra a PLC 122.O tal "pastor" falava e a multidão gritava apoiando a derrota de uma lei anti-discriminação(e sabemos muito bem que Hitler era discriminador).

    ResponderExcluir