quinta-feira, março 22, 2012

15

Igreja Subversiva: Virando o Mundo de pernas pro ar!

upside down

Por Hermes C. Fernandes

“Um outro mundo é possível!” Esta frase sintetiza o ideal de pessoas como Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, John Lennon e outros. Mesmo alguém como Che Guevara, a quem se atribui tantos crimes praticados na guerrilha, acreditava piamente em seu ideal, e por ele se dispunha a morrer. Por isso, fiz questão de inclui-lo em minha pequena lista de ícones idealistas do último século. Apesar de confessarem credos diferentes, ou de atuarem em frentes diversas, ou utilizarem métodos questionáveis, o que essas pessoas tinham em comum era o idealismo, ítem cada vez mais raro em nossos dias.

Não compro pacotes fechados! Posso admirar e até inspirar-me no idealismo de alguém, sem com isso abraçar sua ideologia. Posso compartilhar de seus sonhos, sem comprometer-me com seus métodos. Posso almejar atingir seus alvos, sem sentir-me obrigado a percorrer seu caminho.

Alguns protestaram o fato de incluir pessoas de outras religiões em minha lista. O que diriam de Paulo, que em sua pregação no Areópago de Atenas, citou filósofos gregos pagãos?

Será que jamais ouviram falar de “graça comum”?

Posso reconhecê-la no brilho do olhar de um jovem idealista, ainda que este se pronuncie ateu. Posso reconhecê-la nas linhas harmônicas das obras arquitetônicas de Niemeyer, outro célebre idealista ateu. Se tão-somente nos livrássemos de nosso preconceito, quanto da graça não identificaríamos naqueles que sonham e trabalham por um mundo diferente! Mas em vez disso, preferimos o gueto, o evangeliquês insosso, a espiritualidade alienante e entorpecente. Por favor, não se sintam agredidos. Se sou pesado em palavras é porque almejo despertar sua consciência.

No espaço em branco do post dedicado aos idealistas, eu poria Marina Silva, aquela extraordinária mulher, que além de sonhadora, também se identifica como evangélica.


E quanto à lista posterior? Não seriam esses os ícones do que chamamos de sucesso?  Uns começaram de baixo, e alcançaram posições tão sonhadas por muitos de nós, pobres mortais. Outros, como Paris Hilton, são herdeiros de enormes fortunas. Conquanto tenham origens diferentes, têm em comum o fato de haverem perseguido e realizado seus sonhos pessoais. Algum demérito nisso? Não! O problema é que a maioria deles tem a oportunidade de mudar o mundo, mas não a aproveita, simplesmente porque seu sucesso depende das coisas como elas são. É aquela velha estória: em terra de cego, quem tem um olho é rei.

Quem, neste mundo, chega a ser um bilionário sem ter que transigir com alguns princípios?

É verdade que alguns deles, como Bill Gates, por exemplo, são filantropos, isto é, distribuem parte de sua fortuna para obras de caridade em todo o mundo. Palmas para ele! Porém, o que o mundo precisa não é meramente de filantropia, e sim de justiça. O mesmo Bill Gates já comprou muitas pequenas empresas de software, para coibir a concorrência. Não foi em vão que Paulo denunciou a possibilidade de se distribuir bens para os pobres, sem necessariamente ser motivado por amor. Muitos bilionários o fazem pra aumentar a credibilidade de suas marcas junto a opinião pública. Não posso afirmar ser este o caso do dono da Microsoft, mas certamente é o caso de inúmeros outros.

Se você tivesse a oportunidade de associar sua imagem a um destes grupos retratados nos dois posts anteriores, em qual deles você se sentiria mais confortável? Talvez você preferisse ter sua foto vinculada a figuras como Billy Graham, ou Mandela, não por acreditar no mesmo idealismo que os motivava, mas por querer ficar bem na fita. Lembre-se que Deus não julgará apenas nossas ações, mas também nossas motivações.

Sinceramente, quem não gostaria de ter seu rosto figurando naquele panteão de pessoas famosas e bem-sucedidas da segunta lista?

Será que vale a pena viver por isso?

O evangelho da prosperidade insiste que sim. Para seus defensores, o importante é ter, mesmo que em detrimento do ser.

Na concepção do mundo, sucesso é concentrar riquezas e ser reconhecido por aquilo que faz. Porém, na concepção genuinamente cristã, sucesso é fazer de sua vida um motivo de gratidão a Deus por parte daqueles que se beneficiam dela.

Aos olhos de Deus, bem-sucedido é quem vive em função do bem-comum, e não de seus próprios sonhos de consumo.

Qualquer um dos que figuram a segunda lista, caso se encontrasse com Jesus, ouviria d’Ele o mesmo que o jovem rico ouviu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-me” (Mt.19:21). Será que algum dentre eles se habilitaria? E você?
Na há mensagem mais subversiva do que apregada por Aquele jovem Galileu revolucionário de cabelos cumpridos. Quem ousa vivê-la às últimas consequências?

Chega deste lixo de teologia da prosperidade! Chega deste desevangelho medíocre, que só faz estimular nas pessoas o pior que há em sua natureza. Que nossos ícones sejam outros, em vez daqueles oferecidos pelo capitalismo selvagem. Que nos inspiremos em homens como Francisco de Assis, que peitou o Papa e o desafiou a voltar à simplicidade do Evangelho. Ou em homens como Dietrich Bonhoeffer, o ministro alemão que resistiu ao nazismo de Hitler, pagando com sua própria vida.

Lembre-se que os discípulos de Jesus foram reconhecidos originalmente como aqueles que estavam colocando o mundo de pernas pro ar.

Rompa com o sistema! Não seja mais uma engrenagem dele. Sabote-o! Torne-se num discípulo subversivo de alta periculosidade. Denuncie o erro. Encarne a mensagem. Aponte o caminho para as próximas gerações.

Longa vida à revolução reinista!

15 comentários:

  1. José7:06 AM

    Irmão Hermes, temos que ressaltar que o sr Bil Gates se arrependeu profundamnete e com suas própria palavras diz: Fiz, sofistiquei uma maquina de altissímo nível para destruir a humanidade.
    Esta maquina se jama computador, que depois deu espaça para internet.
    Mesmo assim, Bil Gates, quanha milhões de dinheiro com a principal provedora de computadores; mas, uma coisa ele está fazendo e isto é real.
    Seu dinheiro está sendo aplicando aos pobres e necessitados, a própria esposa dele disse que ele não se perdoa de ter feito esta elvolução de computadores, e agora ele quer consertar seu erro gastando seu dinheiro com os necessitados.
    Mas o mesmo converteu a Jesus ok?
    Além de dizer que ele fez um super computador para o ¨666 anticristo, para Nova ordem mundial que há de vir. Para que o mundo e principalmente ser humano seja profundamente monitorado pelo anticristo, a mando de Satanás.
    Este computador, está em Na suiça Genebra, ou ma cidade de praga.
    Procure saber de suas vida e verá o seu estado de descontentamento de ter feito uma maquina para destruir a humanidade conforme suas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Missionário Luiz7:59 AM

    BISPO HERMES, PAZ DE CRISTO JESUS SEJA COM O IRMÃO.
    Meu irmão, voce mencionou o versículo de Mateus 19.21 gostaria de fazer um comentaérios amém?
    Deus te abençõe!
    SE QUERES SER PERFEITO VAI, VENDE TUDO QUE TENS.
    Jesus Cristo põs à prova o jovem rico no seu ponto mais fraco: suas riquezas. Ele não estava disposto a dar mais valor a Cristo do que aos seu bens. Esta declaração de Cristo significa que todos os cristãos devem vender tudo o que possuem? Não; pois devemos atender as necessidades da nossa família e de outras pesoas principalmente os necessitados, mendigos e etc que são desprezados considerados lixos do mundo. Devemos, no entanto, estar dispostos a abrir mão de tudo quanto Jesus Cristo pede da nossa parte. Nossa dedicação a Ele não pode ser nada menos do que isto.
    MUITOS PRIMEIROS SERÃO DERRADEIROS.
    Mt 19.30 diz: Porém muitos primeiros serão derrradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros. OBS: Derrradeiro significa "último final".
    Os "primeiros" são aqueles que, por causa das riquezas, educação, nível social ou talentos, são estimados pelo mundo e às vezes, até pela igreja.
    Os "últimos" são os poucos conhecidos, não considerados importantes, no mundo vindouro, "muitos" que eram considerados grandes líderes na igreja, até mesmo no mundo terão posições inferioriores a outros, e muitos que eram desconhecidos serão postos em elevadas posições; está em I Coríntios 15.41,42. A razão disto e porque Deus avalia as pessoas, não pela aparência exterior nem posições sociais, mas pela sinceridade, pureza e pelo amor nos seus corações.
    Leia a história da viúva pobre. Está em
    Marcos 12.42,43,44 e de Maria de Betânia; está em Mateus 26.6,7,13. para ver a atitidude de Cristo com os humildes.
    Estes versículos diz: Mc 12.42,43,44 Vindo, porém, uma pobre viúva, depositou duas pequenas moedas, que valiam cinco réis.
    E chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva depositou mais do que todos os que depositaram na arca do tesouro; porque todos ali depositaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, depositou tudo o que tinha, todo o seu sustento.
    Mt 26.6,7,13 E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava asentado a mesa.
    E Jesus Disse: Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo mundo, também será referido o que ela fez para memória sua.

    ResponderExcluir
  3. Missionário Barbosa10:37 AM

    Bispo Hermes, graça e paz de Jesus Cristo de Nazaré.
    Gostaria de deixar o meu comentário, se assim o irmão permitir ok?
    Irmão amado de Jesus Hermes, muito bom texto, Concordo plenamente que devemos mostrar o Verdadeiro caminho que é este:
    O único caminho que que o ser humano deve ir, não há outro caminho, é que está em João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maineira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna.
    Só depende do só do homem! Tu queres?
    Mas! em Mateus 20.26,27,28 diz: Não será assim entre vós; mas todo aquele que quizer, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós quizer ser o primeiro, que seja vosso servo, bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar sua vida em resgate de muitos.
    Neste mundo, os que "exercem autoridade" e "domínio" são considerados grandes. Jesus diz que, no reino de Deus, a grandeza não será medida pelo domínio sobre os outros, mas pela dedicação das pessoas ao serviço do próximo. De conformidade com a revelação bíblica de Cristo.
    O cristão não deve procurar alcançar as posições mais altas a fim de exercer autoridade ou domínio. Pelo contrário, deve dedicar sua vida a ajudar os outros, especialmente na labuta pelo bem espiritual de todos; leiam em Mateus 20.28; João 13.34; I Coríntios 13;
    Colossenses 3.14; I João 3.14; 4.8.
    No versículo 28 de Mt 20 diz:
    "EM RESGATE DE MUITOS."
    "Resgate" significa o preço pago para obter a liberdade de alguém. Na obra redentora de Cristo, a sua morte é o preço pago para libertar os homens e mulheres do domínio do pecado. Trata-se da soltura da condenção,"muitos" é usado no sentido de "todas as pessoas"; leiam Romanos 8.2.
    "MAS, O SER HUMANO AMARAM MAIS AS TREVAS DO QUE A LUZ." Livro de João1.19.
    Uma caractéristica fundamental dos ímpios é que eles amam às trevas,e seu prazer está no pecado e na imoralidade, avareza etc. O cristão verdadeiro, ao contrário, ama a justiça e aborrece a iniquidade, e se entristece quando prevalecem as ações peversas dos ímpios. Não tem prazer nos passa-tempos do mundo, nem na prática da conduta pecaminosa, tão abertamente manifestada na sociedade atual; leiam Romanos 1.18,32;
    2 Timóteo 3.2,5; Filipenses 3.19;
    2 Pedro 2.12,15; Hebreus 1.9 I Coríntios 13.6; salmos 97.10; Provérbios 8.13; Romanos 12.9;
    2 Pedro 2.8; Apocalipse 2.6.
    CONCLUINDO: João 3.16. Está é misericórdia de Deus para com os homens.
    "DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA."
    João 3.16 revela o coração e o propósito de Deus para a humanidade.
    1- O amor de Deus é suficiênte imenso para abranger todos os homens, e "o mundo"; leiam
    I Timóteo 2.4.
    2- Deus "Deu" seu Filho como oferenda na cruz por nossos pecados. A expiação procede do coração amoroso de Deus. não foi algo que Ele foi obrigado a fazer; leiam em João 4.10;
    Romanos 8.32.
    3- Cre no grego(pisteuo) inclui três elementos principais: (a) plena convicção de que Cristo é o Filho de Deus e o único salvador do perdido pecador; (b) comunhão com Cristo pela nossa auto-submissão, dedicação e obediência a Ele; leiam em João 15.1,10; 14.21; 15.4.
    4- "Perecer" é a quase sempre esquecida palavra em João 3.16. Ela não se refere à morte física, mas à pavorosa realidade do castigo eterno no inferno; leiam Mateus 10.28.
    5- "Vida Eterna" é a dádiva que Deus outorga ao homem quando este nasce de novo; Nascer de novo para esclarecimento, é aceita Jesus como seu único e suficiente salvador e dizer não ao pecado.
    "Eterna" expressa não somente a perpetuidade da uma nova vida em Jesus Cristo que liberta o homem do poder do pecado e de Satanás, e que o afasta daquilo que é puramente terreno para que ele conheça a Deus; leiam João 8.34,36; 17.3.
    HERMES DEUS TE ABENÇÕE NESTA CAMINHADA TÃO CHEIO DE ESPINHOS, MAS ALCANÇAMOS VITÓRIA EM JESUS.
    NÃO TEMAS DEUS É CONTIGO E TODA SUA FAMILÍA.

    ResponderExcluir
  4. Bispo Hermes, paz seja convosco!

    Devo ter sido, dentre teus leitores, a voz mais histriônica perguntando, insistentemente: "O que faz Che Guevara ali?", e expondo minhas razões para meu estranhamento.
    Lendo sua resposta, com todo o respeito e identidade profunda que tenho com tuas aspirações a uma vivência mais ética do Evangelho de Cristo, confesso que não fiquei mais tranquilo do que antes.
    A própria frase que usas para abrir o texto, "Um Outro Mundo é Possível", remete ao slogan do Fórum Social Mundial, que reunia em Porto Alegre milhares de viúvas do Muro de Berlim de todas as nações. Sou gaúcho, Bispo Hermes, e sei do que estou falando. O tal "Outro Mundo" que eles propunham é um mundo onde um francês maluco podia destruir um laboratório de pesquisa do nosso Estado e sair impune. O "Outro Mundo" que eles propõem é o da igualdade possível apenas sob o abrigo de regimes totalitários, onde o dissenso e a oposição são silenciados à força.
    Honestamente, me preocupa quando relativizas os assassinatos e métodos de Che Guevara, elogiando o seu, digamos, "arrojo" na busca de mudar o mundo. Esse mesmo raciocínio poderia ser usado para justificar a Inquisição, o Holocausto e tantas outras atrocidades, pois tanto Hitler quanto Torquemada julgavam estar fazendo o que era certo para "mudar o mundo".
    Pessoalmente, Hermes, entendo que métodos e valores são indissociáveis. Caso contrário, teríamos que aplaudir as "obras sociais" do bispo Macedo, ignorando seus métodos antibíblicos de arrecadação. Ou teríamos que elogiar o criador do Facebook, que afinal de contas, criou uma rede social que beneficia milhões de pessoas, às custas de pilantragem, assassinato de reputações e outros crimes.
    Peço escusas se este comentário ficou longo demais, mas achei necessário.
    A Revolução Reinista não deve ser confundida, em hipótese alguma, com as "revoluções" que o materialismo filosófico tem impulsionado mundo afora.

    ResponderExcluir
  5. Falow tudo Hermes, ótima cosmovisão do que foi proposto.

    ResponderExcluir
  6. Conclusão perfeita Bispo Hermes.. Parabéns pelos 3 tópicos.. um show de cristianismo!

    ResponderExcluir
  7. Andrade4:24 PM

    Bispo Hermes, vc disse que pode inspirar no idealismo de alguém, mas se fosse eu , com toda certeza abraçava o idealismo do Hitlher.
    Acabaria com esses revoluncionários, de blogs que estão querendo fazer seitas, e muitos são jogo duplo dentro das igrejas, estão deturpando o evangelho, trazendo falsas doutrinas anticristã em texto.
    Como o Hither queria fazer com o comunismo, extinguí-lo e hoje virou revolução reinista?
    Tem que acabar com ditadores que estão no mundo, quem sabe poderia ser o seu método reinista heim?
    Não concordo com sua posição bispo.
    Realmente alguns que foram citados não tem nada a ver.
    O mundo precisa é de Jesus e sua salvação e ponto final.

    ResponderExcluir
  8. Esselente post,
    Esses caras que postam como missionários ou anônimos nesse post me lembram uma pessoa q ficava na porta d uma igreja, onde o evangelho era pregado, entregando folhetos evangelisticos para crentes pessoas crentes. Minha mãe ao receber a visita dessa pessoa deu-lhe o seguinte conselho: tá cheio de gente q num vai na igreja do outro lado da rua, pq vc num dá esses folhetos p eles? A figura respondeu: é um povo sem educação, não gostam de serem importunados.

    Mas as mensagens q eles postam são boas, com exceção dakele negocio d q a salvação depende só do homem, espero q sejam d pessoas bem intencionadas.

    ResponderExcluir
  9. Depois de ler toda a sua conclusão com os dois posts o que eu devo argumentar??
    Realmente eu não sei!!!
    Difícil, aliás raro, e eu pensei : isso existe??
    Como alguém da igreja convida as pessoas a conhecerem outros idealistas?? O papel da igreja, pelo menos no meu ponto de vista, sempre foi aprisionar as pessoas na sua ideologia e fechá-las para o mundo das idéias.
    Confesso que me surpreendi com sua conclusão e foi além do que eu esperava, e do que muitos esperavam… rs
    Gostei de ter clicado naquele tweet e confesso que foi uma nova visão para mim.

    ResponderExcluir
  10. Que alegria encontrar este blog...nasci e cresci na igreja batista...e amo a obra do Senhor!!! se puder, visite meu blog. http://susyhart.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Excelente!!!!

    Como tantas pessoas resolveram julgar a aparência...... Fizeram um filme....

    Excelentes posts Pastor Hermes!
    Aguardo mais vídeos, o seu programa faz falta!

    Grande Abraço DVA

    ResponderExcluir
  12. É louvável se reconhecer o valor de pessoas mesmo que estas ainda não professem a nossa fé em Jesus, pois, muitas dessas pessoas fazem mais pelo próximo do que muitos dos que se dizem Cristãos e que professam a fé Cristã. Ah...se todos os Cristãos fossem como alguns desses idealistas que o Sr postou...puxa, o mundo seria bem melhor...só iria faltar para completar, que eles aceitassem a Jesus como seu Salvador, não é?
    Deus o abençoe mais e mais,bispo.
    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Sobre a lista dos bem sucedidos, tenho a dizer que eles tbm tem o seu lado positivo, pois, alguns são os nossos gênios contemporâneos inventores de coisas que facilitam o dia a dia dos seres humanos, como Bill Gates, o inventor do facebook... outros são grandes empresários geradores de milhares de empregos aos desempregados do país, como Eike Batista, Silvio Santos e outros como sr Bp Macedo que, apesar de pregar o polêmico evangelho da prosperidade tem levado muitos aos pés do Sr. Jesus ainda que muitos ali não se tornaram bem sucedidos como ele mas, que tem sido salvos em Cristo Jesus, ali encontraram a paz e salvação para suas almas, não lhe tiremos este mérito...o problema de alguns bem sucedidos é o que está nesta frase dita por alguém que desconheço o nome:

    “Não existe nada de errado com homens possuírem riquezas. O errado é a riqueza possuir homens.”

    Mas, quem somos nós para julgá-los? Eles tem esse digamos, dom de serem bem sucedidos sim pq nem todos o conseguem mas eles conseguiram, eles foram ousados, correram atrás e conseguiram; o que falta à alguns deles seria somente receber ao Sr Jesus como seu Senhor e Salvador assim como falta tbm à turma dos idealistas!
    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Muriel12:20 PM

    Hermes, existe o dom de riquezas que Deus dá como era Jó e outros.
    Deus deu e pronto.
    Tem pessoas que tem este dom de riquezas sem serem corruptos, é Deus que dá; outros não tem.
    É Deus que escolhe quem ele quer dár!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo texto Bispo Hermes... o mais legal é alguns idealistas!!! kkk Crente realmente é Cabeça de Aquário kkk...

    ResponderExcluir