terça-feira, dezembro 28, 2010

52

Entrevista exclusiva com Renato Suhett


Recentemente, deparei-me com um comentário feito pelo Bispo Renato Suhett num vídeo da série "Cá entre nós..." em que questiono a posição do Bispo Edir Macedo a favor do aborto. Confesso que cheguei a desconfiar que aquele comentário poderia ter sido feito por um fake usando seu nome. Em poucas palavras, Renato Suhett alega que a posição heterodoxa de Macedo em questões com aquela foi uma das razões que o teriam levado a romper pela segunda vez com a Igreja Universal. Resolvi, então, escrever um artigo expressando minha opinião pessoal sobre a pessoa e a trajetória desta polêmica figura. Pouco tempo depois, Renato Suhett me adicionou no Twitter e marcamos um dia para conversar via Skype. Contou-me sua história e o desejo que tinha de expor suas razões e motivações, uma vez que uma onda difamatória já corria pela internet. Sugeri-lhe, então, que fizéssemos uma entrevista, que segue abaixo, logo após uma pequena biografia. 

Renato Suhett nasceu em Niterói em 19/01/61, filho de Irineu Lima e Genicy Suhett, casado com Diana Sousa Suhett. Formado em Literatura/Português, com mestrado e doutorado pela UERJ. Músico profissional, guitarrista, compositor, cantor, tendo gravado, até o momento, 12 discos em português e 6 em espanhol. Ingressou na vida cristã aos 20 anos, na Igreja de Nova Vida em Alcântara e Botafogo, ainda no tempo do saudoso Bispo Roberto MacLister. Depois conheceu a IURD, e seis anos depois, aos 26 anos, tornou-se no Bispo do Brasil. Estou Teologia Livre na VINDE, com o Reverendo Caio Fábio. Formado em Teologia pela Faculdade da Assembléia de Deus em Mesquita (RJ). Pela IURD, desempenhou seu ministério em vários países, entre eles, Estados Unidos, Portugal, África do Sul, Argentina e México.

HF - Tendo chegado ao posto de segundo homem mais forte da Igreja Universal, e Bispo responsável pelo Brasil, o que o motivou a deixá-la da primeira vez?

RS - Foram muitos os motivos, porém, o principal foi quando, em reuniões de bispos e líderes, a igreja decidiu constituir um partido político e usá-lo como instrumento principal para galgar o poder. Eu sempre estava em contra desse pensamento, pois todo cristão consciente sabe que o Reino de Deus é o nosso fator determinante de qualquer mudança e que n'Ele está todo o poder de que poderíamos necessitar, pois trata-se do poder do nosso Deus. Quando eu via a igreja buscando alcançar o poder por meios exclusivamente humanos, vi que já não havia lugar para mim aí. E foi isso mesmo que aconteceu... Eu fui "auto-exilado" para a Califórnia, estive em Los Angeles e em San Diego por três anos, e a IURD acabou caindo nessa rede que todos já sabem... tiraram pastores e bispos dos altares, jogaram-nos na "cova dos leões"... mas não havia Deus para livrá-los. E vieram as lamentáveis e vergonhas ligações de bispos e pastores com os escândalos políticos que já sabemos... "sanguessugas", "ambulâncias", "jogos"... no que até resultou em prisões de homens que no início da igreja até foram usados por Deus... uma lástima. Enfim, foi essa troca de valores que me fez deixar, com tristeza, a igreja que tanto amei... nessa primeira vez.

HF - Depois de ser apontado pela revista Billboard (em sua edição internacional) como o maior nome da música cristã da América Latina, você pensou em algum momento dedicar-se exclusivamente à carreira musical?

RS - Não, proque nunca dei valor ao cantor, ao compositor, ou ao guitarrista Renato Suhett, mais do que ao Bispo Renato Suhett... Deus me mostrou desde o começo que o músico é quem seguiri ao Bispo e não o contrário... Na verdade, o músico que sou é apenas um apêndice do bispo que Deus, pela Sua misericórida e graça me ungiu. Creio que aqui vale ressaltar o que o apóstolo Paulo escreveu em Romanos 11:27: "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis".

HF - Enquanto liderava a IURD no Brasil, teve esperança de que ela pudesse mudar, isto é, tornar-se numa igreja mais bíblica e doutrinariamentie sadia?

RS - Sim. Aliás, essa era a minha meta: Colocá-la no que chamamos de "sã doutrina". Não por mim, mas pela direção do Espírito Santo. Era até mesmo um voto que eu tinha com Deus. Mas como um dia o Bispo Macedo me disse, aos gritos: - Graças a Deus que não deixei você mais como bispo do Brasil... Você ía acabar com a minha (dele) igreja, com o que eu quero para a Universal. Creio que não precisa dizer nada mais.

HF - Por que sua ênfase passou a ser a graça depois de sua saída da IURD? 

RS - Ora, eu queria "exorcizar" tudo aquilo que havia visto e aprendido na Universal e fui buscar nessa antítese, um extremo que muito me custou, pois aí, eu erri, exagerei, creio mesmo que perdi a visão de Deus, neste afã de estar contra tudo o que dizia respeito a Universal... Aí eu errei e feio... Peço perdão a Deus e a todos que foram, direta ou indiretamente, atingidos por este erro. Sinceramente, a salvação é mesmo pela graça, é claro, é bíblico, mas não precisava que eu exagerasse tanto. Tirei a Ceia, o Batismo, deixei de expulsar demônios, etc. Esquecendo-me que essas coisas não são sugestões de Deus, mas ordens daquele é que o nosso Senhor Jesus Cristo. Errei, vacilei... Que bom que a misericórdia de Deus me contemplou. Sou um sobrevivente por esta misericórdia divina, com certeza...

HF - Em que momento você acha que seu ministério perdeu o ponto de equilíbrio em termos doutrinários?

RS - No afã de desdizer exacerbadamente tudo que era da Igreja Universal, acabei me desviando das diretrizes básicas do Senhor Jesus. Aí está o ponto... e como não, do orgulho de achar, na queda, que eu poderia falar o que viesse na minha cabeça, e que estava sempre certo. Meu Deus... que vergonha... Creio que todo líder deveria ter como lição obrigatória um vídeo do meu primeiro líder, Bispo Roberto McAlister, que inclusive está disponível no Youtube e que se chama "Orgulho". Neste vídeo, ele fala, pelo Espírito Santo, de tudo que devemos ponderar e refletir ao assumirmos essa função de liderar homens e mulheres na obra que é de Deus. Com isso, estou admitindo categoricamente que também pequei por orgulho.

HF - Qual a razão de você haver mudado radicalmente sua mensagem, passando a divulgar o esoterismo?

RS - Foi uma tentativa de trazer um grupo, que a meu ver, nenhum igreja ainda o havia alcançado para Cristo (Desculpem-me se estiver errado): Os chamados esotéricos, espiritualistas (que não são os espíritas, candomblecistas, ou macumbeiros). Achei que poderia ajudá-los a chegar ao evangelho de Cristo, como se diz: "ganhá-los para Jesus". Mas já estava eu tão desacreditado pelos evangélicos, alienado, marginalizado, por meus ímpetos de orgulho, etc. E parece que a imitação foi tão "bem feita", que acabaram disseminando no meio evangélico que eu, de fato, havia me tornado exotérico. Imagine você em que confusão fui me meter... Creio que seria o caso do roto falando do esfarrapado. Eu não tinha condições espirituais mínimas, naquele momento, de encarar uma empreitada dessas... hoje até me faz rir, mas foi muito triste. Uma grande confusão, total, desordenada e completa. E eu ali... feito um bobo, acho que nem sabia mais quem eu era, o que era, ou para que estava vivendo... além de perder a visão, creio que perdi a noção e a razão. E veja que até hoje tem gente que me olha meio de lado, talvez pensado: esse homem esteve em "sociedades secretas", etc. Discretos ou indiscretamente... rsrs Desculpe, mas estou rindo de pensar a que ponto um homem chega de ridículo, quando perde a visão e a direção do Espírito Santo. "A minha alegria é o Senhor, que conheceu a minh'alma e não me rejeitou"... Só Deus mesmo para nos aturar... porque nem eu mesmo sabia mas quem era. Foi, simplesmente, horrível essa fase.

HF - Por que decidiu retornar à IURD?

RS - Aí vamos parar no outro extremo. Foi tanto exagero, exacerbações... que decidi voltar após ouvir um conselho de um amigo, homem de Deus (não sei se ele me autorizaria dizer seu nome, mas Gleiber de Andrade). Este homem me disse, estando eu no Rio de Janeiro: - Olha, Renato, o que você está fazendo com sua vida. Lembra de onde caíste, arrependa- te e volta. Considerei esta palavra, orei e o fiz literalmente: Voltei lá para catedral do Brás, achando que deveria ter caído, ou começado a cair por ali, quando ainda era o bispo do Brasil na IURD. Achando que a Universal havia mudado ( que duendes e fadas existiam, bem como o Papai Noel...rs). Mas na situação que estava, acho que valeu a experiência, pois voltei a ter contato com "algo", um mínimo residual do Evangelho pleno, creio eu.

HF - Em algum momento sentiu que seu testemunho foi usado para estancar o êxodo de membros da IURD para outras igrejas como a Mundial?

RS - Em todo tempo... rsrs  Depois, lá na frente, estando no México e quando me mandaram de volta ao Brasil e o Romualdo me recebeu, não com aquele carinho do tempo do testemunho, mas de outro modo, e dizendo que o Bispo Macedo tinha outro plano pra mim, que não deveria estar mais no altar e sim ser um tipo de diretor ou gerente de uma rádio em Volta Redonda... e esquecer o altar. Aí a ficha caiu. Fui simplesmente um objeto de uso, quando do testemunho, para que outros não saissem mais e sofressem como sofri... Entendi tudo e vi que estavam tentando enterrar o que Deus me deu, e em vida (enterrar-me vivo). Óbvio que pulei fora, pois não havia mais lugar ali para mim. Muito menos nos dias de hoje. Saí de lá para entrar de vez no Reino de Deus, agora sim... não por mão do Bispo Macedo, nem de ninguém, mas de Deus mesmo. Que bom!

HF - Quanto tempo foi preciso para que retornasse ao púlpito?

RS - Fiquei um ano na "geladeira" no Brasil e trabalhei como pastor por dois anos no México, onde tive o privilégio de conhecer uma gente maravilhosa e muito aberta ao Evangelho. Só lhes falta este Evangelho verdadeiro e pleno. É, de fato, um campo a ser desbravado. Foi uma boa experiência, pois por dois anos tive que trabalhar como pastor sem nenhum auxiliar, fazendo quatro reuniões diárias. Aprendi muita coisa lá. Valeu muito e não me queixo de nada, principalmente por aquele povo tão sincero de coração que são os mexicanos.

HF - Por que resolveu deixar a IURD novamente?

RS - Porque entendi que o "cantado e decantado perdão ao filho pródigo" não passava de uma grande panacéia pra "brasileiro ou si lá quem ver". rs Ora, o Bispo me proibiu de pregar e queria que eu fosse um executivo... meio executivo de rádio...nem sei o que é isso. Meu objetivo é viver do e no altar do Senhor até o fim dos meus dias...

HF - É verdade que foi recebido pela Mundial?

RS - Não. Quando voltei estive com o apóstolo Valdemiro por uma vez e assisti a umas reuniões dele. Afinal, fui eu que, quando Bispo do Brasil, o consagrei a Bispo. Foi apenas um encontro de velhos amigos. Mas o ministério que Deus deu a ele é o dele, o meu tem outro perfil. E que Deus abençoe a ele muito, como também ao Bispo Macedo, e a todos da Universal, Mundial, Radial, Medial, Afinal, etc. e tal... rsrs em sério...

HF - Quais são suas expectativas ministeriais?

RS - Simplesmente e sinceramente ser um instrumento nas mãos de Deus para estabelecer as diretrizes do Seu Reino aqui, e "preparar o caminho para o Senhor", tendo sempre em vista que "Ele cresça e eu diminua". Na prática, evitar os erros do meu passado e aproveitar esta grande oportunidade que o Senhor está dando... Igreja de Jesus Cristo. Tudo muito simples, de acordo com o mandamento do Senhor Jesus: "Amar como Ele nos amou", curar os enfermos, expulsar demônios, batizar em nome de Jesus, buscar o Espírito Santo, realizar a Ceia do Senhor, não em memória, mas como celebração de Jesus Cristo vivo em nós, Sua Igreja!

HF - Pretende retomar sua carreira musical? 

RS - Ah, com certeza que o cantor, o músico e o compositor vão de mala pronta junto com o bispo, é certo... Agradeço muito a paciência de todos para comigo, e ao irmão e amigo, Bispo Hermes Fernandes, homem de Deus, e a todos, que Deus os abençoe rica e abundantemente em Cristo Jesus!!!


* Todas as respostas são de inteira responsabilidade do Bispo Renato Suhett e refletem estritamente seu posicionamento.


Leia meu artigo sobre sua vida e trajetória aqui.

52 comentários:

  1. Deus e quem nos livrou dele.
    Conheço a IURD a13 anos e ela sempre foi assim,e oro a Deus pra que continue assim,pois vejo verdade.
    Nao e uma igreja que prega pra agradar e sim para que a pessoa use sua fé inteligente.
    Bem ele faz da vida dele o que achar melhor ou julgar melhor,
    Mais conheço prs que estão como responsavéis de rádio,tv e não deixaram de ser homens de Deus nem de servir.
    Servos fazer a vontade do Seu Senhor Jesusnão é mesmo.
    O problema e que ele nunca foi servo.

    ResponderExcluir
  2. Este bispo Renato Suhett, não sabe o que diz, e nem o que quer.
    Se lá na IURD era errado as doutrinas, e haviam pecados, porque ele voltou para lá.
    A Bíblia diz para não assentar-mos nas rodas dos escarnecedores, se lá existe esta roda, ele está em pecado.
    O interesante que ele falou, falou como se sua pessoa estivesse sido ofendido, mas esqueceu que o porco voltou para o seu próprio vômito como diz em Apocalipse.
    Para mim é pura rebeldia desse bispo, em que foi muito tempo sustentado na Palavra de Deus, e foi bem sucedido as custas do povo, mas, agora perdeu sua boquinha de mordômias, e um grande salário.
    Mas,agora quer desprezar, cuspir no prato que comeu!
    Como podemos confiar numa pessoa que leva e trás conversinhas,contentas! Fala o que não deve, e o que não devia falar! Se é Verdade porque voltou para a igreja em que ele foi sustentado e à desprezou? Séra que está sentido a falta das mordômias, do grande salário e status!
    Resentimento, eu sei que não é! Humildade séra? Tenho minhas dúvidas...
    Que Deus tenha misericórdia deste povo!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:31 PM

    hei...hei??ALOOOOO??FÉ "INTELIGENTE"NA IGREJA UNIVERSAL..??puxa,o nível de Q.I tá muito mal mesmo..kkkk

    ResponderExcluir
  4. Ricardo4:41 PM

    RICARDO
    Suhett
    Fui da igreja do Suhett.
    Suhett começou muito bem a Igreja do Senhor Jesus Cristo (nome da igreja dele), ele não falava mal da igreja, falava mal das coisas que a igreja pregava, nunca vi ele falar mal de pessoas.
    Suhett começou muitos trabalhos e teve mais ou menos 8 igrejas e uns 12 trabalhos (nucleos onde se fazia reuniões uma vez por semana), não 80 e tantas como ele diz no tristimunho.
    Renato teve problemas com sua esposa Lucia Suhett, acho que por traição, me parece que ele a traiu e ela não aguentou e separou-se dele, ai começou a caida de Renato.
    Renato é um otimo orador e um pessimo administrador, ele ficou nas mãos de Emerson Viana (um bispo da igreja dele que tomava conta das igrejas aqui em São Paulo) enquanto sua ex esposa lhe tomou todas as igrejas do Rio de Janeiro. E para completar ele se envolveu com esoterismo, e foi a gota d'agua para que Emerson Viana arrastasse 80% da igreja do Renato para sua igreja.
    Sem "povo" sem dinheiro e sem nada, Renato percebeu que a sua estrategia com esoterismo deu errado e até tentou voltar a pregar algo parecido com que a IURD pregava, mas não deu certo.
    Me parece que ele tentou fazer contato com o Gerson Cardozo para juntos montarem uma igreja em São Paulo, e Gerson parece que recusou.
    Recuado e sem mais nenhuma carta na manga, só restava a Renato, voltar a IURD, e contar esse monte de mentiras que ele relata

    ResponderExcluir
  5. Homem de Guerra4:48 PM

    Essa aqui é uma informacão anterior a volta de renato a iurd.
    Fabiano, a separação do ex-bispo Renato Suhett com a dona Lucia é fato,
    e tem mais, ele está super abalado com isso, algumas vezes eu contei
    fatos nas listas que as pessoas não acreditaram, como aquele fato de que
    os espiritas não iriam ter o direito de resposta, e alguns outros mais
    antigos, infelismente as vezes as pessoas não nos dão crédito, só que eu
    te digo mais, ele está balançando, pode ter certeza que ele também irá
    voltar pra igreja, a vida dele está um inferno, ele está perturbado, pra
    você ter idéia ele treme por causa de tudo isso, pode parecer mentira,
    mas creio que em pouco tempo ele irá voltar pra igreja, ele está muito
    angustiado, sabe Fabiano, o fato é que nós o amamos, e ainda estamos o
    esperando voltar para sua verdadeira casa, ele será um verdadeiro herói
    quando fizer isso, será recebido de braços abertos por todo nosso povo!

    Ps: Sei que você também fica feliz com essa noticia por isso resolvi
    compartilhar!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5:20 PM

    Mais um mal elemento que Deus tirou da Igreja Universal. Gloria a Deus!

    ResponderExcluir
  7. eu não arriscaria em hipotse alguma acompanhar o renato; pois ele é uma pessoa que podemos dizer: problematica, na epoca em que ele estava na "igreja" de doutrinas de demonios (esoterica), ele atrapalhou a fé de muita gente (inclusive a minha, em parte é claro); provalvemente pessoas foram para o inferno por calza de sua doutrina na da abencoada! resumindo, diga -se de passagem de que valdmiro teria dado uma chance para ele na epoca em que ele caiu em sí e resolveu voltar; mas ele recuzou, o que ninguém sabe é que ele outra vez saindo da iurd provalvemente gostaria de engressar na mundial, mas como o apostolo já teve problemas com damasio, sebastian e outros ele com certeza não quiz arrumar mais um problemão; o pastor renato teve 02 anos de oportunidade para dar frutos lá no mexico, e será que deu? han? que Deus julge e não este miseravel que está escrevendo. quem está numa empreitada seja ela qual for e principalmente espiritual precisa está submisso ao seu lider, como ele se atreveria a modificar a iurd se Deus confiou o ministério a macedo? eu pergunto, como estaria a iurd hoje com shuett de lider e macedo no seu chinelo? orgulho, avareja, emoçoes, tem que ser tirado dos nossos coraçoes; e´ claro que submissão maior somente a DEus é claro, que o senhor possa abençoar este homem e que ele seja um grande ganhador de almas ainda, mais cuidado para não repetir tudo de novo

    ResponderExcluir
  8. povo da iurd esta aqui em peso sendo advogado do macedo...uahuahuahuah

    ResponderExcluir
  9. É triste toda esta história!

    Foi "nojento" todo aquele teatro e entrevista realizada pelo falecido Renato Maduro, como também aquele video gravado sobre a sua volta!

    Não acredito na suposta ingenuidade do Suhett, é impossivel conviver no meio daqueles lobos sem ter certeza de que em todas as ocasiões existem propositos nada "santos", eu convivi 7anos no meio dos bastidores da IURD e sei do que falo.

    FÉ INTELIGENTE????

    ESVAZIAR OS BOLSOS E FICAR FALIDO, RS RS

    MUITO INTELIGENTE

    VI ISSO INUMERAS VEZES

    ETA POVO "INTELIJEGUE"
    RS RS

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11:18 PM

    varios homens de Deus erraram no passado,portanto Deus os restaurou fazendo deles uns heróis por isso eu tenho esperança que o bispo Renato ainda venha realmente se mostrar como o verdadeiro homem de Deus do começo da igreja do Senhor Jesus Cristo em Amor e graça

    ResponderExcluir
  11. Bispo renato S......, meu pai sempre falava dele pra mim, o bispo renato Q deu a oportunidade ao meu pai, ser algo dentro da iurd, foi ele q Deu o primeiro estado para meu pai,(pra quem ta dentro da iurd isso é algo grande,algo q todos querem estar, estado, pais, poder, uuu poder rsr) e ali como ele fala foi experiencia,mais aquela época nao se compara como a obra é feita hj na iurd,e eu pequeno, tinha 9 ,10 anos, so via o bispo renato pela tv, vigilias das cançoes(nossa q saudade), giovani tocando, bispo na guitarra, e as pessoas cantando felizes ...`` foi quando encontrei a resposta´´eos bispoes atraz, cantando junto e hj...rsrs kd o amor ao proximo?rsrs bom deixa pra la, o poder de alguns e o medo de perder o poder, faz tomar decisoes burras...e deixar o povo longe da verdade rs ai como tudo ia ser bom..voltando ao assunto... O bispo consagrou meu pai a pastor no opera de arame em ctba, mais eu tava nem ae...so queria saber de musica, mesmo com 9, 10 anos,

    tempo foi passando, bp renato saiu da iurd, ficamos sem intender, mais tudo é experiencia né!?, e meu pai sempre falava, aaa na época do suhet. aaa na época do suhet,se o suhet estivesse da iurd ainda, ai se o suhet viesse pra ká aonde estamos hj, . bom a iurd mudou, é pressao, opressao, ninguen vive em paz,nao existe amor ao proximo,um torçe pro outro se ferra(desculpem),outros tramam pra ver o mal do outro, é demais, nossa.! E aconteceu problemas, e problemas,agente so ouvindo aquele evangelho da prosperidade, dinheiro, barganha, pra mim isso era o certo ,era fim dos tempos , medo, grande tribulaçao, todo mundo vai sofrer e tal, saia da igreja mas pertubado q entrava.

    sai da iurd onde fui musico por 10 anos...fui pra outro ministerio, e numas brincadeiras brincadeira mesmo de amigos com os pastores, um foi e falou, uma vez salvo, salvo para sempre,(muitos nao intendem mais deixa pra la para alguns falar isso é o fim do mundo,e pra mim era!rs)é graça, é renato suhet,mais foi ae q começou tudo, fiz algumas perguntas pra esses pastores,no tom de brincadeira, de gozaçao, masi eu estava loko pra saber sobre issu q surgiu do nada. e quase todos me explicaram um pocu da graça, e eu de cara rs, pensando esses cara tao loucos, nunca tinha ouvido aquilo.... era so fé, dinheiro..e tal, dae fiquei sabendo q 2 daqueles varios pastores tinhan trabalho com quem?rsrs Renato.S, dae fiz perguntas, - poxa q legal, pastor, meu pai sempre falava dele, musicas e tal eu so fã dele so de ouvir meu pai falar, bacana q o sr trablhou com, e fazia mais perguntas, chegava a durmi pensando em graça querendo intender,e falando com Deus, oq ta certo,Pai o q ta errado eu quero aprender.....

    fiz mais algumas perguntas, e esses pastores falaram, a graça é o verdadeiro ministerio, verdadeiro evangelho, la esta toda a verdade, cada coisa q eu ficava, meio confuso,mais foi muita coisa numa pancada so. mais tudo na brincadeira, falando normal, mais aquilo fico em mim....e como tem ficado em alguns q eu converso, eu sempre solto algo,e alguns ja estao intendendo, e procurando como eu procurei, e ainda procuro!!.

    DESDE aquele dia, começei a ir pesquizar na net, graça, salvos pela graça, favor imerecido; logico q nem tudo q achei na internet eu concordei,ou sei la, axei q aquilo era pra um nivel mais superior... cada coisa loka,rsrs, mas axei algo bom, q un desses é esse blog!! mais tudo é aprendizado, fui em sites de amor e graça, e tal, e hj, eu quero aprender mais e mais, aprendi q a graça nao é viver na libertinagem, como muitos falam , mais estou aqui por causa do sacrificio de jesus etc etc, mais tenho muito oq aprender,e começei a pegar nojo, nojo mesmo, desse tipo de ministerios q tem por ae, olha, sei nem oq dizer, pastores q conhecem a graça, mais sao obrigados a fazer oq esses lideres pdem, se nao eles nao sobrevivem, oprimem as pessoas , os membros, coitado do povo.

    ResponderExcluir
  12. continuaçao : desculpe o dono do blog.rs

    uma das coisas bouas desse ministerio q estou hj, é q alguns pastores falam da graça conhecem ela, sao poucos mais tem ( falam escondidinhu pra alguns, mais falam,),e eu nem sabia,nem fazia ideia como tem gente q conhece, Deus colocou certos homen no meu caminhu pra deixar essa Seta, um sinal nun sei, no meio de muitos,me sinto previlegiado.pq nem todos querem ouvir,. mas infelizmente se vc prega a graça nessas igrejas, vc é pertubado, ta com demonio etc, .Depois fui ver q muitos conhecem e issu chegou até a mim,mesmo q em tom de brincadeira., viu nem tudo é ruin ...rsrs

    hj eu quero mais, quero mais, aprendi q na graça tb a cura, alguns falam q na graça nao a cura, mais tem sim, uma prova é o testemunho do bispo hermes fernandes, aprendi a reconhecer o q jesus fez na cruz, fardo leve, amor Dele por nos, mais eu to sedento, querp aprender mais, quero expalhar issu, mais estou cru ainda.

    graças a internet, tive acesso ao bp renato S, ao bispo hermes fernandes,q o testemunho dele da filha dele, mexeu comigo, a graça, reconheceu a graça,muito bacana muito legal, ja espalhei nos meus amigos orkuteiros, video da`` sodoma é aqui´´, tb o bispo renato com frases no twitter,q nem sei como dizer mais e bom demais, parece q to ficando loko rsrs desculpem o texto grande..mais gente é demais.

    Deus coloco pessoas certas, mesmo na internet pra eu conhecer mais, um amigo meu pastor, me disse q a cada dia eu vo aprender mais Deus vai me mostrar, poxa fiquei felizao, ele disse q Deus revela a graça a quem ele ama, nao q nao ame os outros, mais vcs intndeream, nun sei se ta certo issu q ele me disse , mais eu fiquei todo empolagado.rsrsrs

    e hj posso falar com o bp renato,acompnhar o trabalho dele,meu pai voltou a falar com ele, a tempos, eu passo pro meu pai as coisas da graça,mensagens dele do twiter, mostro pra minha esposa,q tb viveu anos na iurd, e hj meu pai nao esta mais na iurd, onde ele me falava q tinha um homen q poderia mudar a historia da igreja, ou tentar edificar esses mundo das igrejas, q é o BP renato S.de quem eu so fã musicalmente q vi desde de peqno e hj como pregador, sem desmerecer os outros, muito as ae. EU vi algumas fitas dele pregando na aboliçao na época da iurd, olha nao sei nem o q dizer,rsrs, podem axhar q eu so bobo. estou loco.....,desde peqno ouvi falar, passou o tempo e hj grande, com filho casado, falando da graça e do amor, axo q deus quer algo...de mim.... nun sei, por que fui aprender, issu....porq chegou a´te a mim.....mais é isso ae......mais queor aprender mais, muitas coisa ta vago pra mim ainda, mais o o basicao, se pode se dizer assim, eu to quase lá..rs desculpem o texto grande mais uma vez, é q eu falo de mais quero explicar detalhes perdoen, sei q poucos vao ler por eu escrevi demais , mais o q chegou a´te aqui no final, eu mando um graça e paz, pra vc,!!! o Amor e a GRAÇA De Deus te alcançou!!

    ResponderExcluir
  13. Querido Hermes.
    Interessante porém muito pouco esclarecedora essa entrevista com o Renato Suhett. Até porque seria mesmo impossível acontecer algo esclarecedor tendo como entrevistado alguém tão confuso.Tenho alguns familiaridades(graças a Deus não comprometedoras).Sou de Niterói,conheci e convivi com o Bispo Robert McAlister,conheci o Pr Aroldo na Nova Vida de Alcântara e temos mais ou menos a mesma idade. Acompanhei,(bem de longe) um pouco dessa confusão toda. Suhett merece meu respeito e consideração enquanto "meu próximo".No mais sempre vi uma pessoa confusa e imatura.Alguém que acompanha o Macedo e a Universal não pode mesmo ter outras características.Gente de fé obtusa,que pensam ser Deus o "grande gênio Aladim".E ainda acham que possuem uma "fé inteligente"?! Inteligente é o Macedo, que construiu um império financeiro as custas da exploração da fé de gente tão humilde.
    Me perdoe, vou parar por aqui,falar da Universal e de sua podridão me causa asco.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1:26 PM

    RESPOSTA AO ANSELMO DE UM PASTOR (NAO POSSO ME IDENTIFICAR,MAS PERTENÇO A IGREJA UNIVERSAL)

    UMA DAS CARACTERÍSTICAS DE UM CRISTAO,CREIO,É A SUA CAPACIDADE DE NAO SER OBTUSO,COMO DISSE O ANSELMO,PORÉM,ELE MESMO,ANSELMO ESTA OBTUSO,NO MOMENTO EM QUE SE MOSTRA PRECONCEITUOSO CONTRA A "GENTE DA UNIVERSAL.SEGUNDO ELE,PODRE E ASQUEROSA",AÍ JÁ MOSTRA O ESPÍRITO:ALGUÉM QUE NAO CONHECE A BASE DO AMOR DE CRISTO,DESCULPE.

    ResponderExcluir
  15. Querido Pr Anônimo.
    Não tive intenção de ofender o povo da Universal, por favor, me diga onde o irmão leu “podre e asquerosa”? Falei em gente de fé obtusa, me referindo à maneira como a maioria por lá pensa ser a relação de Deus para conosco. Gente (aqui estou generalizando) que só anda atrás das “mãos de Deus”. Não se engane meu querido Pr anônimo, convive com pessoas que já fizeram parte da “alta cúpula” da Universal, um dos “pastores políticos” de vocês. Acredito que sei exatamente o que se passa por dentro do império construído pelo Macedo. O fato do irmão não poder se identificar já revela um pouco daquilo que estou dizendo. Quando falo de podridão me refiro a liderança da IURD e não do povo que freqüenta a IURD.
    Paz!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo12:59 PM

    respsndendo :EXPLICA,MAS NAO JUSTIFICA...

    ResponderExcluir
  17. Meu caro bispo Hermes Fernandes, tive a liberdade de postar a ENTREVISTA COM O BISPO RENATO SUHETT no G1gospel.com. Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1:21 PM

    Suhet tinha que fazer igual Bispo Rodrigues. "Pecou" com olho grande no mensalão do Lula e aceitou o "castigo" do silencio do Macedo, sem deixar de ganhar seu polpudo salário pela IURD e viver uma vida de marajá com direito a harém e tudo.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo2:00 PM

    Tenho saudades do tempo que a igreja realmente lutava pelas almas e nao por dinheiro

    ResponderExcluir
  20. Andréa Duarte5:00 PM

    Respeito a decisão dele, mas creio que ele teve maus olhos com a direção da IURD... quando a gente está desconfiado com algo ou alguém, tudo que se faz é assim... e parece que foi o que aconteceu... quem quer servir não fica escolhendo onde servir... quem não vive pra servir não serve pra viver...

    ResponderExcluir
  21. http://bisporenatosuhett.blogspot.com/2011/01/por-que-sai-da-universalconversando.html

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7:47 PM

    GENTE...OLHA O FURO!!!!TUDO SOBRE ESTE BISPO REVELADO ..NESTE BLOG ESTÁ A VERDADE,MEU DEUS!!!

    http://www.bisporenatosuhett.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Anônimo12:47 AM

    "maldito aquele que pegar no arado e olha para trás" quem sou eu pra julgar ele, mas DEUS nos livrou dele e ainda vai arrancar todos os jois do nosso meio por conta disso, ta ligado pessoal, essa é a peneira de DEUS para seu povo, que ta no "balança mas nao cai ja era" que DEUS tenha misericórdia dele.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo7:15 PM

    Posso falar abertamente sobre a pessoa do Renato Suhett, pois o conheço muito bem, muitos longos anos. Uma pessoa bem intencionada, pois por diversas vezes mostrou-se ser uma pessoa confusa.

    Agora nos seus 50 anos de idade, o que já era tempo de demonstrar mais maturidade, se vê outra vez, as voltas com estas idéias que o levaram a distorcer, tanto o Evangelho de Jesus Cristo, num passado próximo.

    Porque não damos uma lida no documento em pdf, para refrescar nossa memória, clicando: http://www.cpr.org.br/38-p1.pdf

    Muita gente sincera, foi totalmente confundida pelo trabalho do Suhett. É claro que ele sairia novamente, era uma questão de tempo e quem me conhece, sabia disto, porque falei desde o início. Aguardem e verão o que vem por aí!

    O Suhett é somente sentimento, sensibilidade. Palha, somente palha!

    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo3:02 PM

    Olá!!!
    Não entrei aqui para julgar ninguem
    pois sabemos que Deus é que julgara.
    Ah...Eu muitas vezes me pego pensando,
    Deus estou desagradando o Sr por favor,
    fala comigo Jesus; meu maoir temor é estar
    desagradando a Deus, falo isso prq a exatamente 2
    anos conheci a comunidade Cristã Amor e Graça,
    lá aprendi que jejuar é luto, batismo nas águas,
    Santa ceia, orar de joelhos, pedir para Jeus curar, bom falam lá que tudo isso é viver pela lei, sendo que todos que vivem pela lei estão embaixo de maldição; o Bispo Emerson Viana diz que não existe inferno, que o diabo já está destruido, que as pessoas quando semanifestam estão na carne, e muitas outars coisas que ele prega.
    Congreguei lá, mas todas as noites falava com Deus, pedindo para ele mostar o que queria de mim, disse a Ele que minha vida havia lhe entregado, conheci uma outra igreja e um pastor que teve muita paciencia comigo, me mostrou na biblia passagens com batismo nas a´´aguas, mostrou que Paulo tb jejuava, bom o que quero e faço é falar do amor de Jesus, aprendi que Deus quer que eu ame meu proximo, não busco meus proprios interesses mas quero relamente falar do poder e do amor de Cristo.
    Na virada do ano estive na igreja que meu irmão congrega e participei da Santa Ceia, confesso que mesmo indo na Comunidade Cristã, eu ainda era escreva de um sentimento (amava uma pessoa que havia me abandonado), e naquele dia que participei da Ceia Deus naquele momento me deu forças, e eu chorei muito e ELE mudou o proposito do meu coração, me sinto livre.
    Na verdade pouco me importa se o B Renato pecou adulterou, o que realmente importa e se o envagelho que o B Emerson prega ainda envangelho este que pregava junto com B rENATO, PENSO NOS MEUS IRMÃOS QUE ESTÃO LÁ, ENTRE OUTOR QUE VÃO CHEGAR, Ah só o Espirito Santo para nos orientar e nos livrar dos anatemas, que Deus tenha misericordia.
    Uma outra coisa que ouvi ele pregar e que o livro de Marcos tem paginas acrescentadas, que Deus escolhe quem vai ser salvo, pois já é tudo predestinado, meu Deus se já está tudo então prq Jesus disse para irem por todo o mundo e pregar o evangelho???Ele tb disse que Deus manda aqui para terra Filhos e outros são criaturas, olha ouvi tantas coisas, e o que realmente me preocupa é agradar a Deus.

    Que a Graça a Paz e o Amor de Cristo esteja entre nós!!!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo2:53 AM

    eu tentei te encontrar em templos, eu tentei te encontrar em livros, que nada te encontrei no coração... Só é possível encontrar Jesus quando deixamos de olhar para homens e religiões pois em todas as igrejas existe as imperfeições

    ResponderExcluir
  27. Anônimo4:34 PM

    EU SABIA QUE O RENARTO SAIRIA DE NOVO,PORQUE SO OS NSCIDOS DE DEUS VENCEM.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo4:57 PM

    minha nossa
    acho que por aqui alguns não leem a biblia,só sabem a cartilha que a igreja prega
    Se Pastor errou vamos crucifica-lo.?.....gente quem conheçe o coração é só um JESUS, parem com isso e orem para que o Bispo Renato Shett venha a ser poderosamente usado por Deus...... O rei David errou tb Deus o Perdoou, aqui parece que todo mundo é santo ninguém tem pecado ...."atire a primeira pedra quem não tem pecado" eu hem....
    Ah os defensores do Edir Macedo pq não procuram os videos dele na net e tiram suas conclusões... tem muitos videos comprometedores e ele falando...mas mesmo assim não o julquem deixem o julgamento a Deus.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo7:18 PM

    BISPO RENATO SUHETT É UM HOMEM HONRADO, CORAJOSO E HUMILDE!!! SIM, "HUMILDE" POIS SUA ATITUDE DE VOLTAR PARA A IURD FOI UM ATO DE HUMILDADE, ALGO QUE MUITOS QUE DE LÁ SAIRAM, NÃO TIVERAM, NO ENTANTO, ELE SAIU DENOVO(PELA 2º VEZ) PORQUE REALMENTE ELE É DE DEUS, POIS ONDE HÁ SUJEIRA, DEUS NÃO HABITA. PRA MIM ELE É DE DEUS. CUMPRIU SUA PARTE, MAS NÃO FOI RETRIBUIDO. DEVE TER VISTO MUITA CORRUPÇÃO. AGORA ELE ABRIU UM IGREJA ( "IGREJA DE JESUS CRISTO" )E MEU PASTOR QUE É UM HOMEM MUITO HONESTO, ESTÁ LIGADO A ELE. RENATO SUHETT É UM HOMEM DE MUITA FÉ; PODERIA ESTÁ NO MUNDO FAZENDO UM MONTE DE BOBAGENS, MAS ELE ESTÁ CAMINHANDO NA FÉ!! ALBERTO ITAGUAÍ

    ResponderExcluir
  30. Anônimo7:31 PM

    Este Bisp Macedo, na verdade, só sabe colocar na cabeça do seu povo, que só a Igreja Universal é a porta para a salvação, e que só a Universal salva!! é uma grande incoerência, Pois quem salva é Jesus, é a fé, nEle, e somos salvos pela graça...e por que ficam condenando o Bispo Renato Suhet? Já vi o Bispo Renato Suhet pregando, e ele é uma bênção, é um homem inteligente e conhecedor da palavra...^porque não olhem para os seus erros e dixem o Bispo Renato Suhett servir a Deus?! Pelo menos ele saiu do meio sujo, e agora está pregando a palavra verdadeira... eu não o condeno.. Rafael de Itaguaí.

    ResponderExcluir
  31. caro nike nao é de se estranhar que vc ache que esta palavra esta em apocalipse pois todos sabemos que nos DIAS ATUAIS NA IURD NAO SE ESTUDA A BIBLIA E SIM ESTUDO DO BISPO MACEDO MAS PARA SUA INFORMAÇAO ESTA EM PROVERBIOS CAP26 VERSO 11 KE DIZ
    Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia. ATE AONDE EU SEI MAS UMA PESSOA QUE DEFENDE O ABORTO QUANDO EM JEREMIAS CAP1 VERS 5 (Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.) E AI SEU BLOG O BISPO MACEDO DIZ KE APOIA O ABORTO POIS ASSIM O CASAL DARIA MELHOR CONDIÇAO DE VIDA AO TER MENOS FILHOS MAS NAO É ELE KE PREGA CAMPANHA DE ISRAEL NAO FOI ABRAAO KE FOI PARA O DESERTO,FINALIZANDO SE PEGARMOS OQUE O BISPO MACEDO DIZIA A 20ANOS ATRAS A MUITA CONTRADIÇAO ANTES OS PASTORES ERAM A OVELHAS DE SACRIFICIO NAO PRECISAVA DE LUXO MUDOU TDO DIZIA KE O PAPA LIDER CATOLICO ANDAVA CERCADO DE SEGURANÇA POIS NAO TINHA DEUS HOJE TENTE SE APROXIMAR DO BISPO NA JOAO DIAS TEM MAIS DE 200POLICIAIS E KEM CONHECE A IGREJA UNIVERSAL SABE KE TEM MAIS E MUIIIIIITO MAIS ABRAÇO AOS IRMAOS DO IRMAO EM CRISTO MARCELO (SANTANAMAX@BOL.COM.BR)GRATO E KE DEUS ILUMINE O BISPO RENATO SUHET

    ResponderExcluir
  32. Anônimo1:22 AM

    Os Anjos não deixariam Renato Suhet nesta apostasia chamada IURD.
    Ele é muito importante para Deus.
    Misturou com porcos pela segunda vez,acreditou neles por duas vezes,a desilusão com essa gente?Será inumeras.
    Essa gente não presta.
    Por isso que Jesus disse:-Arreda de mim pois eu não te conheço.
    Parabéns Renato!! o espirito de Deus habita em vc.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo12:43 AM

    Que bom que o Bispo Renato reconheceu o seu erro e hoje prega a palavra simples como ela é.

    Mas ele voltou para a IURD sabendo das práticas dela,voltou por que quis,e agora sai atacando coisas que ele sabe há 30 anos,dando uma de injustiçado,aí já não soa bem...

    Primeiro ele funda uma seita que prega a predestinação bem longe das bases bíblicas,todo mundo já é salvo e fim de papo...,ele até deixou claro que o alvo disso tudo era ser oposição a IURD.

    Depois vira esotérico onde o púlpito que ele pregava tinha até a imagem de uma deusa grega,uma mistura louca de evangelho e esoterismo.

    Mais tarde pede perdão no púlpito da IURD e retorna,mas mais uma vez sai e descendo a lenha na IURD de novo,alegando que não queriam ele no púlpito,mas tomando conta de rádio.

    Aí ele funda sua igreja,que de início se encaixa nos padrões de uma igreja evangélica'normal',mas falando sério,eu que acompanhei a trajetória dele não seguiria ele,é muito imprevisível.
    Imagine,de pregador a apóstata,de apóstata a esotérico,de esotérico a pregador e líder de igreja de novo...

    E a próxima vez,o que esperar dele ???

    ResponderExcluir
  34. Peço permissão para reproduzir em meu blog esta entrevista Bispo Hermes,como sempre citando a fonte.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo1:47 AM

    Eu frequentei a igreja do renato suhett no brás sp igreja do senhor jesus cristo em amor e graça era uma igreja em graça e quem destruiu foi ele mesmo a igreja em geral, lembro quando ele veio para são paulo ele começou atacar demais as outras igrejas começou a passar muito envelope nas reuniões pedindo dinheiro para ajudar a manter a tal programação de radio que tinha na época na radio mundial e eu gostava de lá me sentia bem ja tinha vindo da universal e não tinha entendimento da palavra e na igreja do bispo renato suhett aprendi a colocar a fé em ação sem campanhas correntes aprendi que não pelas nossa obras e sim aceitar dentro de nós que Deus existe e que Deus ja nos Deus somente tomar posse e confiar esta dentro de nós mas não em fé amuletos e rosas e sal grosso isso é fato não é fé inteligente, mas enfim quanto ao bispo emerson viana lendo o comentario acima não acho que ele levou as pessoas para a igreja dele a comunidade cristã e sim continuar o que era graça ,coisa que o presidente da igreja bispo renato estava ja distorcendo ja levando o povo as praticas de esoterismo quem ja foi de lá sabe quanto era e é bom viver pela graça sem medos de demonios sem olhar seu familiar com maus olhos dizendo que tem demonio eu pelo menos enxergo as pessoas com outros olhos hoje em dia aprendi a viver contente em qualquer situação porque tenho certeza de que Deus esta dentro de mim alias em nós rs Quanto ao bispo renato suhet é orar porque hoje em dia se percebe que ele esta frustado pertubado mas enfim é orar para que ele volte ao primeiro amor e viver o evangelho simples e pleno da graça de Deus estou relatando somente o que vivi perante este homem de Deus no altar não to aqui para julgar nem apedrejar mas seria bom se ele voltasse e tirasse toda essa frustação e a vaidade que foi o que que ele deixou transparescer quando estava saindo fora da puro evangelho da graça .
    fiquem na paz de jesus cristo

    ResponderExcluir
  36. Anônimo9:24 PM

    Resumindo tudo
    A iurd funciona assim:30% pastores honestos e de Deus
    1% de bispos honestos e de Deus
    100% de povo puro e enganado
    50%de obreiros enganados
    50% de obreiros que gostam de ser enganados
    Como identificar os prs verdadeiros:os que ainda nao foram para outros ministérios ,estão nas favelas,igrejinhas do nordeste,eles nunca são regionais,estaduais e nao ficam mais em catedrais hoje chamadas de cenáculo,no passado ainda havia uns 20% que chegavam a ser bispo e ter certas posições ,hoje impossível.
    Eles na maioria andam a pe,ou tem um carro bem ferrado,suas esposas andam com roupinhas da c&a no maximio,são de peles escuras,ou mulatos,ou nordestinos ou feios,falam errado e detalhe nao fazem aquela mãozinha do Macedo.
    O suheth era um dos almofadinhas da iurd que nao aceitava ir para favelas e lugar pobre,isso aí êh um lobo,era puro orgulho,passava pelos prs que nem na cara olhava,ta se voltando contra a iurd porque queria voltar e gozar da vida regalada que tinha antes,só que foi jogado,igualzinho os que são de Deus e nao aceitou ,os bispos da iurd são assim,mandam e des. andam e quando tem que ser mandado nao aceitam
    Sigo no próxima capítulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:58 AM

      Com certeza você não é cristão.
      É juiz?

      Excluir
  37. Anônimo9:35 PM

    Parte 2
    Os bispos da iurd são os piores,são corruptos,gananciosos,são bispos porque conseguiram arrancar e dar muito lucro ao Macedo,nao por bom exemplo e conduta,por bom testemunho,podem ver o Romualdo,ele arrancador número 1 da iurd,ta onde ta porque arranca ate a pele do povo e a dos pastores que nao
    Arrancam e enganam o povo com promessas baseadas na bíblia,os pobres dos pastores ,os honestos claro,eles detestam a fogueira de Israel,porque já sabem o inferno que vai ser a vida deles,eles sobem no altar triste,porque queriam pregar a palavra de Deus,orar pelo povo,mas tem que enganar o povo,forcar ate as voozinha a dar tudo.
    Os obreiros coitados são enganados nao sabem de nada disso,e muitos tem um pastor sincero,lembrem do que falei,só os de igrejinhas,porque hoje no século 21 na iurd só fica em cenáculo,em obre ao,só ladrão,cara ambicioso,loirinhos,de olhos azuis,ou pele clara,e a esposa tipo modelo,esses só zona Sul,preto êh na favela,por isso vcs nao viam o valso iro na televisão
    Segue capn3

    ResponderExcluir
  38. Anônimo9:45 PM

    Cap 3
    O valdomiro nao ia pra televisão por ser negro.
    Assim êh o mecedo,ele quer aparência,porque vive das coisas do mundo,
    Ele sabe que o mundo vive de aparência.
    E por falar em aparência,vcs já ouviram os fanáticos obreiros falarem mau do Gerson Cardoso?pois êh,nao falam porque esse era outro lobo enganador como o suheth,fazia parte da cúpula,claro que nao ia sair falando mau do Macedo,se ele ci. partia tudo na cúpula,ele nao êh bobo,apenas abriu um comércio mais,para ganhar a vida,já que as regalias na iurd foram cortadas, também o cara transou com 2 esposas de pastor que estavam submissos ao trabalho dele,esse foi um dos piores lobos da iurd,enganadores,o Macedo fala mau do valdomiro,porque sabe que esse representa perigo para os negócios dele,casado,sempre com a mulher trabalhando do lado,coisa que esposa da iurd nao faz,só ficam no escritório comendo,e contando dinheiro,nao se preocupam com as almas,igual filha do Macedo,que agora pra se aparecer fica desfilando cada programa de escola da babaquice que fazem,veja os testemunhos dos bispos,que jogava prato pra cima,já sendo bispos,gritava com mulher,
    Segue parte 4

    ResponderExcluir
  39. Anônimo9:57 PM

    Vê se esses bispos da cúpula saem e va pra outra igreja,eles saem e já montam suas empresas,e se abre igreja,depois de arrecadar o que querem logo fecham, o valdomiro foi o único que prevaleceu porque sempre amou as almas,sempre era desprezado por sua cor e por ser bruto,nao era hra fino,educadinho,bom de lábia,como gerson Cardoso,Sergio vin. Hélder,Eduardo Cardoso,suheth,esses e outros que hoje em dia são deputados empresários,donos de fazendas,os pastores que estão em outros ministérios 80%ta na mundial e 20% se dividem em outros,desses 40%são os honestos que saíram fora da barganha,são os que eles falam rebeldes, 30% são os que saíram porque pecaram,porque foram fracos,nao buscaram alimento de Deus,porque pastor na iurd são alimentado de ganância,só isso,e foram tirados da igreja,porque também nao servia o nao dava lucro,porque tem uns que adulteram,fazem e acontece e o Macedo perdoa,caso do Paulo Roberto estados unidos,Romualdo,clodomir,enfim os discipulos fazem as obras do mestre Macedo.
    Segue parte 5

    ResponderExcluir
  40. Anônimo10:08 PM

    Parte 5
    Eu sou um dos que são jogados pra lá pra ca
    Sou honesto,trabalho,amo as almas,mas amo a minha alma também,agora espero encontrar uma igreja sincera pra ir pregar a palavra,nAo tenho dinheiro em conta bancaria,sempre vivi com minha ajuda da igreja,dediquei toda minha juventude aqui,fui covarde,sempre soube que isso aqui êh errado,mas pra onde irei,tenho meu coracao no altar de Deus,tem gente,membros,obreiros e pastores que se sentem agradecidas e acham que o Macedo êh de Deus só porque conheceram a Deus na iurd,irmãos se o profet se calar ate as pedras clamarão,as pedras estão clamando aqui na iurd,isso aqui existe por mim,por você que ainda nao se corrompeu,eu nunca coloquei bebida na boca,esses macedos,bispos enchem a cara,aprenderam com macedao,Romualdo fuma charuto com Macedo,o valdomiro,sei que êh de Deus,tem o jeito bruto de ser,saiu da iurd por rebeldia segundo o macedo,mas hoje to vendo que foi Deus que tirou ele daqui pra levantar um ministério de oportunidade para os pastores amigos meus que são de Deus e saíram a mais de 5 anos,tiveram a coragem que eu nao tive.
    Segue cap 6

    ResponderExcluir
  41. Anônimo10:29 PM

    Patê 6
    Bom,hoje sei que o valdomiro nao aceita pastor da universal,por causa dos pastores que já eram bandidos aqui na iurd,saíram e com menos de 1 ano na mundial foram presos por trafico de armas,se fosse aceito lá saia hoje da iurd,tenho amigos lá,que eu desprezei quando saíram daqui,porque assim nos proíbem de falar com eles,isso lendo textos bíblicos,e quando encontro eles tenho que falar escondido,eles dizem que o valdomiro deixa eles serem livres,falam com quem quiser,visitam igrejas evangelicas e fazem reuniões,são unidos com outros evangélicos,dizem que o líder êh bom e trata bem os pastores,igual faz com o povo,apaga as luzes das câmeras ele continua o mesmo,eles falam isso porque aqui na iurd êh um inferno o nosso trato,em frente as câmeras eles são amigos,sorridentes,apagam as luzes,tratam nos pastores igual a escravos.minhas campanhas de Israel são terríveis,porque nao pesso nada para o povo,dou o envelope e ensino eles a dar uma oferta de amor,quem quiser,onde vou minha igreja tem povão,aí eles falam'voce êh mole,com 1000 e tantas pessoas só isso,aí põe os tais leões,que chegam com maior mA vontade,porque êh igreja de pobre,maltratam os obreiros,povo,humilha,chamam de Zé povinho,ignorantes,conformados,o povo sai e vai pra outras igrejas,por isso a mundial ta cada dia mais cheia e a iurd vazia,e lá vai eu pra outra iurd evangelizar trabalhar duro e chegando o Israel nao da 1 semana me trocam,porque nao faturei.
    Segue parte 7

    ResponderExcluir
  42. Anônimo10:42 PM

    Parte 7
    Sem contar os vídios que eles mandam por como o ultimo do ex obreiro que perdeu o coracao ,eles Macedo,Romualdo enfatizam só que ele perdeu ou seja o diabo arrancou o coracao dele porque saiu da obra da iurd,sendo que ele saiu d presença de Deus voltou a praticar as coisas do velho homem,como o suheth,quando saiu da primeira vez,vejam que no tristemunho que ele da no bras pro Romualdo ele mesmo fala,quando sai da iurd,e nao da presença de Deus, eu já sabia que aquilo era teatro dele,mas a gente ate repreende o pensamento com temor de julgar,mas tai os frutos.
    Por isso falo pra vcs
    Parem com isso obreiros,povo,pastores,rixa de igreja
    Toda igreja vai ter trigo e joio
    O problema da iurd êh que a cabeça o Macedo ta podre
    Se ao menos ele tivesse no caminho certo,nao importaria os demais
    Salvação êh individual
    Por isso quero ir pra mundial que segundo alguns amigos o valdomiro êh aquilo ali que vemos na televisão,fala na cara,êh sincero ,chora com os que choram,eu assisto ele direto ,porque minhas conferências e reuniões de pastor só se fala de Israel nos dias de hoje,quando acaba,já vem outro propósito
    Nao agüento mais
    Segue pat 8
    Segue parte 8

    ResponderExcluir
  43. Anônimo11:00 PM

    Parte 8
    Fui e sou covarde
    Sabe quando vc tem esperança que vai mudar e o tempo passa e vc nao vê,isso que me aconteceu,a coisa mudou pra pior,sempre o piora,
    Agora a filha do Macedo aqui,o genro mandando ,cheio de ganância ,almofadinha,um programa insuportável escola do amor,leva os bispos que contam seus podres do passado,mas no passado esses mesmos já oprimiam e exigiam perfeição dos pobres pastores.
    Sempre falo pobre porque,na verdade os bispos dão os piores da iurd,colocam os pastores pra ralar enquanto ficam só no ar acondicionado em luxuosos escritórios,fazendo todos ao redor de escravos
    Meu amido da mundial,me perdoou pelo desprezo que dei na sua saída da iurd,ele vai ver se me apresenta na outra semana ao apóstolo,estou esperando,se realmente o apóstolo for o que eles me falam e o que parece nas suas reuniões que vejo pela tv,então essa êh minha resposta de Deus
    Orem por mim
    Amanha vou fazer a reuniao om coracao partido,tenho pena do povo e obreiros,tão puros e sinceros,mas estando na mundial vou levar eles pra lá,minha família,porque nao desejo a iurd pra ninguém e aconselho você jovem,porque eles adoram jovens bonitos e ambiciosos,prometem carro,nao com palavras mas com ações,dando e a noticia espalha,se vc crescer,vai ser isso,vai ter aquilo,por isso eles jogam os prs antigos e com mais idade,porque naonse iludem com essas coisas.
    Termino por aqui
    Se tiver alguém da mundial aqui por favor orem pra eu ser aceito lá.
    Nao peco pra ninguém da iurd porque sei que só vão me entender quando Deus abrir o seu entendimento.
    Nao vai ser eu que vai mostrar.
    Senão vou me tornar com. Suheth que esta perturbado,mas a iurd tem prazer nisso,pra por medo na gente que como eu quer sair.

    ResponderExcluir
  44. DUARTE FARIAS4:10 PM

    olha quero aqui dar minha opniao com respeito a tudo isto se existe guerra pior a da segunda guerra mundial esta guerra esta aqui nestes tantos comentarios que se ve a verdade é que o senhor JESUS esta voltando e voces vivem a se guerrear gente tem muitas almas indo agora pro inferno e o diabo dando risada de voces o SENHOR JESUS nos ensinou que nos devemos orar uns pelos outros ore por ele o renato suhet e por aqueles que um dia estiveram na presença de DEUS e procure trazer almas para suas igrejas e lute por elas pois DEUS conta com a gente sejamos o bom samaritano e DEUS que resolva isto tudo pois como esta escrito DEUS nao veio pra condenar e sim salvar o perdido DEUS abençoe a todos

    ResponderExcluir
  45. Seria até engraçado se não fosse triste. Vcs já perceberam uma peculiaridade? Todos os ex-bispos e ex-pastores dizem que saem da Universal porque não concordam com isso ou aquilo e que vêem que lá a direção não é do Espírito Santo e coisa e tal mas, qdo saem de lá ou para irem para outra igreja ou para abrirem as suas próprias (o que normalmente acontece) "levam" consigo o seu "título" de pastor ou bispo, ou seja, a única coisa que a igreja/ liderança acertou foi em tê-lo ungido a tal. Conveniente não?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade o título nao se perde se a direção nao e do espirito entao a ordenança tb nao foi

      Excluir
  46. Renato, agora é Padre da Igreja Catolica Carismática,rezando novenas,exorcista catolico,louvando a Maria,fazendo batismo de criancinhas,usando um crucifixo no meio do peito.Enfim Renato é isso ai,um perdido,sem direção,com mania de religiosidade,crises de identidades constantes,bipolar,um homen que se perdeu na estrada,.Nunca mais se encontrou espiritualmente,.Conheço pessoas que frequentaram a Igreja Esoterica,dele que até hoje estão tomando medicação tarja preta,outras enloqueceram de vez, tem gente que ate virou morador de rua..Isso tudo por acreditarem segamente em falsos mestres.É triste,é tragico,é terrivel o que esse rapaz aprontou no mundo evangelico-cristão.Eu acredito até que não parou por ai,ainda iremos ouvir muita coisa tenebrosa desse senhor, que mesmo depois de tantas cabeçadas,de tanta loucura ainda não tomou jeito.Renato Suhet,se humilhe,entre em um retiro espiritual para pedir perdão a Deus,de tantas almas que morreram e foram para o inferno,por sua causa..

    ResponderExcluir
  47. Renato..O padre catolico da Igreja Carismática Catolica,rezando terço,novena,louvando a Maria,e usando u grande crucifixo no mei do peito.

    ResponderExcluir
  48. Saiu da Igreja, a igreja continuou crescendo e o ministério dele caiu e muito. Quem tava errado?

    ResponderExcluir
  49. Gente só graça e misericórdia para todos nós.

    ResponderExcluir
  50. É fácil julgar e jogar "pedras" nos outros... JESUS CRISTO não veio pra condenar ninguém, e sim salvar...
    Eu já fui da IURD e nunca esqueço que saí dessa igreja triste porque numa dessas muitas pregações eu contei mais de dez vezes que o Pastor mencionou o nome do diabo, e JESUS muito pouco....
    Ehh.. na verdade, a IURD mudou muito e o Bispo Renato Suhett mudou também, do que pra melhor!! Ele é humilde em reconhecer seus erros...

    QUEM NÃO TEM ERROS?? JOGUE A PRIMEIRA PEDRA!!!

    Me lembro dele como "braço direito" do Bispo Macedo. Chegamos a ir nas reuniões que ele fazia no Brás.. Era chamado de Bispo do Amor.

    AGORA QUE NÃO SERVIA MAIS, TODOS JOGAM PEDRAS?? QUE DECEPÇÃO!!!!
    ESSA IGREJA É TÃO RICA MATERIALMENTE, MAS FICANDO A DESEJAR ESPIRITUALMENTE!

    QUEM TEM OPINIÃO DIFERENTE É TIDO COMO ENDEMONIADO, SÓ O "LÍDER SUPREMO" É IDOLATRADO E TEM A palavra IRREVOGÁVEL!!!
    ALIÁS, O QUE NÃO "ENGULO" ATÉ HOJE SÃO OS MEMBROS QUE FIZERAM SACRIFÍCIOS PRA CONSTRUÍREM ESSE TEMPLO DE SALOMÃO..
    NA VERDADE DAVI MERECIA BEM MAIS AS HONRAS E SER EXALTADO NO PASSADO ASSIM COMO JESUS CRISTO NO PRESENTE.

    NÓS VEMOS ISSO? Só religiosos...

    ResponderExcluir