quarta-feira, dezembro 22, 2010

5

Amigo Secreto


Hermes C. Fernandes

Um dos costumes natalinos mais interessantes é o do "amigo oculto", ou como dizem os paulistas, "amigo secreto". Estimula a generosidade, e ainda por cima, traz o elemento "surpresa". Mas no fim, todo mundo fica sabendo quem lhe deu o presente.

Entretanto, Jesus ensina que deveríamos cultivar a discrição ao presentearmos, ou mesmo, ao fazermos algum bem a alguém. Tudo o que fizermos com a mão direita, a esquerda não deve tomar conhecimento.

Uma das pessoas que mais levaram a sério esta orientação bíblica foi meu saudoso pai. Deixe-me compartilhar uma experiência:

Eu havia sido convidado a participar de uma reunião de líderes religiosos com a então governadora do Rio de Janeiro, Rosângela Matheus. Enquanto aguardávamos o início do evento, fui apresentado a um padre católico chamado Ulisses. Quando ele soube quem era meu pai, seus olhos se encheram de lágrimas, e num tom reverente, disse: - O pai deste pastor era um santo!

Confesso que fiquei embaraçado e ao mesmo tempo orgulhoso do meu pai. Percebendo meu constrangimento, o padre explicou o motivo de sua profunda admiração pelo meu pai:

- Nossa paróquia mantém um orfanato com muita dificuldade. Várias vezes o Rev. Cecílio nos visitou trazendo mantimentos para as crianças. Mas um dia, depois de sua visita, percebi que as contas acumuladas e atrasadas que eu havia deixado sobre a estante, haviam desaparecido misteriosamente. Perguntei a todos os funcionários, e ninguém sabia onde as contas foram parar. No dia seguinte, um dos auxiliares do Rev. Cecílio veio trazê-las pagas.

A verdade é que meu pai jamais fez propaganda disso. Como também de tantos outros gestos de generosidade, que só soubemos depois de sua partida.

Hoje pela manhã, enquanto me preparava para pregar, minha mãe me contava de uma vez em que meu pai buscou doze mendigos na rua, os levou pra dentro de sua casa (eles eram recém-casados!), deu-lhes banhos, fez-lhes a barba, e vestiu-os com suas próprias roupas. Comendo ao redor da mesa, aqueles mendigos pareciam apóstolos na última ceia com Jesus.

Quando fazemos um bem discretamente, ou mesmo em secreto, nossa recompensa vem dos céus. Porém, quando fazemos como os fariseus, que ao esmolar, pagavam alguém para tocar a trombeta, e chamar a atenção das pessoas para suas boas obras, perdemos nossa recompensa celestial.

Está aí uma sugestão: Neste Natal, presenteie alguém em secreto. E se possível, alguém que não possa lhe recompensar.

5 comentários:

  1. Barbosa12:14 PM

    IRMÃO HERMES, JESUS CRISTO É O SENHOR.
    GRAÇA E PAZ!
    Meu irmão amado em Cristo Jesus, muito boa a sua colocação, também gostaria de comentar alguns assuntos que está no texto, se o irmão assim permitir, amem?
    No livro de Mateus 6.1 diz: Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; alías, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
    O princípio aqui em evidência tem a ver com motivo para o cristão praticar o que é justo. Se o cristão, seja leigo ou ministro, e faz o bem para ser admirado pelos homens, ou por motívos egoísta, vangloriar-se, perderá seu galardão e louvor da parte de DEUS. Em vez disso será desmascarado como hipócrita, porque, sob o disfarce de glorificar a DEUS, o que ele realmente buscava era glória para si mesmo. O motívo subjacente no coração é um desafio para muitas das atividades cristã contemporâneas, inclusive a competição por grandeza, a propaganda exagerada do sucesso e o deseijo egoísta de ser primeiro ou melhor; leiam
    I Coríntios 3.13,15; 4.5.
    No livro de I Coríntios 4.5 diz: Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnos dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o louvor.
    DEUS trará à luz os atos secretos de toda pessoa e revelará seus Verdadeiros pensamentos e motivos, tanto os bons quanto os ruins. Noutras palavras, a vida interior de cada pessoa será revelada com exatidão conforme o caso; nada permanecerá oculto; leiam
    Mateus 6.3,4,6; I Timóteo 5.24,25;
    Marcos 4.22; Lucas 12.2,3; Romanos 2.16.
    Concluindo: Em Mateus 6.6 diz: Mas, tu, quando orarares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.
    Todo filho de DEUS, deve ter um lugar para estar a sós com DEUS a fim de buscá-lo. Sem isto, a oração secreta não terá a duração deseijada ou será algo casual. Jesus Cristo tinha seus lugares secretos para orar; leiam
    Mateus 14.23; Marcos 1.35; Lucas 4.42; 5.16; 6.12. Nós, também, devemos discíplinar nossa vida a fim de mantermos nossa comunhão com DEUS e demonstrar nosso amor por Ele. A oração secreta é especialmente importante de manhã cedo, para dedicarmos a DEUS o nosso dia; no fim da tarde e noite, para render-lhe graça por suas misericórdias; e nos momentos que o Espírito Santo nos impulsiona a orar. Devemos orar sem cessar. A promessa é que nosso Pai celestial nos recompensará abertamente com a resposta à nossa oração, com sua presença íntima, e com honra genuína por toda a eternidade; leiam Mateus 6.9.
    IRMNÃO HERMES, DEUS TE ABENÇÕE, COM RICAS BENÇÃOS CELESTIAIS!

    ResponderExcluir
  2. hermes, hermes, hermes...graça e paz do Senhor Jesus.

    maravilhosa colocação principalmente nessa época em que todos ficam mais inclinados a doar algo.
    realmente aqueles que doam sem querer nada em troca e de bom coração não precisam de holofotes.

    que Deus o abençoe.

    rony

    ResponderExcluir
  3. Bela reflexão. Oportuna também. Sobretudo por salientar a motivação em contraste com a prática externa. Fazer algo sem interesse em que seja divulgado demonstra que a motivação é a correta: ajudar desinteressadamente.
    Paz,
    Anderson
    www.gracasomente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz irmão. Parabéns pelo blog e os artigos aqui expostos. Que Deus o abençoe, um feliz Natal para vc e toda família. Obs: já estou seguindo. Abraços, Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bispo, pastor,

    acompanho suas atualizações e como cristão (católica) procuro saber realmente a palavra de Deus, e está aqui uma grande verdade que acredito!
    Deus te abençoe por colocar a palavra de Deus tão abertamente!

    ResponderExcluir