sexta-feira, outubro 15, 2010

13

Trauma de igreja


Por Marcio Rosa

Maria estava feliz por ter abraçado a fé cristã, empolgada com a possibilidade de caminhar com Deus. Num dia de evento especial em sua igreja o pregador, em dado momento da reunião, faz uma oração, lançou seu paletó sobre a pequena multidão e dezenas caíram no chão, em transe. Maria, sem entender direito o que estava acontecendo, ficou em pé observando as pessoas. O indigitado pastor, ao microfone, chamou aquela mulher e disse que ela estava com o coração endurecido e, caso não caísse, era porque estava cheia de demônios. Maria quase entrou em pânico, porque todos os olhares se voltaram contra ela. Tentou explicar que não estava endemoninhada, mas não foi ouvida. As pessoas a cercaram e começaram a expulsar o demônio e a ministrar a unção para que ela caísse. Ela começou a chorar e a dizer que não tinha demônio algum, que amava a Deus, mas ninguém lhe deu ouvidos. Em pânico, caiu desfalecida, para delírio de todos os presentes.

Dolores tinha já alguns anos de vida cristã quando sua comunidade aderiu a um movimento que seria, segundo os organizadores, aquele que reavivaria definitivamente a igreja. Quem estivesse de fora, estaria fora da vontade de Deus. Ela tinha que prestar contas de tudo o que acontecia em sua vida para uma pessoa da igreja, inclusive de sua vida conjugal, e não podia tomar nenhuma decisão sem antes obter a permissão dessa pessoa. Quando queria sair com o marido precisava pedir permissão. Caso fosse negada, adeus jantar romântico. Tinha que obedecer a igreja. Um belo dia o marido de Dolores, depois de muito desgaste, trocou-a por outra mulher que estava disposta a sair com ele e a viver uma vida conjugal madura e livre de interferências externas. Dolores viu-se aflita, recorreu a várias correntes de oração para ter seu marido de volta. Nada aconteceu.
João tinha um filho lindo, oito anos de idade, inteligente, alegre, gostava de acompanhar o pai às reuniões da igreja. Um dia o filho de João teve uma convulsão no meio do culto. Logo chamaram os líderes para orar e o diagnóstico foi contundente, o menino estava possesso. Após muita oração o menino recobrou a consciência e foi levado para a casa. As convulsões continuaram. Levado ao médico, verificou-se que o garoto tinha um tumor e precisava ser operado. O pai foi orientado a orar porque seu filho seria curado sem cirurgia alguma. Horas de oração, dias de jejuns e nada aconteceu. Depois de seis meses, João enterrou seu filho.

Maria nunca mais retornou àquela igreja. Tinha medo, vergonha e convicção que aquela experiência não tinha nada de Deus. Tudo lhe trazia pânico. Começou a se distanciar das pessoas e a se isolar. Nunca mais entrou em igreja alguma.

Dolores tornou-se uma mulher amargurada, frustrada e tem ódio de tudo que lhe lembre igreja.

João conseguiu se reerguer e depois de muito tempo conseguiu voltar a ter fé, mas agora sua fé é confiança em Deus, independente de curar ou não, de fazer coisas prodigiosas ou não. É uma fé mais madura.

Estas pessoas são fictícias, mas suas histórias são bem reais e já aconteceram milhares de vezes. São vítimas das loucuras feitas em nome de um pseudo-evangelho e de uma fé neurotizante, que, em vez de trazer paz e conforto, traz desequilíbrio.

Urge que a igreja volte a ser uma comunidade terapêutica, apenas um grupo de pessoas que amam a Deus e querem caminhar com ele. É necessário que ela seja também um espaço de cura para esses tantos feridos, para que voltem a ter a alegria da salvação, perdida (ou roubada) ao longo do caminho.

13 comentários:

  1. Poxa vida. Vi casos que são perfeitamente estes. Vi também aquele amigo que teve várias propostas de uma comunidade totalmente transparente cuja unica meta era viver o evangelho e que alí na frente o poder tomou conta dos líderes q oprimiram os crentes e por aí foi. Muito bom o texto. Vamos divulgar mais. Deus o abençoe!
    www.rennoricardo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hermes Fernandes, boa tarde! este texto nos mostra a realidade deste " evangelho" maltrapilho que temos vivido. Eu fico muito triste de ver tanta perversidade nas mentes dos lideres, e os liderados não conhece a verdade e caem nas mentiras de satanás, já presenciei muitas coisas nestes meus 14 anos de evangelho, e sabe porque eu continuo? por que eu sei de onde Deus me tirou, sei quem Ele é e o que Ele me fez! mais que vencedor, independente da situação seja na hora da alegria, dor, escassez. Já vi muitas pessoas largando o evangelho por causa da liderança dá má liderança, do mal preparo e etc... Isso acontece muito com o povo de classe baixa, por causa da deficiência de esclarecimento, das dificuldades financeiras, onde aprendem que ser submisso é acima de tudo que eu tenho que acatar as ordens do meu pastor senão eu sou rebelde enfim! tudo ao contrario do evangelho de Cristo que mandou eu amar ao meu próximo como se fosse eu mesmo, e o que eu vejo! vejo os pastores de carro importado casas luxuosas contas gordissímas é eu vejo! o pastor prega prosperidade mas só ele e uma minoria são prósperos porque será? e muitas das ovelhas não tem o que comer em casa, e quando vai até o gabinete do pastor, bispo, apóstolo sei lá, vai pedir alguma coisa é chamado de oportunista e outras coisas há mais e perguntam porque você não esta trabalhando?! Mas sabe o que me consola! é saber que nada ficara impune! Deus é JUSTIÇA e eu creio nisto, senão o que seria de mim? O malcaratismo toma conta das nossas igreja, nos povo de Deus precisamos renovar o mundo pela transformaçao da nossa mente como diz Ap. Paulo lá em romanos 12:2 fica com Deus! Ótimo texto nos faz refletir mais e mais!!

    ResponderExcluir
  3. "...Urge que a igreja volte a ser uma comunidade terapêutica, apenas um grupo de pessoas que amam a Deus e querem caminhar com ele. É necessário que ela seja também um espaço de cura para esses tantos feridos, para que voltem a ter a alegria da salvação, perdida (ou roubada) ao longo do caminho".

    Que o Senhor a quem pertence a Igreja interfira com o Seu poder soberano e traga-nos uma mudança o quanto antes. Como estão as coisas, dá vontade de sentar e começar a chorar. Sei que como Davi ainda podemos atirar nossa pedrinha. Mas só Deus para fazer esse gigante que machuca as pessoas, cair!

    ResponderExcluir
  4. Tem muita gente querendo mudar o Evangelho para outro. Jesus, ao perceber no jovem rico alguém que "se achava" e que tinha o coração nas suas riquezas e prestígio social, lhe AMOU mesmo assim. Por lhe amar foi que disse: "Uma coisa te falta, vende o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois vem, e me segue". Hoje, uma tradução "moderna" seria mais ou menos assim: "Vai, pega tudo o que você tem, dá nesta igreja (e unicamente nesta, entendeu?), depois vai e determina o que for o seu próprio desejo. E terás um tesouro nessa terra - mas somente se tiver uma fé sobrenatural [se não der certo, a culpa é sua]".

    Jesus, por favor, salva-nos!...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:14 PM

    Tenho um irmão que se desviou da fé, se tornando presa fácil nesse mundo; por muito tempo ele não queria nem ouvir falar sobre igreja. Agora, começou a ir em uns cultos evangélicos em sua escola militar. Agradeço a Deus por esses "oásis no deserto", pois também estudei em escola militar e sei da importância destes cultos. Quando ao meu irmão querido, precisa ser tratado, mas não por mim. Ele está "redondamente" errado, literalmente, quando diz que não vê nada de errado com sua conduta e práticas carnais, aliás, a psicologia tendenciosa apóia várias delas. Mas não posso deixar de lamentar por ele ter sido tão mal ensinado sobre o que é o Evangelho de fato, lá na sua ex-igreja. O mesmo lugar onde eu também, um dia, fui liberto por Jesus. Não posso ser ingrato por isto. Mas que infelizmente oprime e explora as mesmas ovelhas que um dia foram buscadas e encontradas perdidas no mundo e precisando de cura.

    Deus salve você, meu irmão, e te liberte por completo. Em nome de Jesus...

    ResponderExcluir
  6. Barbosa7:07 PM

    IRMÃO HERMES PAZ E GRAÇA,JESUS CRISTO DE NAZARÉ O REI DOS REIS,LOUVADO SEJA O NOME DE JESUS PARA TODO SEMPRE AMÉM!
    No livro de Mateus 1618 diz: Pois também eu te digo que TÚ ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA,E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVARECERÃO CONTRA ELA. Se o inferno está prevalecendo dentro das igrejas atuais,no pecado,avareza total(AMOR TOTAL AO DINHEIRO)imoralidade e etc;alguma coisa está errada! ONDE ESTÁ O ESPÍRITO SANTO? DO LADO DE FORA? ONDE ESTÁ JESUS CRISTO? SÓ Ó CONHECEM PELO NOME? A CULPA É DO PRÓPRIO POVO DE DEUS,QUE DESPREZAM A SUA PALAVRA E SEGUEM O CAMINHO DE BALAÃO,E NÃO O CAMINHO dEle "DEUS"!
    O significado desta passagem é que Jesus edificará a sua igreja sobre a Verdade da confissão feita por Pedro e os demais discípulos,e,que Jesus é o Cristo,o SENHOR FILHO DO DEUS VIVO; ler Mateus 16.16; Atos 3.13,26. Jesus Cristo emprega um trocadilho. Ele chama seu discípulo de "Pedro"no grego(Petros)que significa "UMA PEDRA PEQUENA". a seguir Jesus diz: "sobre esta pedra no grego significa(petra),que significa uma grande rocha maciça ou rochedo edificarei a minha igreja".
    É Jesus Cristo que é a pedra,e,o único e grande alicerce da igreja,Pedro declara que Jesus Cristo´a "PEDRA VIVA,ELEITA E PRECIOSA A PEDRA QUE OS EDIFICADORES REPROVAM". Pedro e os demais discípulos são "PEDRAS" VIVAS",como parte da estrutura da casa espiritual(a igreja o seu povo)que DEUS está edificando. Em lugar nenhum as Escrituras declaram que Pedro seria a autoridade suprema e infalível sobre todos os demais discípulos; ler Atos 15; Gálatas 2.11. Nem está dito,também na Bíblia que Pedro teria sucessores infalíveis,representantes de Cristo e cabeça da igreja. Tais idéias são injunções do homem e não a Verdade das Escrituras; ler I Coríntios 3.11; I Pedro 2.4,6,7; Atos 4.11
    I Pedro 2.5.
    IGREJA COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE.
    No livro de Mateus 3.15,continuação do versículo 14 diz: Mas,se tardar,para que saibas como convém andar na casa de Deus,que é a igreja do Deus Vivo,a coluna e firmeza da verdade.
    A igreja o povo de DEUS devem ser o fundamento da Verdade e fidelidade do evangelho original de Jesus Cristo. A igreja recebeu esta Verdade para obedecê-la,escondê-la no coração,proclamá-la como " JESUS CRISTO A PALAVRA DA VIDA",e demostrar seu poder no Espírito Santo; ler Mateus 28.20; Salmos 119.11; Filipenses 2.16; 1.17; Marcos 16.15,20; Atos 1.8; 4.29,33; 6.8.
    DIRIGENTES SÊ O EXEMPLO.
    Uma das qualificações mais importantes para o dirigente eclesiástico é que ele seja um exemplo para os cristãos. A palavra grega traduzida "EXEMPLO"é (tupos),que significa "MODELO".IMAGEM,IDEAL OU PADRÃO".
    UMA PEQUENA OBSERVAÇÃO: Segundo a revelação divina no Novo Testamento e os padrões do ministério ali exigidos,O Rei Davi não teria as qualificações para o cargo de pastor,bispo,presbítero e etc de uma igreja do NT. Davi teve diversas esposas,praticou infidelidade conjugal,falhou grandemente no governo do seu próprio lar,tornou-se homicida e derramou muito sangue; ler I Crônicas 22.8; 28.3. Observe-se também que por ter Davi devido ao seu pecado,dado lugar a que os inimigos de Deus blasfemassem,DAVI SOFREU CASTIGO DIVINO PELO RESTO DA SUA VIDA; ler 2 Samuel 12.9,14.
    LÍDERES EVANGÉLICOS TOMEM CUIDADO E SEDES EXEMPLOS VERDADERIOS DE JESUS CRISTO E SUA PALAVRA. O QUE O HOMEM SEMEIA COLHERÁ O QUE SEMEIOU! COMO EXEMPLO O REI DAVI E OUTROS. A IGREJA ESTÁ SENDO JOQUETE DE SATANÁS,APROFUNDADA NO MUNDO E SEUS PRAZERES!
    COM DEUS NÃO SE BRINCA! PORQUE A OBRA DE DEUS É SANTA!

    ResponderExcluir
  7. Realmente!!!! Infelizmente essas coisas acontecem... Sou um exemplo vivo (infelizmente)... Já faz um pouco mais de um ano que não vou a igreja, não consigo mais ter comunhão com tantos "irmãos" falsos, se assim posso dizer! Mas continuo amando a Cristo!! E espero um dia voltar a casa de Deus!!!
    Abraçossss

    Milena
    milena.oliveira83@uol.com.br

    ResponderExcluir
  8. É triste, mas é a pura verdade. Com o avanço da filosofia hedonista na igreja, cada vez mais abandona-se o puro evangelho em prol de soluções imediatistas, porém inócuas; abre-se mão da essência em prol da performance. Assim, o que se vê hoje é que muitas igrejas mudaram seus cultos para "show da fé" e a legítima ação do Senhor Nosso Deus Espírito Santo para a ação do senhor espírito do erro.
    Que possamos ser convencidos pelo Espírito Santo do nosso tão maligno pecado em fazer tal coisa, da justiça de Deus que jamais falhará e do juízo que há de vir sobre nós caso não nos arrependamos de todo coração e nos voltemos para o evangelho genuíno. O Senhor que há de vir, virá, mas quem subsistirá na sua vinda? Pois vem como potassa (KOH) dos lavandeiros!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  9. Amém, irmão.

    Assim está nosso país. Cheio dessas irgejas que até tem a Bíblia em seus púlpitos, só que ninguém a lê.
    Talvez com medo de uma "revelação", Deus mudando por um segundo sua Palavra em um ato profético, tão pregado por eles:


    "Conhecereis a Verdade, e ela vos desmascarará!"

    ResponderExcluir
  10. Querido pastor Hermes, acompanho o seu trabalho e a sua educação com todos os comentaristas.

    Aproveito para denunciar a maneira ríspida com que fui tratado pelo pastor Cézar Moisés de Carvalho, em seu blog. Admito que fui rude com ele, ao falar do seu texto, mas recebi como respostas um desabafo, uma correnteza de críticas. Fui chamado até VIL. Lamentável. Não volto mais naquele blog, nunca mais. Ele inclusive fez chacota com o meu nome.

    Não tenho blog nem site e gosto de falar da minha igreja, a Assembleia de Deus Graça Plena, do pastor Ademilson Ribeiro. Mas até isso foi posto em dúvida pelo blogueiro. Deixo o meu protesto à sua postura.

    Izantil da Silva
    Meu nome é este mesmo, pode ser esquisito, mas meus pais o escolheram (isso para mim beira até à discriminação!!!)
    Assembleia de Deus Graça Plena
    http://www.adgracaplena.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Izabel Velicka1:22 AM

    eu passei por algo parecido com o caso do João; meu tio ia nessas igrejas q dizem q curam tudo e tinha um problema simples de refluxo, fez uma cirurgia e melhorou, mas ficou com outro problema por demorar o tratamento, daí ele tinha q fazer outra cirurgia(coisa simples d resolver) para tirar uma fraqueza na garganta q graças a demora no tratamento ficou mais grave, disseram q ele estava fraco e q não precisava d nada, q seria curado, eu avisei pra ele não deixar d fazer a cirurgia, mas ele não me ouviu e como ele regurgitava tudo q comia, o corpo ficou fraco e ele morreu. Depois disso os 'irmãos' sumiram e nem foram no enterro.

    ResponderExcluir
  12. Luciana9:42 PM

    O pior de tudo é que quem faz isso, geralmente não consegue ver que faz e as igrejas estão atoladas de gente assim, que age sem direção de Deus, mas se diz em nome de Deus... eu cansei disso.. parece uma espécie de piolho, uma praga dentro das igrejas...

    ResponderExcluir